segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Iniciação à Dança Contemporânea

Oficina na Vila das Artes recebe inscrições de 10 a 31 de janeiro

A Vila das Artes está com inscrições abertas para a Oficina de Iniciação à Dança Contemporânea de 10 a 31 de janeiro, com a coreógrafa e dançarina Eliana Madeira. O curso é direcionado aos jovens (a partir de 15 anos) e adultos interessados em ter contato com o universo da dança contemporânea através da prática em dança e da apreciação de obras coreográficas.

As aulas são gratuitas e acontecem de 7 a 23 de fevereiro (segundas e quartas) na Vila das Artes, das 17h às 20h. A oficina será dividida em dois momentos: o primeiro destinado à aula prática de dança e o segundo às exibições comentadas de obras que ilustram as principais correntes estéticas da dança cênica no século XX.

Os alunos terão contato com o trabalho de consciência corporal a partir das funções básicas do corpo e seu movimento. Também participarão de jogos de improvisação, com o intuito de buscar uma configuração rítmica e espacial.

Eliana Madeira é dançarina contemporânea e coreógrafa. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Pesquisa e Pedagogia do Movimento Humano/Elementarer Tanz-Maja Lex, pela Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia, (Alemanha). Foi dançarina no Grupo Maja Lex (Colônia – Alemanha) e professora para formação corporal na Escola Superior Alemã de Esporte de Colônia. Nos anos 80 introduziu a Dança Contemporânea em Fortaleza. Atualmente é professora de Análise do Movimento no Curso Técnico em Dança, realizado através da parceria entre o Senac/CE e a Secretaria da Cultura do Ceará.

Serviço: Inscrições para Oficina de Iniciação à Dança Contemporânea de 10 a 31 de janeiro de 2011, das 9h às 19h na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações 3252-1444 ou 3105-1410. Grátis










UZYNA UZONA REALIZA OFICINAS GRATUITAS EM FORTALEZA

O diretor Zé Celso e a Cia Oficina inscrevem para atividades gratuitas do Teatro Oficina, que tem temporada de quatro peças do seu repertório no TJA.

Finalizando a turnê do projeto Dionisíacas, que chega a Fortaleza com o apoio do Governo do Estado do Ceará (e depois de passar por oito estados brasileiros), os técnicos, produtores e artistas da Cia Oficina realizarão a partir de segunda-feira (17/01) as Uzynas Uzonas, um novo conceito de oficinas, transformadas em vivências artísticas. O objetivo é intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com artistas e técnicos de cada cidade, em diversas áreas que fazem parte do jogo cênico: Direção/Atuação/Música, Figurino e Direção de Cena. Os participantes das oficinas atuarão também nas cenas e/ou bastidores dos quatro espetáculos que serão encenados pelo Oficina no Theatro José de Alencar: Taniko (24/01, às 20h), Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! (25/01, às 19h), Bacantes (26/01, às 19h) e O Banquete (27/01, às 19h).

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no próprio Theatro José de Alencar (onde também serão realizadas todas as atividades). Maiores informações devem ser conseguidas no próprio TJA ou através do telefone (85) 3101-2567. (Inscrições presenciais no Cena – anexo TJA – com Tito ou Ana Marlene. Na sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h; na segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h). As Uzynas Uzonas de direção/atuação/música acontecerão de 17 a 27 de janeiro, das 16 às 22h. Já a oficina de Figurino acontecerá entre os dias 19 e 22 de janeiro, das 15h às 19h, enquanto as atividades de Direção de Cena acontecerão de 18 a 28 de janeiro (no primeiro dia, das 14h às 20h; a partir do segundo dia, o horário será marcado a partir das necessidades de montagem, ensaio, apresentações e desmontagem). Todos os inscritos integrarão os ensaios gerais das peças, para ficarem aptos a participar dos espetáculos, entre os dias 24 e 27 de janeiro, no Theatro José de Alencar. Tanto os ensaios quanto a participação durante as apresentações fazem parte das Uzynas Uzonas. São disponibilizadas apenas 40 vagas para cada uma das Uzynas – e 80 vagas para a oficina de direção/atuação/música.

Cada pessoa inscrita poderá participar de uma única oficina. As Uzynas Uzonas serão realizadas através de trabalhos práticos na montagem das Dionisíacas, que chega a Fortaleza depois de passar com grande sucesso por Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. As Uzynas Uzonas são oficinas de práticas conjuntas, ligadas a tudo que abrange o Teat(r)o Total que vem sendo criado desde 1967, data histórica da estréia de “O Rei a Vela” de Oswald de Andrade, no Teat(r)o Oficina.Toda a experiência adquirida no processo das Uzynas Uzonas serão posteriormente utilizadas pelo núcleo da Universidade Antropófaga, projeto desenvolvido pelo Teatro Oficina em São Paulo.

SERVIÇO:

ATUAÇÃO/DIREÇÃO/ MÚSICA: Esta área é o centro irradiador da ação estética e técnica dos espetáculos. Tem como base a Física-Anímica e a prática de trabalhos de corpo, visando a transformação da anatomia na desconstrução do corpo sedentário, careta, em busca do Corpo Elétrico–Corpo Atuador de jogador de Teat(r)o. As atividades serão orientadas pelo diretor José Celso Martinez Corrêa e pelos atores e músicos das Dionisíacas. Esta oficina é dirigida a todos os artistas desejosos em atuar nos ensaios, montagem e ritos-espetáculos das Dionisíacas, atuando conjuntamente com os artistas/atuadores/músicos/dançarinos/cantores tecno-science do Teatro Oficina.

Período: De 17 a 26 de janeiro, das 16 às 22h. (No dia 21/01 haverá folga para todos). O horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem e ensaios. As pessoas que fizerem as oficinas participarão dos espetáculos.
Inscrições: No próprio TJA ou através do telefone (85) 3101-2567. Inscrições presenciais no Cena – anexo TJA – com Tito ou Ana Marlene. Na sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h; na segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local das Oficinas: Theatro José de Alencar.
Vagas: 80 vagas.
Valor: Gratuito


DIREÇÃO DE CENA (TRAQUITANAS/CONTRARREGRAGEM/MAQUINÁRIO): Os interessados em contrarregragem serão iniciados pelos Diretores de Cena e terão acesso ao trabalho de contrarregragem dos elementos descartáveis ou na reparação de objetos, assim como no jogo cênico. Durante os espetáculos que serão apresentados no teatro Oficina, todos os participantes atuarão em cena, na execução das funções trabalhadas nesta Uzyna Uzona.

Período: De 18 a 28 de janeiro. No primeiro dia, das 14h às 20h; a partir do segundo dia, o horário será marcado a partir das necessidades de montagem, ensaio, apresentações e desmontagem. O horário das oficinas poderá sofrer alterações, de acordo com a necessidade de montagem e ensaios. As pessoas que fizerem as oficinas participarão dos espetáculos.
Inscrições: No próprio TJA ou através do telefone (85) 3101-2567. Inscrições presenciais no Cena – anexo TJA – com Tito ou Ana Marlene. Na sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h; na segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local das Oficinas: Theatro José de Alencar.
Vagas: 40 vagas.
Valor: Gratuito


FIGURINO:
Os quatro espetáculos que serão apresentados – Taniko, Cacilda!!, O Banquete e Bacantes – terão alguns dos seus figurinos montados nesta oficina. A figurinista Sônia Ushiyama vai orientar os participantes em cada peça utilizada em cena, a fim de possuir um resultado prático e funcional ao término das atividades. Os candidatos devem ter mais de 16 anos e gostar de trabalhos manuais. As pessoas inscritas nessa oficina participarão dos bastidores dos quatro espetáculos a serem apresentados em Fortaleza.

Período: De 19 a 22 de janeiro, das 15 às 19h. Nos dias dos espetáculos, os horários sofrerão alterações, de acordo com a necessidade de cada montagem.
Inscrições: No próprio TJA ou através do telefone (85) 3101-2567. Inscrições presenciais no Cena – anexo TJA – com Tito ou Ana Marlene. Na sexta, sábado e domingo, das 14h às 18h; na segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Local das Oficinas: Theatro José de Alencar.
Vagas: 40 vagas.
Valor: Gratuito






Curso ensina dança de salão na Vila das Artes


A Vila das Artes abre inscrição no dia 3 de janeiro para o curso de Dança de Salão, uma das formas mais populares de dança e uma boa opção para quem quer começar a movimentar o corpo. As inscrições vão até o dia 14 e devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), das 9h às 19h.

O curso é gratuito e terá orientação dos professores Neiliane Felipe e Aurélio Lobo, nas terças e quintas de 18 de janeiro a 24 de fevereiro, das 17h às 18h15, na sala de dança da Vila.

O curso tem como objetivo desenvolver ferramentas corporais para a prática da dança a dois. A partir do trabalho com gêneros como o samba de gafieira, a salsa e o tango, os professores pretendem abordar questões técnicas e procedimentos específicos como a condução na dança, o comportamento em ambientes de baile e mudanças que ocorrem quando a dança de salão é concebida para os palcos.

O curso é oferecido pela Escola Pública de Dança, espaço da Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, que propõe ações voltadas à formação e ao aperfeiçoamento técnico, artístico e teórico em dança cênica. Informações pelo 3252-1444 ou 3105-1402.

Serviço

Inscrições para curso de Dança de Salão de 3 a 14 de janeiro de 2011, das 9h às 19h, na secretaria da Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221, centro. Informações 3252-1444 ou 3105-1410. Grátis.






Fortaleza recebe I Workshop de Kyudô


Nos dias 22 e 23 de janeiro (sábado e domingo) acontece em Fortaleza o I Workshop de Kyudô, milenar arte japonesa da prática do arco e flecha. Promovido pela Associação Brasileira de Kyudô (BKK), o curso acontecerá no Campo Society da Unifor. As inscrições, no valor de R$ 150,00, podem ser feitas pelo telefone (85) 9998.4210. Mais informações: http://kyudo.bandolo.net/.

O que é kyudô?

Kyudô é a palavra japonesa usada para se referir à prática de arco e flecha típicos do Japão. Uma tradução possível para kyudô é “caminho do arco”, refletindo que esta arte não é um fim em si, mas um caminho para algo maior, para a obtenção de harmonia pessoal e espiritual, sendo por isso praticada hoje em dia em diversos países do mundo, por milhares de pessoas – homens, mulheres e até crianças.

Isso não significa, de forma alguma, que a prática do kyudô esteja restrita aos budistas ou xintoístas, embora a marca do budismo e do xintoísmo seja inegável no kyudô. Ainda assim, o kyudô, para aqueles que não têm particular interesse no budismo ou xintoísmo, não deixa de ser uma arte ou uma prática atraente, uma vez que alia o exercício físico à beleza estética de uma dança e à reflexão da prática filosófica ou meditativa.

O kyudô é, então, ligado à meditação e tem como objetivos máximos o Shin-Zen-Bi, isto é, a Verdade, o Bem e a Beleza, de forma a estimular o senso estético de qualquer um o assistindo em um nível intuitivo, emocional – dando ao desempenho do arqueiro uma beleza que emana não só da sua habilidade técnica, mas também da maturidade emocional e da sinceridade espiritual do mesmo.

Sobre a prática

O alvo no kyudô fica a 28m de distância do arqueiro. Quanto ao arco, todos os praticantes usam o mesmo tipo de arco, e este arco praticamente não mudou desde o séc. XII. Tradicionalmente feito de madeira e bambu, o arco japonês é um dos mais longos do mundo, com mais de 2m de altura. Hoje em dia, contudo, mesmo no Japão o mais comum é utilizar arcos de fibras de vidro e carbono e flechas de alumínio – o que também facilitou a prática fora do arquipélago já que o material artesanal é muito mais caro e de difícil manutenção.

Sobre a BKK

Associação Brasileira de Kyudô (BKK) tem se esforçado desde 2007 para ampliar cada vez mais o kyudô no país, pois, apesar de ser a mais antiga arte marcial japonesa, ainda não havia um local para se praticar kyudô no Brasil até então.

O grupo se mobilizou para criar um dojo de kyudô no Rio de Janeiro. Mais do que isso, por incentivo da própria Federação Japonesa de Kyudô (ANKF) e da Federação Internacional de Kyudô (IKYF), na pessoa de Yoshiko Buchanan (6º dan, renshi), resolveu-se dar um primeiro passo para o nascimento de uma federação local, criando-se a BKK em março de 2008. Agora, no Rio de Janeiro, há um dojo principal na capital e também treinos mensais em Itaipava (Petrópolis – RJ).

Em 2010, Fernando Melo-sensei (5º dan) fez um seminário no Rio e, pela primeira vez, houve workshops fora do Rio também, cumprindo com o objetivo de difundir o kyudô pelo Brasil. Foram três workshops em Brasília (DF), onde agora já treina regularmente o segundo grupo brasileiro de kyudô, a Kyudô Kai DF.

Além disso, em setembro, se realizou no Rio de Janeiro o I Seminário Brasileiro de Kyudô, com a presença de grandes mestres, inclusive Buchanan-sensei, atual presidente da Federação de Kyudô dos EUA.

Serviço I Workshop de Kyudô:

Dias: 22 e 23 de janeiro de 2011 (sábado e domingo).
Local: Campo Society da Unifor.
Valor da inscrição: R$ 150,00.
Instrutores: Nobuo Yanai (2º dan) e Elisa Figueira (mudan).
Informações e inscrições com: Álvaro Tachibana pelo telefone (85) 9998.4210 ou e-mails: ajdvt@yahoo.com.br e alvaro.tachibana@gmail.com .











SAÚDE


Yoga para Mulheres em Fortaleza

Método equilibra as funções do corpo, melhora o humor e pode até aumentar a libido!!

A Escola do Feminino formatou aulas de Yoga exclusivas para atender as necessidades e as dificuldades do cotidiano do público feminino em geral.

Os beneficios do yoga são cada vez mais reconhecidos pela comunidade científica. Yoga é uma prática milenar que beneficia e harmoniza o corpo, a mente e as emoções.

Esticar o corpo, alongar os músculos, ativar as articulações, harmonizar o funcionamento dos órgãos genitais e digestivos, aumentar a capacidade pulmonar e, principalmente, estar bem consigo mesma, se sentir flexível, ativa, bonita são alguns benefícios que as aulas de Yoga focado para mulheres podem proporcionar.

O yoga pode efetivamente ajudar a mulher em problemas como TPM, estresse, enxaqueca, irritabilidade, mal humor, frigidez, dificuldades emocionais, bloqueios relacionais, envelhecimento precoce, problemas hormonais, dor lombar, dor cervical, e outros.

Segundo Michelle Ximenes, Instrutora da Escola do Feminino em Fortaleza, hoje em dia, os múltiplos papéis que a mulher encara em seu cotidiano sobrecarrega muito seu organismo, principalmente, a região do baixo ventre e tórax, fechando a energia que normalmente circula nestas áreas.

“Estas duas regiões são muito importante para a mulher, pois é onde ela acumula mais força. Na área do baixo ventre existe uma enorme quantidade de energia para que ela possa gerar os filhos, os órgaos são preparados para o florescimento, gerando beleza e juventude, e na região toráxica, é onde ela possui toda a sua ternura e harmonia. Se estão bloqueadas e rígidas, ela poderá se sentir muito desconfortável em suas relações consigo mesma e com o mundo externo”, revela.

Cerca de 90% das mulheres que procuram as terapias e aulas da Escola do Feminino estão com enrijecimento das articulações, emocionalmente fechadas e fragilizadas. Isso é a conclusão de que a energia vital destas mulheres não estão sendo trabalhadas adequadamente, acumulando grande tensão e futuramente, doenças. Todos esses bloqueios podem acarretar mau humor, nervosismo, ciúmes, falta de libido, frustração.

A sensação de sentir o seu corpo flexível e em bom funcionamento é muito importante para a auto estima, a confiança, a sensualidade e a sexualidade da mulher.

A Escola do Feminino oferece aulas de 'Yoga para Mulheres' com o objetivo de trazer a auto estima, saúde e alegria de viver para todas as mulheres em todas as idades.

Mais informações: www.escoladofeminino.com.br

Nenhum comentário: