terça-feira, 1 de março de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

“A Criatividade na Cor”, workshop de fotografia com Walter Firmo

O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins – SINDIEVENTOS/CE, na busca da profissionalização dos elos da sua cadeia produtiva, visando a dotar o mercado local de profissionais cada vez mais qualificados, promove no período de 08,09 e 10 de abril do corrente ano um WORKSHOP com o tema A Criatividade na Cor, com fotógrafo Walter Firmo –RJ. O Evento constará de aulas práticas e teóricas oferece conhecimentos teóricos e sobre a história da fotografia; proporcionar a comunidade local um conhecimento mais abrangente da arte fotográfica e discutir elementos cotidianos como luz, cor, composição e tudo mais que, em conjunto, desenvolvem um olhar mais apurado para o momento captado da realidade. O evento é destinado a um público seleto de no máximo 30 participantes entre fotógrafos profissionais, amadores e interessados na arte de fotografar.
Visa também incentivar os participantes a fazer a captura de imagens para bancos de imagens, a ser utilizado em eventos públicos e privados, resultando em um serviço de qualidade que pode transformar-se em uma valiosa fonte de renda para os profissionais.
PROGRAMAÇÃO:
O Workshop será realizado no período de 08, 09 e 10 de abril de 2011
Sexta-feira - das 19h às 20h
· Aula teórica - Tese: “O ladrão, o engenheiro e o invisível”.
Sábado - das 14h às 17h
· Aula teórica – Universo da cor
· Aula teórica – Criatividade da cor
Domingo– das 08h às 18h
· 08h00 – 12h00 - Aula prática – Saída Fotográfica.
· 14h00 – 18h00 - Avaliação do material, das 14h às 18h.

Local: SESC/SENAC Iracema
Rua Boris, 90 (vizinho ao Centro Dragão do Mar)

Investimento: R$ 500,00 (quinhentos reais)
A Vista ou R$ 200,00 + 2 cheques de R$ 150,00( para 30/60dd)
Pagamento: depósito bancário
Favorecido: Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins no Estado do Ceará.
Banco do Brasil S.A
Agência 2903-3 – C/C:43476-0 - OP:001
Enviar o comprovante do total ou primeira parcela por fax: 3258-3100 ou e-mail: sindieventoswalterfirmo@gmail.com ou apresentar no SENAC Turismo, Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750 (c/Anita)

Pré-requisitos:
Conhecimentos básicos de fotografia.
Turma com máximo de 30 alunos.
O mestre Walter Firmo transmitirá sua visão em 3 dias de ensinamentos práticos em Fortaleza
"Creio que a verdadeira função de uma fotografia é, sobretudo, educar, levando ao espectador sempre algo de novo: o ato de ver uma fotografia será sempre um ato de conhecimento" - W. F.










INSCRIÇÕES PARA OFICINAS, WORKSHOPS E SEMINÁRIOS DO I CEARÁ DAS RABECAS

As atividades de formação do I Ceará das Rabecas está com inscrições abertas para suas oficinas, workshops e seminários. As inscrições podem ser feita até o dia de cada programação no www.cearadasrabecas.com.br

O festival, com a curadoria do prof. Gilmar de Carvalho será realizado nos dias 18, 19 e 20 de março, em Fortaleza, no Sesc Senac Iracema, reunindos mestres da Rabeca e luthiers do estado do Ceará e as novas gerações de rabequeiros.

Inteiramente gratuitas, as oficinas, workshops e seminários serão realizadas no Seminário da Praia e na Associação Cultural Grupo de Capoeira Água de Beber, na Praia de Iracema.

Os três dias de evento possibilitarão ao público o contato direto com a cultura popular e seus expoentes e ainda aprendizado e reflexão acerca destas manifestações e promove a visibilidade do instrumento rabeca.

O I Ceará das Rabecas é realizado pela Mungango Produções. Patrocínio: Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Governo Federal - através da Lei de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Sesc, Faculdade Católica de Fortaleza, Capoeira Cecab, Prefeitura de Fortaleza, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Fortaleza, Rede de Atenção Cego Aderaldo, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Caixa Econômica Federal.


Confira as atividades

Oficinas

Xilogravura: João Pedro do Juazeiro

Construção de Rabecas de Cabaças: Di Freitas

Local: Seminário da Prainha

Workshop

Fotografia e Tradição: Francisco Sousa

Local: Seminário da Prainha

O toque da Rabeca: Maestro Abimael

Local: Associação Cultural Água de Beber

Seminário Cultura e Tradição - Patrimônio Imaterial

Mediador: Erivaldo Casimiro

Convidados: Clerton Martins, Gilmar de Carvalho e Oswald Barroso

Local: Seminário da Prainha

Seminário Cultura e Tradição - Etnomusicologia

Mediador: Juliano Smith

Convidados: Luciana Gifoni, Elba Braga Ramalho e Lourdes Macena

Local: Seminário da Prainha



Serviço
I Ceará das Rabecas
Data: 18, 19 e 20 de março
Local: Sesc Senac Iracema
Grátis
Programação e inscrições no www.cearadasrabecas.com.br
Mais informações: 085 - 3032 3333 |8894 7717
@cearadasrabecas







Seminário Pensamento e Arte discute turismo, cultura, lazer e arte

O SESC promove, durante os dias 15, 16 e 17 de março, no Teatro SESC SENAC Iracema, o Seminário Pensamento e Arte – Conexões Estéticas. O evento acontece em parceria com o Teatro da Boca Rica.

O encontro pretende abrir um espaço de discussão sobre turismo, cultura, lazer e arte. O destaque da programação é a participação da geógrafa Fernanda Cravidão, professora catedrática do departamento de geografia da Universidade de Coimbra, Portugal. Fernanda ministra palestra no seminário com o tema: “Turismo, Lazer e Cultura: Interações possíveis”.

A geógrafa está em Fortaleza especialmente para o evento. Há mais de 30 anos é membro do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), tendo desenvolvido trabalhos de investigação em áreas cientificas como Geografia da população, Áreas marginais e desenvolvimento, Turismo e território. A professora tem 12 trabalhos publicados.










Inscrições abertas para bolsas de estudo de música voltadas para alunos da rede pública em Fortaleza

Dois projetos sociais de ensino da música estão com inscrições abertas este mês para estudantes da rede pública residentes em Fortaleza, que já tocam ou querem aprender a tocar um instrumento musical. Lançados em janeiro deste ano, os projetos concedem 250 bolsas de estudo durante dois anos em uma das mais conceituadas escolas de música da capital cearense. Os projetos foram idealizados pela Musimania (www.musimania.com.br) e aprovados pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet.

As inscrições estão abertas até o final de março ou até o preenchimento das vagas. Os interessados devem entrar em contato com a Escola Musimania: Av. Viena Weyne, 1082 – Seis Bocas. Tel: 3271.3125 e 8800.0834.

O projeto Meu Primeiro Instrumento é voltado para jovens entre 12 e 20 anos que não têm nenhum conhecimento musical. São 150 vagas e os melhores alunos serão contemplados com um instrumento musical.

O segundo projeto, Viver de Música, vai contemplar 100 estudantes entre 16 e 25 anos que já tocam um instrumento e já trabalham ou desejam trabalhar com música, proporcionando a estes uma maior capacitação profissional. Todos os candidatos passarão por uma audição que comprovará a aptidão para o instrumento desejado.

Eduardo Freire, diretor da Escola, fechou uma parceria com o Ceará Music para levar uma banda de alunos dos projetos ao festival que acontecerá em outubro deste ano. Com esta e outras parcerias que ainda serão fechadas, os jovens músicos vão poder se familiarizar com o palco e com o contato direto com o público, proporcionando o crescimento profissional.

Um dos objetivos dos projetos é justamente dar a jovens que não dispõem de recursos financeiros para pagar um bom curso, condições reais para ingressarem no mercado de trabalho por meio da música. Os projetos têm ainda um poder multiplicador, atingindo a comunidade a qual esses jovens pertencem, criando um ambiente favorável à prática da cidadania.








Encontro debate a profissionalização de grupos de teatro


Um encontro sobre a profissionalização de grupos de teatro acontecerá dentro da programação do V Festival Banco do Nordeste das Artes Cênicas. Com entrada franca, o encontro será realizado na próxima terça-feira, 15, de 10 horas até às 18h30.

Segundo a curadora e coordenadora geral do Festival, Viviane Queiroz, o evento "busca abrir um canal de comunicação e divulgação entre atores, diretores, técnicos, gestores culturais e demais envolvidos com as artes cênicas".

Viviane Queiroz visualiza que o encontro se torne "um momento para conhecer os procedimentos de formalização artístico-profissional, as leis, os editais, as formas de apoio público, bem como as experiências dos grupos que trilham o caminho da auto-sustentabilidade para a sua arte cênica".

O encontro está organizado em cinco mesas temáticas: registro profissional, sindicalização e organização de eventos teatrais; o caminho da profissionalização na perspectiva dos grupos; o caminho da profissionalização na perspectiva de uma cooperativa; os editais de apoio aos artistas/grupos; e as linhas de financiamento do Banco do Nordeste.

Conheça a seguir a programação completa do encontro sobre a profissionalização de grupos de teatro:

1ª Mesa temática: registro profissional, sindicalização e organização de eventos teatrais

10h10 - Papito Oliveira: o papel da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Ceará na formalização do trabalho artístico

10h30 - Oscar Roney: o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará (SATED-CE) e os trâmites de formalização

10h50 - Almeida Júnior: a importância da profissionalização no momento de participar de Festivais e outros eventos

11h10 às 11h50 - troca de ideias e informações entre os palestrantes e o público presente



2ª Mesa temática: o caminho da profissionalização na perspectiva dos grupos

12h10 - Rogério Mesquita: o percurso profissional do grupo Bagaceira de Teatro (CE)

12h30 - Fernando Yamamoto: o percurso profissional do grupo Clowns de Shakespeare (RN)

12h50 às 13h20 - troca de ideias e informações entre os palestrantes e o público presente



3ª Mesa temática: o caminho da profissionalização na perspectiva de uma cooperativa

14h30 - Ney Piacentini: a Cooperativa Paulista de Teatro e a organização dos artistas

14h50 - Thiago Arrais: o movimento Todo Teatro é Político



4ª Mesa temática: os editais de apoio aos artistas/grupos

15h10 - Jorge Pieiro: a Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e os diferentes editais de apoio

15h30 - Bruno Gama: o patrocínio direto da Célula de Patrocínios do Banco do Nordeste

15h50 - Mário Nogueira: o Programa Banco do Nordeste de Cultura

16h10 - troca de ideias e informações entre os palestrantes e o público presente



5ª Mesa temática: as linhas de financiamento do Banco do Nordeste

17h20 - Murilo Albuquerque: o Programa de Financiamento à Cultura

17h40 - o Programa de Microcrédito do Banco do Nordeste

18h00 - troca de ideias e informações entre os palestrantes e o público presente



A partir das 18h30, encerrando a programação, haverá uma noite de autógrafos, quando serão lançados dois livros sobre Artes Cênicas patrocinados pelo Programa Banco do Nordeste de Cultura: "O ator risível - procedimentos para as cenas cômicas", do professor-doutor Fernando Lira; e "Criador & Criatura", do ator, diretor, professor e pesquisador teatral Hemetério Segundo.










Palestra Liderança Relacional no Sebrae/CE dia 16 de março de 2011


Acontece dia 16 de março de 2011, às19hno auditório principal da sede do Sebrae/CE a palestra sobre liderança relacional com base na PNL e no Coaching com Magui Guimarães. O valor de inscrição (20 reais) é destinado integralmente à Ong Universos. Mais informações com a Bia através dos telefones(85) 4106-3030e(85) 8777-2256.

Formar líderes capazes de construir equipes de alta performance é um grande desafio para a maioria das organizações. Muitos executivos tem dificuldades para liderar até mesmo a si próprio e não raro os objetivos da organização são postos de lado por conta de questões emocionais pendentes.

A falta de modelos eficientes para lidar com os conflitos internos torna o líder ainda mais fraco para lidar com as adversidades do cotidiano, com isso as organizações veem seus talentos serem sugados pela entropia negativa. Os líderes precisa fomentar o aumento da criatividade e do poder de inovação e deve estar à serviço da equipe, como o facilitador do processo de realização de sonhos.
Programa

* Liderança: modismo ou necessidade
* Compreendenda maturidade dos liderados
* Como motivar a equipe
* Estratégia para absorver as adversidades
* O perfil do líder relacional
* A supremacia dos valores: níveis neurológicos
* Vícios e virtudes
* Valores humanos na resolução de problemas

Benefícios para a empresa

* Criação de um clima harmônico entre as pessoas
* Transformação de grupos em equipes
* Redução dos conflitos internos

Benefícios para o participante

* Mais saúde psicossocial
* Autoconhecimento e desenvolvimento da consciência de grupo
* Reflexões para mudança de paradigma e postura
* Busca para a auto realização pessoal e profissional.

Local

Sebrae/CE? Serviço de apoio às micro e pequenas empresas do estado do Ceará
Av. Monsenhor Tabosa, 777
Auditório Princial ? Meireles
Fortaleza, Ceará
CEP 60110-370
Inscrições

* Data16 de março de 2011
* Horário:19h às 21h
* Investimento:R$ 20,00. Renda destinada integralmente à Ong Universos [CNPJ 07.710.876 001-70] para viabilizar seus projetos de educação ambiental e de valores humanos voltados para crianças da rede estatal de ensino fundamental.
* Reservas com antecedência pelos telefones(85) 4106-3030e(85) 8777-2256.




Nenhum comentário: