terça-feira, 25 de outubro de 2016

CONCRETO 2016

Festival reúne ações de arte urbana com a presença de mais de 100 artistas com intensa programação cultural 

A 3ª edição promete sacudir Fortaleza com graffiti, murais, instalações, mobiliário urbano, performances, oficinas e shows, são mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 13 artistas internacionais, além de atividades de formação

Dar cor à cidade.  Aquele encantar-se pelas ruas, a Fortaleza dos encontros e dos olhares que criam e contemplam, dos artistas que se encontram e interagem, desse colorido-todo nos muros, nas paisagens e no cotidiano: tudo isso faz do "Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana" um dos eventos mais aguardados do Ceará. A 3ª edição tem início no dia 4 de novembro e segue até o dia 12 com a presença de mais de 100 artistas locais, nacionais e internacionais, serão mais de 35 projetos do Ceará, 25 propostas nacionais e 13 artistas internacionais de oito países (México, Chile, Espanha, Polônia, Argentina, Portugal, Ilhas Canárias e Itália), além de atividades de formação, residência artística, lançamento de livros e de documentários, bazar de compra de obras e as já tradicionais festas e shows que encantam deixando um legado de criatividade, rebeldia e beleza que vai muito além das tintas. 

O evento conta uma programação de lançamento começando já na quinta-feira, dia 27 de outubro, a partir das 20h no espaço Multigaleria no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a Exposição: Choque Cultural no Festival Concreto, 13 anos de produção gráfica. Uma oportunidade de conhecer obras de artistas renomados na arte urbana: Daniel Melim, Tec, Jaca, Matias Picón, Stephan Doitschinoff, Rafael Silveira, BijaRi, Zezão, Speto, Onesto, Titi Freak entre outros. Fundada por Mariana Martins e Baixo Ribeiro em 2003, em São Paulo, a choque, desde então, edita pôsteres e gravuras com variadas tiragens, monotipias, livros-objetos, zines, adesivos, lambe-lambes e outras peças gráficas, tendo criado uma rede de parceiros com a mesma intenção inovadora e colaborativa. É pioneira enquanto galeria especializada em arte urbana no Brasil e referência mundial.  

E no dia 4 de novembro, o Festival Concreto faz festa. O Lançamento e credenciamento dos artistas acontece às 19h no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A programação conta com uma solenidade de abertura, show com bandas e performances, além de Live Painting com Rafael Highraff (SP). Durante os nove dias do festival, os artistas estarão espalhados pela cidade em diversos bairros pintando ao vivo e na rua, apresentando seus trabalhados em graffiti, criando instalações de mobiliários urbanos, performances sonoras, além de dialogar com a população e promover palestras, seminários e vivências. Um dos destaques das atividades é a Amplitude, Escola de Arte Urbana, responsável pelas ações formativas, que em parceria com o Centro Cultural Bom Jardim, realizarão Vivências Práticas de Formação, que através de convocatória, 10 selecionados irão receber bolsa-auxílio e serão acompanhados, num processo de aprendizado prático e dialógico, por artistas de renome nacional e internacional. Outro fator importante é o "Seminário Arte Urbana - Cultura Contemporânea", um ciclo de palestras com artistas, produtores e ativistas da arte urbana mundial. Uma ação em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. A formação e o intercâmbio são marcas fortes dessa terceira edição. Esse ano, além das atividades em Fortaleza, teremos o Conexão Sobral, estendendo as ações do Festival Concreto ao interior do estado.

Programação em Fortaleza - As atividades, na capital, seguem durante 9 dias com ações variadas: pinturas de murais e grafitti, palestra com Debora Pill (BRA), produtora dos artistas Os Gêmeos; ação de mutirão do ateliê itinerante CarRUAagem; palestra "Escultura na Arte Urbana" com Robert Panda ( POR), debate "30 anos de Stêncil" com OZI (BRA), oficina Arte Urbana e Cidade com Baixo Ribeiro e Mariana Martins além de visita guiada à exposição "13 anos de produção gráfica" - Choque Cultural no Festival CONCRETO; discussão "Arte Urbana e Tecnologia / Atelier compartilhado" com Ciryl23 (ESP) e Chylo (POL), palestra "Da arte Urbana para a Arte Contemporânea" com Stephan Doitschinoff - CALMA (BRA); bazar e expô das obras dos artistas do Festival Concreto 2016 e da Choque Cultural, oficina de Stêncil para crianças com OZI  no Estoril e festa de encerramento. 

Saiba mais - O Festival que nasceu com o propósito de  produção e difusão, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o dialogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção artística como um todo, buscando estar na vanguarda da arte urbana.

Em 2015, o Festival Concreto contou com participação de 25 artistas de doze países, 30 artistas nacionais, 100 artistas locais, cinco bandas e o lançamento do projetos Cine Mara Hope, com a exibição do filme “Medo do Escuro”, do cineasta Yvo Lopes. Outra atração foi o Mobiliário Urbano, que promoveu a instalação da arquibancada para o pôr do sol na Praia de Iracema. Já a primeira edição, em 2013, reuniu 117 artistas nacionais e internacionais em exposições, intervenções, workshops, oficinas e palestras, técnicas e linguagens, como o muralismo, o graffiti, a música e a dança.

Lista de artistas e coletivos: 

Thelmo Cristovam /PE; Dinho Bento/MG; Pablo Malafaia/RJ; Geviana/MA; Kbça/BA; Léo Arem/PE; Natália Coehl/SP; Coletivo Zin/ES ( Jean e Renato); Vander/SP; William Mophos/SP; Zéh Palito/SP; Rimon Guimarães/PR; Stephan Doitschinoff/SP; Ozi/SP; Rafael Highgraff/SP; José Carolos Ribeiro dos Santos/Choque; Mariana Pabst Martins/Choque; Cláudio Ethos/SP; Débora Pill/SP; Amarillo Público/MEX; Came Moreno/MEX, Irene Lasiuita/ARG, Mariana Palomino/Ilhas Canárias, Alan Myers/ARG, Unonueve/CHI, Bifido (Itália), Zesar Bahamonte/ESP, Lucas Lasnier/ARG, Ciril 23/ESP, Chylo/POL, Robert Panda/POR, Armando Siba; Baião Ilustrado; Diego Maia; Erica Rodrigues; Johnny Cardoso; Jucá; Lápis de Lata; Lui Duarte; Luiza Veras Azuhli; Luks; Maíra Ortins; Neurônio ; Paulo Victor; Thiago Nery; Weyber Ferreira, Intervenções; Artur Dória; Bianca Misino; Diana Medina; Erica Rodrigues; Felipe Camilo; Juliana Mota; Lucas Cabral; Rian Fontenele; Simone Barreto; Germana Brito/Sobral; Thalita Feirtosa/Capiriaço e No Barraco da Constância. 

Programação de Lançamento Festival Concreto 2016: 

== 4 a 12 de novembro - Artistas realizam intervenções urbanas variadas (graffiti, mural, stêncil, performances, intervenções, instalações...) em vários bairros e pontos da cidade. 

== 27 de outubro - Choque Cultural no Festival Concreto - 20h no espaço Multigaleria no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Uma das atividades de lançamento do Festival acontecerá na abertura da exposição "13 anos de produção gráfica" - Choque Cultural no Festival CONCRETO. A Exposição também faz parte da programação da SAU - Semana de Arte Urbana de Fortaleza (26-28/ Out). Uma coleção com cartazes de uma das galerias mais expressivas no cenário da arte urbana. 

== 4 de novembro - Lançamento do Festival Concreto 2016 e credenciamento dos artistas - 19h no Espaço Rogaciano Leite (palco sob passarela) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - A programação contará com uma solenidade de abertura, falas de boas vindas, show com bandas e performances além de Live Painting com Rafael Highraff (SP). A atividade é aberta ao público e gratuita.

Serviço:
Festival Concreto 2106 
De 4 a 12 de novembro em Fortaleza
Mais informações: 

EM DEZEMBRO

Ingressos do Villa Mix Fortaleza ANO 5 começam a ser vendidos 

Consolidado como um dos principais eventos de música do país, o Villa Mix Fortaleza comemora o Ano 5 de sua realização com megaestrutura e os maiores artistas nacionais do casting do sertanejo e do forró no próximo dia 10 de dezembro e as vendas começam nesta terça-feira, 25 de outubro. Os ingressos para o Villa Mix Fortaleza podem ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Bilheteria da Arena Castelão, Mucuripe Music e Shopping Parangaba.

Setores
A megaestrutura do Villa Mix Ano 5 conta com três setores para milhares de pessoas curtirem a maratona de shows com comodidade e segurança. Na Arena, o público terá à disposição food parks, banheiros e bares exclusivos. No Camarote Frontstage, além todas as exclusividades de acesso, alimentação e serviços exclusivos, como fichas de bebidas, o festival oferece um amplo espaço na frente do palco para viver a experiência de curtir o maior festival de música do país perto dos artistas. Em ambos os setores, a classificação indicativa é de 16 anos, com autorização de tickets de bebidas alcoólicas no camarote somente para os maiores de 18.
Sucesso da última edição do Villa Mix Fortaleza, o Golden Mix Backstage está confirmado mais uma vez no evento com a estrutura de referência em grandes festivais do mundo. Nesse setor, o público terá entrada e acessos exclusivos na frente e do backstage do palco, além de uma arena montada especialmente para receber shows exclusivos de atrações locais e nacionais, em paralelo à programação oficial. Tudo isso somado ao serviço de open bar com whisky 8 anos, vodca, cerveja, refrigerante e água. A classificação indicativa para este setor é de 18 anos.

Villa Mix Fortaleza Ano 5
O festival consagrou o estacionamento da Arena Castelão ​como cenário de animação para milhares de pessoas no ano passado e firma o local como espaço oficial da festa em 2016. O casting do Villa Mix Fortaleza Ano 5 é uma verdadeira escalação dos astros que comandam as maiores paradas de sucesso do país. O line up inclui nomes de peso que já são aguardados ansiosamente pelo público, como Jorge e Mateus, Wesley Safadão, Luan Santana, Simone e Simaria, Matheus e Kauan e Israel Novaes, além dos estreantes, como a dupla sertaneja Pedro e Benício e o cantor revelação do forró, Jonas Esticado.

Pontos de venda
A loja Social Tickets, no RioMar Shopping, será ponto de vendas exclusivo dos setores Camarote Frontsage e Backstage Golden Mix. Na internet, os ingressos podem ser comprados pelo site www.ticmix.com.br. Os preços referentes ao 1º lote são:
​Arena​: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Camarote Frontstage: R$ 150 (unissex)
Backstage Golden Mix: R$ 200 (​feminino) e R$ 290 (​masculino)**
**Valores sujeitos à alteração

SERVIÇO - Villa Mix Fortaleza – Ano 5
Data: Sábado, 10 de dezembro
Local: Estacionamento da Arena Castelão
Abertura dos Portões: 17h
Mais informações: ☎️(085) 3264.8091

PRAIA DO FUTURO

Festa “Resgate na Praia” acontece neste sábado (28)

The Vibe comanda sunset com repertório especial de pop e funk na Barraca Sunrise Brasil, a partir das 14h

O segundo turno da festa “Resgate na Praia” vai agitar a Barraca Sunrise Brasil, Praia do Futuro, neste sábado (28). O sunset, que começa às 14 horas, será comandado pela Banda The Vibe com set especial de pop e funk. O evento terá ainda os DJs Marcos Bdr, Ney Filho, Laércio, Gabriel Baquit e Igor Ribeiro, tocando o melhor pop, funk, house e brasilidades.

Considerada uma das bandas do momento em Fortaleza, a The Vibe é atração confirmada nos grandes eventos da cidade. Eles, que lançaram na capital cearense um ritmo denominado "Electrosamba", vêm conquistando mais adeptos a cada show. Os meninos, que dão um show de carisma em cima do palco, sempre com muita irreverência, atitude e muito estilo, prometem não deixar ninguém parado.

A festa “Resgate” é uma realização da Boate Haus e acontece em datas especiais com o objetivo de resgatar o público do tédio. O primeiro turno aconteceu na véspera do último feriado, no dia 11 de outubro, com a banda The Dillas e foi um sucesso, segundo Marcos Bdr, DJ e organizador do evento. Dessa vez na véspera de eleições, o agito será na praia e mais cedo por conta da ‘lei seca’, a partir da meia noite.

A entrada é gratuita das 14 às 17 horas. A partir das 17 horas, o clima da festa esquenta e os ingressos passam a custar R$ 20, passando para o valor de R$ 30 após as 19 horas. Somente os lounges podem ser comprados antecipadamente, divididos em duas categorias: prata, para 6 pessoas, custando R$500 convertidos em consumação;  e ouro, para 12 pessoas, custando R$ 1000 também convertidos em consumação e com serviço de garçons exclusivos.


Serviço
Resgate na Praia
Dia 29 de outubro (sábado), a partir das 14 horas.
Local:  Sunrise Brasil (Av. Clóvis Arrais Maia, 4461 - Antonio Diogo).
Ingressos: Gratuito de 14h às 17h; R$ 20 de 17h às 19h; R$ 30 após às 19h. 
Fanpage: /hausfortaleza
Instagram: @hausfortaleza

domingo, 23 de outubro de 2016

PELO INTERIOR

Canoa Blues chega à 9 edição com grandes nomes do blues nacionais em shows gratuitos no Ceará

A praia de Canoa Quebrada, em Aracati, no Ceará, será mais uma vez palco para grandes nomes do Blues nacional. E, nos próximos dias 11 e 12 de novembro, sexta e sábado, o estilo musical de alma negra ganha um cenário paradisíaco e faz do Canoa Blues o festival ideal para quem aprecia música de qualidade

Já na nona edição, o Canoa Blues integra o calendário de eventos do Estado do Ceará e atrai, além de cearenses, turistas de diversos países. Este ano, o festival antecipa novamente um dia de apresentação e trará para Fortaleza a essência do Blues. Na quinta-feira (3), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vai receber show da banda paulistana Abdo Blues Band.
Já em Canoa Quebrada, as atrações são o guitarrista Rodrigo Morcego (PE) e a cearense Blues Label, o pianista Adriano Grineberg (SP), a banda Gang da Cidade (CE) e a cantora Taryn Szpilman (RJ). A programação se encerra com uma jam session comandada pelo duo Tutano Blues (CE).
Responsabilidade social
Como em todos os anos, o Canoa Blues tem uma atenção especial para ações de responsabilidade social. Na edição de 2016, a organização está estimulando que o público faça doações de livros, que serão destinados ao Conselho Comunitário de Canoa Quebrada. As doações serão recolhidas nos locais dos shows. Também haverá oficina de arte-educação para crianças e adolescentes da comunidade, em 18 de novembro, na ONG Canoa Criança.
Todos os shows em Fortaleza e em Canoa Quebrada, assim como as atividades de arte-educação, são inteiramente gratuitos ao público.
ATRAÇÕES
ABDO BLUES BAND - Comandada pelo gaitista e cantor Márcio Abdo, que vem conquistando espaços no cenário do Blues nacional desde o início da década de 90. É considerado um dos grandes nomes da gaita cromática Blues no Brasil. A banda tem valorizado as influências da música brasileira, somando com a sonoridade clássica do blues e pitadas fortes de rock, consolidando esse caldeirão com a proposta MPBlues. Já participou no Ceará de eventos como o Fórum Harmônicas Brasil e o próprio Canoa Blues, como integrante do trio paulista "Os Harmônicos".
RODRIGO MORCEGO - Rodrigo Morcego se divide como guitarrista, cantor e compositor. Presença forte no cenário musical pernambucano, Rodrigo se dedica ao Blues e ao Rock clássico. No Canoa Blues 2016, vai se apresentar com a banda cearense Blues Label, formada por Roberto Lessa (guitarra e vocais), Leonardo Vasconcelos (teclados), Victor Fontenele (baixo) e Marcelo 2Hum (bateria).
ADRIANO GRINEBERG - Com 20 anos de carreira, Adriano Grineberg é um dos principais expoentes do Blues do País - mescla referências como Ray Charles, BB King, Jerry Lee Lewis, Bob Marley e citações de grandes mestres da música brasileira como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tim Maia. Pianista, compositor, arranjador e cantor, começou a estudar piano aos seis anos de idade. Formou-se na Escola de Música de São Paulo e aprendeu também contrabaixo acústico, com o qual participou de muitas orquestras e festivais.
Participou em 2012 do projeto Belchior Blues, que homenageou o cantor e compositor cearense Antônio Carlos Belchior, com "Comentário a Respeito de John". Atualmente, além de composições próprias, Adriano Grineberg reverencia as raízes da África e da música indiana. Os Mantras e Bhajans tradicionais da Índia recebem arranjos inusitados que remetem às linguagens da música brasileira pelo talento e estilo único de Adriano Grineberg.
GANG DA CIDADE - Formação histórica do Blues no Ceará, a Gang da Cidade é considerada fator referencial por seguidas gerações de músicos. Em atuação desde a década de 1990, apresenta elementos do rock, do Blues clássico e também da Country Music.
A Gang da Cidade abriu espaços para o Blues não só nos palcos, mas também em experiências fonográficas. A banda integrou o projeto Blues Ceará, no qual, ao lado da Trakajá's Blues Experiment, SubBlues e Matutaia, foi gravado um CD independente que serve de marco para a cena musical cearense.
TARYN SZPILMAN - Nascida em um berço musical, há duas décadas Taryn se aprofunda e se dedica à tradição do Jazz e do Blues e suas vertentes, como Soul e Rock Clássico. É vocalista e diretora artística da Big Band Rio Jazz Orchestra, com a qual gravou dois cds, um DVD e estrelou o espetáculo "Tributo a Billie Holiday".
Na Big Band, Taryn interpreta arranjos sofisticados que vão desde as raízes do Jazz até a Bossa Nova e MPB tradicional , repertório que consagrou a RJO fundada há 4 décadas pelo seu pai, o maestro Marcos Szpilman. Participou em 2012 do projeto Belchior Blues, homenagem ao cantor e compositor cearense Antonio Carlos Belchior, com "Como Nossos Pais".
Em 2014, estrelou como atriz (dubladora) e cantora o sucesso cinematográfico da Disney "Frozen - Uma aventura congelante", interpretando a protagonista Elsa. O musical se tornou a maior animação da história, recordista de bilheteria no Brasil e no mundo, vencedor do Oscar 2014 como longa de animação e canção original, com o tema "Let it Go" ("Livre Estou") interpretado por Taryn oficialmente no Brasil.
Em 2015 lançou o seu quarto CD solo, "The Jazz Lady Sings the Blues Volume III", encerrando uma trilogia dedicada à história do Blues desde os anos 1930 até os anos 1960. Lançou em 2016 seu mais recente CD, "Nouveau Vintage Café", com interpretações de standarts do Jazz e clássicos do Blues e do Rock. 
TUTANO BLUES - Duo formado pelo gaitista, guitarrista e violonista André Reis e pelo guitarrista e violonista André Bonfim, o Tutano Blues apresenta clássicos do Blues e é presença constante na noite de Fortaleza. Este ano, André Reis foi uma das atrações do Fórum Harmônicas Brasil, dividindo palco com nomes com Joe Marhofer (SC), Victor Leão (CE), Jehovah da Gaita (PE) e Xime Monzon (Argentina). O Tutano Blues comandará em Canoa Quebrada a Jam Session com músicos locais e convidados do festival.
CANOA QUEBRADA
A 150 quilômetros de Fortaleza, Canoa Quebrada é uma das praias mais bonitas do Ceará. Com paisagem única e exuberante, Canoa tem qualificada estrutura de mais de 80 hotéis e pousadas, além de barracas de praia que mantêm até mesmo programações à noite.
Além das belezas naturais dos pontos turísticos da região (Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas), a praia oferece ainda uma vasta programação cultural. Na rua principal, a "Broadway", concentram-se excelentes restaurantes, com variadas referências gastronômicas, além de bares temáticos e casas noturnas.
AGENDE-SEQuinta-feira, 3 de novembroLocal: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, no Espaço Rogaciano Leite Filho (sob a passarela)Shows: Abdo Blues BandHora: 21 horasAcesso gratuito
Sexta-feira, 11 de novembroLocal: Canoa QuebradaShows: Rodrigo Morcego & Blues Label e Adriano Grineberg (Polo de Lazer de Canoa Quebrada)Hora: 22 horasAcesso gratuito
Sábado, 12 de novembroLocal: Canoa QuebradaShows: Gang da Cidade e Taryn Szpilman (Polo de Lazer Canoa Quebrada), às 22 horas Tutano Blues, com Jam Session com músicos convidados (Restaurante Pátio), a partir da meia noiteAcesso gratuito


18 de novembro, 16h - ONG Canoa Criança
. Oficina de arte-educação
. Doação de livros para o Conselho Comunitário de Canoa Quebrada

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TEATRO - DIVIRTA-CE RECOMENDA

PREMIADA MONTAGEM "ESTA CRIANÇA", COM RENATA SORRAH, FAZ TEMPORADA NA CAIXA CULTURAL 

Criação da Companhia Brasileira de Teatro, com texto do francês Joël Pommerat e direção de Marcio Abreu, a peça traz no elenco os atores Renata Sorrah, Giovana Soar, Ranieri Gonzalez e Edson Rocha

​​A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 3 a 5 e de 10 a 13 de novembro de 2016, o espetáculo teatral Esta Criança. A montagem é criação da Companhia Brasileira de Teatro, em parceria com Renata Sorrah, que também atua na peça, junto com os atores Giovana Soar, Ranieri Gonzales e Edson Rocha. O texto é do diretor e dramaturgo francês Joël Pommerat.


A peça é composta por 10 cenas curtas e tem como tema único, ao mesmo tempo fragmentado em diferentes aspectos de abordagem, a relação entre pais e filhos. Constrangedoras, engraçadas, tristes e estranhas, as situações de morte, nascimento, adoção, abandono, agressão e desabafo ilustram pontos cruciais e eternos na vida dos personagens sem nome, reconhecidos apenas pelas relações de parentesco que se tornam aparentes no desenvolvimento dos diálogos.

Em 2010, Renata e Marcio buscaram sintonizar um projeto que os levaria juntos, pela primeira vez, ao palco. Não necessariamente procuravam um autor, mas definir uma ideia. Depois de vários encontros e leituras, se descobriram em uma feliz coincidência: Joël Pommerat, ao qual, ironicamente, já haviam sido apresentados anos antes, e o texto Esta Criança (Cet Enfant), que deu a largada para este encontro inédito.

Escrita sob encomenda, em 2003, para o Instituto de Previdência Familiar da França (CAF), o texto teve sua primeira montagem realizada em Paris, em 2006, e no ano seguinte estreou em Moscou, nas duas ocasiões sob direção do autor. Prêmio de Melhor Texto Teatral em língua francesa, Esta Criança estreou no Brasil em outubro de 2012, no Rio de Janeiro, com direção de Marcio Abreu, onde os quatro atores se distribuem, sem protagonismos, entre 22 personagens.

Parceria
A estreia do autor francês no Brasil foi uma iniciativa da atriz Renata Sorrah e da Companhia Brasileira de Teatro. Em mais de 40 anos de carreira, impactantes atuações em espetáculos, no cinema e na televisão, fizeram de Renata, indiscutivelmente, um dos grandes nomes do teatro brasileiro. Ao lado dela, neste projeto, está a premiada Companhia, fundada há 16 anos, em Curitiba, pelo ator, dramaturgo e diretor Marcio Abreu. Considerada pela crítica especializada como uma das mais consistentes do país, ela é responsável por montagens marcantes para a história recente da dramaturgia e da encenação teatral brasileiras.

Curiosamente, Renata e a companhia têm em comum, entre outras investigações artísticas, a descoberta de dramaturgos contemporâneos inéditos no Brasil, a exemplos do alemão Botho Strauss (Grande e Pequeno, 1985) e do norueguês Jon Fosse (Um dia, no verão, 2007), trazidos em espetáculos produzidos por Renata Sorrah – que também atuou nas antológicas montagens do alemão Rainer Werner Fassbinder (Afinal... Uma Mulher de Negócios, 1977, e As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, 1982) – do francês Jean-Luc Lagarce (Apenas o fim do mundo) e do siberiano Ivan Viripaev (Oxigênio), espetáculos dirigidos por Marcio, na Companhia. Recentemente, a Companhia e Renata foram responsáveis por mais um projeto: Krum, do israelense Hanoch Levin, texto também inédito no Brasil estreou em 2015 e foi ganhador de diversos prêmios importantes do teatro nacional.

O autor
“Nada é mais bonito, eu acho, do que o equilíbrio precário”. Esta frase do dramaturgo e diretor francês Joël Pommerat representa o vigor e a delicadeza que se evidenciam em sua escritura improvável e em suas encenações. Com textos montados em vários países, aos 49 anos, Pommerat representa uma referência não somente para a dramaturgia francesa, como também para o teatro mundial. “O teatro é a minha possibilidade de captar o real e de dar ao real um alto grau de intensidade e força. Eu busco o real”, frisa o diretor.

Serviço:
Teatro: Esta Criança
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 4 a 6 e 11 a 13 de novembro de 2016
Horário: sextas, às 20h | sábados, às 18h e 20h30 | domingos, às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 3/11, para sessões de 4 a 6/11, e a partir do dia 10, para sessões de 11 a 13/11. Sempre das 10h às 20h, na bilheteria da CAIXA Cultural
Serviço de manobrista gratuito no local

BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA - DE PAR EM PAR 2016

Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ) e Airton Tomazzoni (RS) entre as atrações neste sábado e domingo em Fortaleza e Sobral
 
A V Bienal Internacional de Dança do Ceará /De Par Em Par acontece até o dia 30 de outubro, apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel. Toda a programação é GRATUITA.

A V Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em Par, iniciada nesta sexta-feira (20), segue com programação neste fim de semana em Fortaleza e Sobral. Na capital, a programação artística neste sábado (22) começa com a Conférence Dansée, de Fabrice Ramalingom (França), às 17h no Auditório do Dragão do Mar. Às 18h, no Teatro do Dragão, a Paracuru Cia de Dançaapresenta Praia das Almas, montagem resultante do Percursos de Criação, realizada em parceria com o coreógrafo pernambucano Jorge Garcia, que às 19h, sobe ao mesmo palco com Jorge Garcia Companhia de Dança para apresentar Cantinho de Nóis.  

Neste sábado, destaque também para o lançamento do Vídeo "Devoração - Como permanecer fortes?", da Companhia da Arte Andanças/ Nigéria (CE), às 18h30 no Farol do Mucuripe. No Bom Jardim, Edvan Monteiro apresenta Escarcéu, trabalho desenvolvido este ano nos Trajetos EnCena da Bienal. A apresentação será às 19h no CCBJ. No fim de noite, o músico Daniel Groove e DJ Kinas comandam a FRINGE, a partir das 22h na Arena do Dragão do Mar. 
Sábado e Domingo em Fortaleza:
Lia Rodrigues Cia de Danças em Para que o céu não caia 
O mito do fim do mundo, relatado pelo xamã Yanomami Davi Kopenawa, diz que, rompida a harmonia da vida no universo, o céu – que no idioma Yanomami é entendido por “aquilo que está acima de nós” – desaba sobre todos os que estão abaixo e não apenas sobre os povos das florestas. O relato de Davi Kopenawa foi uma das fontes para a criação de Para que o céu não caia, novo trabalho da Lia Rodrigues Companhia de Danças, que será apresentado neste sábado e domingo, às 21h, no SESC Iracema, em Fortaleza.

Para que o céu não caia estreou em maio deste ano, na Alemanha, em Dresden, onde foi finalizado durante uma residência artística, e depois foi apresentado em Hamburgo, Potsdam, Berlim, Frankfurt e Düsseldorf, como parte do Projeto Brasil. Logo após, Para que o céu não caia foi apresentado no Festival Montpellier Danse, na França, para onde retorna em novembro próximo para uma temporada em Paris, seguindo depois para Grenoble e Toulouse.

Para que o céu não caia foi concebido, entre 2015 e 2016 por Lia Rodrigues e os 11 bailarinos de sua companhia em sua sede, o Centro de Artes da Maré. O embrião da criação foi o projeto piloto Questionário Afetivo–Cultural-Corporal na Maré, parte do projeto Dançando com a Maré, patrocinado pela Globo através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Lei do ISS. Neste projeto, os bailarinos da Lia Rodrigues Companhia de Danças, junto com os 18 jovens do Núcleo 2 da Escola Livre de Danças da Maré e de duas estagiárias, percorreram ruas da Maré e pediram a mais de cem pessoas para responderem, de diferentes formas, a um questionário produzido coletivamente. A partir dessa experiência, os bailarinos e estudantes criaram um exercício coreográfico que foi o início do processo de criação de Para que o céu não caia.

Sábado em Sobral e domingo em Fortaleza:
Guia improvável para corpos mutantes, de Airton Tomazzoni (RS) 
Contemplado com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o espetáculo contemporâneo infanto juvenil Guia improvável para corpos mutantes chega no Ceará para duas apresentações: Em Sobral, neste sábado (22), às 17 horas, no Theatro São João, e em Fortaleza no domingo (23), às 19 horas, no CCBJ.

Na ocasião, será lançado o CD com a trilha sonora do espetáculo, assinada por Gustavo Finkler, música instrumental que inclui funks, sambas, rocks e toadas. A ideia de produzir um CD com a trilha surgiu a partir do feedback do público. “Um processo que não quis ser ilustrativo das coreografias, cenas ou gestos. As músicas eram criadas para 'conversarem' com as danças e não apenas as traduzirem. E às vezes eram até embaralhadas. Numa espécie de jogo.”, explica o diretor Airton Tomazzoni.

Criação de um coletivo de artistas (Diego Esteves, Fernanda Boff, Kalisy Cabeda, Karenina de los Santos e Douglas Jung) de Porto Alegre (RS), a coreografia dirigida por Tomazzoni é voltada para crianças a partir dos cinco anos. Ela parte da ideia de manuais e guias com orientações usuais na esfera educacional e artística para jogar com os sentidos e criar um universo imaginário e lúdico. Desta maneira, um grupo de bailarinos coloca em dúvida o corpo, suas partes e sua funcionalidade em cenas que buscam redescobrir as possibilidades desse corpo modificar-se por si só, em seus arranjos e configurações, bem com o uso de artifícios simples (vestimentas, objetos) ou recursos tecnológicos cada vez mais usuais como os tablets. 
Com toda a programação gratuita, a V Bienal De Par Em Par acontece até o dia 30 de outubro, com programação também em Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. É apresentada pela Petrobras, com o patrocínio do Governo do Estado do Ceará e da CAIXA e apoio da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO
Bienal Internacional de Dança do Ceará de Par em Par - De 21 a 30 de outubro e 2016 em Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Paracuru, Itapipoca e Trairi. Informações:www.bienaldedanca.com. Infos: bienal@bienaldedanca.com e (85)3268-3034. Toda a programação tem acesso GRATUITO.

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (22) A SEGUNDA (24)

SÁBADO, 22 DE OUTUBRO

FORTALEZA
10:00 às 17:00 - Bienal Intala Sesc Dragão - Salas do SESC Iracema
15:00 - Seminário Ida-e-Volta: Dança Brasil-França / Aller-Retour: Danse Brésil-France - Palestra: Desafios para uma  história transcultural das danças contemporâneas, com Isabelle Launay (França) – Auditório CDMAC
17:00 - Conférence Dansée - Fabrice Ramalingom (França) - Auditório CDMAC
18:00 - Percursos de Criação: Praia das Almas - Paracuru Cia de Dança (CE) / Jorge Garcia (PE) - Teatro CDMAC
18:30 - Lançamento do Vídeo: Devoração - Como permanecer fortes? - Companhia da Arte Andanças/ Nigéria (CE) - Farol do Mucuripe
19:00 - Trajetos EnCena: Escarcéu - Edvan Monteiro (CE) – CCBJ
19:00 - Cantinho de Nóis - Jorge Garcia Companhia de Dança (PE/SP) – Teatro CDMAC
21:00 - Para que o céu não caia - Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ) - SESC Iracema
22:00  - FRINGE: Daniel Groove / DJ Kinas - Arena CDMAC

SOBRAL
17:00 - Guia Improvável para corpos mutantes - Airton Tomazzoni (RS) - Theatro São João
18:00 - Ubuntu - Grupo Nós de Dança (CE) - Theatro São João

DOMINGO, 23 DE OUTUBRO

FORTALEZA
10:00 às 17:00 - Bienal Intala Sesc Dragão - Salas do SESC Iracema
10:00 - Seminário Ida-e-Volta: Dança Brasil-França / Aller-Retour: Danse Brésil-France - Entrevista pública com Andréia Pires, Flávio Sampaio e Paulo Caldas – Auditório CDMAC
13:00 - TransArte -  Encontro com Programadores de Festivais - Conferência com Catherine Faudry (França) - Auditório CDMAC
15:00 - Seminário Ida-e-Volta: Dança Brasil-França / Aller-Retour: Danse Brésil-France - Palestra: Temporalidades Coreográficas: Estruturas e Durações, com Geisha Fontaine (França)– Auditório CDMAC
17:00 - Esconderijo dos Gigantes - Inquieta Cia. de Teatros (CE) - Teatro da Boca Rica
17:30 - Devoração – Companhia da Arte Andanças(CE) – Pavilhão Atlântico – Poço da Draga
18:00 - Sacre - David Wampach (França)- Teatro CDMAC
19:00 - Guia improvável para corpos mutantes - Airton Tomazzoni (RS) – CCBJ
20:00 - Trajetos EnCena: Escarcéu - Edvan Monteiro (CE) -  Teatro da Boca Ric
21:00 - Para que o céu não caia - Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ) - SESC Iracema
22:00  - FRINGE: Viva la Pachanga - Arena CDMAC

SOBRAL
19:00 - A Mão do Meio (Sinfonia Lúdica) - Cia de Danças de Diadema (SP) - Theatro São João

SEGUNDA, 24 DE OUTUBRO

FORTALEZA
10:00 às 17:00 - Bienal Intala Sesc Dragão - Salas do SESC Iracema
15:00 - Seminário Ida-e-Volta: Dança Brasil-França / Aller-Retour: Danse Brésil-France - Palestra com Pesquisadores Isabelle Launay, Geisha Fontaine, Cássia Navas, Henrique Rochelle, Leonel Brum e Rosa Primo – Auditório CDMAC
17:00 - Um corpo jogado ao mar - Bruno Gomes (CE) - Cena 15
18:00 - Crash! Crash! POW! (Das possibilidades do “não pode”) - Ariel Volkova (CE) - Teatro da Boca Rica
18:15 - Corpo Intruso - João Paulo Lima (CE) - Teatro da Boca Rica
19:00 - Bate-Papo em FrancêsA interculturalidade França-Brasil na dança, com Fabrice Ramalingom (França) - Aliança Francesa
19:00 - Écran SoMnambule - Latifa Laâbissi (França) - SESC Iracema
21:00 - Percursos de Criação: Manga com Leite - Alysson Amancio Cia de Dança (CE) /Fauller (CE) - Teatro CDMAC