quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PELO INTERIOR

III Feira do Livro de Limoeiro do Norte reúne amantes da leitura na Praça Matriz do município

Ação apoiada pela Coelce traz uma diversa programação aberta ao público de todas as idades
A 3ª edição da Feira do Livro de Limoeiro do Norte chega ao município entre os dias 5 e 7 de novembro, juntamente a III Jornada das Letras, convidando toda a população a entrar no universo mágico da leitura. Além da feira, o evento traz rodas de conversa, contação de histórias, oficinas e apresentações musicais que refletem a verdadeira importância do livro na formação humana.  Toda programação é gratuita e aberta ao público.
Com o apoio da Coelce, a Feira do Livro retoma as atividades com uma programação ainda mais diversa, sempre estimulando a leitura e promovendo o acesso à cultura na cidade. Nesta quinta-feira (5), a partir das 18h, a programação inicia na Praça José Osterne, com a feira de livros  e o cortejo de brincantes. A solenidade de abertura ocorre às 20h, homenageando os 15 anos da Academia Limoeirense de Letras.
Além da feira de livros, o evento tem sessões de autógrafos com autores cearenses e visitação às escolas públicas e particulares da região. Outra novidade da programação é a entrega do Baú de Leitura da Coelce. O baú, contendo 400 livros, será doado para a Biblioteca Comunitária Associação Paz e União na sexta-feira (6), a partir das 19h. Entre os exemplares estão clássicos da literatura infantil e infanto-juvenil. A equipe do Baú de Leitura também fará contação de histórias no local.



Baú de Leitura
Em dez anos de projeto, já foram entregues 309 baús, totalizando 123.600 livros. As entregas beneficiaram escolas públicas, organizações não governamentais, associações e bibliotecas públicas e comunitárias de 86 municípios cearenses, com um investimento de aproximadamente R$ 1.215.230,62.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (05/11)
Praça José Osterne – Praça da Matriz
18:00h – Feira aberta ao público / Cortejo de Brincantes.

Faculdade de Filosofia D Aureliano:
18:30h – Roda de Conversa: "Criação Literária, Livro, Mercado e As Novas Tecnologias", com os autores Airton Soares, Alex Lei, Dércio Braúna, Fabiana Guimarães e Kelson Oliveira. Mediadora: Fernanda Cardoso.

Praça José Osterne – Praça da Matriz
19:00h – Musical infantil: "Os Saltimbancos" (Adaptação de Dalva Rodrigues), com Grupo de Teatro Cenas.
20:00h – Solenidade de Abertura: Homenagem – 15 Anos da Academia Limoeirense de Letras;
20:30h – Sala do Autor na Praça: Sessão de autógrafos com Airton Soares (Cuide Bem do Seu Jardim), Arlene Holanda (Benfica), Fabiana Guimarães (Poemas de Sopro e Pássaro);
22:00h – Música na Praça: Abertura com Eugênio Castro e Edson Clay (instrumentistas), show de Isaac Cândido, com participações de João Mamulengo e Lu de Souza (guitarra).

 
Sexta-feira (06/11)


Praça José Osterne – Praça da Matriz
08:00h às 11h e a partir das 17h – Feira aberta ao público
08:00h – Visitação de Escolas da Rede Municipal e Particulares: Contação de Histórias Dona Baratinha e Outras Histórias (Professores e alunos 2º Ano/ Escola Normal); Contos e Brincadeiras (Professores da Sec. de Educação do Município);
09:00h – Oficina: Criação de Artes, com produção de tinta artesanal (Professores e alunos do Colégio Diocesano); Oficina de Artes c/ material reciclável (Professores da Sec. Educação Município);
18:00h – Musical "O menino que Virou História", de Nanna de Castro (Direção: Dalva Rodrigues);
19:00h – Entrega do Baú da Leitura - COELCE à Biblioteca Comunitária Associação Paz e União; Contação de histórias, com o pessoal da Casa do Conto, participação de Júlia Barros, Almir Mota, Teddy Williams e Mara Monteiro.
20:00h – Sala do Autor na Praça: Sessão de Autógrafos com Milena Bandeira (Mil Borboletas no Estômago), Elimax de Andrade (Fantástico Mundo Real), José Silvestre da Costa Regis (Poluição ao Longo do Século).
21:30h – Poesia e Canção: Sarau na Praça - Poetas convidados: Verônica Oliveira (Entre a Bruxa e o Dragão), Cristina Moura (Palavras Soltas), Luíz Poeta, Levi Oliveira, Isaac Cangaia, Alisson Chaves. Participação dos Músicos/Poetas: Ícaro Lourenço, Juan Diego, Victor Maia, Larissa Alves;


Sábado (07/11)
Praça José Osterne – Praça da Matriz
08:00h às 11h e a partir das 17h – Feira aberta ao público
08:00h – Visitação das escolas;
08:30h – Apresentação da banda Aécio de Castro, com alunos do Colégio Diocesano
09:00h – Teatro: Faz de Conta, direção Lorena Joyce
09:30h – Oficina: Arte do Barro, com professores e alunos da Escola Normal.
19:00h – Musical "A Verdadeira História do Lobo Mau Malvado" (De Paulo Sacaldassy. Direção: Johnny Moura)
20:00h – Sala do Autor na Praça: Sessão de Autógrafos com a historiadora Sângela Sousa, de Morada Nova (Os Operários Têxteis em Fortaleza nos Anos 30 e A Justiça do Trabalho e os Trabalhadores de Fortaleza), historiador Cicinato Ferreira Neto, de Tabuleiro do Norte (livro recém lançado 1915: A História dos Sertanejos Cearenses no Ano da Seca (2015) e outros títulos de sua autoria), Monsenhor João Olímpio Castelo Branco, de Limoeiro do Norte (livro recém lançado Caminhada Eclesial Jaguaribana);
22:00h – Música na Praça: Abertura com Jaguaribanda (instrumentistas locais); show do cantor Lúcio Ricardo, com participação de Ronald Carvalho (guitarra).

SERVIÇO:
III Feira do Livro de Limoeiro do Norte
Dias 5,6 e 7 de novembro, na Praça José Osterne (Matriz)
Entrega do Baú de Leitura
Dia 6 de novembro, na Biblioteca Comunitária Associação Paz e União (Rua Maria José de Almeida, 2580), a partir das 19h.

Nenhum comentário: