domingo, 1 de fevereiro de 2009

SHOWS

Jorge Cardoso faz um recital em Fortaleza no BNB Clube
Bandolinista cearense radicado em Brasília se apresenta no Projeto BNB Clube de Cultura em uma noitada com o Regional Cordas que Falam no sábado dia 28 de fevereiro


“Uma Noite do Choro” é a atração de mais uma edição do Projeto BNB Clube de Cultura neste sábado dia 28 de fevereiro de 2009 no BNB Clube – Sede Aldeota. No palco, a apresentação do exímio bandolinista e compositor cearense, radicado em Brasília, Jorge Cardoso, ao lado do conceituado Regional Cordas que Falam. A cantora Fabiana Paim também já confirmou presença no evento.

No repertório musical de “Uma Noite do Choro” composições de Jorge Cardoso incluídas nos seus dos CDs solos, “Som de Bandolim” e “Bandolim do Brasil” ( este com o Regional Cordas que Falam ) e também criações dos autores do gênero da criatividade de Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Waldir Azevedo, Chiquinha Gonzaga e Zé Menezes, entre outros.


Carreira musical do bandolinista e compositor Jorge Cardoso

Iniciou sua trajetória como músico de forma autodidata e se firmou como compositor e estudioso da música brasileira instrumental. Como solista de bandolim desenvolve atividade musical divulgando a música brasileira ao público de vários países. É formado em Arquitetura e Urbanismo e trabalha na Administração Central dos Correios do Brasil, na cidade de Brasília - DF, desde 1998.

Gravou vários CDs dentre os quais "Pernambuco`s Music", com o grupo Oficina de Cordas de Pernambuco (1993), "Viagem Musical pelo Nordeste do Brasil" (gravadora francesa Alvidis, 1994), "Som de bandolim" (1996, CD solo indicado para o prêmio Sharp categoria Revelação Instrumental), "Os Bambas do bandolim" (coletânea Kuarup discos) e "Bandolim do Brasil" (2007).

Participou em CDs e Shows de vários artistas da Música Popular Brasileira como Hermeto Pascoal, Raimundo Fagner, Beth Carvalho, Orquestra Eleazar de Carvalho (concerto de Radamés Gnattalli), Fausto Nilo, Altamiro Carrilho (flautista), José Menezes (musicista cearense) e tantos outros músicos da cultura brasileira.

Foi professor de cavaquinho na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello (de 1998 a 2001) e professor de bandolim popular brasileiro na Escola de Música de Brasília (2002 a 2004).

Venceu o 1° lugar no Festival de Choro do Rio de Janeiro (2001) promovido pelo Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro MIS, com a composição de sua autoria intitulada "Balançadinho", escrita para bandolim e conjunto regional.

Participou do Festival Internacional de La Coruña "Ciudad de Cristal", Espanha em setembro de 2004 com o Quarteto "Jorge Cardoso" e em 2006, juntamente com Trio Jorge Cardoso.

Residiu em Itália de 2004 a 2008 para estudos e diplomou-se em bandolim junto ao Conservatório Giuseppe Verdi de Milão sob a direção do maestro Ugo Orlandi. Neste período, participou como bandolinista da "Orchestra di Mandolini e Chitarre Città di Brescia" sob a direção dos maestros Ugo Orlandi e Claudio Mandonico tendo realizado vários concertos na Itália, França e Alemanha.


Trajetória do Regional Cordas que Falam

O Regional Cordas Que Falam é uma extensão do programa Brasileirinho que vai ao ar todo Domingo entre 10 horas e meio-dia pela Rádio Universitária FM 107,9MHz. A formação do grupo de choro traz Saraiva (bandolim), Márcio Ramalho (violão de 7 cordas) , Guerreiro (violão de 6 cordas), Luiz José (cavaquinho) e Fernando (pandeiro).

O tradicional Regional Cordas Que Falam além das participações no programa Brasileirinho, um dos poucos do gênero, sendo também o único do Brasil onde o grupo toca ao vivo e está disponível pela Internet pelo site www.nelsons.com.br , também é a atração do programa "Ontem, Hoje e Sempre" que vai ao ar toda quinta-feira a partir das 22h30min pela TV Educativa Canal 5, sob o comando de Augusto Borges.

Além dessas atividades, Regional Cordas Que Falam também acompanha cantoras e cantores, tanto no palco quanto em gravações. A mais recente participação aconteceu no CD “Pérolas Musicais” da intérprete cearense Tereza Waleska, onde o acompanhamento base foi Saraiva, José Renato, Fernando e Luiz José.

Atualmente o regional está trabalhando em cima de um repertório de autores do Ceará e também de compositores de destaque no choro brasileiro na sua estréia solo, o CD “Bandolim do Brasil”, sob a batuta do bandolinista, compositor, professor da Escola de Choro Rafael Rabello, em Brasília e arranjador cearense Jorge Cardoso.


Apresentações e participações

o Regional Cordas Que Falam apresenta-se, com freqüência, participando de recitais e concertos em importantes espaços culturais em Fortaleza, a exemplo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste, Centro Cultural Oboé, além de, quinzenalmente fazer apresentação no conceituado projeto da PMF Chorinho no Mercado dos Pinhões.

O Regional Cordas Que Falam também já se apresentou no palco ao lado da Orquestra de Câmera Eleazar de Carvalho, Coral de Câmera do Ceará, dos instrumentistas Jorge Cardoso, Altamiro Carrilho e Luciana Rabello e o cantor Roberto Silva.

Contato do Regional Cordas Que Falam

Manoel Guerreiro - Telefones - 3224.3181 - 3878.1200 - 9985.4099


Projeto BNB Clube de Cultura com o bandolinista Jorge Cardoso e o Regional Cordas que Falam

Data – 28 de fevereiro de 2009 - Sábado

Horário – 21 horas

Local – BNB Clube de Fortaleza – Avenida Santos Dumont, 3646, Aldeota

Mais informações: (85) 4006.7200 4006.7218 e 4006.7203





Orquestra de Câmara UFC/SESI se apresenta em 4 de março no Theatro José de Alencar

A Orquestra de Câmara UFC/SESI irá se apresentar no próximo dia 4 de março, às 20 horas, no Theatro José de Alencar. O evento marca o início da temporada de concertos 2009, bem como as comemorações pelo 29o aniversário da orquestra. A entrada será franca.

O público que comparecer ao concerto irá conferir repertório com composições de Heitor Villa-Lobos, Guerra Peixe Benjamim Britten, Tchaikovsky e Jean Sibelius. Regida pelo maestro Vazken Fermanian, a orquestra é composta por 27 músicos cearenses oriundos do Centro de Formação de Instrumentistas do SESI (Cefis).

Criada em 1980, a Orquestra de Câmara UFC/SESI é resultado da parceria de duas instituições que valorizam a cultura do estado. Nesse projeto, a Universidade Federal do Ceará (UFC) fornece bolsas de estudo aos integrantes da camerata como incentivo à cultura, enquanto o Serviço Social da Indústria do Ceará (SESI/CE) realiza a formação dos músicos em seu núcleo da Barra do Ceará.
SESI e cultura

O SESI/CE participa há mais de 30 anos da formação de talentos culturais, em especial para o cenário musical. O Cefis oferece aos jovens cearenses a possibilidade de aprender a tocar instrumentos como violino, viola, flauta, saxofone, trompete, trombone, bateria e percussão. O centro proporciona não apenas a formação de instrumentistas e profissionais para suprir orquestras, mas descobre talentos em jovens – filhos de operários ou não – de situação socioeconômica desfavorável, garantindo-lhes oportunidades para mudar de vida a partir do aprendizado musical.

Atualmente, mais de 242 profissionais formados pelo SESI brilham nas principais orquestras do Brasil, como Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica de Curitiba. No exterior, músicos oriundos do SESI/CE destacam-se na Orquestra Sinfônica de Varsóvia, Orquestra Sinfônica de Barcelona e Orquestra Filarmônica de Nova York, dentre outras.



Serviço

Início da temporada 2009 da Orquestra de Câmera UFC/SESI

Data: 4 de março

Horário: 20h

Local: Theatro José de Alencar – entrada gratuita

Ensaios da orquestra: Dias 26/2, 27/2, 2/3 e 3/3 – às 16h no SESI Barra do Ceará.

Informações à imprensa: 3421-5435 (Assessoria de Comunicação Sistema FIEC) ou 3455-6205 (maestro Vazken Fermanian).




>28/2, sábado

Aniversário do Hangar

Hora:21h
Onde: Hangar (4º anel viário entre a BR-116 e a avenida Godofredo Maciel)
Ingresso: R$15 (pista) e R$30 (camarote)
Informações: 3295 7868
Inaugurada em fevereiro do ano passado, a casa de shows comemora o primeiro aniversário com as bandas Aviões do Forró, Solteirões do Forró, Forró dos Plays e Forró do Bom. Ingressos à venda na loja Aza Vídeo.

Nenhum comentário: