terça-feira, 1 de março de 2011

TV - BASTIDORES

Rede Globo apresenta as novidades para 2011

A Rede Globo apresentou para a imprensa e convidados, na noite dessa terça-feira, dia 29, as novidades de sua grade de programação. O evento aconteceu no Teatro Alfa, em São Paulo, e reuniu anunciantes, executivos do mercado publicitário e das redes afiliadas e repórteres para um grande show, que teve direção artística de Luiz Gleiser e contou com a participação de jornalistas e nomes do elenco da emissora.

Os convidados foram recebidos em um coquetel no salão de entrada do teatro e saudados pelos atores Murilo Rosa, Cléo Pires, Rodrigo Wilbert e Camila Pitanga. Zeca Camargo invertia o jogo e entrevistava os convidados, fazendo perguntas que normalmente só são feitas a famosos em noites de festa.

O diretor-geral também comentou os investimentos da emissora em um novo complexo de prédios e facilidades com a aquisição e reforma de suas sedes no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Recife e Brasília. De acordo com Florisbal, o intuito é preparar as instalações da emissora para dar todo apoio e suporte logísticos às equipes da Rede Globo na cobertura da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Tiago Leifert voltou ao palco para apresentar as novidades do Esporte da Globo. Destaque para a Copa América, principal desafio da Seleção Brasileira deste ano. Em julho, desembarcam na Argentina, país sede da competição, o time de ouro da Globo. Além dos principais narradores e comentaristas, cinco equipes vão cobrir de perto cada passo dos principais jogadores do futebol brasileiro, trazendo uma cobertura completa não só nas transmissões dos jogos, como nos programas esportivos, telejornais e na ‘Central da Copa’, que volta à grade, em julho, durante a competição. O vídeo mostrou também o novo e integrado cenário dos programas esportivos, destacou a estreia do ‘Corujão do Esporte’ e antecipou algumas novas séries do ‘Esporte Espetacular’. Ao final do vídeo, Tiago comentou as novidades no palco com Casagrande, Caio Ribeiro e Tande.

Depois foi a vez de Andrea Beltrão e Fernanda Torres apresentarem ao público Sueli e Fátima, duas amigas que vivem entre ‘Tapas e Beijos’, nova série que estreia no dia 05 de abril. Ao fim do vídeo, as cortinas se abriram para a apresentação do grupo Calypso, que interpretou o tema de abertura da série.

As novidades que o jornalismo preparou para 2011 foram apresentadas por Zeca Camargo e Renata Vasconcellos. Os últimos meses foram marcados por grandes acontecimentos no Brasil e no mundo: resgate dos mineiros no Chile, pacificação de favelas no Rio de Janeiro, revolução popular no Egito, chuvas torrenciais na região serrana do Rio e em São Paulo, terremoto e ameaça nuclear no Japão. Onde a notícia acontece, o time de repórteres e correspondentes internacionais da Globo está presente, de perto, para trazer as notícias em tempo real.

O ‘Jornal Nacional’ vai trazer de volta o avião do ‘JN no Ar’. Na segunda temporada de ‘Globo Mar’, Ernesto Paglia e Glenda Kolzloswki vão a lugares que nenhuma emissora de TV jamais chegou para mostrar como é a vida das pessoas que vivem das riquezas vindas do mar. O ‘Fantástico’ investe em novas séries, inclusive a que acompanha o desafio de Zeca Camargo e Renata Ceribelli em busca de uma vida mais saudável. A estreia do ‘Bem Estar’ já consolidou as manhãs da Globo como o momento de falar de hábitos saudáveis de maneira clara e didática. O ‘Profissão Repórter’ vem com equipe renovada na nova temporada 2011. E o inovador projeto ‘Parceiros’, que já está implantado no ‘RJTV’, ganha versões em outras praças como São Paulo e Brasília.

Fernanda Lima voltou ao palco para lembrar que, se a vida real tem espaço garantido na tela da Globo, a fantasia também tem. Prevista para o início do segundo semestre, foi anunciada a minissérie ‘O Astro’, que terá Rodrigo Lombardi e Carolina Ferraz no elenco. Já, no próximo dia 11 de abril, estreia ‘Cordel Encantado’, a próxima novela das seis, escrita por Duca Rachid e Telma Guedes e dirigida por Ricardo Waddington. Um clipe antecipou sequências gravadas no Vale do Loire, na França, e no sertão do nordeste brasileiro.

As outras séries que vão embalar o horário nobre da Globo foram apresentadas por seus protagonistas. Suzana Vieira falou sobre a volta de Lara, sua personagem em ‘Cinquentinha’, que a partir do dia 07 de abril ganha nova vida em ‘Lara com Z’. Ingrid Guimarães comemorou a primeira temporada de ‘Batendo Ponto’, que estreia no próximo domingo, dia 03, após o ‘Fantástico’. E Jorge Fernando e Marisa Orth apresentaram um esquete com seus personagens Zuzu e Valéria, de ‘Macho Man’, que, nas noites de sexta-feira, vai tratar da vida de um ex-gay e de uma ex-gorda.

Arlindo Cruz, cantando ao vivo o Samba da Globalização com as atrações da nova grade de programação, encerrou a noite.







Rapaz invade link ao vivo em jornal da Globo para anunciar seu canal de vídeos no Youtube




Durante entrada ao vivo durante o SPTV 2ª edição desta terça-feira (29/3), o repórter Jean Raupp foi surpreendido por um homem, que atrapalhou o link do jornalista, que divulgava a morte do ex-vice-presidente José Alencar. Aos gritos e olhando para a câmera da emissora fundada por Roberto Marinho, o rapaz divulgou o canal que tem no Youtube.

Raupp estava em frente ao Hospital Sírio Libanês, no bairro da Bela Vista, região central da capital paulista, e ao ser chamado pelo apresentador Carlos Tramontina, comentou que Alencar não resistiu a mais uma internação para o tratamento de um câncer na região do abdômen, doença que enfrentou por 15 anos. No meio da notícia, entretanto, o profissional foi atrapalhado por um rapaz.

“Merd TV aqui, ó! Merd TV. Assistam Merd TV”, disse o rapaz, que estava vestindo um camisa que também tinha a mensagem Merd TV estampada. O nome é o mesmo de um canal no site de compartilhamento de vídeos. O espaço no Youtube foi criado por Rodolfo Bond, que aparentemente foi o responsável por atrapalhar o link da TV Globo.

Após o rapaz fazer a divulgação do canal do Youtube, o repórter global mostrou frieza e agilidade ao trocar de lugar rapidamente e, sem gaguejar ou ‘travar’, continuou falando para os telespectadores do telejornal sobre a morte do político que antecedeu Michel Temer na vice-presidência da República.








"Hebe, volta pro SBT, você não está bem na RedeTV", pede Ratinho em entrevista

Na tarde desta quarta (30), o apresentador Ratinho concedeu uma entrevista aos jornalistas Leão Lobo e Adriana de Castro, no programa "Notícias e Mais", da rede CNT.

Perguntado sobre o SBT, Ratinho fez algumas revelações e questionou Silvio Santos em certos momentos. Disse que seu programa é líder de audiência no Nordeste e que nas noites de quarta-feira é mais fácil vencer a Record, já que neste dia a novela da Globo termina mais cedo.

Contou ainda que Silvio Santos tirou do ar seu "Boteco do Ratinho" quando ele era líder de audiência e de faturamento porque tinha compromisso com a TV argentina de exibir o seriado "Meu Cunhado", estrelado por Ronald Golias e Moacyr Franco. A série original vem da Argentina, onde se chama "Mi Cuñado". Ainda sobre Silvio, contou que não sabe porque o apresentador não volta com o "Show de Calouros" e seus antigos jurados, como Leão Lobo e Décio Piccinini.

Carlos Massa também brincou com o assunto dos testes de DNA que está realizando em seu programa. Afirmou que a direção do SBT pediu que ele fizesse um DNA de alto nível e que por isso está usando smoking e os envolvidos no teste usam trajes de gala e bebem champagne.

Ao falar sobre a saída de Hebe Camargo do SBT, Ratinho comentou que a apresentadora faz falta na emissora e que ela não está bem na RedeTV!: "A Hebe não deveria ter saído do SBT. Hebe, volta pro SBT, você não está bem na RedeTV". E completou: "A Hebe é tão importante que deveria fazer somente programas especiais, como dia das mães, Natal, ano novo, assim como o Roberto Carlos faz na Globo".

Ele ainda disse que a apresentadora Xuxa deveria seguir o mesmo conselho, já que vive perdendo em audiência para a Maísa do SBT. O que Ratinho não sabia é que a partir da próxima semana Xuxa terá seu programa veiculado nas tardes de sábado da Globo.








Globo lançará 12 portais de notícias regionais e pretende concorrer com o UOL

Diretor Otávio Florisbal quer que todo o conteúdo das afiliadas esteja na internet

A Rede Globo anunciou que até o final do ano pretende lançar 12 portais de notícias regionais, que serão integrados ao G1, principal página online de notícias da empresa. Os novos sites terão o mesmo layout do G1. Quatro deles já foram lançados, os de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. A novidade foi apresentada pelo diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal, no lançamento da programação 2011 da emissora, na noite desta terça-feira (29/3) em São Paulo.

No próximo mês deve estrear o G1 Bahia, seguido pelo Mato Grosso e Espírito Santo, entre outros estados. A ideia é disponibilizar aos internautas todo o conteúdo jornalístico produzido pelas TVs afiliadas.

“Queremos chegar aos 28 grupos. Com isso nós iremos brigar pela liderança de conteúdo, com o UOL e outros grandes portais”, afirmou Florisbal.

Segundo o diretor-geral, o formato comercial dos portais será parecido com o da Rede Globo e as afiliadas, 50 a 50. “O G1 fará a venda nacional e os portais regionais farão as vendas regionais. Depois contabilizamos tudo e fazemos a divisão”, contou.

Contratações
De acordo com a Globo, a empresa avaliará a possibilidade de trabalhar com as mesmas equipes regionais para manter os portais com os conteúdos produzidos pelas TVs afiliadas. Caso haja a necessidade de novas contratações, as seleções serão feitas localmente, no decorrer do ano.









Jô Soares recebe Lobão nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, dia 31, Jô Soares recebe em seu programa o cantor e compositor Lobão. Durante a gravação, o cantor contou que uma boa parte de seu livro - “Lobão - 50 anos em Mil” - descreve sua relação com sua família. Ele disse que sempre foi muito superprotegido pela mãe por sofrer de nefrose até seus 12 anos. “Sentia muita privação, não podia andar de bicicleta, jogar futebol ou ir à praia. Ela não deixava nem eu amarrar os sapatos. Só não sofria bullying porque sempre toquei bateria”, comentou.

Lobão também falou que sempre quis ser cool, por isso ele sempre foi muito reativo, principalmente, com a imprensa. “Eles só precisavam me cutucar. Porém, hoje em dia, eu posso ser mais cool. Mas, é claro, que se me der uma bordoada, eu dou duas”, pontuou.

Ainda no ‘Programa do Jô’, a participação do fotógrafo João Nabuco. O ‘Programa do Jô’ vai ao ar logo após o ‘Jornal da Globo’.








Nova Miss Ceará

Segundo lugar do concurso, Scarlet Abdon, a Miss Caucaia, irá representar o estado no concurso Miss Brasil

A Comissão Coordenadora do Concurso Miss Ceará Oficial vem, por meio deste, informar aos veículos de mídia, aos parceiros do Concurso Miss Ceará Oficial e ao público em geral, que, em razão de divergências contratuais, a Srta. Anastácia Duarte já não é mais a detentora do Título de Beleza Miss Ceará Oficial 2011, bem como não será a representante do Estado do Ceará no Concurso Miss Brasil Oficial 2011. Salientamos que o título passa à candidata que obteve a 2ª colocação na última edição do Concurso Miss Ceará Oficial, a qual representará o Estado do Ceará no Concurso Miss Brasil Oficial 2011.

Em breve, a Comissão Coordenadora do Concurso Miss Ceará Oficial realizará um coquetel, oportunidade na qual apresentará a atual Miss Ceará Oficial 2011, Srta. Scarlet Abdon (Miss Caucaia), que, inclusive, desfilou dia 27 de março, já como Miss Ceará 2011, no evento Luxo de Festa, para grife G&G Noivas ao lado da Miss Brasil 2010, Débora Lyra.

Dados da Miss Ceará 2011
Nome: Scarlet Abdon
Idade: 21 anos
Altura: 1,72 m
Naturalidade: Fortaleza (CE)
Escolaridade: Nível Superior em Direito (em curso)
Fala inglês com fluência









SBT apresenta Conexão Repórter Especial sobre a ditadura militar

Atração mostra pela primeira vez na televisão o depoimento de agentes da repressão. Programa será exibido nesta quarta-feira, 30, a partir das 23h15

Com exclusividade e pela primeira vez na televisão brasileira, o Conexão Repórter exibe um especial de 50 minutos sobre a ditadura militar, que será tema da novela Amor e Revolução, que estreia no dia 5 de abril. Nesta quarta-feira, 30, Roberto Cabrini e sua equipe – vencedores do Prêmio Esso de Jornalismo de 2010 – trazem entrevistas com três personagens que participaram de um dos momentos mais sombrios do Brasil: João Lucena Leal, Jarbas Passarinho e Sebastião Rodrigues de Moura, o Coronel Curió.
João Lucena, listado entre os 12 maiores agentes da repressão pelo Grupo Tortura Nunca Mais, conta com detalhes como eram obtidas as confissões, admitindo as torturas em nome do Estado. Jarbas Passarinho, responsável pela instituição do AI-5, reconstitui como foi o momento em que o governo acabou com a liberdade de imprensa. Já Curió comenta com riqueza de fatos como foi um dos momentos mais obscuros da recente história brasileira: a Guerrilha do Araguaia.
Foram três meses de pesquisa e um trabalho de apuração que percorreu todo o território do País em busca de relatos sobre o período da ditadura. A atração também exibirá imagens exclusivas da novela de Tiago Santiago.
O Conexão Repórter Memórias de um Agente Repressão será exibido a partir 23h15.

Confira, abaixo, breve entrevista com Roberto Cabrini:

Como surgiu a ideia de um especial sobre a ditadura militar?
Sempre quis fazer um especial sobre a ditadura militar. É a primeira vez na televisão que conseguimos entrevistar os agentes da repressão. Durante a apuração, encontramos vários personagens, mas muitos deles não quiseram dar entrevistas.

Como foi o trabalho de apuração?
Durou três meses. A entrevista com o João Lucena tem quatro horas de duração. Ele conta como eram as torturas, como foi o episódio da prisão da presidenta Dilma Rousseff e outros fatos importantes da história.

Os agentes da repressão serão identificados claramente no programa?
Eles serão identificados e falarão que tudo o que foi feito foi por patriotismo, em nome do Estado.

As vítimas de tortura também serão ouvidas?
Sim. O nosso programa não é uma história de mocinhos e bandidos. Mostraremos também o outro lado. Mostramos a entrevista feita com João Lucena para as suas vítimas.


Sobre a Guerrilha do Araguaia:

Ocorrida no início da década de 1970, a guerrilha levou este nome por ter sido travada em localidades próximas ao rio Araguaia, na divisa entre os atuais estados do Pará, Maranhão e Tocantins (na época, pertencente ao Estado de Goiás). A guerrilha foi organizada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), que, desde meados dos anos 1960, já mantinha militantes na região do conflito.

Sobre Jarbas Passarinho:

Foi ministro de três governos durante o regime militar no País. Passarinho nasceu em Xapuri (AC) em 1920, participou da articulação do golpe de 64 e, no mesmo ano, assumiu o governo do Pará, indicado pelo presidente Castello Branco.

Sobre Coronel Curió:

A carreira de Curió como agente da repressão começou da década de 70 no sudeste do Pará, região do Araguaia/Tocantins. Chegou no Araguaia como homem do Serviço Nacional de Informação (SNI).

Sobre João Lucena:
João Lucena é citado em 4 diferentes listas do Projeto Brasil Nunca Mais. Há sete depoimentos de ex-presos políticos contra João Lucena. É atualmente advogado inscrito na OAB de Rondônia.







Agostinho é escolhido para o ‘Lata Velha’ do ‘Caldeirão do Huck'

Na nova temporada de 'A Grande Família', Agostinho (Pedro Cardoso) tem uma surpresa inusitada. Bebel (Guta Stresser) manda uma carta para que o taxista participe do quadro 'Lata Velha', do 'Caldeirão do Huck' e, após semanas, ele é o escolhido. Luciano Huck visita a casa da família Silva e pergunta pelo carro. Chocado com a presença da celebridade, Agostinho mal consegue se mexer, enquanto Bebel grita de felicidade com a presença do apresentador. O que Luciano não sabe é que a "caranga" pifou e está com Paulão sendo desmontada para a venda das peças. Agora, Agostinho fará o possível e o impossível para não perder esta oportunidade.

O episódio ‘Lata Velha é que faz corrida boa’ está previsto para ser exibido dia 21 de abril e tem redação de Mariana Mesquita, Max Mallmann e Marcelo Gonçalves. A direção do episódio é de Olivia Guimarães e a direção-geral é de Luis Felipe Sá. ‘A Grande Família’ é exibido às quintas-feiras, logo após ‘Insensato Coração’.










Um pedido de casamento no programa "Topa ou Não Topa" desta quinta-feira, no SBT



Daniela sendo pedida em casamento no palco

No Topa ou Não Topa desta quinta-feira, 17 de março, às 20h40, Roberto Justus traz a participante Daniela Spada, uma publicitária agitada que tem um grande senso de humor e de justiça. Aos 30 anos, ela diz que brinda a vida todos os dias.

É fascinada por viagens e paga tudo no cartão de crédito pra juntar milhas. Pulou de bungee jump na Nova Zelândia, foi pra Disney, Austrália e só com as milhas foi pra Nova Iorque, Argentina e seu próximo destino é a Itália.

Daniela mora atualmente em duas casas, na dos pais e na do avô. Conheceu seu namorado aos 12 anos e com algumas brigas no meio do caminho esse namoro já dura 17 anos. O que ela não espera é uma linda proposta que seu namorado Marcos pretende lhe fazer durante o programa. Será que ela vai aceitar?










Band divulga nova programação

A Band divulgou a sua nova programação: o anúncio foi feito em evento realizado no Leopolldo Itaim, na capital paulista. Entre as atrações que estarão em breve no ar estão o “Band Clássicos” e a teledramaturgia “Primeira Página”. A apresentação da nova grade do canal foi feita pela jornalista Ticiana Villas Boas.

Daniela Freitas, que até o início do ano era repórter do “Programa Amaury Jr.”, da Rede TV!, volta a trabalhar com a editoria de esportes. Contratada pela Band, Dani vai comandar o dominical “Band Clássicos”, atração que terá meia hora de duração e “vai relembrar momentos marcantes de todos os esportes”, diz a apresentadora.

Mesmo sendo uma série de ficção, “Primeira Página” tem ligação com o Jornalismo. A minissérie que será exibida pela Band tem como roteiro principal a história de uma renomada repórter investigativa. Quanto mais ela se aproxima da origem dos crimes, mais sua vida corre perigo.

“Público alvo”
O diretor de produção e criação da emissora do Morumbi, Hélio Vargas, afirmou que a nova programação é o resultado de um projeto que teve dois anos de duração e sofreu uma “reestruturação e realinhamento de público alvo”. Com novelas, séries e programas humorísticos nas novas atrações transmitidas pela Band, o executivo espera “ganhar” o telespectador juvenil.

“A gente já tinha um público de 35 (anos) a mais muito cativo da Band, dos jornais e dos programas que já existiam. E nos últimos dois anos, a gente vem procurando programas voltados para o público mais jovem”











Após se beijarem, Maria e Wesley fingem que nada aconteceu

Após se beijarem durante a madrugada, Maria disse a Daniel que ela e Wesley fingiram que nada aconteceu na manhã deste domingo (13). "Hoje acordou como se nada tivesse acontecido?", perguntou Daniel. Maria disse que sim. Daniel lembrou-a que ele massageou a barriga de Maria, que estava com dor nesta manhã. "Vou ficar na minha", disse. "Vou ficar aguardando as cenas dos próximos capítulos", respondeu Daniel.



Mauricio despreza Wesley por ter ficado com Maria

Apesar de ter afirmado inúmeras vezes que não queria mais se envolver com Maria, Mauricio não gostou que ela e Wesley se beijaram durante a festa deste sábado no "Big Brother Brasil 11". Para Mauricio, Wesley agiu mal ao ter beijado Maria. "Depois do que ele disse para mim, fazer o que ele fez? Ele quebrou minhas pernas", disse Mauricio. Rodrigão apoiou o músico e disse que não pretendia falar mais com os dois após o beijo.
"Independente de qualquer coisa, para mim, é a mesma coisa que se você saísse daqui e eu pegasse a Maria. Para mim, é falta de respeito", disse Rodrigão. Quando Wesley e Maria foram para o quarto, Rodrigão e Mauricio foram até a porta e ficaram gritando. Alguns minutos antes, Jaqueline também tentou atrapalhar o novo casal e tentou dar uma lição de moral em Maria.
"Você não está na sua casa. Você está no Big Brother Brasil. Nada de sexo", disse Jaqueline.
Ainda assim, Wesley e Maria ficaram um bom tempo embaixo do edredom, período em que deu para ouvir gemidos de Wesley. Em certo momento ele disse apenas que aquilo "era uma loucura".

A FESTA
A festa teve set dos DJs Marcelo Maia e Bernard Castejá.
Durante a noite, a divisão de grupos na casa se acentuou, deixando Paula, Jaqueline, Rodrigão e Mauricio de um lado da festa, e Diana, Maria, Daniel e Wesley de outro.
Enquanto o primeiro grupo falou mal de Diana e chegou a cogitar mandar Maria ao próximo paredão, no segundo grupo o assunto foi Jaqueline.
"Se eu for líder eu mando a Jaqueline para o paredão", disse Daniel a Maria.









“CQC” e "Programa do Jô" voltam nessa segunda com programas inéditos

Novo integrante do humorítico da Band está sendo testado "na surdina"


O novo integrante do programa "CQC" não vai ser apresentado no primeiro programa da temporada. Segundo a assessoria de imprensa da Band, a decisão sobre o nono elemento da trupe ainda não foi tomada.
Há quatro pessoas --todos do sexo masculino-- ainda sendo testadas. Discretamente, eles estão realizando pautas "quentes", como a coletiva em que Ronaldo anunciou sua aposentadoria. Contudo, eles não estão usando o terno preto, característico do programa, para não serem reconhecidos.
A ideia é que o escolhido passe por uma fase de adaptação antes de entrar no programa. A atração volta ao ar hoje, às 22h15, após dois meses e meio de férias.


Filha de brasileira, atriz de Hollywood abre temporada do "Jô"

O "Programa do Jô" vai voltar à grade da Globo na segunda-feira (14).

O primeiro programa da nova temporada vai ter como entrevistada principal Camilla Belle, 24.

Filha de mãe brasileira e pai americano, ela cresceu nos Estados Unidos, onde virou atriz. Entre outros filmes, ela participou de "10.000 A.C.", "O Mundo de Jack e Rose" e "O Mundo Perdido: Jurassic Park". Além dela, Jô Soares recebe um colecionador de HQs e um o criador da "nikkeypedia", Akio Ogawa.









Globo ressuscita "Sítio do Picapau Amarelo" como animação

As personagens Narizinho, Dona Benta e Emília em esboços da nova versão do "Sítio do Picapau Amarelo", em formato de desenho

Se Monteiro Lobato criasse sua obra infantojuvenil nos dias de hoje, em que formato seria? Game com sensor de movimento em que Pedrinho corre da Cuca, 15 aplicativos diferentes de Narizinho no iPad, videolog da Emília, Facebook da Dona Benta... Ah, e um moderno desenho animado em HD dessa turma. Fruto de parceria da emissora com a produtora Mixer, a ressurreição do eterno "Sítio" virá pelo caminho mais direto da TV para falar com as crianças: a animação.

Depois de dois anos de negociação, Globo e Mixer começaram a produzir os 26 episódios da primeira temporada do desenho animado do "Sítio do Picapau Amarelo", que estreia em 2012.
Sucesso em suas várias versões dramatúrgicas, a mais recente de 2001, o "Sítio" nunca foi desenho até agora. O sonho de uma década da Globo só vingou por conta da aposta da Mixer na produção de animação no país, como o "Escola Pra Cachorro" (Nickelodeon e TV Cultura) e pela forcinha de um incentivo fiscal.

A animação do "Sítio" terá isenção de R$ 3 milhões por meio da Lei do Audiovisual, que permite a canais a dedução de parte do imposto pago pela compra de direitos de atrações internacionais em parcerias com produtores brasileiros independentes. O custo de cada temporada do desenho é de R$ 4 milhões.

"Difícil foi transformar histórias de 40 minutos na TV em episódios de 11 minutos, tempo médio da animação", conta Tiago Mello, diretor executivo da Mixer. "Mas deu certo. Os personagens já têm suas versões em animação, e a família de Monteiro Lobato está aprovando as sinopses dos episódios." Visconde, Dona Benta, Tia Nastácia, Narizinho, Pedrinho, Emília, Rabicó e a Cuca protagonizarão as histórias. "A obra não perderá suas características tão bem delineadas, mas foram criados novos desenhos adequados à linguagem visual atual", diz Carlos Eduardo Rodrigues, diretor da Globo Filmes e um dos criadores do projeto. "Além da comercialização de produtos, a vantagem da animação é o mercado internacional. O desenho pode ser dublado em qualquer língua", afirma João Daniel, presidente da Mixer.






Ronnie Von no "De Frente com Gabi"

Neste domingo, 20 de março, à meia-noite, Marília Gabriela recebe o apresentador Ronnie Von


O De Frente Com Gabi deste domingo, 20 de março, à meia-noite, recebe o apresentador Ronnie Von, que fala sobre seu programa, sua paixão por aviação e suas memórias.

Abaixo, algumas frases da entrevista:

* Gosto de amar e ser amado.

* Tenho maior orgulho de ser niteroiense.

* Eu me dou, não me empresto.

* Sempre fiquei desconfortável no papel de astro.

* Me casei três vezes.

* Eu tento me manter sempre apaixonado.

* Eu queria ser aviador, para desespero da minha mãe.

* Morro de pavor da solidão.

* Quero muita gente do meu lado.

* Eu nunca fiz parte da Jovem Guarda.

* O último grande movimento musical brasileiro foi a Tropicália.

* Eu tive uma carreira muito irregular.

* Tevê é um grande ópio.

* Não me droguei por absoluto medo.

* Sou o construtor da minha vida.

* Sou casado com uma amiga de infância.







NOVELAS


Autor nega inspiração em Dilma Rousseff para novela do SBT, "Amor e Revolução"

Com ótimo elenco e cenas de tortura e violência em trama que acontece no período da ditadura militar, novo folhetim de Tiago Santiago entrará no ar no lugar da reprise de "Ana Raio e Zé Trovão"

VEJA ABAIXO CENAS INÉDITAS DA NOVELA QUE ESTREIA EM ABRIL

O período da ditadura militar será, pela primeira vez, o pano de fundo de uma novela no Brasil. "Amor e Revolução" estreia no dia 4 de abril no SBT com a responsabilidade de tentar conquistar o público sem desagradar quem viveu a época.

Escrita por Tiago Santiago, 47, a trama conta uma história "à la Romeu e Julieta", só que nos anos de chumbo. A mocinha, estudante e engajada, vai se apaixonar por um militar, filho de um general. Para dar veracidade à trama, pessoas que viveram "histórias fortes" no período, incluindo a presidente Dilma Rousseff, foram convidadas a falar de suas experiências em depoimentos que irão ao ar no final de cada capítulo. Consultada, a assessoria de imprensa da Presidência afirmou que a participação "não está nos planos dela".

Veja a entrevista com o autor.

Uma das pessoas que você gostaria que participasse da novela é a presidente Dilma Rousseff. Já recebeu algum retorno?
Tiago Santiago - Nós convidamos. A notícia que eu tive é que ela vê com simpatia o convite. Eu tenho a impressão de que ela tem uma responsabilidade muito grande como presidente e quer ver o produto antes de se comprometer definitivamente. Agora, o José Dirceu vai dar o depoimento dele e várias companheiras da Dilma que ficaram presas com ela. Espero que ela grave um depoimento até o fim da trama.

Comenta-se que há uma personagem que é inspirada na Dilma...
Isso não é verdade. Não existe nenhum personagem inspirado especificamente em uma pessoa real. Tem gente que diz que a Maria [personagem de Graziella Schmitt] é a Dilma. Não é. A Dilma não se apaixonou por um militar. Então, a Dilma é a Jandira [personagem de Lúcia Veríssimo], que gostava de um outro guerrilheiro? Sim, tem mais semelhanças com a Jandira. Agora, assim como a Dilma, várias outras mulheres seguiram esse caminho. Qualquer pessoa que tenha ido para a luta armada vai se identificar com um trecho ou com outro. Nem estudei a vida da Dilma a esse ponto. Qualquer semelhança será mera coincidência.

Muitas das pessoas que viveram no período, tanto repressores quanto reprimidos, ainda estão vivas. Você sofreu pressão de algum dos lados?
Eu tenho conhecido muitas pessoas que na época foram para a luta armada. Sinto que existe uma vontade muito grande de quem lutou de ver a coisa bem retratada. Essas pessoas não têm medo de falar. Às vezes, é difícil, quando é uma lembrança muito sofrida. Por exemplo, relembrar uma tortura. Já do outro lado, eu encontro silêncio. Existe a vontade de entrevistar essas pessoas também, mas ainda não conseguimos. De qualquer forma, o discurso dos torturadores, de quem achava que estava salvando o Brasil de uma ditadura do proletariado, também vai estar presente, como estava na época.

Você ou alguém da sua família chegou a militar contra a ditadura?
Eu sou de uma família de classe média que não gostava de viver numa ditadura. Nasci um ano antes do golpe, então eu vivi a minha infância na época dos generais. Ninguém da minha família chegou a ir para a guerrilha. Eu tenho um tio que é militar, mas que eu acredito que não teve nenhum envolvimento com a repressão. Meu irmão Gerardo, muito novo ainda, chegou a ir para a Libelu [Liberdade e Luta], que foi criada depois da queda de várias organizações que pregavam a luta armada. Eu lembro que, com 13 ou 14 anos, ele me levou para uma ou duas reuniões.

Por que você resolveu falar sobre esse período?
É um período em que houve muitas injustiças e muitas perseguições. Esse é um material de muita riqueza para a teledramaturgia. Ao mesmo tempo, a televisão tinha feito pouca coisa com o tema. Essa história já vem de quando eu era colaborador na Globo. Eu tinha apresentado o tema, não exatamente com a mesma sinopse [a Globo confirmou ter recebido a história]. Na época eu não conseguia emplacar novela. Eu sempre competia com gente que tinha feito 30 novelas, e eu não tinha feito nenhuma.



E como o tema vai aparecer na novela?
Vai ser um pano de fundo para todos os personagens. Todos os personagens são simbolicamente, de alguma forma, relacionados a essa questão. Temos desde a mocinha, que é uma estudante, líder do movimento estudantil, de uma família de comunistas, que se apaixona por um militar, um major, que é na verdade um democrata que fica contra o golpe militar, mas é também um cara que trabalha na inteligência do Exército, filho de um general da linha dura. Na trama central, a gente tem esse "Romeu e Julieta" que se passa na ditadura militar. São pessoas de famílias completamente antagônicas. Tem também o núcleo dos militares, onde vamos ter tanto os militares que ficam contra o golpe como os que ficam a favor. Tem militar até que morre defendendo a legalidade. Tem gente como o José Guerra que vai desertar para se juntar à guerrilha. Tem o núcleo dos artistas do teatro, que foi prejudicado pela ditadura no sentido de que havia muita censura. Houve espancamentos, bombas, houve confrontos com as pessoas da plateia para espantar os artistas durante o espetáculo. A gente vai ter também o núcleo dos estudantes na faculdade. Logo em 1964, foi proibida a atividade política estudantil. É simbólico que no primeiro dia do golpe houve o incêndio da União Nacional dos Estudantes. É nesse incêndio que eu situo o momento em que a Maria Paixão e o José Guerra se conhecem. Tem os guerrilheiros, as pessoas que vão para a luta armada, alguns são estudantes, outros não. Vai haver também uma advogada que vai soltar presos políticos. Tem o núcleo do jornal, da imprensa, que também foi muito censurada e teve muitos problemas na época da ditadura. Tem o pessoal do Dops [Departamento de Ordem Política e Social], com torturadores, com pessoas que atuaram brutalmente na repressão ao pessoal da esquerda principalmente no Brasil. Todos os personagens de certa forma estão ligados a esse tema. Vai ser a primeira novela que vai fundo nesse tema da ditadura, contando esse período da história do Brasil através desses personagens simbólicos. São todos ficcionais os personagens, mas são simbólicos. Assim como a Maria, houve muitos estudantes que foram para a guerrilha. O torturador é um torturador ficcional que eu estou criando, o delegado Aranha, mas ele corresponde a diversos torturadores reais que houve no Brasil.

A sua última novela original era de ação e tratava de mutantes. Como ocorreu essa mudança tão radical de temática?
Como eu tenho feito uma novela por ano desde 2004, o que eu tenho feito é diversificar o gênero para não correr o risco de me repetir. Depois de "A Escrava Isaura", que era de época, eu fiz "Prova de Amor", que era contemporânea. A seguinte foi uma novela de realismo fantástico, que foi "Mutantes". Seguindo esse raciocínio, agora era a vez de uma novela de época de novo para não correr o risco de falarem que lá vem outra novela cheia de fantasia e efeitos especiais. Estamos com quase 24 capítulos gravados e escrevendo o capítulo 33.



Por que você escolheu fazer uma adaptação na sua primeira novela no SBT?
Eu vinha exausto de 600 capítulos seguidos, corridos, de "Mutantes", divididos em três fases, mas numa estirada só, sem interrupção nenhuma entre elas. Eu estava bem no bagaço e o Silvio Santos me contratou para escrever uma novela por ano. Eu tinha que estrear uma novela em março de 2010. Eu sabia que ele tinha comprado os direitos do Vicente Sesso de "Uma Rosa com Amor", o Vicente Sesso autorizou a minha adaptação, e nós fizemos. Foi um período bom porque foi um mergulho na dramaturgia dele. Era uma comédia romântica deliciosa, leve, despretensiosa, teve uma audiência sempre crescente que alcançou os dois dígitos, então cumpriu o seu papel de ser uma primeira novela no SBT. Neste segundo momento, já tive tempo para me refazer, para pensar, para pesquisar, para poder propor essa novela original, para vir com gás, com fôlego de novo.

É mais gostoso quando a trama foi criada por você?
Foi delicioso trabalhar com o universo do Vicente Sesso, mas são realmente emoções diferentes. Ali, eu estava a serviço da dramaturgia dele, para contar a história nos dias de hoje. Agora, quando é uma história original sua você, sempre tem a responsabilidade de conduzir a história sozinho com as suas próprias pernas. Dá mais trabalho, mas tem também um prazer adicional.




Tem diferença entre fazer essa novela no SBT ou nas outras emissoras pelas quais você passou?
Sinceramente, com o Reynaldo Boury, eu me sinto como se estivesse na Globo. Temos estúdios ótimos, estou com um diretor que fez um monte de sucessos na TV Globo, um campeão de audiência, grandes atores, há muito tempo eu não tinha um elenco tão bom e eu tive uma facilidade muito grande de escalar. Estou muito afinado com o Boury. Eu sinto que eu tenho condições excelentes agora de fazer uma grande novela, como faria se estivesse em uma outra emissora. Não vejo diferença nesse sentido. Tenho condições tão boas de produzir a novela quanto se estivesse na concorrência. Talvez até melhor porque em outras emissoras talvez haja até mais interferência sobre a arte do que eu tenho sentido no SBT.

Foi noticiado que o orçamento da novela foi cortado por causa da crise no grupo Silvio Santos e que, por isso, foram cortadas gravações que ocorreriam em Cuba...
Não havia o plano de ir a Cuba. Não teve nada a ver com o [banco] Panamericano. O orçamento da novela é o mesmo, independente do que aconteceu com o banco. As pessoas criam muitas lendas. Não houve nenhum decréscimo de orçamento. Nós estamos fazendo uma novela que não precisa ir a Cuba. Alguns personagens da novela vão fazer treinamento de guerrilha lá, mas as cenas são grandes caminhadas pela mata. Eu não preciso ir a Cuba para produzir isso, eu posso fazer em um sítio no Brasil. Já era previsto dessa forma.

A novela não vai estrear pronta, como é costume no SBT, e houve uma mudança de direção na emissora. Foi um pedido seu?
É uma mudança no modo de fazer da emissora. Houve, sim, um diálogo com o Silvio Santos sobre esse assunto. Sobre a importância de a novela ser gravada ao mesmo tempo em que é exibida para poder reagir e interagir com a opinião do público, porque a gente tem a oportunidade de, se o público achar muito violenta, diminuir isso ao longo da exibição. Um casal deu muito certo, vamos aumentar. Esse tipo de coisa é muito positivo para o resultado e vamos ter essa oportunidade agora no SBT. A direção geral dessa novela é do Boury, o Del Rangel não tem nenhuma interferência sobre ela. Eles estão no mesmo nível, como diretores gerais de teledramaturgia. Hierarquicamente estão no mesmo nível. O Del cuida da novela da Íris, que não foi exibida ainda. Houve uma mudança de direção. É uma grande novidade. Estou muito feliz com os rumos que as coisas estão tomando. É muito importante ter essa fábrica de novelas em São Paulo.

A Record afirmou ter interesse em ter você de volta na emissora. Você aceitaria um convite para mudar de emissora?
A Record é um lugar aonde eu fiz a minha primeira novela como titular, fiz grandes sucessos, ajudei a montar o núcleo de teledramaturgia, ajudei a levar diretores, muitos autores, ajudei a intermediar e a propiciar essa ida deles, encontrei e garimpei talentos. Fiz todo um trabalho lá durante quase seis anos. Deixei muitos amigos. Mas eu tenho um compromisso para cumprir até 2013. Eu tenho três novelas para fazer. Além de "Amor e Revolução", tem uma novela em 2012 e outra em 2013. Esse compromisso eu vou cumprir o melhor que eu puder. Quero fazer o máximo de sucesso possível e imaginável porque é isso que vai me credenciar para qualquer discussão futura, seja com o SBT, que tem prioridade na minha renovação, é uma clausula do contrato. Se eu fizer muito sucesso, aí o Silvio Santos não vai querer me deixar sair. Vamos ver o que vai acontecer. Tem muito tempo até 2013. Vou estar fazendo 50 anos e até lá tenho tempo para analisar propostas. No momento, isso não está em discussão e eu nem poderia conversar sobre uma troca de emissora agora que eu vou estrear uma novela. Não está no momento em pauta para mim.

Já tem ideias para essas novelas que vão suceder "Amor e Revolução"?
Eu penso, mas muito à distância. Não tenho nada formatado ainda. Quando eu fizer isso, ainda tenho que ter uma aprovação do SBT. Isso também ainda nem entrou em pauta. Ainda não é o momento.











Graziella Schmitt será protagonista de "Amor e Revolução"


A atriz Graziella Schmitt será a protagonista de "Amor & Revolução", próxima novela de Tiago Santiago no SBT. Ela venceu a disputa pela vaga, que envolvia também as atrizes Vitoria Frate, Nina Moreno, Tatiane Goulart, Viviane Victorette, Dayane Mesquita e Suyane Moreira.

Na trama, que começa a ser gravada em janeiro, Graziella será Maria, uma líder estudantil que entrará na luta armada contra a ditadura.

O ator Claudio Lins será o mocinho da novela, que ainda conta no elenco como nomes como Luciana Vendramini, Cacá Rosset, Fábio Villa Verde, Lúcia Veríssimo, Jayme Periard e Nico Puig.

"Amor & Revolução" tem estreia prevista para abril no SBT.









Atriz Lúcia Veríssimo terá o maior salário da próxima novela do SBT
Atriz revelou que andava armada durante o regime militar
Lúcia Veríssimo vai ser a estrela de primeiro time da próxima novela do SBT. A atriz vai ter o salário mais alto do elenco de "Amor & Revolução", de Tiago Santiago. Ela também vai ter camarim exclusivo.

A atriz Lúcia Veríssimo, que interpretará a guerrilheira Jandira na nova novela do SBT, “Amor e Revolução”, conta que não precisou fazer laboratório para aprender a lidar com armas. A personagem será da luta armada e participará de sequestros.

A trama abordará o período da ditadura e a atriz explica que viveu esse período. “Eu me formei em tiro em 1989. Naquela época, era muito barra pesada a quantidade de gente que me abordava na rua. E eu tinha mania de, ao acordar com insônia, ir sozinha para a minha fazenda de madrugada. Então, meu advogado me mandou andar armada. Fiz isso por um longo período. Tinha porte federal”, contou.

Segundo o jornal Extra, isso acontecia porque a família de Lúcia era de esquerda, e o regime militar a perseguia.

"Amor Revolução" é de autoria de Tiago Santiago e estreia na próxima terça (5) no SBT, a partir das 22h15.






Autor José Louzeiro prepara livro sobre a proibição da novela "O Marajá" por Collor na TV Manchete


O autor José Louzeiro prepara um livro sobre os bastidores da proibição de sua novela “O marajá”, que seria exibida pela Manchete em 1993. A trama contava com humor a trajetória de Fernando Collor e foi impedida de ir ao ar poucas horas antes da estreia. Mesmo sem ter visto nenhum capítulo do folhetim, o ex-presidente conseguiu impedir na Justiça a exibição, num caso claro de censura prévia. Ele teria se sentido ofendido pelo que nunca viu. Depois disso, as fitas sumiram. “A novela se perdeu em trambiques, com muito dinheiro envolvido. Acho que nunca veremos essa história”, diz Louzeiro.

Um dos detalhes revelados no livro é que o próprio departamento comercial da emissora, segundo Louzeiro, ajudou a boicotar a novela. Sem que os autores nem o diretor da história (Marcos Schetman, que dirige hoje “Caminho das Índias”) fossem consultados, foi posta no ar uma chamada de “O marajá” , considerada, mesmo nos dias de hoje, muito forte. Nela, uma enfermeira levava numa bandeja de prata supositórios com cocaína para o ex-presidente. A chamada foi o que alertou Collor, que logo depois entraria com uma ação para impedir a exibição da novela.



A novela "O Marajá" estrearia em 26 de julho de 1993. A história era baseada na vida do recém deposto presidente Fernando Collor de Mello. Seria uma estratégia para chamar a atenção do público, tendo como foco um fato ainda "fresco" na memória do telespectador. Segundo a direção da trama, seria uma espécie de novela-reportagem, que contaria todo o escândalo da presidência em forma de sátira. A autoria estava a cargo de Regina Braga e José Louzeiro, e o elenco trazia nomes como Julia Lemmertz, Alexandre Borges, Antônio Pitanga, José Dummont e Angela Leal. A direção seria de de Marcos Schechtman.

Os protagonistas da história seriam interpretados por Hélcio Magalhães e Vânia Bellas, vivendo respectivamente "Elle" e "Ella", em alusão ao casal Collor.

Antes da novea estrear, Fernando Collor de Mello conseguiu liminar na justiça que impedia a veiculação da história. A Manchete, visando não ter ainda maior prejuízo com o episódio, começou às pressas a produção de "Guerra Sem Fim", com a mesma equipe e o mesmo elenco que produzia "O Marajá".

ESCÂNDALO TRÊS ANOS DEPOIS

Após a morte de Pedro Collor, as fitas da novela desapareceram dos arquivos da Manchete. O escândalo foi denunciado pelo jornal "A Folha de São Paulo". Pedro Jack Kapeller, então presidente da Manchete, afirmou, na época, que Adolpho Bloch teria guardado as fitas em local seguro no momento que a novela foi censurada, em 1993.

Atualmente Hélcio Magalhães trabalha como fotógrafo, pois diz que sua carreira de ator fora muito prejudicada com as comparações ao ex-presidente.










Após baixas, Globo dá troco e contrata atores da Record

Lavínia Vlasak (dir.) em cena de "Insensato Coração", contracenando com Paola Oliveira, Lázaro Ramos (centro) e Petrônio Gontijo
A Globo anunciou, recentemente, a contratação dos atores Rômulo Arantes Neto e Maria Cristina Ribeiro que, até 2010, pertenciam ao elenco da Record.

O grupo veio somar-se a Petrônio Gontijo, Lavínia Vlasak, Tuca Andrada e Gabriel Braga Nunes, outros nomes que, no ano passado, migraram da emissora paulistana para a carioca.

Nos últimos cinco anos, a Globo se acostumou a perder parte de seu elenco para a Record, que, investindo em dramaturgia, contratou figuras de relativa importância, como Leonardo Vieira, Patrícia Travassos e Marcelo Serrado (que deve anunciar seu retorno à emissora dos Marinho na próxima semana).

Em 2011, a Record ainda contratou Betty Lago, Paulo César Grande, Beth Goulart e Mel Lisboa, todos oriundos da Globo.

O movimento inverso, no entanto, é novo. Para Mari Lobo, agente de Gabriel Braga Nunes --que voltou à Globo como protagonista de "Insensato Coração"--, isso ocorre em função do amadurecimento do mercado: "Antes apenas a Globo tinha banco de atores. Agora, a Record tem o seu. Uma hora os contratos acabam e as pessoas mudam de emissora".

Mari conta que Braga Nunes assinou com a Globo em menos de 24 horas: "O contrato com a Record estava aberto, porque ele pretendia morar alguns meses no exterior". Ela admite que, em termos de exposição, a troca foi positiva: "A Globo tem mais projeção no mercado publicitário, mas a Record cuida bem do seu 'casting'".

A tese é endossada por Marcus Montenegro, sócio da agência Montenegro e Raman, que empresaria 60 atores da Globo e 40 da Record: "Antigamente a Globo dominava o mercado. Hoje, a disputa é mais agressiva. A Record tem um banco de atores que não pode ser ignorado". Montenegro acredita que o movimento de retorno é positivo para os atores. "Eles saíram da Globo, tiveram papéis importantes, ganharam visibilidade e voltaram em uma situação melhor."

Hiran Silveira, diretor de teledramaturgia da Record, vê apenas uma coincidência. "Cada contrato acontece por uma razão específica, e o conjunto dá ideia de um movimento estruturado." Ele explica: "O Gabriel Braga Nunes, por exemplo, não tinha contrato de longo prazo conosco, porque não era do interesse dele. Estava livre e calhou de a Globo precisar de alguém para substituir o Fábio Assunção". Quanto a Tuca Andrada, ele diz que o ator pedia "um salário que não podíamos oferecer. Também estava disponível no mercado". Silveira aponta que em nenhum dos casos houve quebra de cláusulas contratuais. Procurado pela reportagem, Érico Magalhães, diretor da Central Globo de Pesquisa e RH, não deu resposta até o fechamento desta edição. A emissora declarou, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que "o Brasil está repleto de talentos e a Rede Globo está atenta a todos eles".






Gabriel Braga Nunes fica entre a vida e a morte em “Insensato Coração”


Cenas do seqüestro dele e do pai, interpretado por Antônio Fagundes, vão ao ar a partir de quinta


O vilão Léo, vivido por Gabriel Braga Nunes, vai parar no hospital na trama de "Insensato Coração" (Globo). Ele vai tentar recuperar o dinheiro que roubou de Norma (Glória Pires), mas será seguido pelo pai, Raul (Antônio Fagundes). Surpresos com a chegada dos dois, o bando comandado por Afrânio (Nelson Diniz) vai render e ameaçar ambos.
Tanto pai quanto filho ficarão machucados, mas Léo é que vai ficar mais ferido, chegando inclusive a perder os sentidos. Eles serão abandonados em uma rua deserta e Raul vai chamar ajuda para levar o filho ao hospital.
Ao chegar lá, os médicos informam que o estado dele é grave. As cenas vão ao ar a partir de quinta-feira, 17.






Núcleo gay da novela esquenta debate sobre o preconceito

Seis personagens homossexuais movimentam a trama de "Insensato coração", a nova novela da TV Globo. Para o jornalista Irineu Ramos Ribeiro, autor do livro A TV no armário, a emissora assumiu explicitamente a defesa contra a homofobia e a intolerância, embora ainda cometa alguns equívocos.

A nova novela da TV Globo, "Insensato coração", promete incendiar ainda mais os debates em relação ao preconceito contra homossexuais. A participação de seis personagens gays vai movimentar a trama de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, que pretendem abordar o assunto de forma crítica, tratando também da homofobia por meio do personagem Kleber - interpretado por Cássio Gabus Mendes -, um jornalista que tem conflitos com seu editor, um jovem gay. "A mídia tem um papel determinante na formação da identidade", afirma o jornalista Irineu Ramos Ribeiro, autor do livro A TV no armário - A identidade gay nos programas e telejornais brasileiros (134 p., R$ 34,90), das Edições GLS. Para ele, a emissora assumiu explicitamente a defesa contra a homofobia e a intolerância, embora ainda exagere nos clichês e aborde de maneira equivocada algumas questões relacionadas às diferenças sexuais.

Baseando-se no pensamento de Michel Foucault e noções da teoria queer, ou teoria do estranhamento, o autor comprova que a televisão brasileira acaba transmitindo valores negativos, depreciativos e caricatos quando o assunto são os gays. No capítulo do livro "No entretenimento, no humor e na telenovela", ele analisa diversos aspectos do tratamento dado aos gays nos programas e nas telenovelas, demonstrando as diversas formas pelas quais o preconceito é estimulado. Fala sobre o programa Beija Sapo apresentado, em 2006, por Daniella Cicarelli, na MTV Brasil, sobre capítulos da série Sob Nova Direção e o humorístico Zorra Total, da TV Globo, avaliando a atuação de personagens gays, e destaca o último capítulo da novela "América", também da TV Globo, em que o ator Bruno Gagliasso viveu o personagem Júnior, com orientação homossexual.

Fruto de ampla pesquisa, desenvolvida durante dois anos, incluindo também a observação de toda a programação de TV, a obra abre caminhos para problematizar a maneira pejorativa como a comunidade LGBT é retratada na telinha. Ribeiro mostra, em quatro capítulos, que os meios de comunicação ainda precisam percorrer um longo caminho para retratar as diferenças de gênero, ajudando a reafirmar a identidade gay e a construir um mundo onde a diversidade seja respeitada. "A TV tem dificuldade de se pautar por abordagens que informam sobre a amplitude que o tema sexualidade implica. A consequência disso é que acabam se restringindo à reprodução de enfoques que estimulam o preconceito", complementa o autor.

Ao longo da obra, o autor discorre sobre o limiar dos gêneros, abordando questões como ambiguidade, identidade, sexualidade e formas de pensar. Fala sobre o desenvolvimento das identidades sexuais "proscritas" no decorrer do século XX e as relações de poder na mídia televisiva. Faz um breve histórico do movimento homossexual no mundo e de algumas de suas lutas até chegar à década de 1970, quando o gênero passa a ter uma conotação social ampla. "O conceito de gênero se refere à construção social e cultural que se organiza a partir da diferença sexual", revela o autor.

O livro traz ainda um breve relato histórico do surgimento da TV no Brasil e o levantamento da cobertura jornalística televisiva da Parada do Orgulho Gay de São Paulo. Em seguida, o autor examina alguns programas humorísticos que tratam o gay com escracho, um game show que perde a oportunidade de esclarecer que a diferença é saudável e uma novela que acaba apelando para o sentimentalismo na hora de retratar o amor homossexual. "Procuro demonstrar as sutis abordagens em que o preconceito é estimulado e impede a existência de um mundo onde a diferença seja respeitada", explica o autor.

"Ribeiro tem a rara capacidade de expor as inclinações preconceituosas e reforçadoras de preconceitos que as emissões de TV disseminam em relação aos homossexuais sem cair na tentação de enxergar nisso uma conspiração dos setores dominantes da sociedade. Ele entende a dinâmica da indústria cultural e não a acusa de intenções diabólicas", afirma Carlos Eduardo Lins da Silva, ex-ombudsman da Folha de S.Paulo, que assina o prefácio da obra.

O autor

Irineu Ramos Ribeiro é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), pós-graduado em História pela mesma instituição e mestre em Comunicação pela Universidade Paulista (Unip). É membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Comportamento e Sexualidade (CEPCoS), organização não governamental ligada às questões de gênero e sexo. Integra ainda o Grupo de Estudos "Estética, Mídia e Homocultura" da Universidade de São Paulo (USP). Apresenta trabalhos acadêmicos em diversos congressos e simpósios nacionais e é palestrante da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (Cads), órgão vinculado à Secretaria de Participação e Parceria da Prefeitura de São Paulo, no qual desenvolve trabalhos de capacitação nas questões de gênero, sexualidade, mídia e educação com professores da rede pública.










TV POR ASSINATURA




Viva faz um ano com Chacrinha

A buzina do Chacrinha vai voltar a tocar na TV em maio.
É quando o canal pago de reprises Viva terá parte de seu horário nobre reservado a programas clássicos da TV brasileira, para comemorar um ano no ar.
Entre as atrações do aniversário estão "Cassino do Chacrinha" e os primeiros episódios do "Vídeo Show" e do "Casseta & Planeta".
O canal quer levar ao ar vários episódios de cada atração, um a cada dia da semana, ao longo de todo o mês.
As minisséries "Anos Dourados" e "Anos Rebeldes" também entrarão na grade em maio, mas ainda não têm horário definido.









Design no GNT

O tema design vem ganhando cada vez mais destaque na mídia. Seja em novelas, como a história do designer André Gurgel (Lázaro Ramos), ou em programas especializados, como o novíssimo "Nos trinques", que estreia dia 24 (quinta), às 21h, no GNT.

O novo programa pretende mostrar o quanto a arquitetura e o design estão presentes na vida cotidiana dos brasileiros. Apresentado pelo arquiteto Guto Requena, a ideia é aproximar tendências e conceitos da vida das pessoas. Com dicas e serviços, “Nos Trinques” vai abordar de forma bem-humorada os mais variados temas, passando por iluminação, cores, materiais, “faça você mesmo”, sustentabilidade e brasilidade, abordados de forma instigante e bem-humorada.
Guto também vai conversar com nomes consagrados e desconhecidos do mercado no Brasil. "O programa é um sonho antigo, estou honrado em ser a voz do novo design. Ele vai mostrá-lo na prática, sem mistérios, sem “frufrus”. E que não é apenas coisa cara pra gente rica, mas está presente na vida de absolutamente todo mundo, sem exceção", conta o entusiasmado Guto.












DESTAQUES MTV BRASIL

ACESSO MTV, com Marimoon e Titi

Marimoon e Titi continuam diariamente na MTV contando as maiores novidades do mundo pop para o público jovem e interagindo diretamente – e ao vivo – via telefone, twitter, skype, facebook, apps de celular e todas as tecnologias de um futuro próximo! Na próxima semana a audiência vai acompanhar a estreia dos novos clipes: Justin Bieber feat. Jaden Smith – “Never Say Never” (21/03), Jessie J – “Do It Like A Dude” (22/03) e Nicki Minaj feat. Drake - Moment 4 Life (23/03)

Acesso MTV
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 13h
Duração: 1h
Reprises: segunda a sexta, às 18h





BATALHA DE CLIPES


De segunda a sexta a audiência poderá interferir na programação da MTV no Batalha de Clipes e escolher qual é o próximo clipe da parada votando por SMS.

Batalha de Clipes
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 14h
Duração: 45 minutos






PLAYLIST

Internautas criam seus playlists através do Portal MTV e a emissora exibe estas programações musicais personalizadas pela audiência.

Playlist
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 15h45
Duração: 45 minutos





TOP 10 MTV, com Ellen Jabour

Ellen Jabour, a musa do Top 10 da MTV, apresenta a consagrada parada diária dos clipes mais votados pela audiência através do Portal MTV.

Top 10 MTV
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 19h30
Duração: 1h
Reprise: terça à sábado, às 12h






NA BRASA, com China

China comanda o Na Brasa, o programa da música nacional da MTV. Nessa semana no quadro “Disco da Semana” China vai tocar e falar sobre o “Tábua de Esmeraldas”, do Jorge Ben.

No dia 21/03, o VJ receberá Karina Buhr e Dengue, participantes do primeiro Grêmio Recreativo MTV que estarão no programa pra contar como foi a gravação do show e os ensaios. Ainda nesse dia o programa vai mostrar como foi o show do Macaco Bong com o Emicida.

No dia 23/03 é dia de receber o convidado Otto que estreia seu novo clipe, "Crua".

A banda Do Amor virá ao programa no dia 24/03 para mostrar como andam as gravações do seu novo clipe e dia 25/03 o programa receberá mais duas bandas indicadas a “Aposta MTV”

Além disso, tem estreia do clipe novo da Tiê e todo dia China fala com alguém da audiência que, inclusive, escolher um clipe para rolar na hora no programa.

Na Brasa
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 20h30
Duração: 45 minutos
Reprise: segunda a sexta, às 2h30 e terça à sábado, às 10h30





FURO MTV, com Dani Calabresa e Bento Ribeiro

Credibilidade, imparcialidade e o lado mais sem noção de tudo o que acontece no Brasil e no mundo, a audiência confere no Furo MTV. Dani Calabresa e Bento Ribeiro continuam no comando do telejornal mais escrachado e verdadeiro da televisão brasileira e Gui Santana, do elenco do Comédia MTV, ficará encarregado de matérias especiais.

Furo MTV
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 21h30
Duração: 30 minutos
Reprise: segunda a sexta, às 0h





BIG AUDIO, com Chuck

Chuck comanda o Big Audio MTV, programa que é a casa da música internacional na MTV onde só toca “as últimas dos maiores” somados a clássicos e hits.

Nessa semana Chuck entrevista a Cyndi Lauper e, motivado pelo disco de blues que a cantora lançou, pergunta no Fórum da semana: qual artista/banda deveria mudar o próprio estilo?

Tem ainda estréia do REM e o líder dos Gorillaz faz aniversário na quarta e o Big Audio é todo dedicado a ele.

Big Audio
Dia: 21 a 25/03
Exibição: segunda a sexta, às 23h30
Duração: 30 minutos
Reprise: segunda a sexta, às 2h e terça à sábado, às 11h30






INFORTÚNIO, com Funérea

Nesta semana Funérea recebe o renomado chef de cozinha Alex Atala. Dono do "D.O.M. Restaurante", reconhecido como um dos melhores do mundo, Atala bate um papo sobre música, movimento punk e é claro, comida. Funérea, que não é apegada a nenhum prazer da vida, até se interessa em experimentar os pratos do chef, principalmente depois que ele apresenta a receita da "Torta de Caqui" que Fudêncio prepara com todo o carinho. Para audiência assitir com papel e caneta na mão!

Infortúnio
Dia: 22/03
Exibição: terça, às 22h45
Duração: 15 minutos
Reprises: quarta, à 1h15 e sábado, às 22h






IT MTV, com Caroline Ribeiro

No programa que vai ao ar na próxima quarta-feira a top e VJ Carol Ribeiro vai na NK Store com o stylist Yan Acioli que é o responsável pelo estilo de celebridades como Sabrina Sato, Claudia Leite e Kaká. Lá ela faz uma entrevista com ele sobre o dia-a-dia, desafios e curiosidades sobre a profissão e ele ainda vira stylist da Carol por um dia.

Carol vai mostrar também a tendência do color blocking, muito forte nos últimos editoriais das revistas gringas e nas passarelas do Brasil e do exterior, e veste alguns looks produzidos pelo stylist Fabrício Maia.

Jana Rosa investiga com os fashionistas como seria a personalidade fashion do novo signo do zodíaco, o Serpentário e mostra também alguns esmaltes exóticos da temporada com a ajuda da editora de beleza da Vogue, a Vic Ceridônio.

No quadro “Dúvida de Moda”, Susana Barbosa, editora da Elle, responde a uma dúvida da apresentadora, blogueira e DJ Julia Petit.

IT MTV
Dia: 23/03
Exibição: quarta, às 23h
Duração: 30 minutos
Reprise: sexta, às 17h30 e sábado, às 18h30






ADNET AO VIVO, com Marcelo Adnet

Adnet ao vivo é um programa de humor em tempo real. Marcelo se apropria das redes sociais, webcam, telefone e até fax para dialogar com pessoas de todo tipo sobre os assuntos mais quentes e também sobre os menos falados. A matéria-prima é a notícia, a informação, mas o produto final é sempre o humor, que se manifesta em VTs que são finalizados ao vivo, com Adnet fazendo dublagens, imitações e músicas em sincronia com sons e imagens pré-editadas. No segundo bloco, a atração terá a participação de um convidado e durante a entrevista perguntas e comentários da audiência podem surgir em qualquer uma das plataformas e o participante tem a oportunidade de interagir com Marcelo Adnet e seus convidados. No programa que vai ao ar na próxima quinta-feira o entrevistado será Raquel Pacheco, a Bruna Surfistinha.

Adnet ao Vivo
Dia: 24/03
Exibição: quinta, às 22h
Duração: 45 minutos
Reprise: sábado, às 20h45 e segunda, às 0h30






TOP MUNDI, com Didi

No Top Mundi desta semana, Didi fuçou nas MTVs do mundo inteiro para mostrar os dez clipes mais bombados do planeta e, de quebra, ele ainda mostra as curiosidades da programação dos nossos colegas gringos. Desta vez, o programa escolhido é um seriado peculiar da MTV Latina chamado “Niñas Mal” e audiência vai conhecer também o “K-pop”, a música pop da Coréia do Sul.

Top Mundi
Dia: 25/03
Exibição: sexta, às 22h
Duração: 1h
Reprise: domingo, às 12h






QUINTA CATEGORIA, com Paulinho Serra, Tata Werneck e Rodrigo Capella

O trio de Deznecessários formado por Tatá Werneck, Paulinho Serra e Rodrigo Capella já voltaram com o Quinta Categoria em 2011 e muito gás.

Novos jogos, novos desafios, novos convidados, muito mais piada e, como não podia faltar, muito mais música também. O convidado do Quinta desta semana (26/03) é o versátil Daniel Zanella do grupo de improviso Protótipo.

Quinta Categoria
Dia: 25/03
Exibição: sábado, às 20h
Duração: 45 minutos
Reprise: domingo, às 18h45 e segunda às 16h30




GOO, com Gaía Passarelli

Gaía comanda esse programa especializado em novas tendências musicais, totalmente dedicado a música que aponta para o futuro e que certamente a audiência vai conhecer antes na MTV. No programa dessa semana a VJ vai falar sobre novas bandas australianas, com destaque para o Tame Impala e o Cut Copy, este último confirmou show no Brasil para breve. O programa também aborda a carreira musical do cineasta David Lynch, listando as melhores trilhas sonoras de seus filmes (sempre compostas pelo parceiro Angelo Badalamenti) e mostrando as recentes músicas que o próprio David compôs, gravou e cantou. Vai rolar também uma entrevista com o Pedro, da banda Holger, e a Naná Rizinni, artistas que participarão da edição 2011 do festival South By Southwest, em Austin/Texas. Aliás, Gaía está neste momento no South By Souhwest e os programas Goo de 02 e 09 de abril serão especiais sobre o festival deste ano.

Goo
Dia: 26/03
Exibição: sábado, às 23h
Duração: 30 minutos
Reprise: domingo, às 2h e quarta, à 1h30






EXTRATO MTV, com Gaía Passarelli, China e Chuck

Todo domingo Gaía, China e chuck vão se encontrar para apresentarem 1h de programa sobre um tema musical comum à vida de todos. Nessa semana eles vão passar a limpo a carreira dos “sujinhos” do Strokes que, depois de 5 anos sem estrear nada novo, acabaram de lançar “Angles”, o quarto disco da banda.

Extrato MTV
Dia: 27/03
Exibição: domingo, às 23h30
Duração: 1h
Reprise: domingo, às 3h

Um comentário:

Anônimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ acheter viagra
http://commanderviagragenerique.net/ viagra generique
http://viagracomprargenericoespana.net/ comprar viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ acquistare viagra