quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CONCRETO

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA  CHEGA A 2ª EDIÇÃO DE 6 A 28 DE NOVEMBRO

Durante 22 dias artistas nacionais e internacionais irão invadir os mais diversos espaços públicos com cor e arte para repensar a natureza do espaço urbano

O Festival Concreto - Festival Internacional de Arte Urbana, em sua segunda edição, irá reunir de 06 a 28 de novembro, no estado do Ceará, artistas internacionais, nacionais e locais para celebrarem a arte de rua com intervenções, seminários, oficinas, workshops e palestras.
O Festival que nasceu com o propósito de socializar a arte, aproveitando o potencial arquitetônico de Fortaleza, também objetiva promover a interação e o dialogo com as mais diferentes culturas, onde aspectos como a estética, a forma e a cor sejam discutidos, promovendo assim um verdadeiro crescimento na qualidade da produção plástica como um todo.
Com sua realização foram possíveis outros desdobramentos, como a Semana do Grafite de Fortaleza (2013), a Semana de Arte Urbana (2014), Projeto Mais Cor, Mais amor (2013 / 2014) e o Conexões Urbanas no Centro Cultural Banco do Nordeste.
Este ano o Festival conta com participação de 25 artistas de doze paises, 30 artistas nacionais, 100artistas locais, 05 bandas e o lançamento do projetos CINE MARA HOPE com a exibição do filme “Medo do Escuro” do cineasta Yvo Lopes e MOBILIÁRIO URBANO com a instalação da arquibancada para o pôr do sol, no dia 08/11 na Praia de Iracema. Durante dos dias do Festival, serão realizadas 08 oficinas e 02seminários, que além de promover o intercâmbio cultural também buscará pensar a cidade e os modos de relacionamento no espaço urbano e o que pode ser produzido como reflexão, memória e compartilhamento.

De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Concreto, um outro aspecto importante que o festival busca promover é a integração entre os diversos setores da sociedade, sobre uma utilização racional e sustentável do espaço público. “É uma forma de valorizarmos a mão de obra local, conscientizando os proprietários sobre a qualificação dos espaços comuns, como prática eficaz e eficiente na busca do desenvolvimento sustentável”, pontua.
Este ano o Concreto fechou parceria com 03 festivais internacionais e 01 nacional para que através de sua curadoria quatro artistas sejam selecionados e possam realizar um intercâmbio com suas respectivas produções para estes festivais.
Pensando na descentralização de suas ações, o Festival Internacional de Arte Urbana este ano irá contemplar com suas ações a Região do Cariri de 24 a 28 de novembro.
O Festival Concreto tem o patrocínio da Coelce, do Governo do Estado  através da Secretaria de Cidades e Secretaria da Cultura, Cagece e Prefeitura de Fortaleza. E conta com o apoio da Rede Cuca, Cerá Pacífico, UFCA, Poro Iracema das Artes, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Dragaão do Mar, Prefeitura Municipal do Crato, Instituto Goethe, Universidadade Estadual do Ceará, Centro Cultural Banco do Nordeste, Jangadeiro, EIM Instalações Industriais, Rádio Beach Park Fm, Color Gin e Tintas Hipercor.


Saiba mais

A primeira edição do Festival aconteceu de 15 a 23 de novembro de 2013 e contou com a participação de 117 artistas nacionais e internacionais que juntos produziram 40 pontos de intervenções, 12 vídeos, 02 seminários, duas exposições, 08 shows e uma edição especial do Baião Ilustrado.  As atividades foram realizadas simultaneamente em diferentes pontos da cidade, e congregou comunidades e gerações em um único evento.
Conheça o site: http://www.festivalconcreto.com.br/

Serviço:
CONCRETO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE URBANA – 2ª EDIÇÃO

De 06 a 28 de novembro na cidade de Fortaleza e região do Cariri


Nenhum comentário: