segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CINEMA DE ARTE

Roman Polanski ganha mostra na Vila das Artes

A Vila das Artes inaugura janeiro de 2011 com exibições de filmes de Roman Polanski nas quintas e sextas, a partir do dia 6 até dia 28, sempre às 18h30. A mostra “Roman Polanski – Amado e Procurado”, revive filmes que vão desde 1965, primeiros anos do início de sua carreira como diretor, até 1999. São oito produções consagradas desse cineasta polêmico que já conquistou várias premiações, como o Oscar de Melhor diretor e foi nomeado ao European Film Awards de melhor diretor pelo filme. “O escritor fantasma” ( The Ghost Writer), entregue em dezembro do ano passado.

Polanski nasceu em Paris, mas foi criado na Polônia. Começou como ator aos 14 anos num programa de rádio. Freqüentou a escola de arte em Cracóvia e a National Film School, em Lodz, onde dirigiu vários curtas-metragens. Sua estréia como diretor foi com o longa "A Faca na Água" (1962), que ganhou o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Veneza e foi indicado para o Oscar como melhor filme estrangeiro.

Sua vida passa por grandes polêmicas. Ele foi condenado por "relação sexual ilícita com uma menor de 13 anos"- em 1978, e considerado fugitivo da justiça. Em 2009, a convite do Festival de Cinema de Zurique, viajou à Suíça para receber um prêmio pela sua carreira cinematográfica, e acabou sendo preso.

A mostra faz um passeio pelas grandes obras desse cineasta. As sessões são gratuitas e acontecem no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Informações pelo 3252-1444.

Programação

Dia 13
Chinatown (1974)

O filme se passa em Los Angeles, 1937. Um detetive particular (Jack Nicholson) se envolve num estranho caso de investigação e acaba sendo atacado. Ele descobre que a trama, cercada de corrupção, traições e até incesto, é muito mais complicada do que ele imaginava.

Dia 14
O Inquilino (1976)

Roman Polanski interpreta Trelkovsky, um polonês que vive na França em um estranho e antigo edifício residencial. Seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio, Trelkovsky fica obcecado pela garota morta.

Dia 20
Busca Frenética (1988)

Um pacato médico norte-americano (Harrison Ford), visitando Paris pela segunda vez e sem saber uma única palavra de francês, precisa lidar com o misterioso desaparecimento de sua esposa (Betty Buckley). A polícia francesa e a Embaixada dos EUA no país não lhe dão muita atenção, e ele se vê sozinho na desesperada tentativa de encontrar a esposa. A atmosfera de tensão e desespero, que envolve com firmeza a narrativa, é uma das maiores virtudes de “Busca Frenética”.

Dia 21
Lua de Fel (1992)

Num cruzeiro pelo Mediterrâneo, Oscar (Peter Coyote), um decadente novelista americano paralítico, conta a Nigel, um tímido inglês (Hugh Grant) a história do seu relacionamento com a esposa Mimi (Emmanuelle Seigner): a paixão que já existiu, o erotismo e a perversidade, o rancor e a provocação. Ao ouvir a história da relação entre Oscar e Mimi, Nigel acaba despertando seu lado livre e ousado.

Dia 27
A Morte e a Donzela (1994)

O filme é uma adaptação da peça teatral do chileno Ariel Dorfman. Em um país sul-americano, após a queda da ditadura, Paulina Escobar (Sigourney Weaver), a mulher de um famoso advogado, fica sabendo no rádio que ele deverá chefiar as investigações das mortes ocorridas no regime militar. Pauline que fora torturada reconhece a voz de seu carrasco. Este é o estopim de um intenso jogo psicológico, que aflora a partir do momento em que Pauline deseja fazer justiça com as próprias mãos.

Dia 28
O Último Portal (1999)

Dean Corso (Johnny Depp), um especialista em livros raros. Ele é contratado por Boris Balkan (Frank Langella), um estudioso sobre demônios. O novo cliente quer que Corso viaje à Europa e encontre outros exemplares de um livro raro que segunda a lenda teria sido escrito pelo diabo. De Nova York a Toledo, de Portugal à Paris, Corso submerge num labirinto cheio de armadilhas e tentações, lidando com violência e mortes misteriosas. O filme foi adaptado do livro El Club Dumas, de Arturo Perez-Reverte.

Serviço: Mostra Especial Roman Polanski todas as quintas e sextas de janeiro de 2011, às 18h30, na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações 3252-1444. Grátis.

Nenhum comentário: