terça-feira, 1 de março de 2011

CINEMA DE ARTE


Vila das Artes apresenta versão oficial de Decálogo

“Desde meus primeiros filmes, sempre tenho contado a história do homem que, por achar difícil se orientar neste mundo, não sabe como viver”do cineasta Krzysztof Kieslowski

A edição oficial e exclusiva de Decálogo, obra do cineasta polonês Krzysztof Kieslowski será apresentada na Vila das Artes de 4 a 8 de abril. Realizado para a televisão polonesa em 1988, Decálogo é um conjunto de filmes inspirados nos Dez Mandamentos. Ambientadas no mesmo condomínio de Varsóvia, a capital da Polônia, as histórias ilustram conflitos morais e dramas familiares. Uma obra monumental e indispensável que foi vencedora do Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Veneza, e que consagrou Kieslowski.

“Há seis mil anos, esses mandamentos têm sido inquestionavelmente corretos. Porém, nós os desobedecemos todos os dias. As pessoas sentem que a vida tem algo de errado. Há uma espécie de atmosfera que faz com que as pessoas busquem outros valores. Elas querem contemplar as questões básicas da vida e, provavelmente, é essa a verdadeira razão para contar essas histórias” atesta Kieslowski.

A Mostra inaugura o início do Cineclube Vila das Artes de 2011 e acontece pela parceria com o Sesc Fortaleza, detentor dos direitos autorais para exibição dos filmes. A abertura acontece dia 4, às 18h30, na Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro) e recebe pesquisadores e cineastas para refletirem com o público sobre a obra. A Vila é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Informações pelo 3252-1444



Programação:

Dia 4 - 18h30
Amarás a Deus Sobre Todas as Coisas

Um menino de 10 anos fica dividido entre a crença científica do pai, um professor universitário, e a fé religiosa de sua tia.

Não Invocarás o Santo Nome de Deus em vão

Mulher engravida de seu amante e resolve abortar, caso seu marido, gravemente doente, se recupere.

Dia 5 - 18h30
Guardarás Domingos e Festas de Guarda

Um homem de família abandona seus deveres, na véspera de Natal, para ajudar uma ex-amante que está em crise

Honrarás Pai e Mãe

O relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos sofre alterações quando esta descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai





Dia 6 - 18h30
Não Matarás

Um assassinato brutal une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado idealista. Posteriormente transformado no longa-metragem homônimo

Não Cometerás Adultério

Um jovem tímido e inocente espia, pela janela, sua vizinha, por quem se apaixona. O filme foi transformado no longa Não Amarás



Dia 7 - 18h30
Não Roubarás

Moça entrega seu bebê para a mãe criar e se passa por irmã da criança. Anos mais tarde ela se arrepende e decide raptar a menina

Não Levantarás Falsos Testemunhos

Pesquisadora judia encontra-se com uma professora de ética que, há 45 anos, negara-lhe ajuda durante a Segunda Guerra, pois sendo católica, não podia cometer falso testemunho



Dia 8 - 18h30 - Encerramento
Não Desejarás a Mulher do Próximo

Um homem que ficou impotente descobre que a esposa tem um amante, o que dá início a uma série de conflitos

Não Cobiçarás Coisas Alheias

Dois irmãos herdam uma coleção de selos, mas vendem os selos mais valiosos antes de saberem seu verdadeiro valor.







Exposição Mirador exibe mostra de vídeo contemporâneo colombiano


Uma mostra de vídeo contemporâneo colombiano integra a exposição “Mirador”, com curadoria da cearense Simone Barreto. Promovida pelo Centro Cultural Banco do Nordeste, a mostra acontecerá no espaço cultural Dança no Andar de Cima (rua Desembargador Leite Albuquerque, 1523A – Aldeota), em Fortaleza, com abertura na próxima quinta-feira), dia 31, às 19 horas, com entrada franca. A visitação gratuita se estenderá de 1º a 14 de abril, no período de 14 horas às 20 horas.

No dia da abertura (31/03) da exposição, haverá um ônibus saindo do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108) para conduzir as pessoas até o local da mostra. Da exposição, participam vídeos dos seguintes artistas convidados: Edwin Sanchez, Daniel Santiago Salguero, Lina Rodriguez e David Escobar, Jim Fannkugen Salas, Guillermo Marin Rico e Wilson Diaz.

Nos dias seguintes, haverá palestra com Edwin Sanchez (dia 1º, sexta-feira), exibição do 7º Festival de Performance de Cali (dia 2, sábado), além de debates sobre Imagem em Questão (dia 4, segunda-feira), Apresentação e Representação (dia 5, terça-feira) e Participação e Poética (dia 6, quarta-feira). De 2 a 6 de abril, a partir das 19 horas, a programação tem início com a exibição da série documental “Lo URGENTE!”.

A proposta dessa exposição surgiu como resultado de uma residência artística e curatorial realizada por Simone Barreto na Colômbia, nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010.

Bogotá, Cali e Medellín foram algumas cidades visitadas e esta exposição propõe a apresentação de um recorte dessa produção local. A primeira é Bogotá: um bloco cinza, alto, no centro do país, incrustada na cordilheira oriental. A segunda é Medellín que, até os anos 1990, viveu com Cali um violento embate: a sangrenta disputa entre o Cartel de Cali e o Cartel de Medellín. Toda a violência em nome de cultivos, mercado consumidor de drogas, terra, ideologias e dinheiro.

Estas cidades como qualquer outra têm rotas proibidas. Partes do desenho do mapa são inacessíveis, não se pode percorrer, pois são ocupados por alguns grupos específicos. As obras que compõem essa mostra têm em comum não só os meios audiovisuais pelas quais são apresentadas, mas também porque nela observamos ações de registro, vigília, contemplação e conflito.

Alguns desses embates são temas frequentes na produção artística dos últimos anos, assim como as relações de força e poder entre o governo e a guerrilha. Todos trazem à tona questões presentes no cotidiano das cidades latino-americanas.

Em comum esses artistas agregam e agenciam produções coletivas como o Festival Internacional de Performance de Cali, o Salão Nacional de Artistas, a Residência en La Tierra, a Revista Invisible, o espaço de residências artísticas ElParche e a mostra municipal de videoarte Para Verte Mejor. Essas ações têm o intuito de diminuir a sensação de isolamento e de vivenciar outras formas de experiência nas artes.







Indústria já está a postos para o Festival de Cannes


Antes mesmo de terminar Berlim, mercado vislumbra próximos encontros


Recheado de VIPs, como Mallick, Moretti, Van Sant, Lars von Trier e Almodóvar, Cannes começa em 11 de maio

Ao ser perguntado sobre o quanto um prêmio na Berlinale daria um novo contorno a sua carreira, o diretor húngaro Béla Tarr vaticinou: "Pode até ser que eu ganhe algo mesmo, mas, em duas semanas, todos terão esquecido este festival, já estarão pensando no próximo".
Tarr, de fato, conquistou o Grande Prêmio do Júri com seu belo "The Turin Horse" (o cavalo de Turim). E o tititi cinematográfico, de fato, passou a ser outro agora.
Nos últimos dias da Berlinale, quando a vitória do iraniano "Nader e Simin, uma Separação", de Ashgar Farhadi, era dada como certa, e a seleção era descrita como pouco memorável, o mercado já começava a esticar os olhos para o mês de maio, data do Festival de Cannes.
E a aposta é que este ano a Croisette fervilhe, ao contrário do ano passado, quando o festival francês foi farto em qualidade, mas não teve as grandes grifes do chamado cinema de autor.

LISTA VIP
A primeira carta na manga dos organizadores é o filme que todo mundo esperava em 2010: "Árvore da Vida", de Terrence Mallick.
De acordo com a revista especializada "Le Film Français", é quase certo que o novo trabalho do diretor debute em Cannes para, em seguida, estrear nas salas comerciais.
O festival também deve servir de plataforma para a Pathé lançar "La Piel que Habito" (a pele que habito), o novo trabalho do espanhol Pedro Almodóvar. O filme marca o reencontro do cineasta com o ator Antonio Banderas, mais de 20 anos depois de "Ata-me" (1990).
Outros queridinhos de Cannes que estão com filmes prestes a sair da moviola são os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne. A dupla belga tem uma dobadrinha de Palmas de Ouro, por "Rosetta" (1999) e "A Criança" (2005).
Também têm filmes concluídos/em finalização e são fortes candidados o italiano Nanni Moretti, com "Habemus Papam", Lars von Trier, com "Melancholia", e Gus Van Sant, com "Restless".
Como se não bastasse essa lista, um levantamento da "Le Film Français" mostrou que, até maio, pode ser que David Cronenberg, Brillante Mendoza, Aki Kaurismäki, Alexander Payne e Hirokazu Kore-Eda tenham concluído seus novos filmes.
Não é à toa que o mercado, antes mesmo dos Ursos terem ido para os ganhadores de Berlim, já estava pensando em outra coisa.








Vídeo documenta o ciclo da vida na América Latina


Lançamento do premiado Ciclovida no Brasil acontece dia 2, na Vila das Artes


A Vila das Artes recebe o lançamento do premiado documentário Ciclovida (ou Lifecycle) produzido pelos irmãos americanos Matt Feinstein e Loren Feinstein com colaborações de ativistas brasileiros após uma viagem de bicicleta pela América Latina que durou 5 anos.

Os viajantes documentaram a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas.O documentário mostra que cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas onde, nem planta ou animal, podem sobreviver aos agrotóxicos.

Segundo estudo divulgado pelo Serviço Internacional para a Agrobiotecnologia, o Brasil é responsável por 12% das lavouras geneticamente modificadas no mundo.Em Ciclovida você conhecerá esse cenário e a história de um grupo de pequenos agricultores cearenses que atravessou o continente da América do Sul pedalando por mais de oito mil quilômetros, para incentivar o plantio de sementes naturais.

Ciclovida foi escolhido o melhor documentário na categoria conservação do Green Screen Environmental Festival Film/2010 e selecionado para o Blue Planet Film Festival em Los Angeles, EUA e Byron Bay Film Festival na Austrália.

O lançamento no Brasil acontece na próxima quarta, 2 de março, às 19h, na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro). Informações pelo (85) 3252-1444.

Serviço:
Lançamento do Ciclovida/ Lifecycle
Data: Quarta-feira, 2 de março de 2011

Hora: 19h

Local: Vila das Artes. Rua 24 de Maio1221, Centro – Fortaleza.
Após o filme, discussão com cineastas

Trailer e informações: http://www.ciclovida.org/
Informações (85)3252.1444 / email:info@ciclovida.org

Nenhum comentário: