segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

LIVROS - NÃO-FICÇÃO



LANÇAMENTO NO CENTRO CULTURAL OBOÉ: "JÁDER DE CARVALHO E O DIÁRIO DO POVO"


Jáder de Carvalho e o Diário do Povo, do historiador João Alfredo Montenegro, resgata as lutas do combativo jornalista e escritor Jáder de Carvalho (1901-1985) contra o arbítrio dos regimes ditatoriais no país, e vai ser lançado dia 27, no Centro Cultural Oboé.

Esta obra, de grande valor histórico e jornalístico, enfoca a figura do cearense Jáder de Carvalho, homem típico de seu tempo e um dos maiores jornalistas da imprensa brasileira e que teve a ousadia de criar e manter jornais como A Esquerda e O Diário do Povo, em épocas diferentes, porém, igualmente difíceis.

O Diário do Povo criado em 1947, atuou por doze anos, em nome da liberdade de expressão, no período em que o país foi regido pela ditadura do Estado Novo. Este veículo era um reflexo da personalidade de seu fundador, lutador sem amarras, por vezes intransigente, na defesa dos seus ideais, acreditando que seu jornal era o mais democrático e independente do Estado.

Jáder de Carvalho e o Diário do Povo tem uma história muito peculiar e muito importante para compreensão de nossa história e, igualmente de grande valia para se compreender a evolução do jornalismo no Brasil.

Nascido em Quixadá/Ce, João alfredo Montenegro, Procurador do Estado e Professor Titular do Departamento de História da UFC, é autor de mais de 20 títulos.






A ameaça da Terceira Guerra Mundial

Adrenalina do início ao fim, À beira do Apocalipse, de Tim LaHaye e Craig Parshall, reacende os temores de um conflito nuclear


Trilhando o mesmo caminho de sucesso da série de livros “Deixados para trás” — que vendeu mais de 70 milhões de exemplares e foi publicado em mais de trinta idiomas, além de ser transformado numa trilogia para o cinema —, Tim LaHaye lança À beira do apocalipse, primeiro livro de uma nova série, publicado no Brasil pela Thomas Nelson.

Neste novo thriller internacional, Tim Lahaye e Craig Parshall criaram uma trama carregada de suspense e ação, tendo como pano de fundo a crise econômica, política dos Estados Unidos e, consequentemente, de todo o planeta.

Na história, o designer de armas e ex-espião norte-americano Joshua Jordan desenvolve o mais poderoso equipamento de defesa que o mundo já viu: o Retorno ao Remetente, ou RTS. Por meio dessa arma ainda experimental, os norte-americanos serão capazes de “devolver” um míssil lançado por seu inimigo.

Em paralelo aos testes com a nova arma, a Coreia do Norte aponta e lança um míssil para Nova York, e Jordan tem pouco tempo para acionar seu experimento e salvar o país. Mas a crise política e econômica em que se vê o governo norte-americano cria diversos obstáculos para que o espião tenha êxito em sua missão.

A corrupção e o endividamento causado pela escassez do mais importante recurso natural do mundo, o petróleo, faz com que o governo se empenhe em apoderar-se do RTS, o qual pode ser usado como barganha para resolver os problemas econômicos.



Lutando contra inimigos globais e nacionais, Jordan ainda cruza com a ameaça do fim dos tempos, previsto na Bíblia no livro de Apocalipse, e com ataques terroristas que ecoam por todo o país. Assim, Jordan arrisca sua vida em situações incríveis em nome de sua pátria.

Num futuro bastante próximo da realidade atual, em que os Estados Unidos enfrentam uma crise política e econômica e a Coreia do Norte ameaça iniciar uma guerra, o personagem principal do livro tenta retomar a estabilidade do país, tendo ainda de lidar com a possibilidade bíblica do fim dos tempos.

À beira do apocalipse é um livro para os fãs de thrillers políticos e histórias épicas: não falta adrenalina e emoção, suspense e ação. Publicada pela Thomas Nelson Brasil, é uma obra atual, repleta de personagens e questões que invadem o cotidiano, trazendo à tona a realidade de uma nação que vem perdendo sua hegemonia no mundo.

Os autores

Escritor, orador e pastor, Tim LaHaye escreveu mais de sessenta livros, incluindo a série “Deixados para trás”, que esteve entre os mais vendidos da lista do jornal The New York Times, representando até hoje um grande fenômeno editorial. É autor de Jesus, publicado pela Thomas Nelson Brasil.

CraigParshall é vice-presidente sênior e conselheiro geral da National Religious Broadcasters e autor de sete romances de suspense campeões de venda.

Nenhum comentário: