quinta-feira, 19 de novembro de 2015

GRÁTIS

Tiganá Santana se apresenta nesta sexta no Dragão do Mar

O músico baiano que se apropria dos idiomas africanos chega com sua turnê a Fortaleza

Com uma carreira artística de grande relevância para a cultura afro brasileira, Tiganá Santana, que nasceu em Salvador/BA, foi o primeiro compositor brasileiro a apresentar canções em línguas africanas. O artista, que também é poeta, filósofo e instrumentista, vem a cada ano ganhando mais notoriedade e respeito internacional com um trabalho criativo que une o instrumental altamente refinado com canções em diversos idiomas.

Tiganá começou sua turnê em 2015 e na próxima sexta-feira, dia 20, apresenta seu trabalho em Fortaleza em apresentação única no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, às 20h, entrada gratuita. No show, músicas da carreira do artista, principalmente do terceiro e último álbum lançado, intitulado “Tempo & Magma”. Este trabalho foi gravado no Senegal através do Programa Petrobrás Cultural, que também patrocina a turnê que chega ao Ceará, após uma residência artística promovida pela UNESCO e traz canções em idiomas africanos (Kikongo, Kimbundo, Wolof, Mandinka), além de composições em português e inglês.

O trabalho é assinado pelos produtores musicais suecos Sebastian Notini e Andreas Unge e conta também com a participação de outros artistas, como a cantora brasileira CéU, e a nonagenária sacerdotisa Mãe Stella de Oxossi – a primeira líder espiritual de uma religião de matriz africana a ser membro de uma academia de letras. Assim como os dois primeiros discos de Tiganá Santana, esse terceiro álbum traz um diferencial à música brasileira, pois jamais fora realizado um projeto discográfico dessa ordem, com características estéticas, linguísticas e políticas tão únicas.

No repertório do show, que já passou por 15 cidades brasileiras, além das canções do novo disco, estão músicas de seus dois alguns anteriores, Maçalê e The Invention of Colour. Para apresentação no Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar, Tiganá convidou o baiano Ldson Galter (contrabaixo) e o percussionista senegalês Ndongo Faye (percussão, sabar e djembe), que participou da gravação do álbum no Senegal.

Mais sobre Tiganá
Desde 2011, Tiganá vive em São Paulo, buscando “caminhos longe da zona de conforto”, como observa o artista. Nos últimos quatro anos, produziu muito e ampliou sua área de atuação, tendo sido coprodutor do  álbum Mama Kalunga, de Virgínia Rodrigues, lançado também em 2015, e curador de uma exposição dedicada à Dona Ivone Lara, em cartaz em São Paulo.

Petrobras Cultural
Ao longo de 60 anos, a Petrobras vem incentivando a cultura com ações e patrocínios em todo o Brasil. O Petrobras Cultural apoia a cultura brasileira nas mais diversas manifestações, abrangendo a criação, produção, difusão, preservação e assimilação. O programa busca ampliar as oportunidades de criação, circulação e consumo dos bens culturais.

Serviço
Show Tiganá Santana
Data: Sexta-feira, 20 de novembro
Local: Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
Horário: 20h

Ingressos: gratuitos, mediante retirada no local do evento.

Observação: A distribuição dos ingressos já está sendo realizada, das 14h às 22h, no Centro Cultural Dragão do Mar.

Nenhum comentário: