segunda-feira, 6 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO

SESC realiza palestras preparatórias para o Enem

Com o tema: “Como se utilizar das imagens para desenvolver a escrita” o projeto pretende auxiliar na redação

Na próxima segunda-feira (27), o SESC Centro, através do projeto “LiterArte – Quando a arte dialoga com o Enem”, promove uma aula preparatórias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os interessados devem realizar inscrição prévia através dos telefones (85)3455.2115 e 3455.2118. Gratuito.

O encontro, que é destinado a estudantes de ensino médio e pré-vestibulandos, acontece a partir das 18 horas. Nesta edição do projeto, as palestras são voltadas para o desenvolvimento da escrita da redação – uma das provas responsáveis pelo bom desempenho no Enem.

O tema da aula será “Como se utilizar das imagens para desenvolver a escrita”, onde serão analisadas imagens psicomotivadoras e que auxiliam no desenvolvimento da escrita. Também serão trabalhados os mitos e as dúvidas freqüentes dos alunos em relação à redação, de forma lúdica.

Sobre o Projeto LiterArte
Com o objetivo de proporcionar palestras e atividades culturais diversas, de cunho analítico-dialogadas, a respeito da inter-relação Arte, Cultura, Literatura e Novo Enem, o SESC Centro realiza, desde 2010, o projeto LiterArte – Quando a arte dialoga com o Enem.

Assim, possibilita o intercâmbio cultural entre os vestibulandos, comunidade e professores, a partir da Literatura e da Arte de um modo amplo.

SERVIÇO:
Projeto LiterArte

“Como se utilizar das imagens para desenvolver a escrita”
Dia 27/8
Inscrições: (85) 3455.2115 e 34552118
Local: Sala de Vídeo do SESC Centro (R. 24 de Maio, 692 – Centro)
Horário: a partir das 18h
Informações: 3455.2115
:::Gratuito:::






Prêmio Peter Murányi concederá R$ 200 mil para melhor trabalho na área de educação

A Universidade Federal do Ceará foi convidada a participar do Prêmio que está na 12ª edição

Para concorrer, a Universidade precisa manifestar, por escrito, o interesse em integrar o certame e enviar os trabalhos até o dia 30 de setembro deste ano. O melhor trabalho científico receberá prêmio de R$ 200 mil. Os trabalhos indicados deverão ser inovadores, ter aplicabilidade prática e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações situadas abaixo do paralelo 20 de latitude norte, em conformidade com o edital e formulário disponíveis no site www.fundacaopetermuranyi.org.br.

Uma Comissão Técnica e Científica analisará os trabalhos para selecionar três finalistas que serão submetidos a um júri. O vencedor receberá, além do prêmio em dinheiro, um troféu e um certificado. Os demais finalistas farão jus a diploma e menção honrosa. Os prêmios serão entregues em cerimônia que ocorrerá em abril de 2013 na cidade de São Paulo, em data a ser marcada. O vencedor e finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) do próximo ano, um dos maiores eventos científicos do País.








Estudante da Universidade Federal do Ceará é ouro em evento internacional de Matemática

O estudante Davi Lopes Alves de Medeiros, do bacharelado em Matemática da Universidade Federal do Ceará, conquistou medalha de ouro na 19a. Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), que vai até hoje (1º), na cidade de Blagoevgrad, Bulgária. Além de Davi, ficaram em primeiro lugar Renan Henrique Finder, Matheus Secco e Hugo Fonseca Araújo, alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Os representantes brasileiros conquistaram outras 11 medalhas, sendo duas de prata (Second Prize) e nove de bronze. Neste ano, a competição contou com a participação de 318 estudantes representando mais de 70 instituições de ensino superior de todo o mundo.

A delegação brasileira foi composta por 23 alunos das equipes olímpicas da PUC-Rio, do Instituto Militar de Engenharia (IME), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), UFC, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade de São Paulo (USP), campi de São Paulo e São Carlos, lideradas pelos professores Samuel Barbosa Feitosa de Salvador (BA) e Fábio Dias Moreira do Rio de Janeiro (RJ).

Na competição, os participantes resolvem duas provas aplicadas em dois dias consecutivos, com um tempo de cinco horas cada dia. As provas devem ser resolvidas em idioma inglês e incluem questões dos campos da álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.

O Brasil participa da competição desde 2003, tendo já conquistado 99 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), 16 de ouro (First Prize), 31 de prata (Second Prize) e 51 de bronze (Third Prize). Os estudantes brasileiros foram selecionados através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Fonte: Olimpíada Brasileira de Matemática – (Fone: 85 2529. 5077)

Nenhum comentário: