segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CINEMA CEARÁ

Cineclube Avenida exibe filmes premiados no III Festival Jericoacoara Cinema Digital

"Comunicando", animação do diretor Telmo Carvalho, e "Monte Pedral", documentário de Marcley de Aquino, produções premiadas no último Festival Jericoacoara Cinema Digital, serão exibidas nesta terça-feira, 7/8, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação dos filmes será seguida de debate com os realizadores

O público de Fortaleza tem a oportunidade de conferir dois dos filmes premiados no III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital, realizado no último mês de junho, entre os dias 15 e 21, na paradisíaca praia do litoral oeste cearense. "Comunicando", animação do diretor Telmo Carvalho, e "Monte Pedral", documentário de Marcley de Aquino, produções premiadas no evento que reuniu integrantes do novo cenário do audiovisual brasileiro, serão exibidas nesta terça-feira, 7/8, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). O Cineclube retoma, assim, suas sessões quinzenais de exibição cinematográfica, sempre com entrada franca. A apresentação dos filmes será seguida de debate com os realizadores.

"Comunicando" é uma animação de 4 minutos e 49 segundos, de autoria de Telmo Carvalho, professor de cinema de animação quee conta com muitos prêmios em seu currículo. Nesse novo trabalho, Telmo expõe formas novas e antigas da comunicação entre as pessoas, com muito humor. O filme conquistou o prêmio de Melhor Animação do festival, fazendo jus a troféu e a R$ 5 mil.

Mesma premiação oferecida a Marcley de Aquino por "Monte Pedral", apontado pelo júri o melhor filme dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Com 15 minutos, o filme mostra, de forma bem original, o cotidiano dos nossos vaqueiros e sertanejos.

"A exibição dos filmes em Fortaleza dá ao público da capital a chance de conferir alguns dos melhores curtas que participaram do Festival de Jericoacoara, voltado justamente à nova produção do cinema brasileiro, rodado em digital, tecnologia que contribui para o barateamento da produção e a democratização do audiovisual", afirma Francis Vale, coordenador do Cineclube Avenida e do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. "É também uma oportunidade para os realizadores mostrarem e debaterem seus filmes também em Fortaleza, ampliando a repercussão dessas produções", acrescenta Francis.

Mostra Joaquim Pedro de Andrade

Já no dia 21 de agosto, o Cineclube Avenida inicia a mostra especial "Joaquim Pedro - 80 Anos", dedicada à filmografia do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, homenageado deste ano durante o Festival de Jericoacoara - Cinema Digital. O filme que abre a mostra é o documentário "Garrincha, Alegria do Povo", lançado originalmente em 1963, que conta em 58 minutos a história do "anjo de pernas tortas",um dos mais geniais e criativos jogadores da história do futebol.


O espaço


O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.

Nenhum comentário: