domingo, 1 de fevereiro de 2009

TEATRO

III Festival BNB das Artes Cênicas reunirá 227 eventos e apresentará 71 espetáculos em 12 mostras

O Banco do Nordeste realiza o III Festival BNB das Artes Cênicas, nos Centros Culturais Banco do Nordeste-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), no período de 1º a 31 de março, para marcar o Dia Mundial do Teatro (27 de março). Gratuita ao público, a programação do Festival abrange um total de 227 eventos durante esses 31 dias.

O III Festival BNB das Artes Cênicas envolve um diversificado elenco de atividades orientadas para o exercício teatral. No Festival serão realizadas doze mostras cênicas (Brasil, Nordeste, Teatro de Rua, Infantil, de Dança, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão, Primeiro Ato, de Esquetes e de Contos), compreendendo 71 espetáculos de companhias de sete estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia). No final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá dialogar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral.

Dois eventos ganham destaque, no CCBNB-Fortaleza, pela participação especial de duas personalidades das artes cênicas brasileiras. Gero Camilo – ator, dramaturgo e diretor cearense, radicado em São Paulo, um dos intérpretes e autores expoentes do teatro e cinema contemporâneos (atuou em filmes como Carandiru, Cidade de Deus, Bicho de Sete Cabeças, Abril Despedaçado e Madame Satã, entre outros) – concederá entrevista aberta, ao vivo, compartilhando com o público sua história de vida e trajetória artística, no programa Nomes do Nordeste. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, a atriz Hiramisa Serra, com 50 anos de atividades teatrais, será a figura central de debate sobre o tema “A Mulher no Teatro Cearense”, dentro do programa Museu Vivo.

Na programação deste ano, a Mostra Brasil traz dois espetáculos de São Paulo e um do Rio de Janeiro. Prosseguem no roteiro do Festival as mostras Nordeste, Teatro de Rua, de Esquetes, de Contos, Infantil, Ceará, Cariri e Primeiro Ato – esta última destacando novos talentos, porém já com notável desenvoltura em termos de linguagem e encenação teatral.

A Mostra Nordeste abarca um total de 16 apresentações de sete peças teatrais de três estados da Região (Ceará, Paraíba e Bahia). Dois espetáculos dessa Mostra foram selecionados pelo Projeto Circulação Cultural, do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, iniciado por uma ação-piloto entre o SESI e o BNB. Durante o Festival, duas peças das mostras Cariri e Alto Sertão serão eleitas pelo público para se apresentar em Salvador (BA) no âmbito do Projeto Circulação Cultural, ainda este ano.

Por sua vez, a Mostra Teatro de Rua abrange 23 apresentações de 11 espetáculos cearenses, potiguares e paraibanos, que serão exibidos em praças, colégios, centros culturais e associações comunitárias de cinco cidades do Ceará (Fortaleza, Barbalha, Caririaçu, Crato e Milagres) e um município paraibano (Sousa). E a Mostra de Esquetes traz oito encenações rápidas no decorrer do mês.

Multimídia e educativa, a programação do Festival abrange ainda a realização de um seminário avançado, dois cursos de apreciação de arte, quatro oficinas de formação artística e cinco oficinas de arte infantis; exibição de cinco filmes, com a série “Teatro em Movimento”; apresentações cênico-musicais de manifestações da tradição cultural, no sul do Ceará e no alto sertão paraibano; e passeios culturais de trenzinho, visitando o Theatro José de Alencar e o Centro Histórico de Fortaleza.

Promotor do Festival, o BNB cumpre seu papel como principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento da Região Nordeste, na medida em que estimula toda a cadeia produtiva das artes cênicas, gerando emprego e renda no setor, criando novas oportunidades e promovendo a formação profissional de todos os que se dedicam à atividade teatral, além de oferecer visibilidade para novos artistas e possibilidade de acesso a outros eventos de caráter nacional.

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA BRASIL

Semibreve (São Paulo - SP)

Las Cabaças

Sousa: dia 19, qui, 18h - Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB)

Cariri: dia 20, sex, 19h

Fortaleza: dia 21, sáb, 16h e 19h

Semibreve é uma releitura de cinco números tradicionais de palhaços, onde os papéis de Branco e Augusto estão claramente definidos. Trata-se da arte da guerra, trata-se da tentativa de fazer música e da inadequação dessas figuras neste mundo. Texto, atuação e direção: Juliana Balsalobre e Marina Quinan. Classificação indicativa: livre. 60min.

Cachorro! (Rio de Janeiro - RJ)

Teatro Independente

Sousa: dia 24, ter, 19h30

Cariri: dia 25, qua, 17h e 20h

Fortaleza: dia 26, qui, 15h30 e 19h

Dando ênfase aos limites corporais e vocais do ator, o espetáculo narra a trajetória de um triângulo amoroso composto por uma mulher e dois homens que são amigos há muito tempo. “Cachorro!” desenvolve, a partir do universo de Nelson Rodrigues, uma série de reflexões sobre a obra e o mito. Indicado ao Prêmio Shell 2007 de Melhor Direção para Viniciús Arneiro. Classificação Indicativa: 14 anos. 70min.


Cleide, Eló e As Pêras (São Paulo - SP) (*)

Macaúba Produções Artísticas

Fortaleza: dia 25, qua, 15h30 e 19h

Cariri: dia 26, qui, 19h

Uma peça que grita de amor. Que abre trilhas nos caminhos vagabundos do coração e derrama insanidades decorrentes de qualquer paixão. É para falar da carne e da alma, que um vigia conta a sua história de embriaguez. Ali do lado, ou em um lugar qualquer, uma mulher rasga o peito de seu amado porque precisa tê-lo, porque precisa... Este espetáculo fala de gente. Da gente e das aventuras libertárias e perigosas que os encontros nos proporcionam. Direção: Gustavo Machado. Classificação Indicativa: 14 anos. 70min.

(*) A vinda deste espetáculo tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.


MOSTRA NORDESTE


Apareceu a Margarida (Fortaleza – CE)

Grupo Pesquisa de Teatro

Fortaleza: dias 07, sáb, 18h30 e 27, sex, 19h

A peça tem a sua ação dramática passada em uma sala de aula, onde o papel de aluno cabe à platéia representar. A montagem pode ser definida ainda como uma metáfora que extrapola o contexto educacional para encarnar a opressão humana, a tirania e o autoritarismo exercidas em múltiplas circunstâncias e nas mais diversas formas de comportamento pessoal, social e político. Direção e atuação: Ricardo Guilherme. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

A Lenda do Dragão Encantado (Salvador – BA) (*)

Cia de Teatro O Ar da Caixola

Fortaleza: dia 10, ter, 18h30

Este espetáculo é inspirado em antigas lendas medievais, e conta a história de Lemon, um jovem centauro que se dispõe a resgatar a princesa Risoleta, que fora levada para o País Gelado pelo deus Toran, que está aprisionado num corpo de dragão, por força de um poderoso encantamento feito pela chuva. Texto e direção: Joylson Nunes. Classificação indicativa: Livre. 60min.

(*) Ação piloto do Projeto Circulação Cultural, uma parceria MINC/ SECOM/ SESI/ BNB. "Circulação Cultural. Levando Mais Cultura para Mais Brasileiros. Iniciativa de Empresas com Responsabilidade Cultural."


Diário de Um Sedutor (Salvador – BA) (*)

Marcos Machado

Cariri: dia 13, sex, 19h

Marcos Machado faz um trabalho solo onde um homem escreve cartas para sua irmã, de quem ele se encontra há muito tempo separado e, por isso, sente saudades. Mas esse sentimento é diverso do normal amor fraterno, pois ele conta as suas aventuras sexuais do presente, e vai além, refletindo sobre o mundo atual e a questão existencial no ofício do ator, o grande eixo do jogo. Direção: Júlio Góes. Classificação indicativa: 18 anos. 60min.

(*) Ação piloto do Projeto Circulação Cultural, uma parceria MINC/ SECOM/ SESI/ BNB. "Circulação Cultural. Levando Mais Cultura para Mais Brasileiros. Iniciativa de Empresas com Responsabilidade Cultural."

Escorial (Salvador-BA)

Núcleo Criaturas Cênicas

Sousa: dia 11, qua, 19h30

Cariri: dia 12, qui, 19h

Fortaleza: dia 14, sáb, 16h e 19h

Enquanto cães furiosos ladram, sinos repicam toques fúnebres e a rainha agoniza no seu leito de morte. Por sua vez, o rei velho e decadente articula uma sutil troca de papéis com seu bobo da corte para que verdades sejam reveladas. O clima é sombrio e misterioso, em uma encenação cheia de revelações, amor, vingança, ternura, ódio, magia e liturgia... Direção: Edinilson Motta. Classificação Indicativa: 16 anos. 60min.

Casamento de Branco (João Pessoa-PB)

Piollin Dramas e Comédia

Cariri: dia 21, sáb, 19h. Local: Teatro Violeta Arraes Nova Olinda - CE

O espetáculo "Casamento de Branco" é uma encenação dos novos atores e atrizes do "Piollin Dramas e Comédia", produzido em 2007 pelos alunos(as) do Centro Cultural Piollin. A encenação foi resultado da junção das oficinas permanentes de teatro, leitura e produção textual, conduzida pelo ator Servílio de Holanda e coordenada por Amélia Nóbrega. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

Incelênça (Campina Grande - PB)

Cia. do Rosário

Cariri: dia 19, qui, 19h

Fortaleza: dia 20, sex, 15h30 e 18h30

Um homem, sua companhia de bonecas e o resgate da memória. Seu Olímpio, artista popular, vem “montar praça” e apresentar seu espetáculo de variedades. Neste fantástico acontecimento, vemos um elenco de bonecas relembrar, junto com Seu Olímpio, números de circo, dança, cordel, música e drama, nos revelando a beleza do sonho, para jamais envelhecer. Direção: Andréa Macera. Classificação Indicativa: 12 anos. 55min.

Casa de Ferro (Salvador – BA)

Grupo Estado Dramático

Sousa: dia 26, qui, 19h30

Cariri: dia 27, qui, 19h

Fortaleza: dia 28, sáb, 12h e 19h

O espetáculo “Casa de Ferro” traz como temática a diáspora africana, representando passagens como: o nascimento, a raiz (Terra Mãe), a captura, a travessia, o cativeiro, a evangelização, a resistência, o castigo, a morte e a transcendência metafísica. Texto, direção e atuação: Maurício Assunção. Classificação indicativa: 16 anos. 50min.


MOSTRA TEATRO DE RUA

Grêmio Recreativo Escola de Samba Comunidade Independentes do Guanabara (Sousa-PB) - Cortejo

Sousa: dia 06, sex, 17h – saída de frente ao colégio Batista Leite, chegada no CCBNB

O cortejo de abertura do III Festival BNB das Artes Cênicas em Sousa-PB contará com a participação dos componentes da bateria, passistas e brincantes do Grêmio Recreativo Escola de Samba Comunidade Independente do Guanabara. Criada em março de 2006, a agremiação congrega em suas alas mais de 250 componentes, em sua grande maioria moradores do bairro Guanabara. Classificação indicativa: livre. 120min.

Tambor das Marias (Fortaleza – CE) - Cortejo

Caravana Cultural

Fortaleza: dia 07, sáb, 09h30 – saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB

O Grupo tem sua tradição no Tambor de Crioula União de São Benedito, de Mestre Felipe, brincadeira originária da Ilha de São Luís do Maranhão. O Tambor das Marias foi batizado pelo próprio Mestre Felipe de Sibá e traz um sotaque próprio, cantando toadas tradicionais do tambor de crioula, como as de entrada, saída e as de louvor a São Benedito. Direção: Marcello Santos. Classificação indicativa: livre. 40min.

Cocos e Cirandas do Nordeste Brasileiro (João Pessoa-PB) - Cortejo

Grupo Imburana de Danças Populares

Fortaleza: dia 07, sáb, 09h30 - saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB

Tomando a cultura popular como objetivo e meio, o grupo Imburana pesquisa as manifestações de nossa cultura popular e apresentará vários tipos de cocos de roda e cirandas do Nordeste brasileiro, principalmente dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. A aula-espetáculo faz com que o público participe ativamente do momento como uma vivência cultural. Direção: Marcello Bulhões. Classificação indicativa: livre. 40min.

Bumba Meu Boi Ceará (Fortaleza-CE) - Cortejo

Fortaleza: dia 07, sáb, 09h30 – saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB

O grupo nasceu em 1943, e Zé Pio começou a brincar aos três anos de idade, há sessenta anos. O bumba-meu-boi conta com 35 brincantes. Entre eles estão presentes: boi, vaqueiro, índios, balizas, cordão vermelho, cordão azul, jaraguá, burrinha, rei, rainha, princesa, vassalo e a figura hilária do Mateus. Serão apresentados ritmos como a valsa, o xote, o samba e a marcha. O mestre da cultura popular tradicional cearense desenvolve um trabalho social com crianças do bairro das Goiabeiras, ensinando a cultura do “bumba-meu-boi reisado” e contribuindo para a difusão dessa manifestação. Direção: Mestre Zé Pio. Classificação indicativa: Livre. 40min.

Clowns (Fortaleza – CE)

Grupo Garajal

Fortaleza: dia 06, sex, 16h – Praça José de Alencar; dia 07, sáb, 12h – CCBNB Térreo; dia 13, sex, 16h – Praça do Ferreira; dia 20, sex, 16h – Praça dos Leões; e dia 25, qua, 16h – Praça do BNB.

Dois clowns encantadores de histórias trazem a cena... Uma trupe de artistas que viajam o mundo afora para contar e encantar o público; cortejo, acrobacias, malabares, danças populares, músicas, poesias, lutas de espadas, mamulengos... O drama e a comédia em um só espetáculo. Se tiver coragem, você também será parte desse espetáculo! Direção: Diego Mesquita. Classificação indicativa: Livre. 50min.

A Vingança do Finado Joaquim (Crato – CE)

Companhia de Teatro Anjos da Alegria

Cariri: dia 06, sex, 17h – Local: Praça Engenheiro Dória – Barbalha - CE

Sousa: dia 21, sáb, 20h - Local: Associação de Moradores do Bairro Angelim

Fortaleza: dia 27, sex, 09h – Praça BNB e 16h – Passeio Público

Rosinha, com intuito de ficar rica e famosa, mexeu na botija cheia de ouro do Finado Joaquim, que estava escondida. Finado Joaquim lhe rogou uma praga de passar o resto da vida com disenteria. Rosinha, não aguentando mais a terrível dor de barriga, procura Dona Maricota, uma curandeira, que tenta desfazer o catimbó que o finado fez com a Rosinha. Direção: Flávio Rocha. Classificação indicativa: livre. 50min.

Magia do Circo (Juazeiro do Norte-CE)

Cia Teretetê

Cariri: dia 11, qua, 17h - Local: Praça Padre Augusto - Caririaçu - CE

Cariri: dia 19, qui, 17h - Local: Praça Matriz Coronel Raimundo Alves – Milagres – CE

O espetáculo Magia do Circo procura resgatar as belezas e os encantos dos circos nordestinos que, mesmo com suas pequenas estruturas, proporciona uma grande alegria ao público. O elenco conta com os palhaços Espiga, Reco-Reco, Goiabinha e Lapim, que se revezam nos números circenses e na execução ao vivo da trilha sonora. Direção: Edvan Silva Barbosa. Classificação indicativa: livre. 60min.

Chico Tira, Mané Veste (Mossoró-RN)

Cia. Escarcéu de Teatro

Sousa: dia 14, sáb, 20h

Uma comédia que se baseia nas expressões orais do povo nordestino para contar as aventuras de dois bonequeiros que buscam alternativa para continuar botando seus bonecos e cantando seus versos nas ruas e praças. Mas encontram obstáculos como os jogos eletrônicos e um “certo Doutor” espertalhão, que costuma tirar proveito de artistas populares. Direção: Lenilda Sousa. Classificação indicativa: livre. 35min.

Nas Garras do Capa Bode (Crato-CE)

Cia. Wancilu´s Gat Produções

Cariri: dia 20, sex, 17h - Local: Praça Engenheiro Dória - Barbalha-CE.

Adelmir Barbosa é o Otacílio Capa Bode, irmão da Terezinha vivida por Felipe Tavares, a Ama é vivida por Orleyna Moura e Wanderley Tavares atua primeiro como Janjão, pai de Terezinha, e depois como Sousa, namorado de Terezinha que enfrentara à sua maneira o famoso Capa Bode, como assim é conhecido por toda a redondeza. Em qualquer lugar que seja e nunca de forma inesperada, o grupo de atuadores do núcleo de experimentação em teatro de rua e cultura popular levará toda a magia do universo dos bonecos de feira (as famosas bruxas de pano ou Bizungas) para dizer a todos: aprenda e use Camisinha. Direção: Wanderley Tavares. Classificação indicativa: livre. 45min.

Era Uma Vez... Maria Roupa de Palha (João Pessoa-PB)

Trupe de Teatro Pirulito

Fortaleza: dia 24, ter, 16h - Local: Praça do BNB

Sousa: dia 25, qua, 16h – Local: Escola Mestre Julio Sarmento. Rua José de Paiva Gadelha, 125-Gato Preto

Cariri: dia 26, qui, 17h - Local: Praça Padre Augusto – Caririaçu – CE

Cariri: dia 27, sex, 17h - Local: Praça Engenheiro Dória – Barbalha – CE

Cariri: dia 28, sáb, 17h - Local: Praça da Sé – Crato - CE

Espetáculo onde reinam o sonho e a magia, e as cores se encontram, cantam e brincam com muita alegria em um universo lúdico. Cada cor simboliza e defende seus sentimentos, e resolvem contar a história de Maria, uma garota que vive uma triste condição e viaja em busca do reino do Ti-rim-tim-tim, onde bichos, árvores e gente vivem como irmãos. Direção: Marcos Pinto. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

Cabeça de Papelão (Fortaleza – CE)

Grupo Cervantes do Brasil

Fortaleza: dia 21, sáb, 09h30 - Local: Praça do BNB

Em um país imaginário, com muito sol e chuvas esparsas, vive um jovem revolucionário chamado de Antenor. Seu objetivo maior é a busca constante por um mundo mais justo, mais solidário. Assim ele se envolve com as camadas dos necessitados divididos em mendigos, pedintes, carentes. São os sem-terra, sem-teto, sem-família, sem-vida, sem-nada... Direção: Júnio Santos. Classificação Indicativa: Livre. 45min.


MOSTRA INFANTIL


O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante (Fortaleza – CE)

Grupo Garis

Fortaleza: dia 01, dom, 10h30, 15h e 17h

Sousa: dia 28, sáb, 15h30

Cariri: dia 29, dom, 13h30 e 15h

Rosinha, filha de seu Zé Puxavante, namora Tonho já há um bom tempo. Ambos anseiam pelo casamento, porém, Tonho terá que provar ao coronel suas boas intenções com a moça. O desafio será uma verdadeira peleja de cantadores. Então, Zé Puxavante, surpreendido com a habilidade e a inteligência do rapaz, acolhe-o em sua casa e dá-lhe a mão de sua filha. Direção: Grupo Garis. Classificação Indicativa: Livre. 50min.

A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão (Fortaleza-CE)

Cia. Epidemia Teatro de Bonecos

Fortaleza: dia 07, sáb, 10h - Local: Espaço Viva Gente – Rua Menor Gerônimo s/n – Jardim União – Fortaleza-CE

Fortaleza: dias 08 e 22, 10h30 e 15, 10h30, 15h e 17h, aos domingos

Fortaleza: dia 21, sáb, 17h30 - Local: Projeto Social Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE (acesso exclusivo à comunidade do Projeto)
Fortaleza: dia 28, sáb, 17h30 - Local: Centro Cultural Patativa do Assaré – Av. B, nº 701 – Conjunto Ceará – Fortaleza-CE - Fone: 85 3259.5757


Espetáculo de bonecos que traz a história de um astro da música apaixonado por uma moça do interior, mas seus pais são contra o casamento – o que leva Catarina à morte. Quando Bily descobre, fica muito triste e desaparece. Eles voltam a se encontrar no céu, e são felizes por toda a eternidade. Emoções e sentimentos fortes são tratados de forma natural, o que favorece o entendimento da criança para temas delicados como o amor e a morte. Direção: Izabel Vasconcelos. Classificação Indicativa: Livre. 45min.

O Marajá Sonhador e Outras Histórias (Brasília–DF)

Cia. Os Buriti

Sousa: dia 06, sex, 19h30

Cariri: dia 07, sáb, 15h

Fortaleza: dia 08, dom, 15h e 17h

Contação de histórias brasileiras e de outras partes do mundo de caráter musical, cuja linguagem cênica ressalta a expressão corporal, rompendo a barreira entre teatro e dança. O espetáculo é composto por seis histórias que resgatam aspectos simbólicos e mágicos da cultura brasileira e universal através do ritmo dos tambores e da cadência narrativa das palavras. Direção: Eliana Carneiro. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

Colcha de Retalhos (João Pessoa-PB)

Cia. Boca de Cena

Sousa: dia 12, qui, 19h30 e 13, sex, 19h30

Sousa: dia 13, sex, 09h - Local: Comunidade Cigana de Pedro Maia.

Neste trabalho são reunidas algumas das mais conhecidas linguagens e técnicas do Teatro de Bonecos, e costurada uma enorme “Colcha de retalhos”. Este espetáculo encanta crianças, jovens e adultos, funcionando como um mostra de encenações rápidas onde são apresentados, de uma só vez, três espetáculos com duração média de 15 minutos cada um. Direção: Artur Leonardo. 45min.

A Princesa de Bambuluá (Brasília –DF)

Voar Teatro de Bonecos

Sousa: dia 20, sex, 19h

Cariri: dia 21, sáb, 15h

Fortaleza: dia 22, dom, 15h e 17h

Conto popular que fala dos desencontros amorosos entre João e a Princesa, onde todas as forças naturais e sobrenaturais conspiram contra essa união. A narrativa se inicia no sertão brasileiro e em sua inspiração pelas figuras ibéricas de reis, rainhas e princesas, transitando para o continente europeu, mais precisamente no reino de Bambuluá, para onde João parte voando nas asas de um urubu, a fim de reencontrar a sua amada. Direção: Marco Marcolino. Classificação Indicativa: Livre. 45min.

Os Três Porquinhos (Crato-CE)

Grupo Anjos da Alegria

Sousa: dia 21, sáb, 17h

Uma família de porquinhos vivia feliz apesar das brigas dos três irmãos. Certo dia, a mamãe diz aos filhos que não aguenta mais as suas frequentes brigas. Por isso, eles resolvem ir embora para outro lado da floresta. Lá chegando, os três porquinhos resolvem construir suas casinhas. O que eles não sabiam era que naquele lado da floresta existia um lobo mau. Direção: Flávio Rocha. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

A Menina dos Brincos de Ouro (Fortaleza-CE)

Paula Yemanjá e Edivaldo Batista

Sousa: dia 25, qua, 19h30

Maria do Socorro é filha de lavadeira e sonha em ser cantora. Sua vida muda quando é raptada por Venâncio, homem inescrupuloso, que a obriga a cantar em troca do par de brincos de ouro que a menina perdeu e ele achou. Direção: Paula Yemanjá e Edivaldo Batista. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

O Planeta que Era Azul (Sousa-PB)

Grupo Teatro Oficina

Cariri: dia 27, sex, 15h

Sousa: dia 29, dom, 16h e 20h

Três crianças, três vontades e um só destino: “o Planeta que era azul”. Por que não é mais? O que fazer para restaurar a ordem das coisas? Só viajando com essas crianças para saber. Nesta viagem a imaginação, o sonho e a fantasia nos conduzirão a um planeta sem cor. Direção: Chico Oliveira. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

Espelho, Espelho Meu (João Pessoa – PB)

Rataplan Cia. das Artes

Sousa: dia 27, sex, 16h

Cariri: dia 28, sáb, 15h30

Fortaleza: dia 29, dom, 10h30, 15h e 17h

Um casal de atores mambembes viajantes e contadores de histórias se revezam de forma criativa, através da música e da dança, para conseguirem interpretar sozinhos os treze personagens do conto da Branca de Neve – onde pretendem mostrar às crianças e aos jovens que a felicidade é fruto das dificuldades enfrentadas ao longo da vida. Direção: Isaú Firmino. Classificação Indicativa: Livre. 55min.


MOSTRA DE DANÇA


Disritmia (Fortaleza – CE)

Cia. dos Pés Grandes

Fortaleza: dias 07, sáb, 17h e 12, qui, 17h – CCBNB Térreo

Por meio do sapateado e da dança contemporânea, o espetáculo aborda algumas questões que circundam o universo masculino, tendo como palavras-chaves para o desenvolvimento do trabalho os sons e as nuances do corpo, a sensualidade e a molecagem. Para os “Pés Grandes”, o dançar é condição de estar no mundo, e o movimento é a possibilidade maior de se dizer e desenhar a vida. Direção Geral e Coreografia: Heber Stalin. Classificação Indicativa: Livre. 45min.

Cia. Folclórica CAISCA (Riacho de Santo Antônio-PB)

Grupo de Dança Popular

Sousa: dia 07, sáb, 18h30

A Companhia procura formar intérpretes que apresentam expressões peculiares, buscando em cada um o sujeito social de sua própria cultura, sempre com uma postura ética prospectiva e estética popular, criando assim uma intensificação do processo de educação dos sentidos dos participantes e dos espectadores brasileiros. Direção: Alexandre Felizardo. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

Cia. Livre (Campina Grande-PB)

Grupo de Dança Popular

Sousa: dia 07, sáb, 20h30

Fundada em 20 de outubro de 2003, a Cia. Livre tem como objetivo a montagem de espetáculos totalmente voltados para o popular estilizado, criando assim uma nova linguagem de palco. Com figurinos criados e confeccionados pela própria Cia., utilizando materiais descartáveis, o grupo acumula em seu currículo apresentações nacionais e internacionais de espetáculos próprios ou acompanhando shows musicais como os de Elba Ramalho e Toinho Cruz, entre outros. Direção: Mauro Ferreira. Classificação Indicativa: Livre. 45min.

Os Tempos (Fortaleza-CE)

Cia. da Arte Andanças

Fortaleza: dia 13, sex, 16h30 - Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (acesso exclusivo para a comunidade da EDISCA) – Água Fria

Fortaleza: dia 27, sex, 10h30 – CCBNB Térreo

Guaiúba: dia 28, sáb, 19h30 - Local: Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra – Rua Rodolfo Teófilo, nº 2 – Centro

Do que se trata viver? Do que se trata estar vivo e passar pela vida? Não são poucas as vezes em que nos abate a paralisia, diante da inabilidade de lidar com o imponderável. Existem uns que ali permanecem, desistidos, em tempos de um não-discernimento da vida, dos valores, do que pode valer a pena num regime de economia, distendido ao máximo alcance: pouco movimento, poucos desejos, poucos sonhos, pouco esforço. E existem os que passam, os que simplesmente andam em tempos outros, alheios à aceleração vertiginosa dos dias e das coisas de agora. Concepção, direção e composição coreográfica: Andréa Bardawil. Classificação indicativa: livre. 50min.

O Corpo Ubuntado (Tokyo – Japão e Fortaleza-CE)

Cia. Vatá

Fortaleza: dia 24, ter, 15h e 18h - CCBNB Térreo

Solo do ator e performer japonês Kuma, membro da companhia de teatro físico Gekidan Kaitaisha de Tokyo, Japão, que explora o universo dos movimentos corporais. Atualmente estudante internacional de um programa japonês para artistas, em parcería com a Cia. Vatá, baseado nas experiências junto ao projeto “UBUNTU”, supervisionado por Valéria Pinheiro, que trabalha a relação entre a arte e a superação dos problemas sociais. Direção e interpretação: Kuma. Classificação indicativa: Livre. 25min.

Assim É, se lhe Parece...!!! (Fortaleza-CE)

Cia. Vatá

Fortaleza: dia 25, qua, 14h - CCBNB Térreo

Espetáculo solo de dança da Cia. Vatá que traz JP Lima como intérprete e criador de um diálogo subjetivo e relacional. “Para mim como bailarino, o processo traz interrogações a mim mesmo: o quer dizer o meu corpo? Que sensações eu posso arrancar das pessoas ao verem meu corpo falando-dançando? O que o público sentirá ao perceber um vácuo físico, preenchido pelo não-movimento, o não-espaço, o não-objeto?” (JP Lima). Direção e coreografia: Valéria Pinheiro. Interpretação: JP Lima. Classificação indicativa: Livre. 40min.

Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra (Campina Grande-PB)

Grupo de Dança Popular

Sousa: dia, 28, sáb, 20h30

O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba, teve como principal elemento para sua formação os movimentos culturais comunitários no bairro de Bodocongó, em Campina Grande. O grupo tem participado de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, apresentando danças e músicas tradicionais e expressando a cultura nacional com um enfoque regionalista. Direção: Agnaldo Barboza e Roberto Gomes. Classificação Indicativa: Livre. 60min.


MOSTRA CEARÁ


Da Paixão Sobre Borboletas – Uma História Desconstruída (Fortaleza – CE)

Mirabolante Dupla

Fortaleza: dias 13, sex, 18h30 e 27, sex, 12h

O espetáculo conta a história de dois jovens amantes separados pelo preconceito e pela intolerância. Situado na década de 1970, meio a um regime ditatorial e uma juventude ansiosa por liberdade, André começa a sentir borboletas, signo da transmutação, nascendo entre seus cabelos. André enlouquece. Direção: Murillo Ramos. Classificação Indicativa: 16 anos. 45min.

Loucuras de Amor (Fortaleza-CE)

Cia. Cearense de Molecagem

Fortaleza: dia 17, ter, 12h, 15h30 e 18h30

Cariri: dia 29, dom, 18h30 e 20h

Comédia romântica que se passa em uma rodoviária, onde a depiladora Alberlênia Tenório pretende embarcar para sua terra natal e esquecer o passado, inclusive um relacionamento fracassado de quinze anos, quando reencontra Quintino Paixão, seu ex-namorado e agora mototaxista. Assim, os momentos vividos nesse relacionamento vêm à tona através do bom humor genuinamente cearense, em um território impreciso e denso onde habitam os apaixonados. Direção: Carri Costa. Classificação Indicativa: 14 anos. 60min.

3 BONDE + 2, Ou o Que É Que Essa Dona É? (Fortaleza-CE)

Grupo de Teatro Bando da Rua

Limoeiro do Norte: dia 26, qui, 19h30 - Local: NIT – Núcleo de Informações Tecnológicas – Rua Cônego Bessa, 2381 – Centro – Fone: 88 3423.4333 – Limoeiro do Norte-CE

Fortaleza: dia 27, sex, 18h – CCBNB Térreo

Dando continuidade à trilogia 3 Bonde +, o espetáculo traz as personagens que, após um período de riqueza e fama como artistas bem-sucedidos, perdem sua diva “Vedete” de maneira misteriosa. Os encontros e desencontros dessa perda e as surpresas do mundo do “show business” dão a cor e a atmosfera ao enredo da comédia. Direção: Murillo Ramos. Classificação Indicativa: Livre. 50min.


MOSTRA PARAÍBA


Casamento de Branco (João Pessoa - PB)

Piollin Dramas e Comédia

Sousa: dia 20, sex, 17h - Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB)

O espetáculo "Casamento de Branco" é uma encenação dos novos atores e atrizes do "Piollin Dramas e Comédia", produzido em 2007 pelos alunos(as) do Centro Cultural Piollin. A encenação foi resultado da junção das oficinas permanentes de teatro, leitura e produção textual, conduzida pelo ator Servílio de Holanda e coordenada por Amélia Nóbrega. Classificação Indicativa: Livre. 60min.

Incelênça (Campina Grande-PB)

Companhia do Rosário

Sousa: dia 18, qua, 19h30

Um homem, sua companhia de bonecas e o resgate da memória. Seu Olímpio, artista popular, vem “montar praça” e apresentar seu espetáculo de variedades. Neste fantástico acontecimento, vemos um elenco de bonecas relembrar, junto com Seu Olímpio, números de circo, dança, cordel, música e drama, nos revelando a beleza do sonho, para jamais envelhecer. Direção: Andréa Macera. Classificação indicativa: 12 anos. 55min.


MOSTRA CARIRI


Trilogia Nordestina (Juazeiro do Norte – CE)

Francisco Renato Sousa Dantas

Cariri: dia 06, sex, 19h30

Com textos e canções que falam de cangaço, religiosidade e seca, resume-se nesta trilogia a memória do povo nordestino, ao serem encenados três momentos que em muito contribuíram e contribuem para a formação da identidade da nação romeira. O corpo do espetáculo é composto por textos de Patativa do Assaré, Oswald Barroso e Renato Dantas, acoplados à música de Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira, João do Vale e outros expoentes da musicalidade regional, além de benditos anônimos de domínio público. Direção: Renato Dantas. Classificação indicativa: Livre. 55min.

As Presepadas de Zé Ozebe (Juazeiro do Norte-CE)

Cia. In Pulso de Teatro

Cariri: dia 10, sex, 20h - Local: SESC – Crato – CE

Zé Ozébe e sua família foram expulsos do sítio Mocó pelo Coroné Matuzalém, que se apodera das terras a fim de encontrar uma botija. Zé Ozébe, esperto, usa de suas presepadas para se vingar do Coroné e tomar seu sítio de volta. Então Zé Ozébe e seus pais utilizam-se do bode de estimação Serafim, para a realização do plano. Colocam pedras preciosas roubadas da Capela de Nossa Senhora nos “fundos” do bode e assim trocam o sítio Mocó pelo bode, fazendo o Coroné acreditar que o bode expelirá as tais pedras. Direção: Zizi Telécio, Mano Damasceno e Sylvio Calixto. Texto: Cacá Araújo. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

Esperando Comadre Daiana (Juazeiro do Norte – CE)

Cia de Teatro Livre Mente

Cariri: dia 10, ter, 17h e 19h30

Com um tema genuinamente nordestino, a comédia Esperando Comadre Daiana, do dramaturgo Emmanuel Nogueira, conta a história de duas mulheres nordestinas e interioranas (Esmeralda e Venância), que resolvem fazer da criada (Perpétua) a afilhada da princesa Daiana. Elas acreditam cegamente que esta ação trará reconhecimento, fama e fortuna, mudando para sempre suas simplórias vidas de mulheres do interior. Para verem seus sonhos realizados, escrevem uma carta à princesa Daiana, dando notícia do batismo e da tão aguardada visita. Direção: Renato Dantas. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

O Pecado de Clara Menina (Crato-CE)

Grupo Cia Cearense de Teatro Brincante

Cariri: dia 11, qua, 19h30

Uma floresta e um casal em plena safadeza: assim a inocente princesa Clara, do distante Reino de Mont’Alverne, foi flagrada em namoro esculhambado com Dom Carlos de Alencar. Seu pecado desencadeia toda uma onda de sedução, amor, traição, adultério, crueldade, ambição, prepotência e luxúria, envolvendo a família real, a nobreza e o clero. Direção: Cacá Araújo. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.

Fogo Fátuo (Crato-CE)

Cia Anjos da Alegria Produções Infantis

Cariri: dia 12, qui, 19h – Local: Teatro Violeta Arraes - Nova Olinda-CE

Pós-guerra de 1945, a descoberta de xelita traz o interesse de grandes multinacionais pela compra do minério no sertão nordestino. A trama se desenrola no entremeio da relação entre “invasores” estrangeiros e sua influência nos costumes e interesses de uma comunidade sertaneja. A junção desses elementos resultam numa comédia bem ao gosto popular, onde humor e crítica provocam o riso e a reflexão de uma sociedade racista e preconceituosa, que se acende e se apaga, com a rapidez de um fogo-fátuo. Direção: Flávio Rocha. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

RizoMachadiando (Caririaçu-CE)

Humanos em Espaço-Tempo

Cariri: dia 13, sex, 19h – Local: Cineteatro Neroly Filgueiras – Barbalha – CE

Para comemorar o centenário de morte do escritor Machado de Assis, o grupo “Humanos em espaço-tempo” selecionou fragmentos significativos do enredo das duas maiores obras machadianas, “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Dom Casmurro”, e mais o conto “Um apólogo”, na perspectiva de colocar na cena teatral as marcas do escritor: realismo psicológico na caracterização interior dos personagens, enredo não-linear com ações alternadas, digressões, humor irônico e metalinguagem, em que o narrador frequentemente conversa com o leitor. Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 14 anos. 90min.

Pássaro de Voo Curto (Crato – CE)

Grupo Teatral da URCA

Cariri: dia 17, 19h - Local: Teatro Violeta Arraes - Nova Olinda – CE

A peça teatral “Pássaro de Voo Curto”, de Alcione Araújo, aborda o tema sócio-cultural-religioso, retratado por uma família do meio rural de classe baixa, onde Antônio e Elvira evidenciam o conflito: sobrevivência (humilhante condição imposta em um sistema capitalista) versus utopia (ascensão condizente com este mesmo sistema), interrompido pela corajosa atitude de fuga do seu filho Totonho, numa tentativa de modificar essa realidade. Diante do perfil “cultura, família, religião e sociedade”, que reflexão pode-se salientar nessa posição? Serão o sistema e a mídia a causa determinante do enfraquecimento desse perfil? Direção: Mauro César. Classificação indicativa: 12 anos. 60min.

Bárbaro (Juazeiro do Norte-CE)

Grupo Ninho de Teatro

Cariri: dia 18, qua, 19h

Três esquetes – “Terça-feira gorda”, “Embalando Meninas em Tempos de Violência” e “yyy.com.vc” –, um prólogo e um epílogo compõem o espetáculo, retratando a violência, sua cara, sua aparência, suas marcas... Mas o que há no cerne do instinto violento? É o que o Grupo Ninho de Teatro se propõe a investigar. E delatar! Direção: Jânio Tavares e Joaquina Carlos. Classificação indicativa: 14 anos. 50min.

Irmãs Castanholas (Juazeiro do Norte-CE)

Cia. Mandacaru de Arte e Eventos

Cariri: dia 28, sáb, 19h

Venerana, com a morte do pai, fica superansiosa para a leitura do testamento do mesmo. Certa de que herdou tudo, manda avisar ao irmão, Tibúrcio Neto, ou melhor, Yohanna Laylah, que há muito tempo fora expulso de casa pelo pai. Está armada a confusão... Direção: Antônio Freire. Classificação indicativa: 14 anos. 60min.


MOSTRA ALTO SERTÃO


A Feia de Caruaru (Cajazeiras-PB)

Associação Cajazeirense de Teatro

Nazarezinho: dia 10, ter, 19h30 - Local: Centro de Educação Etilton César Nitão

Conta a história de duas mulheres que disputam um espaço como camelô na feira de Caruaru. O espetáculo é uma comédia de costumes e tem contexto regionalista cheio de surpresas no tocante ao jogo dramático, e traz como pano-de-fundo uma crítica à invasão dos produtos importados nas feiras populares do Nordeste do Brasil. Direção: Francisco Hernandes. Classificação indicativa: livre. 60min.

O Casamento Atrapalhado ou Fuzarca Trincada (Vieirópolis-PB)

Grupo Didi e Lulu Produções Artísticas e Culturais

São João do Rio do Peixe: dia 11, ter, 19h30 - Local: Praça do Relógio - Centro

Conta a história de uma cidadezinha tranquila e pacata, onde o maior passatempo é o fuxico. Maria não consegue guardar segredos e é tida como leva-e-traz. Isso vai trazer uma série de problemas para o coronel que quer casar sua filha, Nininha, com Antônio Rico, como solução para seus problemas. Mas Nininha é apaixonada por Chico Benevides. Direção: Luiz Cacau. Classificação indicativa: livre. 60min.

Ser Corno ou Não Ser? (Nazarezinho-PB)

Grupo TAN

Poço José de Moura: dia 12, qui, 19h30 - Local: Praça do Juarezão

Conta a história do cidadão Cornelho, que após um dia cansativo de trabalho, surpreende a sua esposa com outro ao chegar em casa. Em uma atitude desesperada, vai à procura do Ricardão. No meio do caminho, encontra o ignorante guarda Roberval, que o aconselha a dar o troco. Direção: O Grupo. Classificação indicativa: livre. 50min.

Torturas de um Coração (Sousa-PB)

Grupo Teatro Oficina (GTO)

Cajazeiras: dia 14, sáb, 20h - Local: Associação de Moradores - Rua João Teterges-Esperança

Torturas de um Coração é uma comédia popular com toda uma linguagem e elementos regionais nordestinos montados pelo GTO. O espetáculo nos remete às lembranças da comédia Dell’Arte do século XVI, em sua comicidade e espontaneidade, levando até o povo a arte e o resgate de nossas tradições regionais, através do teatro popular. Direção: Luiz Cacau. Classificação indicativa: livre. 60min.


MOSTRA PRIMEIRO ATO


Pimpão, O Palhaço Trapalhão (Crato-CE)

Kanoistraveisdinovo

Cariri: dias 07 e 21, 18h e 14, 15h e 18h, aos sábados

Os palhaços Pimpão, Espoleta, Jamelão, Chamego e Chameguinho, revoltados com os maus tratos contra os animais do circo Trapalhaços, em meio a muito riso e confusão, resolvem invocar a Caipora, o Boi-tá-tá, a Curupira e outros mitos da cultura popular para defendê-los. Direção: Franciolli Luciano. Classificação indicativa: livre. 60min.

Astigmatismo (Fortaleza – CE)

Grupo do Curso “Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar”

Fortaleza: dia 11, qua, 12h e 15h

Astigmatismo é uma perturbação visual cujo sintoma mais comum é a visão desfocada. A partir dessa compreensão estabelecemos um paralelo entre o sintoma provocado por este mal e várias disfunções verificadas na sociedade atual. O espetáculo tem o propósito de conclamar a sociedade para agir em prol de uma verdadeira e necessária transformação nas relações humanas. Direção: João Andrade Joca. Classificação indicativa: livre. 50min.

Conte Lá Queu Conto Cá (Aquiraz – CE)

Grupo Parque de Teatro

Fortaleza: dia 13, sex, 12h e 15h

Uma trupe de artistas/brincantes chega a um certo local de uma determinada cidade e convida todos para assistirem seus contos e causos: A Moça Que Beijou Um Jumento, Carolina e A Moça que mata Cachorro. Suas histórias são repletas de muita música e os atores jogam na cena como se tudo não passasse de uma tremenda brincadeira, estando livre para o improviso e a interação com o público. Direção: Silvero Pereira. Classificação indicativa: livre. 60min.

Caboré (Juazeiro do Norte - CE)

Cia. Desabafo de Teatro

Cariri: dia 11, qua, 16h

Fortaleza: dia 18, qua, 12h, 15h30 e 18h30

Uma família não muito dotada de atributos físicos tem uma filha que, depois de passar por 25 namorados, não consegue casar por conta de inconvenientes questões impostas por seu velho pai. Acontece que Maria está apaixonada e resolve fugir com o namorado. Seu pai os segue, e, desesperado, acaba por mostrar a razão real dos obstáculos impostos ao casamento da filha. Direção: Mano Damasceno. Classificação indicativa: 12 anos. 50min.

O Desejo de Catirina (Tauá – CE)

Cia. Artes Cínicas de Teatro

Fortaleza: dia 26, qui, 09h30 – Praça do Ferreira e 16h – Praça BNB

A esposa de Chico, Catirina (ou Catita), grávida, deseja comer a língua do Boi Mimoso – o boi mais querido da fazenda em que seu marido trabalha. O vaqueiro arranca a língua do boi, e começa então uma verdadeira confusão para encontrar o responsável pelo “crime”. Depois das ameaças do patrão, Chico recorre ao Pajé que faz de tudo para que os rituais do boi continuem acontecendo... Direção: Gilmar Costa. Classificação indicativa: livre. 40min.

Brincadeiras de Criança (Juazeiro do Norte-CE)

Cia. Tablado

Cariri: dia 29, dom, 14h - Local: Projeto Verde-Vida, Ponta da Serra, Crato – CE

Crípio, Kaká e sua amiga imaginária Lili, após as aulas do colégio, se encontram para brincar no quintal. Em meio às brincadeiras, percebem uma certa monotonia e decidem inovar usando a imaginação. Um dia na vida de crianças, que só param de brincar na hora de dormir, para continuarem com as brincadeiras no novo dia que os aguarda. Direção: Eleni Portela. Classificação indicativa: livre. 60min.


MOSTRA DE ESQUETES

Beijos e Encontros Consonantais (Fortaleza-CE)

Teatro Máquina

Fortaleza: dia 07, sex, 16h

É um esquete sobre a encenação teatral. Um homem e uma mulher entram em cena e se beijam. Uma música compõe o clima romântico que, de repente, é interrompido. A partir dessa interrupção, o público percebe que se trata de dois atores ensaiando e que um deles, o homem, ficou insatisfeito com os gestos concebidos pela atriz para a construção da cena do beijo. Concepção cênica, dramaturgia e direção: Fran Teixeira. Classificação indicativa: livre. 10min.

Creme de Alface (Fortaleza-CE)

Grupo 3x4 de Teatro

Fortaleza: dia 07, sáb, 16h30

“O que me aterroriza neste conto de 1975 é a sua atualidade. Com a censura da época, seria impossível publicá-lo. Depois, cada vez que o relia, acabava por rejeitá-lo com um arrepio de repulsa pela sua absoluta violência. Assim, durante vinte anos, escondi até de mim mesmo a personagem dessa mulher-monstro fabricada pelas grandes cidades. Não é exatamente uma boa sensação, hoje, perceber que as cidades ficaram ainda piores, e pessoas assim mais comuns” (Caio Fernando de Abreu). Direção e interpretação: Silvero Pereira. Classificação indicativa: 16 anos. 16min.

Pequenos Legumes (Fortaleza-CE)

Cia. Cabeçote de Teatro

Fortaleza: dia 27, sex, 15h

Trata-se de uma crítica bem-humorada aos programas de TV. Traz reflexões sobre os profissionais que trabalham diante das câmeras e que muitas vezes seus comportamentos nos bastidores não condizem com o que eles aparentam ser através das telas. Um programa infantil, matinal, ao vivo e com platéia, apresentado por dois personagens: Tomatinho e Cenourinha. Direção: Amenhotep Rodrigues e Ilam Gurgel. Classificação indicativa: 14 anos. 25min.

Todas as Cebolas da Casa (Fortaleza-CE)

Cia. em 2 de Dança

Fortaleza: dia 27, sex, 15h30

Saudade! Uma saudade cortante como o sumo das cebolas. Entre almoços e mesas para dois, as lágrimas se jogam dançantes. Os movimentos respiram a ausência do que parece inseparável, e acha na neblina de Clarice Lispector a atmosfera necessária para a dança de um corpo que baila alheio, abandonado com suas próprias tristezas... Solo de Felipe Araújo. Classificação Indicativa: 12 anos. 15min.

As Máquinas (Fortaleza-CE)

Grupo Abaquar Motirô

Fortaleza: dia 27, sex, 16h

O esquete expõe a crise conjugal de um casal frente ao desemprego. Zé é um desempregado que não vê saída para os seus problemas. Nina, sua mulher, é uma costureira que tenta extrair destes problemas uma ponta otimista. A radionovela é o fio condutor do esquete, que, ganhando vida na imaginação de Nina, é sua válvula de escape. Direção: Rebeka Lúcio. Classificação indicativa: 12 anos. 20min.

As Lavadeiras (Fortaleza-CE)

Grupo MiMO

Fortaleza: dia 27, sex, 16h30

Utilizando-se da mímica e do teatro físico para mostrar como uma simples lavagem de roupas pode gerar conflitos e situações inusitadas, o esquete busca poetizar um dia de trabalho na vida dessas mulheres. Direção: Tomaz de Aquino. Classificação Indicativa: livre. 15min.

Uma Lógica Particular (Fortaleza-CE)

Cia. Teatro Com Vida

Fortaleza: dia 27, sex, 17h

De uma forma bem-humorada, este esquete tematiza as relações interfamiliares nada convencionais, numa linguagem inteligente onde o trágico dá lugar ao cômico, e assim se desenrolam os mais diversos questionamentos relacionados aos padrões de estética, comportamento e sentimentos humanos, levando o público a uma breve reflexão dos temas sugeridos nos diálogos. Direção: Ronaldo Costa. Classificação indicativa: livre. 20min.

Daqueles que se Sente Saudade (Fortaleza-CE)

Sâmia Bittencourt

Fortaleza: dia 27, sex, 17h30

Uma mulher se embriaga da saudade dos que se foram. Trata-se de um corpo que ficou marcado sensorial e esteticamente por um querer, por um desejo de dançar o que se foi esquecido e por experimentar o corpo do outro que já não existe mais. Intérprete-criadora: Sâmia Bittencourt. Classificação indicativa: livre. 20min.


MOSTRA DE CONTOS

Mestres da Música e das Artes (Fortaleza – CE)

Grupo Só Dois

Fortaleza: dia 21, sáb, 17h30

Através de músicas e de encenações, a contação revelará as histórias dos mestres das artes e da música, tais como Villa-Lobos, Anita Malfatti e Tchaikovsky, de forma leve e divertida. Direção: Nádia Aguiar. Classificação Indicativa: 12 anos. 50min.

A Casa das Mulheres da Lua (Maracanaú – CE)

Fraternidade de Artistas Cavaleiros da Dama Pobreza

Fortaleza: dia 12, qui, 18h

Cariri: dia 17, ter, 19h

Cariri: dia18, qua, 20h - Local: SESC – Crato – CE.

Sousa: dia 19, qui, 19h30

Inspirado na montagem dos dramas das brincadeiras nordestinas e com as cores da folia do reisado, o musical foi criado cheio de encanto e poesia, trazendo vivências tradicionais e populares da cultura nordestina. Direção: Cleydson Catarina e Alan Mendonça. Classificação Indicativa: 12 anos. 55min.

Maratona de Contos (Fortaleza, Saboeiro, Catarina, Canindé, Crato, Sobral, Tamboril – CE)

Casa do Conto

Fortaleza: dia 28, sáb, 14h

Em 2009, o Projeto Casa do Conto está fazendo sete anos de atividades. Para comemorar a data com os amantes da arte de contar e ouvir histórias, a Casa do Conto realizará uma maratona com grupos de contadores de histórias de sete cidades cearenses que participam do projeto. 240min.
CRIANÇA E ARTE



Oficina de arte

Oficina de Fantoches (Fortaleza – CE)

Grupo Calu Maravilhas

Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 11h30

O mundo mágico dos fantoches sempre despertou a curiosidade das crianças. Na oficina elas irão confeccionar e manipular suas criações, desenvolvendo suas habilidades e ideias utilizando material reciclável. Número de vagas: 20. 90min.

Fantoche do Sertão (Sousa–PB)

Bivânia Araújo e Francisca Alvino

Sousa: dia 14, sáb, 16h

É um espaço onde a criança irá conhecer a origem desse fascinante elemento e terá a oportunidade de confeccionar um fantoche com características bem peculiares do sertão – tomando como base uma cabaça, elemento típico da nossa caatinga. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. 120min.

Brincando com as Histórias (Juazeiro do Norte-CE)
Maria Elisabete Pacheco

Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, às 14h30

A oficina se desenvolverá através da dramatização de histórias, onde os participantes poderão se fantasiar de acordo com a sua livre expressão, vivenciando desta maneira o lúdico e a criatividade. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. N° de vagas: 30. Faixa etária: 7 a 13 anos. 240min.

Pernas-de-Pau (Sousa-PB)

Manoel Paulo

Sousa: dia 07, sáb, 16h - Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB)

A oficina visa transmitir técnicas de equilíbrio em pernas-de-pau para crianças. Venha viver essa emoção de equilibrar-se em pernas-de-pau e veja o mundo com outras pernas. Inscrições no dia na recepção do CCBNB. Número de vagas: 20. Faixa etária: 08 a 12 anos. 90min.

Palquinho Livre (Sousa-PB)

Lídia Dantas e Wandergilza Batista

Sousa: dia 14, sáb, 14h30

No mês das artes cênicas, organize a sua apresentação teatral em 10 minutos e brilhe no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa, dentro do III Festival BNB das Artes Cênicas. Contatos: Wandergilza (83) 9985-0245; Lídia Dantas (83) 8819-4002. Faixa etária: até 12 anos. 90min.


Construindo Histórias


Pirilim, O Duende (Sousa-PB)

Leidyane Figueiredo

Sousa: dias 13, sex, 21, sáb, 16h

Construção voltada para a conscientização ecológica, na qual as crianças terão que ajudar o pequeno duende “Pirilim” a salvar a floresta em que vive das terríveis queimadas provocadas por malfeitores. 60min.


Contação de Histórias


Contos da Rua Brocá

Júlia Barros

Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, domingos, 16h

Contação musical inspirada nos contos do escritor Pierre Gripari, fruto de sua amizade com crianças da rua parisiense que tem gente do mundo inteiro e todos adoram contar e ouvir boas histórias. Um lugar mágico onde reinam a fantasia e personagens divertidos como: sapatos, bruxas, fadas, batatas, meias e muito mais, é só dar assas a sua imaginação. 50min.

Histórias para Educar e Descontrair (Sousa-PB)

Maria do Desterro

Sousa: dias 07, sáb, e 20, sex, 16h

A escritora contará duas belas histórias dos livros da sua autoria: A liberdade de gringo – essa fábula retrata a luta de um galo de campina pela liberdade; e A garotinha que voltou a sorrir – uma história que dá uma lição de consciência cultural e ambiental. 60min.

Histórias Afro-Brasil (Juazeiro do Norte-CE)

Maria Elisabete Pacheco

Sousa: dias 28, sáb, e 29, dom, 17h

Uma verdadeira viagem ao universo africano, realizada através da contação de histórias, envolvendo lendas e costumes desse povo que tanto contribuiu para o enriquecimento da cultura brasileira. 60min.

Trenzinho da História – PASSEIO ESPECIAL MÊS DO TEATRO

Facilitador: Gerson Linhares

Fortaleza: dias 01, 08, 15, 22 e 29, aos domingos, 15h30

Nº de vagas: 60

As crianças e acompanhantes (*) passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, em um veículo tipo trenzinho, com uma parada no Theatro José de Alencar, para aprender mais sobre esse teatro e sua importância para a cidade de Fortaleza. 60min.

(*) As crianças deverão ser acompanhadas por um adulto. Será permitido somente um acompanhante por criança.


CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE


Raízes da tradição cômica popular no teatro de Ariano Suassuna (Fortaleza-CE)

Fernando Lira

Sousa: dias 24, ter, 25, qua, 26, qui, e 27, sex, às 14h

Introduzir os aspectos estruturais da tradição cômica popular. Identificar as situações cômicas que caracterizam este gênero popular nas peças Auto da Compadecida, O Santo e a Porca, A Pena e a Lei e A Farsa da Boa Preguiça. Situar a comédia popular de grupos teatrais no contexto atual, através de leituras de peças e recursos audiovisuais. Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. N° de vagas: 40. Carga-horária: 12 horas-aula.

O Ensino de Teatro na Educação (Fortaleza-CE)

Ackson Giorgio

Cariri: dias 10, ter, 11, qua, 12, qui, e 13, sex, às 15h

O curso vem possibilitar espaço para o debate e a formulação de direcionamentos para o ensino de teatro na educação formal e não-formal, além de ampliar o foco de entendimento sobre o ensino de teatro e discutir sobre o que os professores desta área estão realizando em seus ambientes de trabalho. Inscrições: A partir de 03 de fevereiro de 2008, na recepção do CCBNB-Cariri. 40 vagas. 12 horas-aula.
IMAGEM EM MOVIMENTO



Série Teatro em Movimento

O Rito

Cariri: dia 03, ter, 18h30

Sousa: dia 03, ter, 19h15

Fortaleza: dias 10, ter, 10h15, 18, qua, 10h15, 26, qui, 10h15 e 31, ter, 10h15

Fortaleza: dia 04, qua, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense (*)

Três atores suíços, de passagem pela Suécia, são chamados à polícia para prestar declarações. Após iniciar a conversa, o juiz planeja invadir o âmago e extrair do interior de cada um deles os segredos. Bergman cria um tema de tensão, fazendo lembrar os dramas da Inquisição da Idade Média e os problemas de relação entre os artistas e os censores. Direçao: Ingmar Bergman. Suécia. Colorido. Classificação Indicativa: 14 anos. 72min.

O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante

Sousa: dia 10, ter, 18h45

Fortaleza: dias 11, qua, 10h15, 20, qui, 10h15 e 27, sex, 10h15

Fortaleza: dia 11, qua, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense (*)

O gângster Albert Spica janta todas as noites no restaurante “Le Hollandais”, em companhia de seus capangas e da esposa, Georgina. Cansada dos modos grosseiros do marido, Georgina flerta e se envolve com um solitário frequentador do restaurante. Quando Albert descobre a traição da esposa, desfecha uma cruel vingança. Direção: Peter Greenaway. País de Gales. Colorido. Classificação Indicativa: 18 anos. 124min.

Um Lugar na Platéia

Fortaleza: dias 13, sex, 10h15, 17, ter, 10h15, 25, qua, 10h15 e 31, ter, 12h30

Fortaleza: dia 18, qua, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense (*)

(Fauteils d’Orchestre, França, 2006), de Danielle Thompson. Com Cecile de France, Valerie Lemercier, Albert Dupontel, Laura Morante, Claude Brasseur e Sidney Pollack. Jovem interiorana chega a Paris com a esperança de obter um bom emprego, mas consegue apenas uma vaga de garçonete num café próximo de um teatro, uma sala de concertos e uma casa de leilões. Esses ambientes da arte e do requinte irão influenciá-la em sua existência. Drama sobre a influência da arte na vida das pessoas. Drama. Cor. Legendado. Classificação Indicativa: 14 anos. 106min.

Jogo de Cena

Pombal: dia 13, sex, 20h – Local: Murarte - Rua João Pereira Fontes,193-Centro

Fortaleza: dias 12, qui, 10h15, 21, sáb, 10h15, 24, ter, 10h15 e 31, ter, 16h

Fortaleza: dia 25, qua, 19h30 – Exibição na Casa da Comédia Cearense (*)

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. Várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres, configurando uma mistura entre a realidade e a encenação. O filme se tornou obra cultuada por estudantes, cinéfilos e críticos. Diretor: Eduardo Coutinho. Brasil. Colorido. Classificação Indicativa: 14 anos. 2007. 105min.

Os Monólogos da Vagina

Cariri: dia 04, qua, 17h

Sousa: dia 18, ter, 19h15

Surgiu a partir de uma série de entrevistas com mulheres sobre o prazer sexual. Estarrecida com alguns depoimentos nos quais as mulheres viam seus corpos como alvo vergonhoso e imoral. Direção: Eve Ensler. EUA. Colorido. Classificação Indicativa: 18 anos. 2002. 76min.


(*) Casa da Comédia Cearense

Endereço: R. Major Pedro Sampaio, 1190 – Rodolfo Teófilo (atrás do Hospital do Câncer) – Fone: 85 3094.4077.


MUSEU VIVO


Hiramisa e a Mulher no Teatro Cearense

Com Hiramisa Serra

Fortaleza: dia 14, sáb, 17h

Hiramisa Serra nasceu em Itapipoca, mas recebeu da Câmara Municipal de Fortaleza o título de Cidadã de Fortaleza. Tem nível superior em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Estilismo em Moda, pela Faculdade Marista. Hiramisa Serra tem 50 anos de atividades teatrais. Estreou em "A Canção dentro do Pão", do cearense R. Magalhães Jr., em 1958, e não parou mais. Foi Bernarda Alba, de Lorca, Sra. Carrar, de Brecht, e Rosa do Lagamar, de Eduardo Campos. Com Rosa do Lagamar, no Projeto Mambembão, de 1979, recebeu a indicação para o prêmio Mambembe de melhor atriz, ao lado de Fernanda Montenegro e Aracy Balabanian. É responsável pelo Departamento de Teatro Infantil da Comédia Cearense e é sua principal figurinista. Integra várias publicações sobre a mulher cearense. Durante 14 anos viveu na TV Jangadeiro a personagem Cremilda, no programa Botando Boneco. 90min.


NOMES DO NORDESTE


Gero Camilo

Fortaleza: dia 24, ter, 19h

Nascido em Fortaleza no dia 18 de dezembro de 1970, Gero Camilo é um dos intérpretes de grande destaque do teatro e cinema contemporâneos, além de ser dramaturgo, diretor, compositor e cantor. Como militante da Teologia da Libertação, iniciou no teatro amador com objetivos didáticos. Aos 19 anos, no Theatro José de Alencar, cursou os Princípios Básicos de Teatro. Em 1994, foi morar na capital paulista, onde ingressou na Escola de Arte Dramática (EAD), da Universidade de São Paulo. Formou-se em 1998. Apesar da distância física, Gero centra a base de sua produção artística no lirismo que extrai de suas lembranças do Nordeste, confrontando-as com a dureza da cidade grande. Dentre seus inúmeros trabalhos nas diversas linguagens que experimenta com propriedade e êxito singulares, destacamos: Teatro (Navalha na Carne; Cleide, Eló e As Peras; Aldeotas; A Procissão); Cinema (Bicho de Sete Cabeças; Abril Despedaçado; Madame Satã; Cidade de Deus; Narradores de Javé; Carandiru; Chamas da Vingança – Man on Fire); Televisão (Hoje é Dia de Maria; Brava Gente); Música (CD Canções de Invento); Literatura (A Macaúba da Terra). Ele será a convidado desta edição do programa Nomes do Nordeste, entrevistado pelo jornalista Augusto César Costa. 120min.


OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA


O Teatro de Bonecos e suas Possibilidades (João Pessoa-PB)

Cia Boca de Cena

Sousa: dias 10, ter, 11, qua, 12, qui, 13 sex, 14h


Proporcionar uma vivência prática de construção e manipulação de bonecos, sendo destinada a pessoas com ou sem experiência em teatro. Este trabalho será ministrado por Artur Leonardo, diretor da Cia. de Teatro de Bonecos Boca de Cena, e Amanda Viana, também integrante da Cia. e professora do departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Inscrições a partir do dia 03 de março na recepção do CCBNB. N° de vagas: 20. Carga-horária: 16 horas-aula.

Energia e Ação – O Ator e a Partitura Corporal (Sousa-PB)

Luiz Cacau e Edileuza Santos
Bom Jesus: dias 10, ter, 12, qua, 13, qui, e 14, sex, 14h - Local: Rua Projetada s/n.

Treinamento básico para a formação da partitura corporal do ator, possibilitando uma ação limpa e uma postura correta através de exercícios e improvisação, preparando o ator para a cena. Inscrições a partir do dia 24 de fevereiro com Valéria na Prefeitura. N° de vagas: 20. Carga-horária: 12 horas-aula.

O Gesto da Narrativa Oral (Fortaleza – CE)

Edivaldo Batista e Paula Yemanjá

Fortaleza: dias 10, ter, 11, qua, 12, qui, e 13, sex, 14h às 18h

O objetivo desta oficina é desenvolver um processo de cena a partir de jogos teatrais, tendo como foco a narrativa e seus elementos constituintes. Um exercício para transpor a cena, as várias maneiras de colocar o discurso de uma determinada narrativa, como ponto de partida para a constituição da cena teatral ou mesmo sua “desdramatização” enquanto foco literário. Será trabalhada a literatura infantil de Andersen e alguns contos adultos. N° de vagas: 20. Carga-horária: 16 horas-aula.

Workshop de Dança (Campina Grande-PB)

Roberto Gomes

Sousa: dia 28, sáb, 16h30

O workshop de danças folclóricas abrange o desenvolvimento de atividades que possibilitam aos alunos adquirirem técnicas e conhecimentos associados à coordenação motora e às origens das danças Folclóricas Populares. Inscrições a partir do dia 17 de março na recepção do CCBNB. Nº de vagas. 25. 60min.


TRADIÇÃO CULTURAL


Reisado de Poço José de Moura (Poço de José de Moura-PB)

Associação Cultural Pisada do Sertão

Vieirópolis: dia 13, sex, 19h30 - Local: Mercado Público-Vieirópolis-PB

O grupo apresenta em forma de versos a realidade do País e da região, criticando, elogiando e ou cobrando ações em prol da comunidade. No espetáculo, o rei, as damas e os galantes cantam versos, dançam e encenam para o público, além de envolver música e figuras folclóricas como o boi, o Jaraguá, a burrinha e os caboclos que animam o espetáculo. Direção: José Vandervan. Classificação indicativa: livre. 40min.

Farinhada da Cultura Popular (Juazeiro do Norte – CE)

União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus

Cariri: dia 06, sex, 14h - Praça Padre Cícero – Juazeiro do Norte - CE

Na abertura do Festival no Cariri, os grupos da tradição Maneiro Pau e Bacamarteiros do Beato José Lourenço, Reisado Mirim Menino-Deus, Guerreiros da Mãe de Deus e Banda Cabaçal Mãe das Dores, ligados a União dos Artistas da Terra da Mãe de Deus, do bairro do João Cabral em Juazeiro de Norte, se apresentarão mostrando toda a riqueza da cultura popular do Cariri, misturando música, dança e religiosidade. Enquanto isso, ocorrerá o tradicional ritual de fabricação da farinha de mandioca, que será também distribuída ao público, num grande festejo de exaltação da cultura. Classificação indicativa: livre. 240min.
TREM DA HISTÓRIA



Fortaleza: dias 03 e 31, às terças, 14h30 às 17h30

Inscrições de grupos de terceira idade: 40 vagas. Contatar com Gerson Linhares ou Marize Freitas, através do telefone 85 3272-5352.

Inscrições individuais: 10 vagas, diretamente na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste.

Percorrer ruas e avenidas do Centro Histórico da cidade, trazendo à memória fatos de Fortaleza dos séculos XIX e XX, evocando os ares da Fortaleza Belle Èpoque, cheia de charme e glamour. O programa TREM DA HISTÓRIA será cumprido em um veículo tipo trenzinho, aberto, despojado dos requintes dos transportes atuais, mas com uma boa dose de descontração. Os roteiros, especialmente elaborados para esse fim, contemplam edificações como igrejas, palacetes, monumentos e logradouros de significância para o desenvolvimento sócio-cultural do povo, através de relatos do passado em narrações plenas de encanto e nostalgia. Neste mês de março, durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro, serão realizadas duas visitas ao Theatro José de Alencar, fundado em 1910 e ícone maior das artes cênicas no Ceará. 180min.


TROCA DE IDEIAS


Troca de Ideias das Mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato

Fortaleza, Cariri e Sousa

Ao final da última sessão de cada espetáculo das mostras Brasil, Nordeste, Ceará, Paraíba, Cariri, Alto Sertão e Primeiro Ato, o público poderá conversar com os artistas sobre as peças apresentadas, o processo de criação e o fazer teatral. 30min.

O Teatro como Processo Educativo - Experiência do Grupo Piollin (João Pessoa-PB)

Grupo de Teatro Piollin

Sousa: dia 27, sex, 19h

Fruto do trabalho de um grupo de teatro de João Pessoa-PB, desde 1976, tem início a adequação de uma sede para abrigar as ações da Escola Piollin, fundada em 1977. Desde então, o grupo desenvolve o curso de teatro permanente para crianças e adultos, além de disponibilizar ao público o primeiro espaço alternativo daquela cidade, o Teatro Piollin. A experiência do Grupo e os resultados advindos desse trabalho na construção de novos cenários sócio-culturais-educativos na Paraíba serão aqui debatidos no dia consagrado internacionalmente ao Teatro. 120min.

Produção Teatral

Cariri: dia 06, sex, 18h

Convidados: Jean Nogueira e Joaquina Carlos

Com o intuito de provocar uma discussão sobre a produção cultural no Cariri, o evento será um momento de celebração de atores, produtores, encenadores e técnicos teatrais para exposição de ideias concernentes ao processo de desenvolvimento do fazer teatral no Cariri. 90min.


SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE


O Teatro e o Diálogo com Outras Linguagens

Dias 24, ter, 16h às 18h, 25, qua, 16h30 às 18h30 e 26,sex, 16h30 às 18h30

O objetivo do Seminário será fazer um diálogo entre os diferentes territórios da expressão, linguagens que se hibridizam como uma necessidade de expressão. A queda de fronteiras entre teatro, dança, performance, artes visuais não é uma tendência, é sim a face do teatro contemporâneo. Carga horária: 6 horas-aula.




PROGRAMAÇÃO DIÁRIA


CCBNB-FORTALEZA

Dia 01, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 - O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante. 50min.
CRIANÇA E ARTE

11h30 - Oficina de arte - Oficina de Fantoches. 90min.

MOSTRA INFANTIL

15h - O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante. 50min.
CRIANÇA E ARTE

15h30 - Trenzinho da História – Passeio Especial Mês do Teatro. 60min.

16h - Contação de Histórias - Contos da Rua Brocá. 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h - O Amor nas Terras do Seu Zé Puxavante. 50min.

Dia 03, terça-feira

TREM DA HISTÓRIA

14h30 – Visita ao Centro Histórico de Fortaleza. 180min.

Dia 04, quarta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: Casa da Comédia Cearense

Série Teatro em Movimento

19h30 - O Rito. 72min.

Dia 06, sexta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça José de Alencar

16h - Clowns. 50min.

Dia 07, sábado

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: saída da Praça do Ferreira, chegada no CCBNB

09h30 - Tambor das Marias – Cortejo. 40min.

09h30 - Cocos e Cirandas do Nordeste Brasileiro – Cortejo. 40min.

09h30 - Bumba Meu Boi Ceará – Cortejo. 40min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Espaço Viva Gente

10h - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: CCBNB Térreo

12h - Clowns. 50min.

MOSTRA DE ESQUETES

16h - Beijos e Encontros Consonantais. 10min.

16h30 - Creme de Alface. 16min

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB Térreo

17h - Disritmia. 45min.

MOSTRA NORDESTE

18h30 - Apareceu a Margarida. 60min.

Dia 08, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.
CRIANÇA E ARTE

11h30 - Oficina de arte - Oficina de Fantoches. 90min.

MOSTRA INFANTIL

15h - O Marajá Sonhador e Outras Histórias. 60min.
CRIANÇA E ARTE

15h30 - Trenzinho da História – Passeio Especial Mês do Teatro. 60min.

16h - Contação de Histórias - Contos da Rua Brocá. 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h - O Marajá Sonhador e Outras Histórias. 60min.

Dia 10, terça-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Rito. 72min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h - O Gesto da Narrativa Oral. 240min.

MOSTRA NORDESTE

18h30 - A Lenda do Dragão Encantado. 60min.

Dia 11, quarta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante. 124min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h - Astigmatismo. 50min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h - O Gesto da Narrativa Oral. 240min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

15h - Astigmatismo. 50min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: Casa da comédia Cearense

Série Teatro em Movimento

19h30 - O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante. 124min.

Dia 12, quinta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Jogo de Cena. 105min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h - O Gesto da Narrativa Oral. 240min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB Térreo

17h - Disritmia. 45min.

MOSTRA DE CONTOS

18h - A Casa das Mulheres da Lua. 55min.

Dia 13, sexta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Um Lugar na Platéia. 106min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h - Conte Lá Queu Conto Cá. 60min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h - O Gesto da Narrativa Oral. 240min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

15h - Conte Lá Queu Conto Cá. 60min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do Ferreira

16h - Clowns. 50min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: EDISCA – Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (acesso exclusivo para a comunidade da EDISCA) – Água Fria

16h30 - Os Tempos. 50min.

MOSTRA CEARÁ

18h30 - Da Paixão Sobre Borboletas – Uma História Desconstruída. 45min.

Dia 14, sábado

MOSTRA NORDESTE

16h - Escorial. 60min.

MUSEU VIVO

17h - Hiramisa e a Mulher no Teatro Cearense. 90min.

MOSTRA NORDESTE

19h - Escorial. 60min.

Dia 15, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.
CRIANÇA E ARTE

11h30 - Oficina de arte - Oficina de Fantoches. 90min.

MOSTRA INFANTIL

15h - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.
CRIANÇA E ARTE

15h30 - Trenzinho da História – Passeio Especial Mês do Teatro. 60min.

16h - Contação de Histórias - Contos da Rua Brocá. 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.

Dia 17, terça-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Um Lugar na Platéia. 106min.

MOSTRA CEARÁ

12h - Loucuras de Amor. 60min.

MOSTRA CEARÁ

15h30 - Loucuras de Amor. 60min.

18h30 - Loucuras de Amor. 60min.

Dia 18, quarta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Rito. 72min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

12h - Caboré. 50min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

15h30 - Caboré. 50min.

18h30 - Caboré. 50min.

IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: Casa da Comédia Cearense

Série Teatro em Movimento

19h30 - Um Lugar na Platéia. 106min.

Dia 20, sexta-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante. 124min.

MOSTRA NORDESTE

15h30 - Incelênça. 55min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça dos Leões

16h - Clowns. 50min.

MOSTRA NORDESTE

18h30 - Incelênça. 55min.

Dia 21, sábado

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

09h30 - Cabeça de Papelão. 45min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Jogo de Cena. 105min.

MOSTRA BRASIL

16h - Semibreve. 60min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Projeto Social Cidadão de Futuro – Praia do Futuro – Fortaleza-CE

17h30 - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.

MOSTRA DE CONTOS

17h30 - Mestres da Música e das Artes. 50min.

MOSTRA BRASIL

19h - Semibreve. 60min.

Dia 22, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.
CRIANÇA E ARTE

11h30 - Oficina de arte - Oficina de Fantoches. 90min.

MOSTRA INFANTIL

15h - A Princesa de Bambuluá. 45min.
CRIANÇA E ARTE

15h30 - Trenzinho da História – Passeio Especial Mês do Teatro. 60min.

16h - Contação de Histórias - Contos da Rua Brocá. 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h - A Princesa de Bambuluá. 45min.

Dia 24, terça-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Jogo de Cena. 105min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB Térreo

15h - O Corpo Ubuntado. 25min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

16h - Era Uma Vez... Maria Roupa de Palha. 50min.

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE

16h – O Teatro e o Diálogo com Outras Linguagens. 120min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB Térreo

18h - O Corpo Ubuntado. 25min.

NOMES DO NORDESTE

19h - Gero Camilo. 120min.

Dia 25, quarta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - Um Lugar na Platéia. 106min.

MOSTRA DE DANÇA

14h - Assim É, se lhe Parece...!!! 40min.

MOSTRA BRASIL

15h30 - Cleide, Eló e As Peras. 70min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça do BNB

16h - Clowns. 50min.

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE

16h30 – O Teatro e o Diálogo com Outras Linguagens. 120min.

MOSTRA BRASIL

19h - Cleide, Eló e As Pêras. 70min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: Casa da Comédia Cearense

Série Teatro em Movimento

19h30 - Jogo de Cena. 105min.

Dia 26, quinta-feira

MOSTRA PRIMEIRO ATO

Local: Praça do Ferreira

09h30 - O Desejo de Catirina. 40min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Rito. 72min.

MOSTRA BRASIL

15h30 - Cachorro! 70min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

Local: Praça BNB

16h - O Desejo de Catirina. 40min.

SEMINÁRIO AVANÇADO DE ARTE

16h30 – O Teatro e o Diálogo com Outras Linguagens. 120min.

MOSTRA BRASIL

19h - Cachorro! 70min.

MOSTRA CEARÁ

Local: Limoeiro do Norte - NIT – Núcleo de Informações Tecnológicas

19h30 - 3 BONDE + 2, Ou o Que É Que Essa Dona É?. 50min.

Dia 27, sexta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Praça BNB

09h - A Vingança do Finado Joaquim. 50min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante. 124min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: CCBNB Térreo

10h30 - Os Tempos. 50min.

MOSTRA CEARÁ

12h - Da Paixão Sobre Borboletas – Uma História Desconstruída. 45min.

MOSTRA DE ESQUETES

15h - Pequenos Legumes. 25min.

15h30 - Todas as Cebolas da Casa. 15min.

16h - As Máquinas. 20min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Passeio Público

16h - A Vingança do Finado Joaquim. 50min.

MOSTRA DE ESQUETES

16h30 - As Lavadeiras. 15min.

17h - Uma Lógica Particular. 20min.

17h30 - Daqueles que se Sente Saudade. 20min.

MOSTRA CEARÁ

Local: CCBNB Térreo

18h - 3 BONDE + 2, Ou o Que É Que Essa Dona É?. 50min

MOSTRA NORDESTE

19h - Apareceu a Margarida. 60min.

Dia 28, sábado

MOSTRA NORDESTE

12h - Casa de Ferro. 50min.

MOSTRA DE CONTOS

14h - Maratona de Contos. 240min.

MOSTRA INFANTIL
Local: Centro Cultural Patativa do Assaré

17h30 - A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão. 45min.

MOSTRA NORDESTE

19h - Casa de Ferro. 50min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: Guaiúba – Centro de Educação, Arte e Cultura Portal da Serra

19h30 - Os Tempos. 50min.

Dia 29, domingo

MOSTRA INFANTIL

10h30 - Espelho, Espelho Meu. 55min.
CRIANÇA E ARTE

11h30 - Oficina de arte - Oficina de Fantoches. 90min.

MOSTRA INFANTIL

15h - Espelho, Espelho Meu. 55min.
CRIANÇA E ARTE

15h30 - Trenzinho da História – Passeio Especial Mês do Teatro. 60min.

16h - Contação de Histórias - Contos da Rua Brocá. 50min.

MOSTRA INFANTIL

17h - Espelho, Espelho Meu. 55min.

Dia 31, terça-feira
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

10h15 - O Rito. 72min.

12h30 - Um Lugar na Platéia. 106min.

TREM DA HISTÓRIA

14h30 – Visita ao Centro Histórico de Fortaleza. 180min.
IMAGEM EM MOVIMENTO

Série Teatro em Movimento

16h - Jogo de Cena. 105min.


CCBNB-CARIRI


Dia 03, terça-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

18h30 O Rito. 72min.

Dia 04, quarta-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

17h Os Monólogos da Vagina. 76min.

Dia 06, sexta-feira

Abertura Oficial do III Festival BNB das Artes Cênicas

TRADIÇÃO CULTURAL

Local: Juazeiro do Norte - Praça Padre Cícero

14h Farinhada da Cultura Popular. 240min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Barbalha - Praça Engenheiro Dória

17h A Vingança do Finado Joaquim. 50min.

TROCA DE IDÉIAS

18h Produção Teatral. 90min.

MOSTRA CARIRI

Especial Centenário de Patativa do Assaré

19h30 Trilogia Nordestina. 55min.

Dia 07, sábado

MOSTRA INFANTIL

15h O Marajá Sonhador e Outras Histórias. 60min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

18h teatro infantil: Pimpão, O Palhaço Trapalhão. 60min.

Dia 10, terça-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h O ensino de teatro na educação. 180min

MOSTRA CARIRI

17h Esperando Comadre Daiane. 60min.

19h30 Esperando Comadre Daiane. 60min.

MOSTRA CARIRI

Local: Crato - Teatro SESC Crato

20h As Presepadas de Zé Ozebe.60min.

Dia 11 quarta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h O ensino de teatro na educação. 180min

MOSTRA PRIMEIRO ATO

16h Caboré.50min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Caririaçu - Praça Padre Augusto

17h A Magia do Circo. 60min.

MOSTRA CARIRI

19h30 O Pecado de Clara Menina. 60min.

Dia 12 quinta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h O ensino de teatro na educação. 180min

MOSTRA NORDESTE

19h Escorial. 60min.

MOSTRA CARIRI

Local: Nova Olinda - Teatro Violeta Arraes

19h Fogo Fátuo. 60min

Dia 13, sexta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

15h O ensino de teatro na educação. 180min

MOSTRA NORDESTE

19h Diário de um Sedutor. 75min.

MOSTRA CARIRI

Local: Barbalha - Cineteatro Neroly Filgueiras

19h Rizomachadiano. 90min.

Dia 14, sábado

MOSTRA PRIMEIRO ATO

15h teatro infantil: Pimpão, O Palhaço Trapalhão. 60min.

18h teatro infantil: Pimpão, O Palhaço Trapalhão. 60min.

Dia 17, terça-feira

MOSTRA DE CONTOS

19h Casa das Mulheres da Lua. 55min.

MOSTRA CARIRI

Local: Nova Olinda - Teatro Violeta Arraes

19h Pássaro de Vôo Curto. 60min.

Dia 18, quarta-feira

MOSTRA CARIRI

19h Bárbaro. 50min.

MOSTRA CEARÁ

Local: Crato - Teatro SESC Crato

20h Casa das Mulheres da Lua. 55min.

Dia 19, quinta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Milagres - Praça Matriz Coronel Raimundo Alves

17h A Magia do Circo. 60min.

MOSTRA NORDESTE

19h Incelença. 55min.

Dia 20, sexta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Barbalha - Praça Engenheiro Dória

17h Nas Garras do Capa Bode. 45min.

MOSTRA BRASIL

19h Semi Breve. 60min.

Dia 21, sábado

MOSTRA INFANTIL

15h A Princesa de Bambuluá. 60min.

MOSTRA PRIMEIRO ATO

18h teatro infantil: Pimpão, O Palhaço Trapalhão. 60min.

MOSTRA REGIONAL

Local: Nova Olinda - Teatro Violeta Arraes

19h O Casamento de Branco. 60min.

Dia 24, terça-feira

Feriado

Dia 25, quarta-feira

MOSTRA BRASIL

17h Cachorro. 70min.

20h Cachorro. 70min.

MOSTRA DE DANÇA

Local: Crato - Teatro Municipal Salviano Arraes

20h Guarda –Sonhos.50min.

Dia 26, quinta-feira

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Caririaçu - Praça Padre Augusto.

17h Era Uma Vez Maria Roupa de Palha. 50min.

MOSTRA BRASIL

19h Gero Camilo: Cleide, Elo e as Peras. 70min.

Dia 27, sexta-feira

Dia do Teatro e do Circo

MOSTRA INFANTIL

15h O Planeta Que Era Azul. 60min.

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Barbalha - Praça Engenheiro Dória

17h Era Uma Vez Maria Roupa de Palha. 50min.

MOSTRA NORDESTE

19h30 Casa de Ferro. 50min.

Dia 28, sábado

MOSTRA INFANTIL

15h30 Espelho, Espelho Meu! 55min

MOSTRA TEATRO DE RUA

Local: Crato–CE - Praça da Sé

17h Era Uma Vez Maria Roupa de Palha. 50min.

MOSTRA CARIRI

19h As Irmãs Castanholas. 60min.

Dia 29, domingo

Encerramento do III Festival BNB das Artes Cênicas

MOSTRA INFANTIL

13h30 O Amor nas Terras de Zé Puxavante. 50min.

15h O Amor nas Terras de Zé Puxavante. 50min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Crato - Projeto Verde-Vida, Ponta da Serra,

14h Brincadeiras de Criança. 60min.

MOSTRA CEARÁ

18h30 Loucuras de Amor. 60min

20h Loucuras de Amor. 60min


CCBNB-SOUSA

Dia 03, terça-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

19h15 O Rito. 72min.

Dia 06, sexta-feira

MOSTRA DE RUA

CORTEJO DE ABERTURA DO III FESTIVAL BNB DAS ARTES CÊNICAS

Local: Rua Luis Pereira da Silva e CCBNB

17h Grêmio Recreativo Escola de Samba Comunidade Independentes do Guanabara. 120min.

MOSTRA INFANTIL

19h30 O Marajá Sonhador e Outras Histórias. 60min.

Dia 07, sábado

CRIANÇA E ARTE

16h Oficina - Pernas-de-Pau. 90min.

Local: Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB)

16h Contação de Histórias - Histórias para Educar e Descontrair. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

18h30 Dança – Cia. Folclórica CAISCA. 45min.

20h30 Dança – Cia. Folclórica Livre. 45min.

Dia 10, terça-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Bom Jesus - Centro Cultural – Rua Projetada S/N.

14h Oficina - Energia e Ação-o ator e a pintura corporal. 180min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h O teatro de bonecos e suas possibilidades. 240min.

IMAGEM EM MOVIMENTO

18h45 O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante. 124min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

Local: Nazarezinho - Centro de Educação Etilton Cesar Nitão.

19h30 A Feia de Caruaru. 60mim.

Dia 11, quarta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Bom Jesus – Centro Cultural – Rua Projetada S/N.

14h Oficina - Energia e Ação-o ator e a pintura corporal. 180min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h O teatro de bonecos e suas possibilidades. 240min.

MOSTRA NORDESTE

19h30 Escorial. 60min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

Local: São João do Rio do Peixe - Praça do Relógio.

19h30 O Casamento Atrapalhado ou Fuzarca Trincada. 60min.

Dia 12, quinta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Bom Jesus – Centro Cultural – Rua Projetada S/N.

14h Oficina - Energia e Ação-o ator e a pintura corporal. 180min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h O teatro de bonecos e suas possibilidades. 240min.

MOSTRA INFANTIL

19h Colcha de Retalhos. 45min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

Local: Poço José de Moura - Praça do Juarezão.

19h30 Ser Corno ou não ser?. 50min.

Dia 13, sexta-feira

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

Local: Bom Jesus – Centro Cultural – Rua Projetada S/N.

14h Oficina - Energia e Ação-o ator e a pintura corporal. 180min.

MOSTRA INFANTIL

Local: Comunidade Cigana de Pedro Maia.

9h Colcha de Retalhos. 45min.

OFICINA DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

14h O teatro de bonecos e suas possibilidades. 240min.

CRIANÇA E ARTE

16h Construindo de Histórias - Pirilim, O Duende. 60min.

TRADIÇÃO CULTURAL

Local: Vieirópolis - Mercado Público.

19h30 Reisado de Poço José de Moura. 40min.

MOSTRA INFANTIL

19h30 Colcha de Retalhos. 45min.

IMAGEM EM MOVIMENTO

Local: Pombal – Murarte.

20h Jogo de Cena. 105min.

Dia 14, sábado

CRIANÇA E ARTE

16h Oficina – Fantoche do Sertão. 120min.

14h30 Palquinho Livre. 90min.

MOSTRA DE RUA

Local: Sousa - Calçadão Mundinho Teaodoro (ao lado do CCBNB).

20h Chico Tira, Mane Veste. 35min.

MOSTRA ALTO SERTÃO

Local: Cajazeiras - Associação de Moradores do Bairro Esperança.

20h Torturas de um Coração. 60min.

Dia 17, terça-feira

IMAGEM EM MOVIMENTO

19h15 Os Monólogos da Vargina. 105min.

Dia 18, quarta-feira

MOSTRA PARAÍBA

19h30 Incelênça. 60min.

Dia 19, quinta-feira

MOSTRA BRASIL

Local: Sousa - Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB).

18h Semi-Breve. 60min.

MOSTRA DE CONTOS

19h30 A Casa das Mulheres da Lua. 55min.

Dia 20, sexta-feira

CRIANÇA E ARTE

16h Contação de Histórias - Histórias para Educar e Descontrair. 60min.

MOSTRA INFANTIL

19h A Princesa de Bambuluá. 45min.

MOSTRA PARAÍBA

Local: Sousa - Calçadão Mundinho Teodoro (ao lado do CCBNB).

17h o Casamento de Branco. 60min.

Dia 21, sábado

CRIANÇA E ARTE

16h Construindo de Histórias - Pirilim, O Duende. 60min.

MOSTRA INFANTIL

17h Os Três Porquinhos. 60min.

MOSTRA DE RUA

Local: Sousa - Associação de Moradores do Bairro Angelim.

20h A Vingança do finado Joaquim. 40min.

Dia 24, terça-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h As raízes do teatro cômico popular no teatro de Ariano Suassuna. 180min.

MOSTRA BRASIL

19h30 Cachorro. 60min.

Dia 25, quarta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h As raízes do teatro cômico popular no teatro de Ariano Suassuna. 180min.

MOSTRA DE RUA

Local: Sousa - Escola Mestre Julio Sarmento.

16h Era Uma Vez... Maria Roupa de Palha. 50min.

MOSTRA INFANTIL

19h30 A Menina dos Brincos de Ouro. 60min.

Dia 26, quinta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h As raízes do teatro cômico popular no teatro de Ariano Suassuna. 180min.

MOSTRA NORDESTE

19h30 A Casa de Ferro. 50min.

Dia 27, sexta-feira

CURSO DE APRECIAÇÃO DE ARTE

14h As raízes do teatro cômico popular no teatro de Ariano Suassuna. 180min.

MOSTRA INFANTIL

16h Espelho, Espelho Meu. 55min.

TROCA DE IDÉIAS

19h O teatro como processo educativo - Experiência do Grupo Piolin. 120min.

Dia 28, sábado

CRIANÇA E ARTE

14h30 Oficina de Arte - Brincando com as histórias. 120min.

MOSTRA INFANTIL

15h30 O Amor nas terras de Zé Puxavante. 50min.

WORKSHOP

16h30 Workshop de Dança. 60min.

CRIANÇA E ARTE

17h - Contação de História – Histórias Afro-Brasil. 60min.

MOSTRA DE DANÇA

20h30 Grupo de Dança Acauã da Serra. 60min.

Dia 29, domingo

CRIANÇA E ARTE

14h30 Oficina de Arte - Brincando com as histórias. 120min.

MOSTRA INFANTIL

16h O Planeta que era azul. 60min.

CRIANÇA E ARTE

17h - Contação de História – Histórias Afro-Brasil. 60min.

MOSTRA INFANTIL

20h O Planeta que era azul. 60min.





O grupo Vemart apresenta a comédia Coração Safado

No espetáculo Coração Safado, Herculano, mais conhecido como Safira Sandy, sofre infarto e recebe o coração do machão Danilo. As viúvas de Danilo querem conhecer o transplantado.

Herculano Almeida, mais conhecido como “Safira Sandy”, sofre um infarto e é submetido a um transplante, recebendo o coração do machão conquistador Danilo. O falecido batera as botas quando fazia sexo com a sua amante, Odete. A amante e a esposa Lisa têm o desejo de conhecer o transplantado. Começam a freqüentar sua casa com a intenção de encontrar em seu corpo atitudes e gestos do conquistador. A vida de Safira Sandy torna-se um transtorno. Além das duas mulheres em seu lar, o espírito de Danilo baixa constantemente em seu corpo. A hilária história, comédia de Ronaldo Ciambroni intitulada Coração Safado, é apresentada todos os sábados e domingos, no Teatro do Dragão do Mar.

A direção da peça é de Carri Costa e Cláudia Valéria, com produção do Grupo Vemart. O grupo, fundado em 1979, iniciou com o objetivo principal de difundir o teatro para crianças e levar a arte dos palcos aos mais diversos públicos. O Vemart é um dos precursores do projeto "A Escola vai ao Teatro", atuando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A partir de 1988 passou a produzir espetáculos também para o público adulto. Em Coração Safado, Ana Cristina Barbus, Cícero Gonçalo, Marx Yuri e Renatta Feitosa encarnam as personagens. Os cenários e figurinos são de Yuri Yamamoto.

Serviço: Coração Safado – aos sábados e domingos, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Censura – 14 anos. Outras informações: 85. 3488.8600


Teatro da Terça

"Curral Grande" no Dragão do Mar

Texto de Marcos Barbosa, Direção de Joca Andrade

Espetáculo do Curso de Arte Dramática da UFC. Baseado no textoinédito do dramaturgo cearense Marcos Barbosa, o espetáculo põe a nuo ambiente social e político que enclausurou, antes dos campos nazistasalemãs, milhares de cearenses em campos de concentração.70 min. Classificação: 12 anos.
Toda terça, 20h, no Teatro. Ingressos: R$ 2,00 / 1,00

Nenhum comentário: