domingo, 1 de fevereiro de 2009

LIVROS NÃO-FICÇÃO

A verdadeira Operação Valquíria

Livro e filme. Philipp von Boeselager , o último sobrevivente do complô militar para matar Hitler, incidente que inspirou filme com Tom Cruise.

Com lançamento simultâneo ao filme estrelado por Tom Cruise, o livro “Operação Valquíria” (Editora Record, 192 páginas, R$ 34), de Philipp von Boeselager, é um relato fascinante e real do complô organizado por oficiais alemães em 1944 para tomar o poder, após a eliminação de Hitler. O filme, que está em cartaz nos cinemas (confira horários e salas de cinema no DIVIRTA-CE (www.divirta-ce.blogspot.com), foi o mais visto nos cinemas brasileiros na semana passada, segundo a Filme B.

No livro, o autor, que foi um dos jovens oficiais que lideraram a operação designada "Valquíria", falecido em maio do ano passado, o último sobrevivente deste incidente, conta os detalhes dessa aventura. As memórias de Philipp von Boeselager constituem um testemunho precioso do espírito corajoso desse pequeno grupo de militares que, durante a guerra, tentaram derrubar o regime nazista.

No verão de 1942, no entanto, ao testemunhar a brutalidade do regime contra judeus e ciganos, seu patriotismo transformou-se rapidamente em desprezo, e Philipp tomou o caminho da desobediência e da resistência - uma alta traição para os alemães da época. No livro, ele conta seu itinerário sinuoso, notadamente na França e depois na União Soviética, que culminou com o convencimento da necessidade de matar Hitler. Após uma tentativa frustrada, em que uma bomba destinada ao Führer não explodiu, Boeselager conseguiu retirar sua tropa antes que os outros conspiradores fossem detidos, torturados e executados. Nenhum deles o traiu. Durante muito tempo, mesmo depois da guerra, Philipp carregou esse opressivo segredo. Na época, não chegou a comentar nem mesmo com sua esposa. Mas antes de morrer, em maio de 2008, o último ator vivo dessa história foi convencido por Florence Fehrenbach, neta de seu grande amigo e co-conspirador Karl von Wendt, e seu marido, Jérôme Fehrenbach, a recontar sua experiência, aos 89 anos, evocando lembranças cruéis. Philipp Freiherr von Boeselager nasceu em Bonn, na Alemanha, em 1917, o quinto de nove filhos. Em 2003, foi condecorado oficial da Legião da Honra pela França. Faleceu em maio de 2008. *** 3 ESTRELAS / BOM




Lançamento

Arilo Cavalcanti Jr. lança hoje“Amor sem fim”, livro que conta ahistória verídica das famílias Cavalcanti e Martins. O coquetel de lançamento será na loja de decoração Bentec (Av Santos Dumont, 1912 – Aldeota), e a apresentação do livro ficará por conta do procurador José Valdo Silva.






Atlas de anatomia atualizado

Livro apresenta as principais estruturas anatômicas com nomenclatura atualizada

Os estudantes da área de saúde que não se dedicam à medicina ou à odontologia têm agora a sua disposição um material didático realmente eficaz para o estudo da anatomia. Lançado pela Editora Pearson, o Atlas fotográfico de anatomia é um verdadeiro laboratório de anatomia em forma de livro, ajudando os estudantes a conhecer profundamente as principais estruturas anatômicas do corpo humano e complementando seu estudo de laboratório.

Voltado para estudantes de enfermagem, educação física, fisioterapia, farmácia, biomedicina, psicologia e outros, o livro tem como principais características a abordagem sistêmica, que permite o estudo separado e completo de cada sistema; a denominação de cada estrutura por meio de linhas que as indicam, evitando o uso de legendas; um código de cores que ajuda a localizar rapidamente cada sistema, e ilustrações esquemáticas que facilitam a identificação da peça estudada.

Por ser baseado em fotos, produzidas pelos autores de modo a apresentar nos ângulos mais didáticos cada estrutura, o atlas apresenta cada peça com as dimensões, proporções e colorações que o estudante encontrará em laboratório ou em sua prática profissional, preparando-o para os desafios de sua carreira. *** 3 ESTRELAS / BOM


Raio-x do tráfico de órgãos em livro-reportagem

“Rim por rim”, de Julio Ludemir, mergulha no submundo do roubo de tecidos e partes humanas
Depois de No coração do comando, onde explora o sistema carcerário, e Sorria: você está na Rocinha, onde fala da indústria da miséria nos morros cariocas, o jornalista pernambucano Julio Ludemir mergulha de novo no submundo. Dessa vez para revelar o horror do tráfico de órgãos humanos no Brasil. Em “Rim por rim” (Editora Record), Ludemir prova que esse mito urbano está mais próximo da realidade do que se supõe.

Após uma pesquisa de dez anos, que começou na África do Sul e no Brasil e seguiu para o Oriente Médio (Turquia, Israel e parte da Palestina), para a Europa Oriental (Moldávia e Romênia) e para o sudeste da Ásia (nas Filipinas), bem como para a Argentina, Cuba e Estados Unidos, antes de voltar ao ponto de partida, o autor reuniu dados impressionantes sobre esse comércio absurdo.

Seguindo os diversos rastros dos compradores de órgãos, dos vendedores itinerantes de rins, dos traficantes internacionais de órgãos, dos caçadores locais de rins, dos técnicos em hematologia, dos operadores de bancos de órgãos e tecidos, dos cirurgiões especialistas em transplantes sem projeção alguma e outros profissionais da medicina envolvidos no "turismo dos transplantes", Ludemir encontrou circuitos muito ativos de comércio de tecidos e órgãos que reciclavam corpos humanos - no todo ou em partes, tanto vivos quanto mortos - por valores que variavam de irrisórios a sublimes.

Cada parte do corpo - córneas, tendões, válvulas cardíacas, ossos, artérias, pele - tinha um grau de utilidade e um valor de mercado. Os tecidos retirados amiúde de pessoas mortas sem autorização em hospitais e necrotérios da polícia na África do Sul ou de casas funerárias de Nova York eram "preparados", acondicionados e vendidos internacionalmente. Os escândalos em torno da descoberta dos roubos de cadáveres provocaram uma reação em cadeia: processos criminais e leis mais severas capazes de coibir tais crimes.

O livro também se pergunta quem é bandido e quem é mocinho nesta indústria onde todos acham legítima a sua participação. Desde de médicos de renome internacional que fazem a cirurgia, até os vendedores que alegam "o rim é meu, faço com ele o que eu quiser", passando pelos compradores que, por sua vez, não querem ter as suas próprias vidas interrompidas pela falência de um dos órgãos. E os intermediários parecem sinceros quando dizem que estão fazendo uma boa ação. Não os julgue antes de ler esta obra.

“Rim por rim” é um livro fundamental para entender esse mecanismo e a corrupção que impera em diversos níveis do sistema de saúde. Um grito de alerta contra a banalização do ser humano e a transformação em comércio e lucro a dor e sofrimento de milhares de pessoas que esperam por anos numa fila de transplantes.


Toda carreira de Joãosinho Trinta

>>> “O Brasil é um luxo” mostra as três décadas de criação do famoso carnavalesco

“O Brasil é um luxo” é o nome do livro que conta a história das três décadas de criação do famoso carnavalesco Joãosinho Trinta. A obra foi lançada na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. O livro é ilustrado com centenas de imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros e dividido em três partes: depoimentos pessoais sobre Joãosinho, frases e declarações do carnavalesco e textos sobre a obra do artista.

“O Brasil é um Luxo – Trinta Carnavais de Joãosinho Trinta” traz em 256 páginas de fotos e textos um artista popular único, provocante e delirante. Na primeira parte, Fernando Pamplona, Hiram Araújo, Mílton Cunha (os três do universo do samba), Carlos Heitor Cony, Gilberto Gil, Lino Villaventura, Ivaldo Bertazzo, Rubens Gerchman e Sérgio Britto dão seu depoimento pessoal sobre Joãosinho, com S mesmo, por superstição. Na segunda, o leitor encontra um apanhado de frases e declarações do carnavalesco e sobre ele ditas por artistas, jornalistas, personalidades e companheiros de trabalho.

Os 30 capítulos da terceira parte da obra - escritos a partir de um abrangente material pesquisado pela jornalista Isabela Rocha - detalham o trabalho de Joãosinho. São 30 enredos, 30 desfiles no grupo de elite das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, do início, no Salgueiro em 1974, até a Grande Rio, em 2004. O design gráfico e edição do conteúdo iconográfico da obra são de Stella Villares.


Regime mais saudável e eficaz

“Dietas”,
da Verus Editora, ajuda o leitor a melhorar estilo de vida

A Verus Editora lança o livro Dietas, escolha a sua: os melhores regimes comparados, analisados e personalizados, da nutricionista francesa Marie-Laure André, uma obra que pretende desvendar os mistérios dos regimes mais conhecidos e ajudar o leitor a encontrar a dieta mais adequada para seu estilo de vida.

Já faz algum tempo que, para se adequar ao padrão de beleza imposto pela sociedade, é preciso ter um corpo longilíneo, além de firme e escultural. É verdade que a moda da extrema magreza não está mais em vigor, mas ainda assim a maioria das pessoas faz ou já fez algum tipo de dieta com o objetivo de perder o excesso de peso.

As fórmulas mágicas são inúmeras. Algumas tiveram seus dias de glória, como a dieta de Atkins e o regime da sopa. Outras se tornaram verdadeiros métodos alimentares, como Vigilantes do Peso e a dieta da proteína. Com essa gama de opções, como saber qual é o regime mais saudável e ideal para seu estilo de vida? Como funciona cada dieta no dia-a-dia? Quais são realmente eficazes a longo prazo? Quanto custam?

Responder de maneira prática a essas perguntas e conscientizar o leitor sobre o regime mais adequado para seu dia-a-dia são as propostas da autora. Num primeiro momento, Marie-Laure André traça um panorama dos regimes mais populares, detalhando a metodologia de cada um, as vantagens, os eventuais riscos para a saúde e a que pessoas se destina cada um deles.

Segundo a nutricionista, a personalização do regime é extremamente importante para que os resultados esperados sejam alcançados. “Somos todos diferentes, por isso não emagrecemos da mesma forma. Cada pessoa tem o seu ritmo de vida, gostos e hábitos alimentares. Não temos a mesma reação diante dos alimentos. Alguns comem exageradamente sem ganhar um só grama, enquanto outros precisam se controlar constantemente para manter o peso estável. Essa diferença deve ser levada em conta durante a dieta”, afirma.

Em Dietas, escolha a sua, Marie-Laure André também explica que a seleção do regime depende igualmente do orçamento, do peso inicial e do tempo que o leitor dispõe para perder os quilos extras. A dieta será tanto mais eficaz quanto mais levar em conta a pessoa que vai segui-la: a criança gordinha, a grávida que engordou além do normal, o solteiro que não sabe cozinhar, a pessoa que trabalha o dia inteiro e come fora de casa etc.

A autora também ajuda o leitor a identificar seus hábitos alimentares, por exemplo: se gosta de beliscar, se é guloso etc. Depois disso, dá diversos exemplos de cardápios, receitas e conselhos práticos para que o leitor personalize seu regime e consiga segui-lo sem sair da linha. Trata-se de um livro compromissado com a saúde e que trata a mania de fazer regime de maneira consciente e eficaz. **** 4 ESTRELAS / Ótimo


Inspiração em Chico Buarque

“Trocando em miúdos” reúne quinze contos de Luiz Paulo Faccioli

Em “Trocando em Miúdos”, Luiz Paulo Faccioli reúne quinze contos inspirados em canções de Chico Buarque. O resultado são textos originais, sobre o amor e suas conseqüências: paixões, desentendimentos, traições, fantasias, ciúmes. Em Depois que ele chegou, o primeiro conto, Faccioli se baseia na canção Maninha, para contar as lembranças de um homem a respeito de sua infância, as visitas às tias solteironas, os serões, os inúmeros gatos, a eletrola, a festa de São João no quintal.

Inspirado em As vitrinas, o texto Um dia depois do outro narra a súbita obsessão de um homem por uma jovem prostituta. E o primeiro contato de ambos, em frente a uma vitrine. Já em Suburbano coração II, o autor aborda os sentimentos e atitudes de um homem e uma mulher presos em um estranho relacionamento. A moça, com uma vida metódica e rotineira, se sente atraída por um desconhecido que se senta a seu lado no ônibus. Também um homem e uma mulher são os principais personagens em Biscate.

À francesa é livremente inspirada em Joana Francesa. Um casal de franceses emigra para o Brasil, contra a vontade da mulher, que odeia calor. Mas ela acaba se envolvendo com um homem que diz ter “o trópico no sangue e na pele”. O amor e o cinema são os temas de Tantas palavras. Eu te amo também trata de amor, mas de uma forma trágica. O narrador-personagem entra no hospital e rememora seu romance com uma moça, com muitas frases em clara alusão à música homônima.

Sobre todas as coisas é uma história de amor entre dois homens: Pedro, religioso, e Gustavo, que abandona a namorada para viver essa paixão. Baseado na música A história de Lily Braun, o conto O homem dos meus sonhos traz a forte história de uma dançarina de night-club, que nasceu em berço de ouro, mas optou pela vida na noite. Outra noite trata do retorno de um homem à própria casa após uma viagem.

Alguns dos contos já foram publicados, mas a maioria é inédita. Neles reaparecem os temas recorrentes de Chico: os desastres do amor, os infernos particulares, a guerra dos sexos, as cenas da vida cotidiana, a condição humana. *** 3 ESTRELAS / Bom

Nenhum comentário: