terça-feira, 4 de outubro de 2016

PALESTRAS

Escola de Audiovisual da Vila das Artes comemora 10 anos em outubro

Programação prevê bate-papo, palestras com Hermano Figueiredo, Jorge Conceição e Cayo Honorato e exibições no Cineteatro São Luiz

O mês de outubro se aproxima e com ele os 10 anos da Escola Pública de Audiovisual (EAV) da Vila das Artes. Para comemorar a data, a Vila, contando com o patrocínio da Petrobras realiza uma semana de atividades que têm início na próxima segunda, 03/10 e terminam na sexta-feira, 07. As ações são abertas ao público e gratuitas.

Reunindo alunos, ex-alunos, professores e convidados a EAV organizou uma semana de bate-papo e palestras sobre temas pertinentes ao audiovisual.

No primeiro dia, segunda-feira, 03/10, alunos e ex-alunos dos cursos da Escola se reúnem para compartilhar suas experiências profissionais, após terem concluídoas formações efetuadas na EAV.

Dia 04/10, terça-feira, acontece a palestra "Expressão Audiovisual no Nordeste: Breve Histórico e Perspectiva", com a participação de Hermano Figueiredo, produtor e cineasta.

Na quarta-feira, dia 05/10, é a vez da palestra "Cinema da Colonização: O Diferencial Cineclubista e Descolonização", com o professor titular de geopolítica no curso de geografia da UCSal (Universidade Católica do Salvador), Jorge Conceição.

No penúltimo dia, quinta-feira, 06/10, Cayo Honorato, professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, na área de Teoria e História da Educação em Artes Visuais fala a partir do tema "A Escola Livre: Processos e Conceituação".
A programação encerra-se na sexta, 07/10, com uma festa, no estacionamento da Vila.

A programação prevê ainda a exibição de filmes produzidos pelas três turmas já formadas pela Escola, a serem exibidos no Cineteatro São Luiz, parceiro da EAV. As exibições têm início na segunda semana do mês de outubro. A programação completa ainda deve ser divulgada pela organização do Cineteatro.

Sobre Hermano Figueiredo

Hermano Figueiredo é produtor e cineasta, começou sua trajetória no audiovisual no movimento cineclubista ainda nos anos 70 no Recife. Foi vice-presidente do conselho nacional de cineclubes e vice-presidente na diretoria nacional da ABD. Atuou em vários estados nordestinos. No Rio de Janeiro foi coordenador executivo da Unidade Técnica de Gestão do Programa Olhar Brasil da Secretaria do Audiovisual - MinC. Cineasta e performer, Hermano é idealizador   de projetos como o Acenda uma vela e Cine Jangada que exibem filmes em velas de embarcações no litoral nordestino, usando como tela a vela de embarcações. É membro do grupo de gestão da ONG Ideário e diretor da produtora Manguaba.  Exerce, atualmente a função de coordenador executivo da unidade técnica nordeste da linha de produção de conteúdos destinados às TV’s públicas.

Sobre Jorge Conceição

Professor titular de geopolítica no curso de geografia da UCSal; professor de teoria geográfica e de outras disciplinas, no curso de geografia da referida universidade, no período de 1982 até 1994. Professor titular visitante na faculdade de formação de professores de Santo Antônio de Jesus (UNEB), lecionando várias disciplinas, de 1993 a 1994. Professor de geografia nos cursos de pós-graduação em história das culturas africanas ocorridos no CEAO – UFBA de 1982 a 1983 e de 1986 a 1987. Professor visitante de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas outras unidades acadêmicas de outros estados brasileiros. Palestrante e ministrante de cursos em vários encontros e congressos estaduais, nacionais e internacionais de geografia. Formador de centenas de professores das redes públicas municipais e estadual (nos últimos trinta anos) em conteúdos que abrangem consciência étnica, educação ambiental, geografia da África, educação lúdica e outros. Consultorias para educadores em várias unidades de educação popular (Ilê Aiyê, CRPD-OSID, Buscapé, Olodum, Nossos Filhos, Cidade Mãe, CECUP, Grupo de Capoeira Angola João Pequeno de Pastinha, Grupo de Capoeira Pretos e Brancos, ADESCA, Grupo de Capoeira do Mestre Lua Rasta, Grupo de Capoeira do Professor Tim, Grupo do  Professor Boca do Rio, Grupo Semente de Angola coordenado pelo Professor Jorge Jogo de Dentro, Grupo Irmão Gêmeos coordenado  pelo Mestre Curió dentre outros) para crianças jovens e adultos considerados normais, pessoas especiais e outras em situação de risco. Re-contador de Histórias para crianças e adultos. Autor de vários livros infantis e para adultos. Educador e animador de teatro experimental de rua.

Sobre Cayo Honorato 

Cayo Honorato (Goiânia, 1979) é professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, na área de Teoria e História da Educação em Artes Visuais. Doutor em Educação (2011) pela Universidade de São Paulo, mestre em Educação (2005) e bacharel em Artes Visuais (2000) pela Universidade Federal de Goiás. Desde 2007, tem pesquisado e publicado textos sobre a mediação cultural, no âmbito das relações entre as artes e a educação, com especial interesse pelas práticas documentárias, extrainstitucionais, assim como pela atuação dos públicos. Também colabora com o grupo Mediação Extrainstitucional, em atuação nas redes sociais. Foi orientador no curso de especialização à distância em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas da UnB (Brasília/ DF); professor substituto na FAV/UFG (Goiânia/ GO); professor em cursos de formação de professores no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo/ SP); assistente de projetos na EXO Experimental Org. (São Paulo/ SP) e "mestre" (professor de crianças) na Escola Internacional Lumiar (São Paulo/ SP).

SERVIÇO:
10 ANOS – ESCOLA PÚBLICA DE AUDIOVISUAL DA VILA DAS ARTES
Quando: De segunda-feira (03/10) a sexta-feira (07/10)
Horário: 18h30 às 21h
Onde: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221. Centro)
Mais informações: 85 3105.1404
Programação:
Segunda-feira (03/10) - Encontro de alunos e ex-alunos dos cursos da Escola se reúnem para compartilhar suas experiências profissionais, após a conclusão das formações efetuadas na EAV.
Terça-feira (04/10) - Palestra "Expressão Audiovisual no Nordeste: Breve Histórico e Perspectiva", com a participação de Hermano Figueiredo, produtor e cineasta.
Quarta-feira (05/10) - Palestra "Cinema da Colonização: O Diferencial Cineclubista e Descolonização", com o professor titular de geopolítica no curso de geografia da UCSal, Jorge Conceição.
Quinta-feira (06/10) - Palestra "A Escola Livre: Processos e Conceituação", com Cayo Honorato, professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, na área de Teoria e História da Educação em Artes Visuais.
Sexta (07/10) – Festa de encerramento, no estacionamento da Vila.
*Em breve, divulgaremos a programação das exibições dos filmes no Cineteatro São Luiz.

Nenhum comentário: