segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ARTES PLÁSTICAS, ARQUITETURA, DESIGN, FOTOGRAFIA




Mostra Pontos de Vista abre o projeto “Encontros de Agosto 2012”

Ao todo 27 ensaios fotográficos serão apresentados no Memorial da Cultura Cearense

 
A multiplicidade de interpretações da luz, apresentada nas diferentes linguagens documental, experimental ou performática da fotografia, está na mostra Pontos de Vista com abertura nesta quinta-feira, 30 de agosto, às 19 horas, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). A exposição abre oficialmente o Festival Encontros de Agosto 2012, promovido pelo Fórum da Fotografia - Ceará.

Encontros de Agosto é um festival realizado anualmente em Fortaleza para promover o encontro da fotografia cearense com a produção contemporânea brasileira e internacional nos campos da expressão e do conhecimento. Teve início em 2011, no mês em que se comemora o anúncio da invenção da Fotografia - são 173 anos em 2012.

Com a proposta de apresentar um perfil da fotografia cearense contemporânea, a mostra reúne 27 ensaios, selecionados a partir de convocatória, produzidos por autores de distintas gerações e áreas da fotografia, todos cearenses ou residentes no Ceará. São mais de 160 imagens apresentadas em ampliações e projeções, nas duas salas do Memorial, onde poderão ser vistas até o dia 14 de outubro.

A seleção foi feita pela curadora Georgia Quintas, pela fotógrafa Bia Fiuza – integrantes do conselho curatorial do Encontros de Agosto 2012 – e por Patricia Veloso, da coordenação do evento. Georgia Quintas é professora e pesquisadora no campo da teoria, filosofia e crítica da imagem fotográfica; e atualmente coordenadora da Pós-graduação em Fotografia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP). Foi membro da comissão de premiação do Prêmio Brasil de Fotografia 2012. Bia Fiuza tem bacharelados em comunicação social na Universidade de Fortaleza e em artes plásticas com percurso em fotografia na Universidade Paris 8, e é mestre em antropologia visual e da mídia pela Universidade Freie de Berlim.

As imagens são acompanhadas de relatos dos próprios fotógrafos sobre cada ensaio, dando ao público a possibilidade de conhecer um pouco dos processos criativos e de construção dos trabalhos e, a partir daí, perceber estas etapas como parte da própria obra, compreendendo as imagens como construção de resultado. A intenção é compartilhar o pensar e o fazer fotográfico.

Aziz Ary, Camila e Nataly Pinho, Charles Siqueira, Deivyson Teixeira, Aredilson Freitas, Georgia Santiago, Igor Câmara e Nívia Uchôa são alguns dos artistas que participam da mostra de fotografia.

Em parceria com a Galeria Mariana Furlani, o “Encontros de Agosto”  lançará no dia 1º de setembro Redes de Dormir, novo livro da fotógrafa Sheila Oliveira, com abertura da exposição de fotos da publicação. Haverá exposições coletivas na Travessa da Imagem e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do CDMAC, onde serão expostos trabalhos selecionados de festivais de fotografia de todo o país. O Instituto da Fotografia (Ifoto) já deu início a uma programação especial de palestras e exposições em sua nova sede, no Benfica.

O Encontros de Agosto 2012 tem a coordenação geral de Patricia Veloso, a coordenação executiva de Glicia Gadelha e, como conselheiros, os fotógrafos e pesquisadores Silas de Paula, Bia Fiuza e Georgia Quintas. O festival é promovido pelo Fórum da Fotografia - Ceará e realizado por Instituto Anima Cult, Imagem Brasil e Ifoto. Informações: 85-3261.0525. Acesso gratuito.








“O Melhor da Arquitetura 2012” anuncia os 74 finalistas
 
O projeto que está localizado em Mundaú – CE, está entre os finalistas


A equipe de redação da revista Arquitetura & Construção, da Editora Abril, acaba de concluir a pré-seleção dos 74 finalistas da quinta edição do prêmio “O Melhor da Arquitetura”. Em 2012, foram inscritos pelos autores 498 projetos, construídos no Brasil entre janeiro de 2009 e maio de 2012. Os finalistas irão concorrer nas seguintes categorias: Intervenção urbana; Retrofit; Restauro; Edifícios institucionais nas áreas de cultura, educação, lazer e saúde; Edifícios Industriais; Edifícios comerciais ou de escritórios (limitados a até 4 pavimentos ou 500 m² e acima de 4 pavimentos ou 500 m²); Escritórios (instalações e interiores ); Restaurantes; Bares, cafés etc; Casas noturnas;  Lojas e showrooms; Condomínios residenciais (limitados a até 5 pavimentos ou 3.000 m² e acima de 5 pavimentos ou 3.000 m²); Residencial (Reforma – Casa e Apartamento, Campo – até 300 m² e acima de  300 m²,  Praia e Cidade – até 300 m² e acima de  300 m²).

A premiação tem como objetivo divulgar a criatividade dos arquitetos, designers e profissionais, autores de projetos com soluções sustentáveis, que valorizem aspectos técnicos e estéticos, além de revelar as tendências em arquitetura e urbanismo capazes de promover a qualidade de vida nos espaços públicos, ambientes de trabalho, espaços comerciais e residenciais. No ano passado, foram 409 projetos inscritos, 68 finalistas (que foram selecionados pela redação e submetidos a um júri de nove profissionais e formadores de opinião) e 23 premiados.

Até o dia 17 de setembro, o responsável pela escolha será o público, que elege os projetos preferidos por meio da votação no site do prêmio. Em paralelo, uma comissão julgadora, formada por professores e críticos de arquitetura, historiadores da área e editores, avalia os mesmos projetos e dá notas de acordo com os critérios estabelecidos, como funcionalidade, solução plástica, qualidade ambiental, implantação e integração com o entorno. Da tabulação dessas notas, que inclui o voto popular, sairão os vencedores.

A cerimônia de entrega dos prêmios será realizada no dia 30 de outubro, no Memorial da América Latina. Na ocasião, os autores dos melhores trabalhos serão conhecidos e receberão um certificado e o troféu “O Melhor da Arquitetura 2012”. Os projetos vencedores serão publicados na edição da revista Arquitetura & Construção que circula no mês de novembro.


Casa em Mundaú
O sobrado de feitio convencional ganhou ares contemporâneos depois de uma intervenção bem orquestrada. Saiu de cena o volume compacto, com circulação interior, para a chegada de uma galeria externa que circunda os três pisos da casa de 396 m² em Mundaú, praia de Trairi, CE. A passarela também aproxima a moradia da natureza, além de mantê-la constantemente ventilada e a salvo do sol excessivo. E está concorrendo ao prêmio.

Serviço

Prêmio: “O Melhor da Arquitetura 2012”
Revista: Arquitetura & Construção
Editora: Abril
Votação do público: até o dia 17 de setembro
no site: www.melhordaarquitetura.com.br
votação pela comissão julgadora: de 30 de agosto a 17 de setembro
Cerimônia de entrega dos prêmios: 30 de outubro










Muros: Territórios Compartilhados

Intervenções artísticas selecionadas pelo projeto começam a ser realizadas, em Fortaleza

A partir deste sábado, 26 de agosto, terão início as intervenções urbanas do projeto Muros: Territórios Compartilhados, que selecionou oito propostas artísticas de diferentes regiões do Brasil, tendo muros de Fortaleza como estrutura. A iniciativa, em sua segunda edição, é coordenada por Bruno Vilela e será realizada dentro da programação do Agosto das Artes e patrocinada pelo Centro Cultural Banco do Nordeste. O projeto foi criado para promover a produção, o pensamento e o diálogo sobre arte em espaço público.

Buscando transformar barreira em acesso, Muros: Territórios Compartilhados fará as artes visuais ganharem as ruas para aproximá-las da população. As propostas serão realizadas em muros situados em diferentes regiões da cidade.

A primeira edição do projeto foi realizada em Belo Horizonte onde sete propostas foram realizadas em diferentes regiões da cidade. Os trabalhos foram registrados em texto, fotografia e vídeos, disponíveis no site do projeto.

Além dos limites espaciais, o projeto quer ainda ultrapassar o potencial de troca simbólica dos muros, já usados como painel tanto pela propaganda quanto pelo grafite. “Pretendemos ampliar a utilização do suporte com o fomento a outras linguagens próprias das produções contemporâneas de arte, como instalação, performance e projeção”, exemplifica o coordenador Bruno Vilela. Podem apresentar propostas artistas, coletivos e estudantes. Os selecionados receberam um uma verba de R$ 1.500 para a realização dos trabalhos. Todo o processo será documentado e resultará em um catálogo, a ser lançado ainda neste ano, durante um seminário com curadores e artistas, aberta ao público.

As propostas selecionadas trazem questionamentos sobre a estrutura das cidades em que vivemos.

Trabalhos

Linha para tentar ver o Horizonte - 25/08

O artista Júnior Pimenta de Fortaleza instalará uma olhos mágicos em um muro da cidade .

Leilão Piolho Nababo - 26/08

O coletivo mineiro Piolho Nababo fará um leilão com lance mínimo de 1,99. As obras que não receberem lances serão destruídas. Entre o acervo artistas de Minas e do Ceará.

Mensurar
A artista Waléria Américo desenvolverá um performance onde criará um sistema de medição entre seu corpo e a escala da cidade.

Mera metade de nada
O artista mineiro Ricardo Reis desenvolverá um trabalho que consiste na convivência com uma família moradora da praia de Iracema. O resultado desta vivência serão transformados em desenhos que ocuparão o muro da casa.

Encontro
O artista baiana Rosane Andrade construirá a possibilidade de atravessarmos o muro com uma escada que ficará acoplada ao muro. Os transeuntes que tentarem se depararão com mais uma barreira muro.

Travessia

A artista de Florianópolis Maria Flávia criará uma grande escultura de espuma que ocupará um muros da cidade.

Pausa
A proposta da artista Carolina Botura baseia-se na tentativa de construção de pausas e desconstrução da fronteira público e privado. O projeto em questão consiste na instalação de 2 colchões de espuma de solteiro cobertos por lençóis na estrutura de um muro.

Muro Portátil

O muro portátil é uma proposta da artista e professora da UFMG Elisa Campos que moverá um muro de 2 x 3 m por diferentes regiões da cidade.


 

 

EXPOSIÇÕES

FotoFesta comemora o Dia Mundial da Fotografia e marca o lançamento do “Encontros de Agosto 2012”

Promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará, o “Encontros de Agosto” terá lançamento no dia 18 de agosto e a abertura no dia 30

Exposição, projeção de imagens fotográficas, intervenções e música vão marcar a FotoFesta que acontecerá no dia 18 de agosto, véspera do Dia Mundial da Fotografia. O evento marcará o lançamento do Encontros de Agosto 2012, segunda edição do projeto promovido desde o ano passado pelo Fórum da Fotografia.

O local escolhido para a comemoração foi o Salão das Ilusões, um espaço de artes visuais, música, moda e encontros culturais no Centro de Fortaleza, ao lado do prédio que poderá abrigar a Casa da Fotografia. A programação terá início às 16 horas com a Feira da Fotografia, intervenções de clowns, leitura de portfólio, projeções e exposição de trabalhos que compuseram o festival DeVerCidade. Às 18h começa a programação musical, com show dos instrumentistas Fabrício da Rocha (voz e violão) e Jordão Luz (trompete), que integram a banda Breculê, e continua com a “Fertinha”, com os DJs Estácio Facó, Darwin Marinho e Erick Zuite.

Casa da Fotografia

Nesta terça-feira, 14 de agosto, às 9h, representantes do Fórum da Fotografia reuniram-se com Clélia Monastério, coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza, para tratar do projeto da Casa da Fotografia, da Prefeitura de Fortaleza. A reunião aconteceu na Secultfor, com a participação de representantes da coordenadoria do Fórum e da diretoria do Ifoto, para planejar a implantação do equipamento.

Encontros de Agosto 2012
Este ano o Encontros de Agosto vai girar em torno do tema “Criação e Difusão na Fotografia Brasileira”. Vários locais de Fortaleza vão sediar a programação, que será aberta oficialmente no dia 30 de agosto, com a mostra "Pontos de Vista", coletiva de ensaios cearenses, no Memorial da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), cuja convocatória acaba se de ser lançada (site: www.encontrosdeagosto.net)

Em setembro o Encontros de Agosto tem continuidade com mais atividades. Em parceria com a Galeria Mariana Furlani, no dia 1º será lançado Redes de Dormir, novo livro da fotógrafa Sheila Oliveira, com abertura da exposição de fotos da publicação.

Também haverá exposições coletivas na Travessa da Imagem e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) do CDMAC, onde serão expostos trabalhos selecionados de festivais de fotografias de todo o país, como o FestFotoPoA (Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre), Manaus Bem na Foto, Foto em Pauta e Paraty em Foco.

O Ifoto estará com programação especial de palestras, exposições e debates durante os meses de agosto e setembro, em sua nova e recém-inaugurada sede, no Benfica. No dia 14 de agosto foi aberta a exposição “Somos todos fotógrafos”, que tem a curadoria de Silas de Paula. A mostra conta com 80 fotografias, feitas apenas com o uso de aparelhos celulares, por 16 fotógrafos. Na terça-feira, 21, o fotógrafo Jarbas Oliveira é o convidado do Ifoto na programação Olhares Refletidos, com uma conversa sobre seu livro A cor do Norte. Também na sede do Ifoto, no dia 28 de agosto, acontece uma entrevista aberta com o fotojornalista Mauri Melo, que comemora 40 anos de profissão.

Além das exposições, a programação continua pelos meses de setembro e outubro com palestras, workshops e conversas com autores e pesquisadores da fotografia. Eventos paralelos - como projeções, lançamentos, mostras e ações educativas - se integrarão a esta mobilização.

SERVIÇO

FotoFesta de lançamento do Encontros de Agosto 2012
Dia 18 de agosto (sábado), a partir das 16h
Salão das Ilusões
(Rua Coronel Ferraz, 80, Centro)
Ao lado do Colégio Imaculada Conceição.
Informações: 85-3261.0525.
Entrada gratuita





Artista expõe fotos de vasos com cactos sem espinhos, plantados por ele mesmo no Parque das Crianças

 O artista Euzébio Zloccowick vai expor fotos de 73 vasos com cactos sem espinhos, plantados por ele mesmo no Parque das Crianças, no centro de Fortaleza. Intitulada “Sem espinhos”, a exposição gratuita acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108). A mostra individual ficará em cartaz até 15 de setembro próximo, no 2º piso do CCBNB-Fortaleza (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; e aos domingos, de 12h às 18h). É o próprio Euzébio, morador próximo do Parque, que também apresentará um vídeo mostrando o processo de construção da mostra. Ele diz: 

“O centenário “Parque das Crianças” conserva orgulhosamente o romântico e discreto charme da burguesia cearense de outrora. Firma uma época, um pedaço da História resistindo ao tempo.
Há 10 anos moro próximo a esta maravilha de locação. Naturalmente elegi-o como meu quintal, uma extensão de meu lar. Nos momentos de sufoco vou até lá tomar um copo de vento, sol, céu...
Por lá diariamente há um fluxo enorme de personas: umas passam, outras ficam. Alguns dão comida aos peixes, patos, gatos, pombos e gansos.  Tem uma rapaziada que pratica o Le Parkour. Turistas tiram fotos, pessoas fazem cooper. Tem peça de teatro, capoeira, maracatu e o som intenso de milhares de periquitos verdes. Domingo à tardinha, há um clima de cidade histórica do interior. Um lugar aliado à memória de quem por cá nasceu. Nele há um grande lago contornado por muretas, sobre elas 73 vasos em forma de taça.  Anos passaram, e nunca entendi o porquê delas serem sempre vazias, sem cor, ignoradas.

Com olhos visionários, passei a visualizar as muretas e seus incontáveis balaustres pintados a cal, e suas taças ocupadas por cactos. O lago todo arrodeado, um resgate sutil do glamour da antiga e bela Fortaleza de Nossa Senhora da Assumpção. O cacto sem espinho é a planta ideal para o lugar: recebe o sol, não machuca os passantes, não requer cuidados (plante-o e deixe-o viver em paz), se chove, ele agradece em flor de uma beleza rara, e nos  estios ele resiste, alimentando-se de sereno.

Resolvi manifestar-me, tornar real o sonho e fazer uma gentileza à cidade amada.Ao povo daqui, dali, Monet, Burle Marx e Juju Bardot. A exposição te convida ao Parque”.






Gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral curso de técnicas aditivas em gravura

De 7 a 9 deste mês (terça a quinta) o mestre gravador espanhol José Rincón ministra em Sobral o Curso de Técnicas Aditivas em Gravura. A atividade integra a programação da IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura, que é realizada pelo Instituto Ecoa e a Prefeitura Municipal. As aulas acontecerão na Escola de Artes e Ofícios, de 17 a 21 horas.

José Rincón possui um ateliê de ensino de gravura em Madri, por onde já passaram importantes artistas de vários países. Conforme o também espanhol Francisco Lara, curador da IMPRIMA SOBRAL, Rincón é uma das referências mais importantes das obras gráficas da Península Ibérica e, talvez, o mestre que tem formado mais e melhores gravadores na História recente das artes espanholas. Em Sobral, o professor será assistido pelos artistas plásticos Abelardo Brandão, de Fortaleza, e Francisco Lara.



O CURSO


As técnicas aditivas em gravura foram utilizadas pela primeira vez nos Estados Unidos, na década de 1950. Baseiam-se na porosidade dos elementos usados ​​e das matrizes, que são as superfícies sobre as quais eles são colocados. A porosidade destes elementos também produz os tons de cores obtidos nas impressões.

Diariamente o curso terá uma parte teórica e outra prática, com impressões sobre papel das matrizes realizadas. Os resultados alcançados, em comparação com outras técnicas, têm um importante efeito pictórico de grande gestualidade, com ricas texturas e tons de cores sutis, como os obtidos na técnica de gravura em água-forte.



EXPOSIÇÃO de JOSÉ RINCÓN


Obras de José Rincón estão expostas desde o dia 1º de junho na Casa da Cultura de Sobral, onde permanece aberta a visitação até o dia 15 de agosto. Trata-se da individual COLAGENS...de fina estampa...,, que é parte da IMPRIMA SOBRAL. Gravuras recortadas são os elementos básicos para a construção das colagens que compõem a mostra do artista, apresentada pela primeira vez no Brasil.

Nascido em Sevilha, em 1959, Rincón formou-se pela Escola de Belas Artes de Madri, com especialidade em gravura e aperfeiçoamento no Círculo de Belas Artes e no Centro Nícolas Salmerón, ambos em Madri. Possui obras em vários museus espanhóis, como Calcografia Nacional, Museu Rainha Sofia e Museu Casa de Goya, além de coleções e instituições internacionais.



IMPRIMA SOBRAL 2012

Aberta até o dia 15 de agosto a IMPRIMA SOBRAL – Mostra Internacional de Gravura traça um panorama global da gravura contemporânea. Além da individual de José Rincón, é composta por outras exposições. Na ECOA está a individual de Salvador Dalí, um dos artistas mais geniais do século XX e grande nome do surrealismo; a Mostra Competitiva, com peças de 143 gravuristas de mais de 30 países; e a coletiva Gravados de Pastrana, que reúne parte do acervo da IMPRIMA SOBRAL, composto de obras de artistas do Ceará, de outros estados e países. No INTEC está a exposição itinerante Gravadores do Maciço, resultante do projeto Impressões, desenvolvido pela Associação dos Municípios do Maciço de Baturité e Instituto Olhar Aprendiz.

A IMPRIMA SOBRAL 2012 é uma realização do Instituto ECOA e da Prefeitura Municipal de Sobral, através da Secretaria da Cultura e Turismo, e tem como patrocinadores o Governo do Estado do Ceará e o Banco do Nordeste.

SERVIÇO:

Curso de Técnicas Aditivas em Gravura – Ministrado pelo gravador espanhol José Rincón, de 7 a 9 de agosto, de 17h a 21h na Escola de Artes e Ofícios de Sobral (em frente ao Fórum). Mais informações: (88)3611-2712 ou 3611-2956.




Congresso aborda cultura popular na construção com terra

Tem início nesta terça (7) o IV Congresso Brasileiro de Arquitetura e Construção com a Terra. O evento, que realiza suas oficinas no Laboratório de Materiais de Construção do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), reúne pesquisadores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Antropologia para analisar o ethos da cultura popular relacionados à construção de habitações sociais. Integram o Congresso estudiosos da UFC, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Rede Terra Brasil.

Na sua programação de oficinas, o congresso apresentará técnicas como taipa de pilão e pintura de terra, práticas tradicionais de construção presentes na formação das cidades brasileiras. O evento contará ainda com palestras, nos dias 9 e 10, no Ponta Mar Hotel, sobre a aplicação de compostos como barro, taipa e adobe na edificação de moradias e, também, sobre as peculiaridades dessas habitações em outros países da América Latina, como Cuba e Peru. No sábado (11), os participantes realizarão uma visita a uma fábrica de bloco de terra compactado (BTC) e serão guiados em um tour pelo centro histórico de Fortaleza.

Segundo o organizador do Congresso e docente do curso de Engenharia Civil da UFC, professor Alexandre Bertini, uma importante vertente de pesquisa é a preservação de prédios históricos no Ceará. “Edificações, como a Igreja de Viçosa do Ceará, foram construídas em parte com terra. Em outros locais no Estado encontramos vilas inteiras construídas em adobe, como é o caso de uma vila centenária na cidade de Ipueiras. Precisamos entender como foram construídos e estudar a melhor técnica de recuperação e reforço desses edifícios”, aponta.

A programação completa do Congresso pode ser conferida no endereço: http://terrabrasil2012.files.wordpress.com/2012/08/programa-apresentac3a7c3b5es-11-de-julho.pdf.

Nenhum comentário: