domingo, 1 de fevereiro de 2009

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Cursos de audiovisual

Nova temporada de cursos livres no NPD Vila das Artes

Cursos são gratuitos e contribuem com o aprimoramento profissional e artístico para técnicos e realizadores audiovisuais.

O Núcleo de Produção Digital Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Fortaleza, está com inscrições abertas para vários cursos livres na área do audiovisual. Os cursos são gratuitos e acontecem na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro). As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das 9h às 12h e das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira. È necessário apresentar um currículo, uma foto 3x4 e preencher uma ficha de inscrição.

Para o curso de Produção Executiva em audiovisual o NPD recebe a produtora paulista Geórgia Costa Araújo que produziu filmes como Antônia e Contra Todos. As inscrições estão abertas até o dia 13 de fevereiro. As aulas acontecem de 2 a 6 de março das 18h30 às 21h50.

O curso Pesquisa e Criação de Figurino – Módulo II, voltado ás pessoas que já tem experiência nesta área, será ministrado pela carioca Bia Salgado, de 3 a 6 e de 9 a 13 de março das 18h30 às 21h50. As inscrições vão até o próximo dia 17. Bia também dará o curso de Introdução a Pesquisa e Criação de Figurino de 9 a 13 de março das 14 às 18h, para iniciantes. Interessados têm até o dia 20 para efetuar suas inscrições. Formada em comunicação visual na PUC do Rio de Janeiro, Bia iniciou como assistente de figurino em Brincando nos campos do Senhor, de Hector Babenco. Foi também figurinista de produções como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, A dona da história, de Daniel Filho, Noel – o poeta da Vila, de Ricardo Van Steen, e O homem que desafiou o diabo, de Moacir Góes. Fez também produções internacionais como Sabor da paixão, de Fina Torres.

Para o curso de Cinema Expandido com o videomaker Alexandre Veras o NPD recebe inscrições até o dia 13 de março. As aulas acontecem de 23 a 27 de março e de 22 a 24 de abril das 18h30 às 21h50 e de 27 a 30 de abril das 14h às 21h50.

Outro curso oferecido pelo NPD Vila das Artes é o de Dramaturgia e desenvolvimento de roteiros de longa – metragem de ficção. As aulas acontecem de 23 de março a 2 de abril das 14h às 18h, com a roteirista Juliana Reis. As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de março. Atualmente Juliana escreve ficções para os diretores Murilo Salles, João Jardim, Henrique Saladini e o francês Kim Chapiron. É professora de roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da Faculdade de Artes do Paraná. Já trabalhou com diretores como Luc Besson e roteirizou Sonhos de Festa, adaptação de J. Cortazar que recebeu prêmio nos Encontros Literários de Rembouillet.

O NPD Vila das Artes foi implantado através de convênios entre o Ministério da Cultura (Rede Olhar Brasil) e a Prefeitura Municipal de Fortaleza. Desenvolve programas de apoio a realizadores audiovisuais. Recebe também até o dia 9 de fevereiro inscrições para interessados em participar do projeto audiovisual "Fortalezas", que vai selecionar até 12 pessoas – realizadores ou não de audiovisual – para produzir um vídeo de até 5 minutos sobre as diversas fortalezas da Cidade. Todo o apoio técnico será oferecido pelo NPD. Informações através dos telefones 3105-1410 ou 3252-1444.

Serviço

Inscrições para novos cursos do NPD Vila das Artes e para o edital de seleção do projeto audiovisual "Fortalezas". Informações na Vila (rua 24 de Maio, 1221, Centro), através dos telefones 3105-1410 ou 3252-1444, ou pelo email npdfortaleza@gmail.com



Debate e Grito Rock movimentam programação especial neste sábado, no Hey Ho
Confira os horários e compareça!
Endereço: Hey Ho Rock Bar – Rua José Avelino, 604, Praia de Iracema (Entorno do Centro Dragão do Mar) – Fortaleza (CE)
· Debate "Minha Casa é Sua Casa", a partir das 15h. Uma troca de idéias promovida pelo Hey Ho, em ação vinculada ao ciclo de debates da Casas Associadas (Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes)
15h - 15h10 – Breve Apresentação do Debate e Metodologia (Márcio "Mazela" Benevides – Mestre em Sociologia com foco no tema)15h10 – 15h30 – Formação de público para bandas independentes, do ponto de vista dos produtores (Rafael Bandeira – proprietário do Hey Ho e vice-presidente da Casas Associadas)15h30 – 15h50 – Formação de público para bandas independentes, do ponto de vista da mídia (Dellano Rios – jornalista especializado em música do Diário do Nordeste e quadrinista)15h50 – 16h10 – Modos de Sustentabilidade da cena (Amaudson Ximenes – guitarrista do Obskure e presidente da Associação Cearense do Rock)16h10 – 16h30 – A Interação da Música Independente nos demais cenários culturais (Paulo Benevides – realizador audiovisual e organizador do Nóia, Festival Nacional de Vídeo Universitário)16h30 – 18h – Perguntas e debate aberto
· Grito Rock Fortaleza, a partir das 21h. Festival integrado entre mais de 45 cidades brasileiras no período de antes, durante e após o Carnaval. Uma opção cultural para quem não é adepto da folia tradicional21h – George Belasco & O Cão Andaluz (CE) – www.myspace.com/caoandaluz 21h40 – Zeca Viana & Onomatopéia Bum! (PE) - www.myspace.com/zecavianaonomatopeiabum22h20 – O Garfo (CE) – www.myspace.com/ogarfo23h - Joseph K? (CE) – www.myspace.com/bandajosephk23h40 - Hostile Inc. (CE) – www.myspace.com/hostileincband0h20 – Clamus (CE) – www.myspace.com/clamusce
ServiçoGrito Rock Fortaleza 2009 – Dia 7 de fevereiro (sábado), a partir das 21h, no Hey Ho Rock Bar (Rua José Avelino, 604 - Praia de Iracema). Ingressos antecipados na loja Planet CD´s (Galeria Pedro Jorge – Centro): R$ 6,00. Na hora: R$ 8,00. Info.: (85) 3494.5673 – paneladiscos@gmail.com (Panela Discos).

Casas Associadas promove debate sobre música independente em Fortaleza

O debate é gratuito e acontece no próximo dia 7 de fevereiro, às 16h, no Hey Ho Rock Bar, antecedendo o Grito Rock Fortaleza. Músicos, produtores, jornalistas e o público em geral estão convocados a trocar idéias sobre a realidade da música independente na capital cearense

Antes do show, um pouco de reflexão. A Casas Associadas - Associação Brasileira de Casas de Shows Independentes – promove o debate "Minha Casa é Sua Casa" no próximo dia 7 fevereiro, às 16h, no Hey Ho Rock Bar, antecedendo o Grito Rock Fortaleza – festival que integra os principais pontos da música independente e acontece em mais de 45 cidades brasileiras. Identificar e mapear a realidade desse cenário na capital cearense é o foco dos debatedores. O acesso será gratuito.

Assim como o Grito Rock, o debate "Minha Casa é Sua Casa" acontece em outras cidades do País, no período de 26 de janeiro a 7 de fevereiro, tendo à frente outras casas associadas: além do próprio Hey Ho, A Obra Bar Dançante (Belo Horizonte/MG), Macondo Lugar (Santa Maria/RS), Cidadão do Mundo (São Caetano do Sul/SP), Dynamite Pub (São Paulo/SP), Goma (Uberlândia/MG), Porão do Beco (Porto Alegre/RS), Boomerangue (Salvador/BA), Sukatta Pub (Cuiabá/MT), Centro Cultural DoSol (Natal/RN), Sede Casarão (Porto Velho/RO) e Tendencies (Palmas/TO).

Músicos, produtores e jornalistas debaterão com o público geral e os relatos serão publicizados ainda no primeiro bimestre de 2009. Uma vez compartilhadas, as informações geradas a partir da atividade servirão como um catálogo dos perfis distintos de cada cena, orientando o trabalho de bandas, produtores, casas de shows e o interesse do público.

Embora a dinâmica de cada debate seja ditada pelas condições em que cada atividade será realizada, um roteiro básico será seguido pelos mediadores:

1 - as demandas de músicos e bandas com relação aos espaços de shows
2 - a formação de público em apresentações de bandas independentes
3 - sustentabilidade da cena
4 - introdução de novas linguagens na programação das casas com a participação do público

Sobre a Casas Associadas - A associação tem o objetivo de promover a música independente em todo o território nacional através do mapeamento de espaços culturais nas mais diversas localidades do país, o que só contribui para o crescimento da troca de tecnologia entre bandas e produtores. Com diretoria definida e estatuto elaborado, a CASAS prepara para o início de 2009 uma série de ações que serão realizadas bimestralmente, sempre dentro da política de atuação da associação. Mais informações pelo site www.casasassociadas.org

Contato para Entrevistas: Rafael Bandeira (Vice-presidente da Casas Associadas e proprietário do Hey Ho Rock Bar) – (85) 8898.7462 – rafaelpgbandeira@gmail.com

Nenhum comentário: