domingo, 1 de fevereiro de 2009

DANÇA

Curso de dança

Seguem, até o dia 26 de fevereiro, as inscrições para o Programa Aulas Abertas da escola pública de dança da Vila das Artes. O módulo Dança Contemporânea acontece de 2 a 13 de março, das 14h às 15h30. As aulas serão ministradas pela coreógrafa Andréa Bardawil, que é também coordenadora pedagógica da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Informações: 3105-1402.


Estrela maior do balé cearense

Diferentes gerações de bailarinos homenageiam Hugo Bianchi

"Plié, "demi-plié", "tendu", "arabesque", "passé", "attitude", "pirueta" e "sissone". Assim como o balé clássico passa por estes movimentos tradicionais, a história da Dança no Ceará passa por Hugo Bianchi, pioneiro do balé clássico no Estado. Nascido em Fortaleza em 1927, Hugo Alves Mesquita tornou-se Hugo Bianchi, bailarino, coreógrafo autodidata e mestre de quase todos os professores de balé que atuam no Estado.

Em referência a essa valorosa contribuição, a produtora Quitanda das Artes lança o projeto Memórias da Dança - Vida e Obra de Hugo Bianchi. O projeto, aprovado no I Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e patrocinado pela COELCE, é executado em parceria com a Associação Hugo Bianchi de Dança – AHBD. Através de oficinas educativas, debates, releitura e circulação do espetáculo "Divertissiment" (composto por fragmentos criados pelo mestre ao longo de sua trajetória), o projeto articula diferentes companhias cearenses em torno da produção coletiva de dança moderna.

O Memórias da Dança surge com a intenção de registrar e difundir as produções em Dança de maior importância histórica para o Ceará. Na primeira edição, três companhias de dança contemporânea se reúnem ao Ballet Hugo Bianchi e montam espetáculo sobre suas vida e obra.

Em gerações e "sotaques" distintos, Cia. dos Pés Grandes, Grupo N∞, Centro de Experimentação em Movimento e a Academia de Ballet Hugo Bianchi reúnem suas referências e compõem, juntas, o espetáculo-homenagem ao "formador de estrelas".
Como ponto áureo do espetáculo, o homenageado coreografa pela primeira vez um fragmento de dança contemporânea: remonta o clássico "Noturno", criando partitura memorável que envolve as quatro companhias convidadas. O sapateado, as tecnologias audiovisuais, a extrapolação do corpo, a sinestesia e o balé clássico são elementos trazidos por elas que, além da música executada ao vivo pela Orquestra Filarmônica do Ceará, integrarão a obra, prevista para estrear em Fevereiro de 2009.

A remontagem trará releituras de cinco fragmentos marcantes da trajetória artística de Hugo Bianchi, selecionados especialmente para essa ocasião. Divertissiment abordará temas como a miscigenação brasileira e o eixo vida-morte-vida do homem nordestino, além de coreografar peças musicais dos seguintes compositores: Paurilo Barroso (Valsa Proibida, 1941), George Gershwin (Um Americano em Paris, 1928), Carlos Gomes (O Guarani, 1870), Frédéric Chopin (Noturno Opus 9, nº 2, 1831) e Luiz Gonzaga & Humberto Teixeira (Asa Branca, 1947).

As ações do projeto se iniciam em Fortaleza, seguindo, num segundo momento, para o interior do Ceará. Essa grande produção, portanto, levará para quatro municípios as apresentações do espetáculo, seguidas de debates entre realizadores e platéia. Além disso, oficinas educativas envolverão profissionais e amadores da dança, potencializando a democratização do acesso à Dança no Ceará e reforçando o caráter formativo dessa proposta.

Serviço
Divertissiment, homenagem a Hugo Bianchi. Convidados: Cia. dos Pés Grandes, Grupo N∞, Centro de Experimentação em Movimento e Ballet Hugo Bianchi. Hoje e amanhã, às 20h. Theatro José de Alencar – palco principal. Informações: (85)3101-2567. Entrada franca.

Um comentário:

TEMBIÚ - Alimento de Alma disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.