domingo, 1 de fevereiro de 2009

LIVROS FICÇÃO

Romance biográfico do Império Romano

“Carlos Magno” apresenta a saga do primeiro monarca do Sacro Império Romano e de seu sobrinho, Rolando


“Carlos Magno” é a mais recente obra de Allan Massie, também escrita no formato de romance histórico, estilo que consagrou o autor britânico. O livro apresenta a saga do primeiro monarca do Sacro Império Romano e de seu sobrinho, Rolando, herói do mais famoso poema épico medieval francês, “Canção de Rolando”.

O livro que a Ediouro está lançando é completo por si só, mas também encerra a trilogia medieval de Massie, composta por O Crepúsculo do Mundo e Rei Arthur. Também em Carlos Magno, o autor se apóia no mestre medieval Michael Scott - encarregado da educação do menino Frederico Roger de Hohenstaufen, futuro Frederico II, imperador do Sacro Império Romano entre 1220 e1245 - para contar e romancear a história do monarca francês.

Mantendo o estilo dos volumes anteriores, o livro traz as batalhas, as disputas políticas, as aventuras amorosas dos personagens e as intrigas palacianas nas cortes medievais européias (incluindo as dos papas Adriano I e Leão III), especialmente na do rei francês Carlos Magno. Embora tudo seja referenciado na história real, o autor ficcionaliza situações, imagina os pensamentos de figuras históricas e cria diálogos para melhor atingir seus objetivos.

O francês Carlos Magno viveu entre os anos de 742 e de 814. Foi primeiramente coroado rei da Aquitânia (768) e rei dos Francos (771). Respeitado pela cultura e bravura, estendeu seus domínios para a Lombardia, Catalunha, Baviera, Hungria e Saxônia. No ano de 800, durante a celebração do Natal em Roma, foi nomeado pelo papa Leão III o primeiro imperador do Sacro Império Romano. Assim, três séculos após a queda do Império Romano, Carlos Magno liderou uma nova fase da dominação do mundo ocidental a partir de Roma, desta vez sob o manto da cristandade.

Allan Massie nasceu em Cingapura, em 1930. Jornalista e escritor, é autor de dezessete romances, entre eles a série sobre os imperadores romanos - Augusto, Tibério, César, Marco Antônio e Cleópatra e Os Herdeiros de Nero -, publicada pela Ediouro. Membro da Real Sociedade de Literatura, juiz do prêmio “Man Booker” e colaborador do Daily Telegraph e do The Scotsman, Allan Massie vive com a família em Selkirk, na Escócia.


Contos de terror para adolescentes

Editora Prumo lança segundo livro da série Biblioteca da meia-noite

Biblioteca da meia-noite — Sangue e areia é o segundo livro da série de contos de terror, de autoria de Nick Shadow, que a Editora Prumo lança no Brasil pelo selo Prumo Jovem.

Biblioteca da meia-noite é uma série de muito sucesso nos EUA. Criada por Nick Shadow, a “biblioteca do horror” tem como público alvo fãs de histórias que envolvem o sobrenatural. A receita é bem ao estilo do gênero: simples e direta, sempre com muita ênfase nos mistérios que as histórias assustadoras propõem. É uma obra de diversão despretensiosa que cobra um único preço: sua pacata noite de sono.

O primeiro conto da obra — Sangue e areia — tem como cenário uma praia um tanto quanto estranha, onde os irmãos John e Sarah passam as férias todos os anos. Em busca de diversão, eles resolvem participar de um concurso de esculturas na areia e superar o “Homem de Areia”, conhecido por suas esculturas espantosamente realistas. Mas, ao tentar saber qual seria a escultura do concorrente, eles acabam descobrindo algo assustador...

O clima de suspense continua no segundo conto, O melhor amigo do homem, no qual Ben, um menino de doze anos, que acabou de perder o avô, tem de aprender a conviver com um animal de estimação nada comum. Entre fotos e lembranças deixadas pelo avô estava o papagaio Igor – seu artigo mais precioso. Ben ficou horrorizado com a aparência do animal que possuía o corpo coberto por cicatrizes e poucas penas esfarrapadas e cinzentas. Nem um pouco disposto a partilhar seu lar com aquela criatura horrenda, o garoto estava decidido a mostrar quão perigoso o animal poderia ser.

No terceiro (e último) conto do livro, encontramos Jéssica, a mais velha de três irmãos, é uma das personagens do conto, Uma estranha casa. Acostumada com as peripécias de seu irmão Robbie – um apaixonado por maquiagens de terror e monstros esquisitos, que adora assustá-la com suas invenções horripilantes. Sob os cuidados da babá Laura as crianças faziam quase tudo o que quisessem, embora houvesse restrições quanto a alimentação e horário de dormir. Jéssica gostava muito de Laura e admirava seu modo tranqüilo e sereno de lidar com as crianças, no entanto sua última experiência em companhia da babá não foi uma das mais agradáveis. ** 2 ESTRELAS / Razoável


Os mistérios de Stonehenge

Editora Record lança novo romance de Bernard Cornwell

Um dos mais importantes e bem-sucedidos autores britânicos da atualidade, Bernard Cornwell já foi traduzido para mais de dezesseis línguas e suas novelas alcançaram rapidamente o topo das listas de mais vendidos. Autor das séries As crônicas de Artur, A busca do Graal, Crônicas Saxônicas, Cornwell tem suas vendas estimadas em vinte milhões de livros em todo o mundo. No Brasil, seus romances históricos já ultrapassaram a marca de 270 mil exemplares vendidos e conquistaram uma legião de fãs. A chave de seu sucesso está na criteriosa pesquisa histórica e na narrativa envolvente com a qual o autor disseca a vida de seus personagens.

Desta vez não é diferente. Cornwell se aventura por um dos mais conhecidos e enigmáticos mistérios do planeta: construído há mais de 4.000 anos, o famoso templo de pedra Stonehenge, na Grã-Bretanha, instigou o autor a lançar luz sobre esse distante período da história britânica. “Stonehenge” (Ed. Record) narra a trajetória de três irmãos e de duas tribos rivais que dão vida à história do grande templo.

Num dia de verão, um estranho à beira da morte chega a Ratharryn carregando uma vultosa riqueza em ouro. Cada um dos três filhos do chefe da tribo será influenciado de modo diverso por aquele inesperado presente. O primogênito, o guerreiro Lengar, é capaz de assassinar o próprio pai para levar adiante sua implacável ambição de governar e conseguir grande poder para a tribo. Camaban, o aleijado pária da tribo, se torna um grande visionário e feiticeiro temido, que irá forçar o irmão mais novo, Saban, a embarcar em uma arriscada jornada para construir o templo na colina verdejante.

Saban é um homem de paz, e com suas habilidades ele erguerá o enorme templo - um local que vai confirmar para sempre o poder supremo da tribo que o construiu. Mas o seu amor por Aurenna, a noiva do sol cujo destino é morrer pelos deuses, será responsável pelo acirramento da rivalidade entre os irmãos.

Repleta de feitiçaria, rituais pagãos, ganância e intriga, esta instigante saga resulta em um dos romances mais ambiciosos de Cornwell, que irá conquistar em cheio os leitores que se interessam por História Antiga e desejam decifrar os mistérios de um mundo que já deixou de existir. *** 3 ESTRELAS / Bom


Inspiração em Chico Buarque

“Trocando em miúdos” reúne quinze contos de Luiz Paulo Faccioli

Em “Trocando em Miúdos”, Luiz Paulo Faccioli reúne quinze contos inspirados em canções de Chico Buarque. O resultado são textos originais, sobre o amor e suas conseqüências: paixões, desentendimentos, traições, fantasias, ciúmes. Em Depois que ele chegou, o primeiro conto, Faccioli se baseia na canção Maninha, para contar as lembranças de um homem a respeito de sua infância, as visitas às tias solteironas, os serões, os inúmeros gatos, a eletrola, a festa de São João no quintal.

Inspirado em As vitrinas, o texto Um dia depois do outro narra a súbita obsessão de um homem por uma jovem prostituta. E o primeiro contato de ambos, em frente a uma vitrine. Já em Suburbano coração II, o autor aborda os sentimentos e atitudes de um homem e uma mulher presos em um estranho relacionamento. A moça, com uma vida metódica e rotineira, se sente atraída por um desconhecido que se senta a seu lado no ônibus. Também um homem e uma mulher são os principais personagens em Biscate.

À francesa é livremente inspirada em Joana Francesa. Um casal de franceses emigra para o Brasil, contra a vontade da mulher, que odeia calor. Mas ela acaba se envolvendo com um homem que diz ter “o trópico no sangue e na pele”. O amor e o cinema são os temas de Tantas palavras. Eu te amo também trata de amor, mas de uma forma trágica. O narrador-personagem entra no hospital e rememora seu romance com uma moça, com muitas frases em clara alusão à música homônima.

Sobre todas as coisas é uma história de amor entre dois homens: Pedro, religioso, e Gustavo, que abandona a namorada para viver essa paixão. Baseado na música A história de Lily Braun, o conto O homem dos meus sonhos traz a forte história de uma dançarina de night-club, que nasceu em berço de ouro, mas optou pela vida na noite. Outra noite trata do retorno de um homem à própria casa após uma viagem.

Alguns dos contos já foram publicados, mas a maioria é inédita. Neles reaparecem os temas recorrentes de Chico: os desastres do amor, os infernos particulares, a guerra dos sexos, as cenas da vida cotidiana, a condição humana. *** 3 ESTRELAS / Bom

Nenhum comentário: