terça-feira, 1 de março de 2011

REVISTAS









Eike revela à ALFA alguns dos maiores erros e acertos da sua carreira

As experiências boas e ruins do magnata rendem oito lições que dão um norte para quem quer alcançar o sucesso no mundo dos negócios

Capa da ALFA de março, o empresário Eike Batista, acostumado aos altos e baixos inerentes à vida de qualquer homem de negócios, relata com exclusividade para a revista alguns dos grandes acertos da sua carreira e sem nenhum receio, algum dos maiores erros. Na reportagem de Vicente Viladarga ele cita alguns ingredientes indispensáveis para uma verdadeira receita do sucesso. Garimpar oportunidades é o primeiro deles. O empresário relembra uma das suas grandes sacadas que o elevou à categoria de milionário. Aos 25 anos de idade, pegou 500 mil dólares emprestados de dois joalheiros cariocas e foi comprar ouro em Mato Grosso. “Levava dinheiro para comprar o ouro nas minas de Novo Planeta, que pertenciam a um cara chamado Ditão, e movimentava a economia do garimpo”.

Transferir os seus negócios, em sua maioria concentrados na Grécia e Rússia, para o Brasil, foi outro grande acerto. A expansão da sua fortuna está intrinsecamente ligada ao enorme crescimento econômico do país nos últimos anos. “No ano de 2000, decidi que era a hora de vir pra cá. Minha sorte foi ter chegado cedo e, por isso, comprei muita coisa barata. O Brasil virou um maná”, diz. Outro acerto do magnata está na investida no Petróleo Nacional. O que muitos acharam loucura, para ele é uma aposta com esperança veemente de acertar. Eike pagou 1,2 bilhão de dólares por 21 blocos de exploração nas bacias de Campos e Santos, que na época, não tinham confirmação de reserva. Para perfurá-las, é necessário desembolsar algo na casa dos 50 milhões de dólares “Mesmo com taxa de acerto de 1 em 3, que considero alta, as pessoas no Brasil não têm estômago para furar um poço desses”, conta. Ainda segundo o empresário, ele terá de fazer pelo menos dez perfurações, considerando que haverá erro em algumas delas.

A revista cita que o grupo do empresário, a EBX, começou mesmo a deslanchar quando ele adotou a estratégia de recrutar os melhores do mercado, com recompensas extraordinárias. Alguns nomes como os engenheiros e geólogos Joaquim Martinho Ferreira, Paulo Mendonça e Rodolfo Landim foram recrutados pelo grupo que, após as contratações teve um rendimento de 509 milhões de dólares. Como nenhuma empresa está livre de encrencas com funcionários, Landim, um dos egressos da EBX em 2010, depois de bater de frente com Eike, resolveu processá-lo pedindo uma indenização de 400 milhões de dólares. Destes, o magnata diz que já pagou 165 milhões de reais. O empresário mantém o bom humor ao comentar o episódio. “Coitado do Landim. O bicho criou até uma empresa com a letra X. Larga do meu pé!”.

Entre os erros, Eike relatou à revista uma das suas últimas experiências ruins com os ambientalistas. Fazia parte dos projetos da OSX, uma das suas empresas, construir um estaleiro em Santa Catarina, se não fosse o Instituto Chico Mendes (ICMBio) travar o licenciamento ambiental da obra. A causa? Uma população de 50 golfinhos circulavam pela região, e, segundo o instituto, a construção representaria uma ameaça aos animais. O tempo gasto para tentar um consenso com os ambientalistas, propondo ações como o tratamento do esgoto da região entre outras iniciativas benéficas, para o empresário, foi desnecessário. As obras do estaleiro, um projeto de 2 bilhões de dólares e que a OGX espera colocar em operação de 2012, foram transferidas para o Rio de Janeiro, que, se tudo der certo, terá no seu litoral, em breve, a “Embraer dos Mares”. “Hoje, em um projeto desse porte, se você não conseguir pagar a conta do ambiental e do social, nem o faça”, lamenta e orienta Eike.


Sobre a ALFA

A ALFA, lançada em setembro, é a mais nova revista masculina da Editora Abril. Inédita no mercado editorial brasileiro, traz reportagens pautadas pelos temas de interesse e pelo comportamento dos homens, com elegância, sabedoria e irreverência, na intenção de ajudá-lo a aproveitar o melhor da vida. Gente de sucesso, relacionamento, carreira, saúde, estilo, gastronomia e mulheres são alguns dos assuntos que serão abordados na nova publicação.

No time de colaboradoras da revista, estão Sérgio Augusto, Nirlando Beirão, o ex-nadador Gustavo Borges, Claudio Manoel (ator e redator do programa Casseta & Planeta) e Tati Bernardi (escritora e roteirista da TV Globo).









Playboy divulga primeira imagem da ex-BBB Ariadna

Ariadna será a segunda transexual a posar para a revista

A ex-BBB Ariadna Thalia, primeira eliminada da 11ª edição do programa, realizou durante esta semana seu ensaio nu para a revista Playboy. A publicação masculina divulgou a primeira imagem dos bastidores do ensaio, no qual a transexual aparece vestida de coelhinha, segurando uma cenoura e fazendo várias poses. O ensaio foi realizado em um apartamento em São Paulo e será lançado pela publicação em meados de março em uma edição especial com 50 fotos. Esta foi a segunda vez que a revista Playboy realizou um ensaio nu com uma transexual. Em 1984, Roberta Close estampou a capa da publicação. Em entrevista ao portal da Globo, a ex-BBB contou que fez questão de ver algumas fotos sem os recursos de edição e que aprovou o resultado: “As fotos ficaram realmente muito lindas. Tenho certeza de que todo mundo vai curtir muito esse ensaio especial”.

Nenhum comentário: