terça-feira, 1 de março de 2011

CINEMA CEARÁ

21° Cine Ceará abre inscrições para mostras competitivas de longa e curta metragem

Já estão abertas as inscrições para as mostras competitivas da 21ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero Americano de Cinema. O evento, que este ano terá a temática “Religião e Religiosidade no Cinema”, será realizado em Fortaleza, entre os dias 8 a 15 de junho, no Theatro José de Alencar; e em Juazeiro do Norte de 9 a 16 do mesmo mês, no Memorial Padre Cícero. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site www.cineceara.com. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 10 de abril. A seleção dos filmes e vídeos será feita por uma comissão nomeada pela direção do Festival. A organização do Festival se comunicará com os responsáveis pelos filmes e vídeos selecionados até o dia 16 de maio.

Para a Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, podem concorrer filmes em formatos profissionais (16mm, 35mm, ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), com duração mínima de 70 minutos, que devem ter sido concluídos a partir de 2009 por produtores e/ou diretores ibero-americanos (países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha). O vencedor na categoria de melhor longa-metragem receberá o troféu Mucuripe e um prêmio de US$ 10 mil (dez mil dólares). Também receberão troféu os vencedores de longa-metragem nas categorias: direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz e prêmio da crítica ao melhor filme.

Já na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem podem concorrer trabalhos de produtores e/ou diretores brasileiros ou radicados no Brasil há mais de três anos. Os filmes devem ter duração máxima de 20 minutos, em qualquer formato (16 mm, 35mm ou vídeo com no mínimo 700 linhas de resolução), nos gêneros animação, ficção, documentário ou experimental. Os trabalhos enviados devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2010 e não terem participado de processos seletivos nas edições anteriores deste Festival. Serão premiadas com o troféu Mucuripe as produções nas categorias: melhor curta, direção, roteiro, produção cearense e prêmio da crítica.

O 21° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

• 21º Cine Ceará – Inscrições para as Mostras Competitivas de Longa e Curta Metragem
De: 1º de março a 10 de abril
Onde: www.cineceara.com








Cinco histórias compõem o vídeo "Fortaleza em Todos os Sentidos"


Cinco histórias selecionadas vão mostrar a cidade de Fortaleza através dos cinco sentidos. As propostas, escolhidas por uma comissão, fazem parte do Edital que o Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil mantido em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) lança anualmente para comemorar o aniversário de Fortaleza.

Este ano o tema Fortaleza em Todos os Sentidos apresenta a cidade através do olfato, visão, paladar, audição e tato. O vídeo será lançado no dia 12 de abril, ás 19h, na Vila das Artes e exibido no dia 13, durante as festividades de aniversário da cidade. A proposta inclui também mostra itinerante em diversos espaços públicos.

Os selecionados foram: Dayse Beatriz Barreto de Oliveira que mostrará a cidade pelo paladar com “Fortaleza de Hwasong”. O vídeo traz a miscelânea cultural com foco na cultura coreana e como membros dessa cultura adotam traços da cultura local e como ela se difunde entre os moradores. Uma troca entre yakissoba e tapioca. Roger Quentin Pires apresentará em “Riozinho” as sensações sonoras a beira do Rio Cocó, na região do bairro Caça e Pesca. Alexandre Alves da Silva propõe uma “Fortaleza Além dos Sentidos” que invade o microcosmo da visão. Israel Castelo Branco Bento fará um mergulho no “Cheiro da Cidade” e Geovana Correa Nunes apresentará o tato na “Feira dos Abraços”.

Os participantes serão orientados pelo cineasta Armando Praça numa oficina técnica que acontecerá na próxima semana na Vila das Artes. O início das gravações está previsto para o dia 26 de março. A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. O projeto é um presente para a cidade e uma forma de preservar a memória do cotidiano, revelar sua pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a própria história que se funde a história de Fortaleza.

Serviço:
Divulgação dos roteiros selecionados para o vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, que comemora os 285 anos da cidade. A Vila das Artres fica na Rua 24 de maio, 1221, Centro. Informações pelo 3252-1444. 15\03\2011.

Nenhum comentário: