terça-feira, 1 de março de 2011

LITERATURA

Evento multimídia ABRIL PARA LEITURA homenageia datas comemorativas relacionadas ao Livro em abril

Abril é um mês repleto de datas comemorativas relacionadas ao livro e à leitura: dia 02 é o dia internacional do livro infanto-juvenil; dia 18, o dia nacional do livro infantil; e 23, o dia mundial do livro.

Por isso, no próximo mês de abril, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) realizará, com entrada franca, o evento multimídia ABRIL PARA LEITURA. A programação abrange peças de teatro adulto e infantil, um espetáculo cênico-musical, curso de apreciação de arte, oficina de formação artística, palestras/debates, passeios no Trenzinho da História, exibições de curtas-metragens, contação de histórias e uma Tenda Poética, entre outras atividades.

A programação tem início já no dia 1º (sexta-feira), com a apresentação da peça “Ensaio para um silêncio”, com o grupo Expressões Humanas e direção de Herê Aquino, às 15 horas e às 18h30. Livremente inspirado na obra “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector, o espetáculo é uma tentativa da captar a essência do silêncio que penetra o vazio do ato da criação. A peça se desenvolve através do jogo entre criador e criatura e dos diversos “eus” que duelam na criação dos personagens. O espetáculo será reapresentado no dia 15 (sexta-feira), nos mesmos horários. Classificação indicativa: 12 anos.

No dia 8 (sexta-feira), às 15h e 18h30, outro espetáculo: “Algumas histórias de amor”, dirigido e encenado por Edivaldo Batista e Paula Yemanjá. Livremente inspirado em contos de Marina Colasanti e Nelson Rodrigues. Uma mulher espera o marido ausente, outra que se empanturra de comida para deleite do marido. Um marido infiel, atormentado pela esposa e pela amante. Uma esposa que abandona o lar. Em comum, sentimentos e relações discutidas à luz de uma bela refeição. Classificação indicativa: 14 anos.



Programação infantil


No domingo (dia 3), quando se desenrola a programação infantil do CCBN-Fortaleza, será apresentado o espetáculo “Livrolândia – o Reino da Leitura”, às 11h e às 17h, com a Cia. Camarim de Teatro e direção de Davidson Caldas. A peça conta a saga de um rei que se cansou de ler histórias e decidiu lançar um concurso em seu reino para a pessoa que tivesse a voz mais bonita e soubesse ler bem. O espetáculo será reapresentado no dia 17 (domingo), nos mesmos horários e local, e no dia 30, às 17h30, no Centro Cultural Patativa do Assaré (av. B, 701), no Conjunto Ceará, dentro do programa Arte Retirante.

No dia 10 (domingo), será a vez de “Em cada canto um conto”, com o grupo potiguar Carmim e direção de Rogério Ferraz, também às 11h e 17h. É um espetáculo lúdico e musical que trata da narração de histórias e brincadeiras populares. As histórias ressaltam valores como lealdade, trabalho em equipe e honestidade, entre outros.

A oficina de arte “Animais inventados de biscuit” parte da leitura do livro “O coelhinho esquisito descobriu que é bonito” para estimular as crianças a criar animais imaginários com as peças de biscuit. Tendo como facilitadora Alexandra Feliciano, a oficina dispõe de 20 vagas gratuitas, e acontecerá nos dias 03, 10 e 17, às 11h30. Classificação indicativa: 5 anos.

No Trenzinho da História, crianças de até 12 anos e seus acompanhantes passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza, conhecendo as principais praças e monumentos históricos da região. Haverá uma parada de 20 minutos na Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel. Os passeios acontecerão nos dias 03, 10 e 17, às 10h30 e às 15h. São 60 vagas gratuitas disponíveis em cada passeio.

Dentro dessa programação infantil alusiva ao livro e à leitura, acontecerá, ainda, a contação de histórias “Marcelo, Marmelo, Martelo”, baseada no livro homônimo da escritora de literatura infantil Ruth Rocha. Na história, um simpático menino muito curioso passa a questionar o nome e o sentido das coisas. Dias 3, 10 e 17, às 16 horas.



Tenda Poética, Clube do Leitor, curso, oficina e curtas


No período de 05 (terça-feira) a 07 (quinta-feira), de 14h às 18h, acontecerá o curso de apreciação de arte “Fortaleza das Letras: a Cidade na Literatura”, ministrado pelo professor Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra. O curso visa apresentar poemas, trechos de contos, romances e crônicas da literatura cearense, que enfocam Fortaleza, no mês do aniversário da cidade. Realizadas na recepção do CCBN-Fortaleza, as inscrições são gratuitas.

Por sua vez, a oficina de formação artística “Laboratório de produção literária” acontecerá no período de 12 (terça-feira) a 15 (sexta-feira), de 14h30 às 18h30. Com 25 vagas disponíveis, a oficina visa vivenciar a criação literária de narrativas, através de conhecimentos teóricos e exercícios práticos de escrita artística.

O Clube do Leitor é um programa onde as pessoas se encontram para participar de um grupo e compartilhar novas leituras e conhecimentos. No ABRIL PARA LEITURA, o Clube do Leitor acontecerá nos dias 12 e 26, em dois horários: de 12h às 13h, e de 18h às 19h.

A programação especial exibirá quatro filmes de curta-metragem cujo foco é a literatura, em dois sábados (dias 16 e 30), a partir das 10h30. Os títulos a serem exibidos são os seguintes: “Memórias de papel”, “Como comer um elefante”, “Pedreiro literário” e “Nosso livro”.

A Tenda Poética serão dois dias de evento com performances poéticas, rodas de leitura, leituras dramáticas e Mostra de Poesia Falada. O público poderá inscrever sua poesia e apresentá-la no palco do CCBN-Fortaleza. Dias 19 e 20 (terça e quarta-feira), das 14h às 18h. Inscrições gratuitas no período de 05 a 15 de abril, na recepção do Centro Cultural.



Literatura em Revista, Troca de Ideias e Arte Retirante

No Literatura em Revista, programa de apreciação e difusão literária, as escritoras Érica Zíngano e Roberta Ferraz falarão e conversarão sobre o livro “fio, fenda, falésia”, que as duas escreveram em parceria com Renata Huber. A palestra/debate acontecerá no dia 19 (terça-feira), às 18h30.

Em outra edição do Literatura em Revista, o poeta Ítalo Rovere rememorará, em prosa e verso, as viagens que fez para a Índia em 1989, 1990, 1991 e 1997, para encontrar-se com a Madre Teresa de Calcutá, com quem conviveu e trabalhou. Em 2010, Madre Teresa teria completado 100 anos de nascimento, se fosse viva. Intitulada “De Fortaleza a Calcutá”, a palestra/debate acontecerá no dia 30 (sábado), às 18 horas.

Livre adaptação do conto “A menina dos brincos de ouro”, recolhido da cultura popular pelo folclorista Câmara Cascudo, a peça homônima será apresentada no dia 23 (sábado), às 19h30, no Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra (rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro), em Guaiúba, dentro do programa Arte Retirante. No enredo, Maria do Socorro é filha de uma lavadeira e sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, o “velho do saco”, homem inescrupuloso que a obriga a cantar em troca do seu belo par de brincos de ouro.

Também dentro do programa Arte Retirante, o espetáculo cênico-musical “Diferente olhar infinito”, do grupo N Infinito, será apresentado em Limoeiro do Norte, no Teatro Municipal daquela cidade, no dia 28 (quinta-feira), às 19h30. Num encontro com a literatura, o espetáculo conta a história de um homem que via as cores com sabor de frutas e sabor de terra. “Diferente olhar infinito” é um convite à imaginação e à transformação do nosso olhar e provoca uma indagação: “a gente vê fora o que se é por dentro?”.

O programa Troca de Ideias abordará, no dia 26 (terça-feira), às 18h, a obra e a vida do artista visual Efrain Almeida, cearense radicado no Rio de Janeiro. O artista conversará com a plateia sobre sua trajetória artística e história de vida. Além disso, lançará o livro “Efrain”. Seus trabalhos afirmam o caráter autobiográfico de sua produção, que levanta questões relacionadas à natureza do sertão nordestino, ao corpo, à sexualidade e à religião.







Escritora de 26 anos é milionária com obras no Kindle


A escritora americana de 26 anos Amanda Hocking já ganhou milhões de dólares com vendas de livros no Kindle. Ela já foi classificada em alguns blogs como primeira escritora "indie" campeã de vendas. As informações são do site Business Insider .

A jovem escritora de ficção não está ganhando pouco dinheiro. Ela ganha 70% da receita dos mais de cem mil livros que vende por mês. O preço, no entanto, é camarada. Variam de US$ 0,99 a US$ 3. Essa é exatamente a estratégia de Amanda para ganhar mais: vender com pouca margem, mas ganhar em volume.

Amanda, residente do estado de Minnesota, é a primeira autora a ser best-seller no Kindle sem ter publicado outros livros com grandes editoras antes da existência do dispositivo, ressalta o Business Insider . Ela já escreveu 19 livros e diz em seu blog já ter vendido 900.000 cópias.

Nenhum comentário: