quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

DESTAQUES

Cirque du Soleil no Ceará

Novo espetáculo da trupe canadense será apresentado
durante dois dias em Fortaleza

O mundialmente famoso Cirque Du Soleil anunciou a apresentação em Fortaleza do espetáculo "Quidam". O novo espetáculo da trupe será exibido pela primeira vez, fora do Canadá (sede do circo), durante dois dias na capital cearense.

Segundo a secretaria de Turismo de Fortaleza, que realizou coletiva para anunciar a atração, o Cirque Du Soleil está ainda definindo a data, mas se apresentará na Terra do Sol entre os dias 3 de junho e 4 de julho de 2009, na Praça 31 de Março, na Praia do Futuro.
Serão 20 dias de espetáculo pelo Brasil. De Fortaleza, o grupo segue para Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. A trupe também se apresentará em Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).
Presentes à coletiva estavam o secretário de Turismo de Fortaleza, Henrique Sérgio Abreu, o representante exclusivo do Cirque para a América Latina, Vlad Rothman (diretor da Time For Fun Entretenimento S/A), e o produtor local do espetáculo, João Carlos Diógenes Parente, da D&E Entretenimento.



Humberto Teixeira é o homenageado do Carnaval de Fortaleza

Shows na Praia de Iracema, Pagode da Mocinha e desfiles na Avenida Domingos Olímpio animam a capital do Ceará - confira fotos e notícias de outras cidades da Terra do Sol, do Rio, São Paulo, Bahia e até do carnaval de Veneza!

A Domingos Olímpio foi, mais uma vez, a “Sapucaí” de muitos cearenses que decidiram curtir o carnaval em Fortaleza. Com um público estimado em mais de dez mil pessoas a cada dia de folia (segundo a Polícia Militar), a festa contou com apresentações de diversas escolas de samba e maracatus. O bloco dos sujos, com populares de todos os blocos pré-carnavalescos da cidade, também participaram de um concurso de fantasias. O carnaval 2009 promovido pela Prefeitura de Fortaleza também movimentou o tradicional Pagode da Mocinha, na Rua João Cordeiro, esquina da Avenida Monsenhor Tabosa, com o encontro de blocos, todas as tardes. No aterro da Praia de Iracema, outro ponto de carnaval da Prefeitura, contou com shows de artistas locais (Waldonys, Chico Pessoa e Dorgival Dantas), e nacionais como Beth Carvalho, Chico César, Dominguinhos e os veteranos Elza Soares e Jair Rodrigues.

Os três locais do carnaval de Fortaleza foram enfeitados com estandartes com a ilustração do rosto de Humberto Teixeira (1915 - 1979), o criador do baião, homenageado deste ano. A decoração, do carnavalesco Augusto Oliveira, teve custo de R$ 100 mil, de acordo com a Secretaria de Cultura de Fortaleza, e, pela falta de planejamento, acabou atrapalhando muitos carros alegóricos no desfile da Avenida Domingos Olímpio, com cabos muito baixos impedindo a passagem de adereços.

Uma forte chuva no domingo provocou esvaziamento nas arquibancadas. Alguns grupos de maracatu se apresentaram sem som no domingo, mas mantiveram o sorriso e a empolgação para os jurados avaliarem os desfiles. Mesmo com as fantasias se desfazendo ao vento e as maquiagens aos poucos se desmanchando, o Az de Ouro, com a loa Iemanjá na Terra do Sol, permaneceu por 32 minutos no desfile. Por questões de segurança e no intuito de evitar um acidente, os equipamentos sonoros foram desligados. A coordenação geral da Prefeitura sugeriu o adiamento dos desfiles, mas os carnavalescos rejeitaram a proposta. Segunda e terça o desfile foi mais tranqüilo, sem chuva, apenas, em alguns momentos, um chuvisco.

As escolas de samba que desfilaram na Avenida Domingos Olímpio seguiam um formato tradicional com um tema, roteiro, abre-alas, estandarte e bateria que simbolizam a união do grupo, do bairro em torno do carnaval. A Turma do Mamão, proveniente do bairro Jacarecanga, que desfilou como Bloco de Sujos por 33 anos, foi um dos destaques. Já o Bloco Prova de Fogo, fundado por um bombeiro em 1935, homenageou o samba, o pagode e a tradição da Dona Mocinha no carnaval de rua de Fortaleza.

A escola Imperadores da Parquelândia, em vermelho, branco e verde, com 250 integrantes cantaram o enredo Amazônia, A Luta Vai Continuar. A Corte no Samba, com 230 pessoas que cantaram e dançaram o enredo Globo da Alegria, nasceu no bairro Castelão e fez referência a realização da Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza. A Mocidade da Bela Vista chegou nas cores vermelha e branca tendo como tema “A Rendeira na Terra da Luz”, com 300 integrantes A escola Unidos do Acaracuzinho, de Maracanaú, teve como tema Ceará Terra da Luz, com 600 componentes

A Polícia Militar confirmou: 20 mil pessoas compareceram na avenida Domingos Olímpio na terça-feira. Na segunda-feira foram 12 mil e no domingo, 17 mil. Informações da Secretaria de Turismo do Ceará, dizem que a ocupação da rede hoteleira neste feriado ultrapassa os 90%. Todos os grupos oficiais foram contemplados pelo Edital de Fomento às Agremiações Carnavalescas para o Carnaval de Rua 2009, que dividiu 370 mil reais entre elas. Houve também uma preocupação em relação às arquibancadas, que desabaram no ano passado, ferindo diversos espectadores – a estrutura de 2009 era visivelmente mais segura.

De acordo com Arimá Rocha, diretor geral da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, o evento não registrou nenhuma ocorrência grave. A tranqüilidade do folião foi assegurada por 90 guardas municipais, 160 seguranças particulares e câmeras de vídeo-monitoramento, além do apoio motorizado e a pé de policiais militares.

Leia mais na seção CARNAVAL 2009




TV Diário fora do ar

Crescimento em audiência fez Globo pressionar a retirada da emissora cearense das transmissões via satélite para todo Brasil


O sinal digital da TV Diário de Fortaleza está fora do ar desde a meia noite de ontem. De acordo com alguns blogs e sites especializados, o motivo da retirada da transmissão nas parabólicas de todo o Brasil é devido pressões, indiretas, vindas da Rede Globo de Televisão que não admitia o crescimento notório da audiência da emissora cearense. Segundo os sites, o desejo de retirar do ar o sinal digital da TV Diário é antigo.
“A emissora sulista não admitia de forma alguma o crescimento da TV Diário e muito menos que uma emissora eminentemente nordestina, conseguisse bater alguns dos seus programas que ninguém agüenta mais. TV Diário, a TV do Nordeste fica restrita apenas as cidades cearenses onde tem canal aberto”, publicou o blog cearense Miséria.
“Depois de muito pelejar, por quase dois anos ininterruptos, conseguiu ganhar na pressão e tirar do ar o sinal de satélite da nossa TV Diário, uma dor de cabeça que mostrou ser a Globo extremamente sensível a turbulências do mercado da televisão brasileira. Perdendo em muitos horários para a TV Diário, noutros tantos para a Record e até pro SBT, a TV Globo não resistiu ao assédio da competência de homens como Roberto Moreira, Nelson Faheina, Edilmar Norões, Paulo Oliveira e João Inácio Junior, dentre outros, como Enio Carlos”, concluiu o Blog do Macário, outro site local.
Telespectadores de outros estados como São Paulo e Rio de Janeiro, confirmaram que o sinal da emissora está fora do ar desde ontem. A TV Diário e o Sistema Verdes Mares de Comunicação não forneceram qualquer declaração sobre o assunto até o fechamento desta edição. (Por Souto Filho - Jornal O ESTADO)




Dan Viana na TV Verdes Mares

Um dos Vjs de maior sucesso da TV União, sendo apontado em pesquisas como um dos mais reconhecidos entre o público jovem, Dan Viana está de casa nova. Depois de sair do canal “jovem de cara e de coração”, Dan se formou em jornalismo e estréia no novo formato de telejornais da TV Verdes Mares. A partir de março o “Jornal do Dez” e “Jornal do Meio Dia” passarão a se chamar “CE TV”, primeira e segunda edição, se adequando ao formato da Globo nacional. Dan, que passará a assinar Daniel Viana, irá apresentar uma série de reportagens sobre os jovens dos bairros de Fortaleza.





Hiroldo Serra lança seu terceiro livro sobre teatro

O professor de teatro Hiroldo Serra vem suprir a escassez da bibliografia teatral publicando o seu terceiro livro sobre o assunto - suas obras falam sobre a teoria e a prática teatral. O lançamento do novo livro, “Teatro na Escola – 3º Ato”, será nesta quinta feira, 26, no Centro Cultural Oboé, a partir das 19h.

A obra trata de três clássicos da literatura universal: “Os três mosqueteiros”, de Alexandre Dumas; “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand; e “O príncipe e o mendigo”, de Mark Twain. Os textos são adaptados para serem apresentados aos seus jovens alunos. Essa edição surgiu de uma identificação do pedagogo com os espetáculos teatrais que participou.

Hiroldo Serra é professor há vinte anos, especializado em Arte Educação, e atualmente orienta alunos dos Christus, Espaço Aberto, Casa da Comédia Cearense e da Faculdade Latino-Americana de Educação (Flated).

O professor superou todos os obstáculos e por conta própria pesquisou, escreveu e publicou o “Teatro na Escola – 1º Ato”, que contém uma síntese básica para orientar jovens alunos na arte do fazer teatral. Logo em seguida lançou o “Teatro na Escola- 2º Ato”, para saciar a vontade de escrever sobre o assunto. (Por Deborah Milhome - Jornal O ESTADO




Secretários e dirigentes municipais de cultura se reúnem em Fortaleza

Os Secretários e dirigentes de órgãos municipais de cultura do Ceará se encontram em Fortaleza nos dias 26 e 27 de fevereiro, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Cambeba) para participar da primeira edição do projeto Diálogos Culturais. O I Encontro dos Gestores Municipais de Cultura busca alinhar a política cultural do Estado com a dos municípios cearenses. O Seminário contará com abertura do Secretário da Cultura, Auto Filho, e de todos os coordenadores e gestores da Secult.

Com as mudanças nas administrações nas últimas eleições municipais, a Secult entende que é preciso estreitar as relações e apresentar as políticas do Estado aos novos gestores. Este entendimento visa a compreensão da diversidade cultural cearense, que impõe ao gestor a dimensão de uma política cultural regional, que contemple a preservação, a produção, a formação, a difusão e a distribuição de bens e serviços culturais.

Sistema Nacional da Cultura - Para implementar o Sistema Nacional de cultura em sua totalidade, a Secult criou a Coordenação de Gestão dos Sistemas Culturais que faz a interlocução da Secretaria com a sociedade civil. Deste modo, Rejane Reinaldo, ex-secretária da cultura de Sobral e gestora de cultura, assume a coordenação para este intermédio com a classe artística, produtores e sistemas de cultura.

O Encontro é, por fim, dado pela necessidade de engajamento dos municípios, como forma de mobilização das bancadas parlamentares, pela importância da aprovação da PEC 150/2003 - que prevê a vinculação constitucional, para a cultura, de recursos de, no mínimo, 2% para a União, 1,5% para os Estados e 1% para os Municípios – o que assegurará os recursos necessários ao desenvolvimento das políticas nacional, estaduais e municipais de cultura.

Programa Diálogos da Cultura
Encontro de Gestores Municipais da Cultura do Ceará

Data: 26 e 27 de fevereiro de 2009
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU Fortaleza-Ce
Hora: Dia 26/02 - 7h30 às 20h e Dia 27/02 – 7h30 às 17h


Programação - Diálogos da Cultura
Dia 26
7h30 - Credenciamento e café da manhã

9h- Palestra “Diálogos da Cultura”
Palestrante: Professor Auto Filho- Secretário da Cultura do Estado do Ceará

10h15 - Intervalo para merenda
10h30 - Painéis Secult

Painel 1. COPLA – Coordenadoria da Política do Livro e da Leitura
Apresentação: Programa Por Um Pacto Social pelo Livro - Karine David
Políticas do Livro e de Acervos - Jorge Pieiro

Painel 2. COGES - Coordenadoria da Gestão dos Sistemas Estaduais da Cultura (Equipamentos,Centros, Fóruns e Sistemas Estaduais da Cultura)
Apresentação: Coordenadora da Coges: Professora Rejane Reinaldo

Debates
12h - Almoço
13:30h – Painéis da Secult

Painel 3. CODAC-Coordenadoria de Ação Cultural
Apresentação: Coordenador da Codac: Professor BC Neto

Painel 4. COPAHC– Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural
Apresentação: Coordenador da Copahc: Otávio Menezes

Painel 5. SIEC – Sistema Estadual de Cultura-Unidade Gerenciadora do FEC/ MECENATO
Apresentação: Secretária Executiva do SIEC: Márcia Araújo Costa Martins


Debates
16h - Intervalo para merenda
16h15 às 19h - Reunião dos Fóruns Regionais de Cultura e Turismo do Ceará

- Atendimento técnico aos municípios
19h – Jantar
20h - Intercâmbio festivo


Dia 27
8h - Assembléia do Conselho dos Dirigentes Municipais da Cultura-Dicultura - Apresentação do Dicultura / Rogério Jales – Presidente

1. Instalação da assembléia
10h15 - Intervalo para merenda
10h30 - Processo eleitoral para eleição da Diretoria/biênio 2009-2011

Debates
12h- Almoço
14h - Posse da Diretoria Eleita
16h - Intervalo para merenda

Debates
16h15 - Avaliação do Encontro - Encerramento das atividades




Beach Park inaugura "RAMUBRINKÁ"

Nova atração do Parque Aquático reúne humor e adrenalina

O Beach Park lançou este mês a maior atração já instalada no parque aquático nos seus 24 anos de história. É o RAMUBRINKÁ’, “forma regionalizada da expressão ‘vamos brincar’, que é uma homenagem bem humorada ao povo do Ceara”, explica Murilo Pascoal, diretor geral do complexo.
Com investimento de R$ 7 milhões, a maior atração aquática do Brasil é composta por uma torre de 24 metros de altura, uma piscina de 500 mil litros e sete toboáguas com nomes inspirados no cearês, o “dialeto” do povo cearense. Eles foram batizados de: “Ramujunto”, “Ramunóis”, “Ramumaiseu” e “Ramunessa” e os mais radicais de “Ronão”, “Ronada” e “Raitu”.
Voltado para todas as idades, os toboáguas proporcionam uma experiência diferente em função de tamanho, formato, velocidade de descida e acessórios (bóias). As pistas individuais, as mais altas, são ideais para aqueles que gostam de muita adrenalina e fortes emoções. Os que preferem uma diversão mais suave, as opções são as pistas projetadas para a descida de duas ou três pessoas em bóias especiais.
A execução do Ramubrinká foi um trabalho conjunto entre o Beach Park e a empresa canadense Whitewater - a maior construtora de parques aquáticos do mundo, responsável pela confecção dos toboáguas - e a empresa de engenharia cearense CMM, que construiu as torres e a piscina. Atualmente só existe um equipamento igual ao Ramubrinká no mundo, inaugurado em 2007 em um dos maiores parques aquáticos dos Estados Unidos.

O governador do estado Cid Gomes e o secretário de turismo Bismarck Maia participaram domingo da solenidade de lançamento do novo brinquedo do Beach Park, o Ramubrinká, mais um complexo de escorregas do famoso parque aquático. Cid afirmou na ocasião que iria tentar melhorar a estrada de acesso ao parque. Bismarck Maia adiantou a O Estado que as pesquisas da Setur apontaram um aumento na expectativa de turismo no Ceará, nesta alta temporada de dezembro e janeiro.

A secretaria esperava um aumento de 12% no fluxo de turistas em relação ao ano passado, mas Bismarck falou que o índice deverá ser ainda maior. Bismarck Maia falou também do período de espera nas reclamações contra o andamento do processo que vai produzir um novo centro de convenções. A polêmica está na localização do novo centro de feiras e eventos, que deverá ser na avenida Washington Soares, trecho da cidade que já apresenta um trânsito caótico e uma aglomeração de shoppings, faculdades e casas de entretenimento.

O Ministério Público poderá entrar com uma ação contra o projeto. Bismarck também falou na inauguração do Ramubrinká sobre a construção do novo aquário da cidade, que será construído na Praia de Iracema, no prédio onde era o DNOCS. “Será o maior aquário da América Latina”, adiantou o secretário. O cantor Falcão, garoto propaganda e arquiteto do brinquedo novo do Beach Park, fez um pocket show para os convidados que foram recepcionados com um cocktail.

REVISTAS

Madonna dando pra Jesus...

Revista americana W publica fotos de Madonna e o modeo carioca Jesus Luz, feitas em dezembro, quando a cantora fez show no Rio

O site da revista americana "W" revelou parte do ensaio inédito de Madonna com o modelo brasileiro Jesus Luz. As fotos foram feitas no Rio de Janeiro em dezembro passado, quando a cantora esteve no Brasil para sua turnê "Sticky & Sweet". As imagens, produzidas pelo renomado fotógrafo Steve Klein trazem poses sensuais entre os dois.Em várias delas, Luz, 22, aparece seminu diante de Madonna, 50, em um hotel carioca. Em outra imagem, desfocada, ambos são "flagrados" se beijando na cama. O ensaio faz parte da edição de março da "W" e foi divulgado hoje no site da revista.No final da tarde, porém, as fotos saíram do ar. O ensaio de Madonna e Jesus Luz marcou o início do que muitos tabloides e blogs já consideram o segundo affair da cantora depois de sua separação, em novembro, com o cineasta Guy Ritchie. Antes de Luz, boatos se espalharam de que ela estava junto com o jogador de beisebol Alex Rodriguez. Confira mais fotos na seção REVISTAS


MÚSICA

Centenário de Carmem Miranda

A estrela, famosa por seus turbantes, fixou o jeito de cantar o samba e a marchinha e gravou quase 300 músicas no Brasil

De setembro de 1929 a maio de 1939 (com direito a uma curta prorrogação em setembro de 1940), Carmen Miranda gravou 281 músicas no Brasil, em discos avulsos de 78 rpm -uma música por face, como se dizia. Se na época já existisse o álbum convencional de 12 faixas, isso equivaleria a 23 LPs -mais de dois por ano, durante dez anos. Se se fizer os cálculos baseados nas avaras possibilidades dos 78s, Carmen lançou uma média de 2,5 músicas por mês, todo mês, chovesse ou fizesse sol, durante aqueles dez anos. Nenhuma outra cantora brasileira, antes, durante ou depois, chegou perto de tais números -até hoje.



BASTIDORES - CELEBRIDADES


Amy Winehouse e suas tetas

Amy mostrando os seis não tem nada de extraordinário. Desta vez, o momento é mais especial porque ela está pelada e abraçando uma tia gorda de maiô azul em St. Lucas dias atrás.

A Amy Winehouse sabe chocar, né? Supera, Madonna, Britney...nesse quesito. Depois de se agarrar com dois garotões (vejam na edição do DIVIRTA-CE do mês passado), salvar uma turista que estava se afogando, e quebrar o bar de um hotel, ela teve seu apartamento roubado em Londres e anunciou que iria gravar o próximo disco na Jamaica. Estamos esperando você aqui no Brasil, Amy!!!



GASTRONOMIA

La Casa Lounge e Restaurante é novidade na Beira Mar

La Casa - Lounge Club & Restaurante promete mudar os conceitos de entretenimento em Fortaleza. Em janeiro, La Casa abre as portas em seu charmoso endereço na Avenida Beira-Mar, um ambiente despojado e moderno, onde o melhor da lounge music é combinada com uma mistura criativa de sabores do mundo com fortes influências mediterrâneas e asiáticas.
Aberto todos os dias para almoço e jantar, La Casa oferece duas seleções especiais de menu, um para o dia e outro para a noite, com sugestões do chef peruano Felipe Chacaltana, recém chegado de Barcelona repleto de novidades. Mas o grande diferencial do restaurante fica por conta do seu espaço lounge.
O amplo espaço na área externa é ideal para conhecer gente interessante, encontrar amigos, relaxar e se divertir ao som da lounge music selecionada pelo DJ residente, Malloy. Ao cair da noite, o tom muda e a playlist assume um ritmo mais empolgante. Os freqüentadores podem saborear, ainda, os variados coquetéis e as opções da carta de vinhos, composta por 40 rótulos.


MODA

Beleza Mundial Abre Inscrições em Fortaleza

A maior seleção de modelos do Brasil espera receber mais de 125 mil candidatas em 4 meses

Está aberta a temporada de caça a novos rostos, estilos diferentes e jeitos expressivos. Beleza Mundial 2009: a maior seleção de modelos do país vai descobrir as futuras Giseles, Isabelis e Micheles. Modelos que mudaram o rumo da profissão, fazendo muito mais que sucesso, elas são referência porque imprimiram uma nova maneira de agir no mundo da moda.

Patrocinado pela Mundial Beauty Care, o projeto foi criado e coordenado por Liliana Gomes, Norton Flores e John Casablancas, sócios da Enjoy Internacional. Responsáveis por concursos que descobriram as modelos mais famosas do Brasil e do exterior, esse trio tem bagagem notável no mundo da moda. Para completar, a empresa de calçados Tanara e os esmaltes Impala co-patrocinam a empreitada fashionista.




Terra pode abrigar vida "alienígena", diz cientista

A Terra pode abrigar várias formas de vida alienígena, completamente dissociadas dos seres vivos já conhecidos, segundo um cientista da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Em uma apresentação durante a conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), em Chicago, o físico Paul Davies disse ainda que essas "vidas paralelas" podem estar escondidas em locais inóspitos, como desertos, lagos de sal, fontes hidrotermais e áreas com altas temperaturas e radiação solar.

Davies afirmou ainda que várias desses "seres estranhos" podem estar vivendo entre nós, em formas que ainda não são conhecidas.

Eles fez um apelo para que a comunidade científica lance uma "missão à Terra" para vasculhar ambientes tidos como hostis em busca de sinais de bioatividade.

"Segunda gênese"

"Não precisamos viajar a outros planetas para encontrar formas de vida estranhas. Elas podem estar bem aqui debaixo de nossos narizes", disse.

"É perfeitamente razoável a ideia de uma biosfera paralela aqui na Terra", defendeu. "Mas nunca ninguém se importou em procurar por ela. Eu pergunto: 'Por quê?'. Não é caro --seria um custo bem menor do que se gasta procurando por extraterrestres."

Davies foi um dos palestrantes de um simpósio que explorou a possibilidade de que a vida se desenvolveu na Terra mais de uma vez.

Segundo os cientistas, os descendentes desta "segunda gênese" podem ter sobrevivido até hoje, em uma "biosfera paralela"que está além da percepção humana porque seus habitantes têm uma bioquímica muito diferente da nossa.

"Todos os nossos microscópios estão desenvolvidos para estudar a vida que nós conhecemos --então não é uma surpresa que não tenhamos encontrados micróbios com uma bioquímica diferente", afirmou Davies.

"Ainda não sabemos muito bem a aparência dessas formas de vida estranhas. É algo tão amplo como a própria imaginação, e é por isso que é tão difícil procurar por elas", disse.

Molécula

Segundo o cientista, a base desses organismos poderia ser o DNA e o RNA, mas com um código genético distinto ou com diferentes aminoácidos. Ou ainda, essas criaturas poderiam apresentar diferenças mais acentuadas.

"Talvez um dos elementos usados pela vida --carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e fósforo-- pode ter sido substituído por outros', explicou Davies. "Um dos exemplos é o arsênico, que é venenoso para o homem mas têm propriedades que dariam condições ideais ao desenvolvimento de micróbios."

Outro pesquisador, Steven Benner, da Universidade da Flórida, disse que antes de procurar por esses seres, é preciso provar que é possível criar novas moléculas capazes de sobreviver e evoluir.

Sua equipe desenvolveu um sistema químico sintético que precisa ser alimentado externamente, mas que é capaz de evoluir e se adaptar em uma geração seguinte.

"Nosso próximo passo será aplicar um processo de seleção natural", afirmou Benner.




ORÇAMENTO DA CULTURA AUMENTA 142% DESDE 2003

O orçamento global do Ministério da Cultura, entre 2003 e 2008, aumentou 142%. Levantamento da ONG Contas Abertas mostra que a pasta passou de R$ 359,8 milhões no início do governo Lula para R$ 868,6 milhões no ano passado. NO cálculo entram pagamento de pessoal, despesas correntes (água, luz, telefone, etc.), investimentos (execução de obras e compra de equipamentos), entre outros. Já o valor das leis de incentivo à cultura ficam de fora da conta. Entre as despesas que compõem o orçamento do Ministério da Cultura, os investimentos foram os que mais cresceram no período 2003-2008 em termos de porcentagem. Segundo a ONG, passou de R$ 22,2 milhões para R$ 99,6 milhões, um aumento real de 349%. As despesas correntes, por sua vez, sofreram um acréscimo de 179%; pularam de R$ 153,3 milhões para R$ 427,2 milhões. Já o pagamento de pessoal e encargos sociais teve um aumento mais tímido (53%), R$ 182,5 milhões para R$ 280,7 milhões.O principal programa do Ministério, “Cinema, Som e Vídeo”, teve R$ 136,7 milhões disponível para investimento. O projeto atua em ações de modernização de centros técnicos, instalação de escritórios regionais da Agência Nacional do Cinema (Ancine), capacitação de artistas, técnicos e produtores na área de audiovisual, fomento à distribuição e comercialização de obras cinematográficas no país e no exteriores, entre outras.O Fundo Nacional de Cultura, principal mecanismo de financiamento que possibilita ao MinC investir diretamente nos projetos culturais mediante a celebração de convênios e outros instrumentos similares, também viu seus recursos crescerem significativamente nos últimos seis anos. Em 2003, foram pagos por meio do fundo cerca de R$ 38,4 milhões. Já em 2008, segundo a Contas Abertas, foram desembolsados R$ 170,9 milhões, ou seja, um aumento de 345% em termos reais.

Nenhum comentário: