segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

REVISTAS

Concludente de Jornalismo lança revista dedicada a pessoas com deficiência

“Superando” é o título da revista criada por Alderico Mesquita Magalhães Neto, estudante de Jornalismo da FaC - Faculdades Cearenses. Apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a revista é, de acordo com os planos do futuro jornalista, a primeira de uma série que ele pretende publicar, enfocando questões relativas às pessoas com deficiência. Alderico teve poliomielite aos seis meses de idade e, como cadeirante, é um exemplo de superação. Aos 32 anos, está concluindo o terceiro curso superior.

“A paralisia infantil não foi empecilho porque tive uma base muito boa da família”, diz ele. Alderico conta que, desde criança, estudou em escolas regulares e, em 1999, passou pela primeira vez no Vestibular. Cursou dois anos de Agronomia na Universidade Federal do Ceará, mas acabou trancando o curso. Resolveu mudar de área e concluiu duas graduações – História e Geografia – na Universidade Vale do Acaraú (UVA). Em 2006, despertou nele a vontade de cursar Jornalismo. Depois de tirar nota 10 no TCC, vai colar grau em festa no dia 27 de fevereiro próximo na FaC.

Sob orientação da Profª Luciana Barroso, ele pode exercitar todas as fases da produção de uma revista: Apurou, redigiu, editou as matérias e acompanhou o processo de impressão na gráfica. A matéria de capa é intitulada “Acessibilidade – Derrubando as barreiras arquitetônicas e culturais”. Entre as reportagens estão uma sobre a Lei de Cota outra sobre acessibilidade na cidade, além de entrevistas com uma cadeirante grávida e um para-atleta.

A intenção de Alderico agora é patentear a marca e conseguir parceiros e patrocinadores para levar adiante a revista. Ele quer fazer matérias que mostrem como a sociedade pode colaborar para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Segundo ele, é muito importante o papel de profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, engenheiros, arquitetos e comunicadores.

Quando indagado sobre as dificuldades que teve para fazer a revista, Alderico destaca “apenas as arquitetônicas”. A falta de rampas em determinados locais onde foi fazer entrevistas dificultaram o trabalho. “Às vezes um batente não faz a menor diferença para as pessoas em geral, mas para quem usa uma cadeira de rodas, sim”, diz. E é só em momentos assim que ele diz lembrar de sua limitação física. Confiante e determinado, o jovem diz que, das dificuldades, prefere extrair lições.

Alderico nasceu em Fortaleza, mas sua família é de Reriutaba, a 309 km da capital, na microrregião de Sobral. É o mais velho dos quatro filhos. A caçula, Beatriz Lopes Magalhães, 21 anos, estudante de Enfermagem, é inspirada pela força de vontade do irmão. “Todo dia é nele que encontro motivação para acordar. Todo dia é ele que dá lição de vida pra gente”, declara.

Mais informações: Alderico Mesquita Magalhães Neto, concludente de Jornalismo – (fone: 85 8745.5321 / 3243.5321)

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509 - Jornalista Responsável: Carmina Dias 00629JP / Estagiário de Jornalismo: Leandro Porto)







"ALFA" de janeiro divulga pesquisa inédita sobre sexo e relacionamento

Edição traz na capa casal de comediantes Marcelo Adnet e Dani Calabresa que também ilustra reportagem sobre casamento e traição; Letícia Sabatella em seu primeiro ensaio sensual; uma entrevista exclusiva com o chef Ferran Adrià; perfil de Arnaldo Jabor escrito por uma de suas ex-namoradas e reportagem sobre Punta del Este, uma espécie de sucursal de St Tropez

A primeira edição da revista ALFA de 2011 apresenta os resultados de uma pesquisa inédita sobre sexo, casamento e traição, realizada em parceria com o Departamento de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril. Mais abrangente levantamento sobre o tema realizado no país, 5.000 homens, a maioria deles entre 35 a 39 anos, foram ouvidos. A graça ficou por conta dos comediantes Dani Calabresa e Marcelo Adnet, recém-casados. Em fotos e entrevista, o casal mostra que, na alegria ou na tristeza, o importante é manter o bom humor.

Letícia Sabatella, atriz engajada em causas sociais e ambientais, surge linda, leve e solta em seu primeiro ensaio sensual, captado com elegância por Christian Gaul. Além de suas belas curvas, ela revela também suas ideologias e sua faceta musical. Por falar em pouca roupa, a atriz Anne Hathaway, em entrevista exclusiva à revista, conta como foi atuar no papel da praticante de sexo casual, Maggie, para a comédia que estreia dia 28 no Brasil Amor e Outras Drogas, repleto de cenas em que atriz aparece como veio ao mundo. E para completar o time de mulheres interessantes, Branca Messina, a nova musa do cinema alternativo, embeleza a coluna “Presente de Deus”.

Em entrevista exclusiva, o renomado chef Ferran Adrià fala sobre os seus planos futuros para depois que seu aclamado restaurante, o elBulli, fechar as portas nesse ano. O namoro da jornalista Kika Salvi com Arnaldo Jabor, que não deu certo, rendeu um perfil que revela um pouco da personalidade e das fragilidades do colunista e diretor de cinema, comentadas por ele. Se a vida é um jogo, André Akkari vive muito bem. Em entrevista à ALFA, um dos maiores jogadores de pôquer online do mundo conta como o seu interesse pelo negócio foi despertado, como fez fortuna jogando e sobre seus projetos paralelos, como a TV Poker Pro.

Ainda na edição de Janeiro:

Um dos artistas plásticos brasileiros que mais faz sucesso no exterior, o grafiteiro Speto protagoniza editorial de moda que é a sua cara, trajando peças marcantes e de cortes modernos. Para quem ainda não conhecia a terminologia mixologistas, eles são os barmen-celebridade da atualidade e mostram em reportagem que o preparo de um drinque engloba, entre outros conhecimentos, técnicas gastronômicas e muita criatividade. Alguns nomes brasileiros da mixologia chegam a cobrar mais 30 reais para montar uma carta de drink e treinar funcionários.

Em um divertido relato, o repórter Ronaldo Bressane conta que sentiu literalmente na pele o que é ser um usuário de botox. O Brasil virou o campeão mundial de homens botocados e ele se internou em uma clínica para entender as razões desse fenômeno. Em sua coluna “Papo Reto”, Claudio Manoel escreve sobre as razões da pausa do Casseta & Planeta. Um perfil de Julian Assange, do Wikileaks, e os bastidores da guerra por trás dos criadores do milionário game Call Of Duty.

Sobre a ALFA

A ALFA, lançada em setembro, é a mais nova revista masculina da Editora Abril. Inédita no mercado editorial brasileiro, traz reportagens pautadas pelos temas de interesse e pelo comportamento dos homens, com elegância, sabedoria e irreverência, na intenção de ajudá-lo a aproveitar o melhor da vida. Gente de sucesso, relacionamento, carreira, saúde, estilo, gastronomia e mulheres são alguns dos assuntos que serão abordados na nova publicação.

No time de colaboradoras da revista, estão Sérgio Augusto, Nirlando Beirão, o ex-nadador Gustavo Borges, Claudio Manoel (ator e redator do programa Casseta & Planeta) e Tati Bernardi (escritora e roteirista da TV Globo).





CONCURSOS, PROMOÇÕES, EDITAIS


Revistas Coquetel lançam promoção para adolescentes sobre o filme 'Desenrola'

Comédia romântica estreia nos cinemas em 14 de janeiro

Estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 14 de janeiro, o filme 'Desenrola', uma comédia romântica protagonizada pelos adolescentes Olívia Torres, Lucas Salles e Daniel Passi. O longa, de Rosane Svartman, tem ainda no elenco nomes de peso como Juliana Paes, Marcello Novaes, Letícia Spiller, Kayky Brito e o jornalista Pedro Bial. Aproveitando esse lançamento, as Revistas Coquetel, da Ediouro, realizam desde já na internet a promoção homônima 'Desenrola', voltada para o público adolescente.

Para concorrer, é só acessar o site www.coquetel.com.br, clicar em Mundo Coquetel – Promoções, fazer o cadastro e responder à pergunta: "Nada acontece exatamente como esperamos, ainda mais na turbulenta fase da adolescência! E você? Qual foi a experiência mais surpreendente que já passou nessa idade?"

A promoção vai até 18 de abril de 2011. Os participantes poderão enviar quantas frases desejarem. Os autores das quinze melhores respostas ganharão uma camiseta com o tema do filme 'Desenrola', uma munhequeira temática e um CD promocional do filme, além de um Kit de revistas Coquetel.

Os nomes dos ganhadores serão divulgados no próprio site, em 20 de abril, e os prêmios serão entregues sem ônus em qualquer lugar do país. Outras informações pelos telefones do SAC COQUETEL: (21) 3882.8300 e 0300.3131345 ou ainda enviando e-mail para: coquetel@ediouro.com.br.

A parceria da Coquetel com a Downtown Filmes.inclui a revista da palavras cruzadas Prata 100 Colorida, que traz na capa citação e imagem do filme 'Desenrola', bem como um jogo caça-palavras temático para divertir a galera.

Em 'Desenrola', Priscila (Olívia Torres) tem 16 anos e é uma garota bem normal, mais até do que gostaria. Quando a mãe dela viaja a trabalho por vinte dias, Priscila fica sozinha em casa pela primeira vez. É neste curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças e diversas outras “primeiras vezes” acontecem: ela se apaixona, leva um fora, se sente em perigo, 'paga mico' e, ainda por cima, rola a tal primeira vez. Aos poucos a adolescente vai descobrindo que nada é exatamente como ela esperava: o cara perfeito não é tão perfeito assim, a garota incrível é insegura, o garoto boçal é até meio romântico e seu melhor amigo talvez não conte tudo que acontece com ele.

Nenhum comentário: