sábado, 21 de novembro de 2015

CINEMA

Casa Amarela recebe 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo de 23 a 28 de Novembro
A Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento cultural da UFC, recebe a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo a partir de segunda-feira (23). O evento terá em sua sessão de abertura, às 19h, o documentário de longa-metragem Betinho, a esperança equilibrista (direção: Victor Lopes, 89 min, 2015), sobre o sociólogo e ativista Herbert de Souza (1935-1997).
O filme será precedido pelo curta Abraço de Maré (direção: Victor Ciriaco, 16 min, 2013). Fazem parte da programação, totalmente gratuita e aberta ao público, 40 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens, divididos em três mostras: Homenagem, Panorama e Temática.
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma edição comemorativa, disseminação da cultura e da educação em direitos humanos. Ela foi lançada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Realizada pelo Governo Federal, através do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento (ICEM), a Mostra dedica-se a apresentar filmes que discutem temas atuais de direitos humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças, adolescentes e juventude; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; segurança pública; proteção aos defensores de direitos humanos; direito à participação política; combate à tortura; situação prisional; democracia; saúde mental; cultura e educação em direitos humanos.
AS MOSTRAS – A Mostra Homenagem faz uma retrospectiva representativa das nove edições anteriores do evento e exibe filmes premiados em cada edição. Enquanto a Mostra Temática terá como foco "Criança e adolescente", a Mostra Panorama reunirá 24 filmes produzidos a partir de 2011 no Brasil, França, Estados Unidos e Cingapura, selecionados por meio de chamada pública.
A 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo teve início no País no dia 13 de novembro e segue até o dia 20 de dezembro, passando por todas as 26 capitais e pelo Distrito Federal. A programação está disponível na página da Mostra no Facebook (https://goo.gl/k3NXsv). Confira a sinopse dos filmes (http://goo.gl/z2RlZX). A Casa Amarela fica na Av. da Universidade, 2591, Benfica.
Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira – fone: 85 3366 7772

Nenhum comentário: