segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CINEMA NACIONAL

Novo filme de Marcelo Gomes participa dos Festivais de Toronto e San Sebastian

"Era uma vez eu, Verônica", compete nos dois festivais e também no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Era uma vez eu, Verônica revela as reflexões de Verônica, uma estudante de medicina recém-formada, passando por um momento de incertezas. Ela questiona não só suas escolhas profissionais, como suas relações mais íntimas e até mesmo sua capacidade de lidar com a vida. O filme é protagonizado pela atriz Hermila Guedes e tem participação de João Miguel, W.J.Solha, Renata Roberta e Inaê Veríssimo.

O longa será a única produção de língua portuguesa que fará sua world première no 37° TIFF Toronto International Film Festival, - que se destaca por ter o segundo maior mercado  para compradores, distribuidores, sales agent e TV, perdendo apenas para Cannes.  Em Toronto, o filme será exibido no dia 08 de setembro, sábado.  Já no 60º Festival de Cinema de San Sebastian, que nesta edição homenageia o Brasil, Era uma vez eu, Verônica, será exibido no dia 28 de setembro, na seção Horizontes Latinos, que premia o melhor filme com o valor de €35 mil para lançamento na Espanha, considerada a principal porta de entrada para filmes latinos na Europa. O primeiro longa de Marcelo Gomes,  Cinema, Aspirinas e Urubus, também será exibido em San Sebastian, dentro da retrospectiva que o  Cine en Construccion realizará, para comemorar seu 10º aniversário.

SOBRE MARCELO GOMES
Marcelo iniciou o contato com o cinema começou com a criação de um cineclube em sua cidade, Recife. Mais tarde, se formou em Film Studies na Bristol University e dirigiu vários curtas premiados. Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus, estreou na mostra Un Certain Regard, em Cannes/2005 e recebeu o Prêmio do Ministério da Educação da França, além de mais de 50 prêmios em festivais pelo mundo todo. Em 2009, Marcelo apresentou, no Festival Internacional de Cinema de Veneza, Viajo porque preciso, volto porque te amo, co-dirigido com Karim Aïnouz.

Filmografia

ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA - lançamento (Longa-metragem, ficção, cor, 91 min, 35 mm)

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO – 2009 (Longa-metragem, ficção, cor, 78 min, Vídeo)

Cinema, Aspirina e Urubus – 2005 (Longa-metragem, ficção, cor, 100 min, 35 mm)

Sertão de Acrílico Azul Piscina - 2004 (Curta-metragem, documentário, cor. 26 min. Vídeo.)

Ah! Se a vida fosse sempre assim – 2004 (Vídeo-instalação, Cor. Vídeo.)

CLANDESTINA FELICIDADE -1998 (Curta-metragem, ficção, P & B, 17 min. 35 mm.)

PUNK, ROCK, HARD-CORE - ALTO JOSÉ DO PINHO -1996 (Curta-metragem, documentário, cor, 15min. Vídeo.)

MARACATU, MARACATUS - 1994 (Curta-metragem, cor, 15 min. 35 mm.)

A PERNA CABILUDA- 1994 (Curta-metragem, documentário, cor, 17min. Vídeo.)

SAMYDARSH: OS ARTISTAS DA RUA - 1993 (Curta-metragem, documentário, cor, 10min. Vídeo)

Ficha técnica:

ERA UMA VEZ EU, VERÔNICA
Brasil, 2012, 90 min, cor.
Roteiro e Direção: Marcelo Gomes
Produtores: João Vieira Jr. e Sara Silveira
Diretor de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC
Diretor de Arte: Marcos Pedroso
Montagem: Karen Harley
Produção Executiva: Nara Aragão
Classificação Indicativa: 14 anos





 Filme sobre a saga de Antônio Conselheiro e a Guerra de Canudos estreia este mês

"Antonio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões", de José Walter Lima, entra em cartaz nos cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador no mês de agosto. O filme retrata um acontecimento social de grande importância na história do Brasil: a guerra de Canudos e o massacre de mais de 25 mil pessoas que resistiram a três batalhas com o exército republicano antes de serem derrotados. Para tanto, a narrativa acompanha a saga de Antônio Conselheiro combinando documentário, ficção e animação numa produção que valoriza elementos poéticos, reflexivos e imagéticos.

A figura mitológica de Antônio Conselheiro é vivida por Carlos Petrovich (Idade da Terra, Glauber Rocha).  O ator realiza uma interpretação magistral na qual reencarna não só as ideias, mas o andar, os gestos e a forma de discursar do milagreiro dos sertões. Outro importante personagem do filme é o escritor Euclides da Cunha, interpretado por Leonel Nunes. A narração em off do autor de Os Sertões pontua o filme com passagens de sua grande obra.

Antonio Conselheiro – O Taumaturgo dos Sertões é o encontro de Antônio Conselheiro, ressurgindo nos sertões da Bahia, com seu próprio mito no imaginário popular. O filme é uma metáfora sobre os sertões, uma epopeia sobre a guerra de Canudos, que ficou marcada como um grande exemplo de resistência ao poder centralizado e opressor na história do país.

José Walter Lima é idealizador e organizador do CineFuturo - Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual, que acontece há sete anos em Salvador.  Como diretor assinou os seguintes filmes: Índios Cariris; O Alquimista do Som; Nós, por exemplo; Brasilienses; Pelourinho; Dom Timóteo Amoroso Anastácio; Sante Scaldaferi a Dramaturgia dos Sertões; Oropa, França e Bahia (curtas) e Um vento sagrado (longa).


Nenhum comentário: