segunda-feira, 16 de novembro de 2015

FEIRA NACIONAL DO CAMARÃO

Troféu Estrela do Mar 2015 será entregue no Centro de Eventos

Na próxima terça-feira, dia 17, personalidades atuantes no Ceará serão homenageadas com o Troféu Estrela do Mar 2015, como reconhecimento por suas contribuições na área da aquicultura brasileira, em seus respectivos campos de atuação.
Eleitos por um Comitê de Premiação, serão agraciados este ano com o Troféu Estrela do Mar: Camilo Sobreira de Santana (Setor Público - Governador do Estado), Expedito Ferreira da Costa (Indústria de Beneficiamento - Grupo Compescal), Alberto Jorge Pinto Nunes (Academia - Labomar/UFC), Hélio de Castro Holanda Filho (Produtor - Revesa) e Santana Júnior (Fabricante - Poli Nutri Nutrição Animal). Também foram escolhidos duas personalidades que receberão Menções Honrosas: Severino Ramalho Neto (Empresário - Mercadinhos São Luiz) e Ana Teresa Barbosa de Carvalho (Prefeita de Jaguaruana).

A entrega será às 19 horas de terça-feira (17), no estande da Associação Cearense de Criadores de Camarão (ACCC), no Centro de Eventos do Ceará, por ocasião da 12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão.

O Troféu Estrela do Mar 2015 é o mais importante prêmio da categoria no estado do Ceará. Foi criado em 2014 pela instituição Pensando Fora da Caixa, com o objetivo de homenagear, de modo espontâneo, produtores, empresários, acadêmicos e gestores ligados à iniciativa pública ou privada que se destacaram, em suas respectivas atribuições, para o desenvolvimento da aquicultura no país, em especial no Estado do Ceará.

Esta premiação é uma forma de reconhecer publicamente a valiosa contribuição destas personalidades para atender a crescente demanda do mercado nacional e internacional, que impulsionam o crescimento  da produção brasileira e promovem impactos consideráveis na geração de alimento, emprego e renda.  A realização desta homenagem é da agência de eventos Pensando Fora da Caixa em parceria com a produtora Vagalume.

Cada personalidade agraciada receberá um troféu totalmente confeccionado em cristal, com características que fazem alusão a símbolos que tão bem representam a beleza do cultivo e da vida de aquicultores. A água mostra-se representada pelo cristal da peça, que tem o formato de uma jangada estilizada. No topo, inspirado na beleza imponente da lua cheia, um círculo apresenta o símbolo e nome do troféu.

O CEARÁ E O SETOR DA PESCA E AQUICULTURA


Perca e aquicultura compõem um dos principais setores que impulsionam a economia do Ceará, estado litorâneo privilegiado por sua extensão, com 600 Km de costa. A importante participação da produção cearense no mercado nacional e internacional de peixes, camarão e lagosta, deve-se ao desempenho positivo de pequenos e grandes produtores, empresários, profissionais do ramo, estudiosos e gestores de instituições públicas e privadas.

O Estado do Ceará sempre teve vocação natural para a pesca e aquicultura, conforme revela Manuel Furtado Neto, Ph.D., Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará. O professor cita números que destacam o Ceará neste setor:

"Maior exportador de lagosta do Brasil para o exterior, este ano deve acrescentar mais de 50 milhões de dólares a balança comercial do estado neste item de exportação. O Ceará e o Rio Grande do Norte são responsáveis por mais de 80% de produção de camarão marinho cultivado no país, gerando dezenas de milhares em empregos e centenas de milhões de reais para a economia brasileira. O Ceará também é um dos cinco maiores produtores de tilápias do Brasil, mantendo uma produção de milhares de toneladas mesmo no atual período de seca. Desta forma, o Troféu Estrela do Mar vem para premiar os atores que se destacam neste setor de máxima importância para a economia do nosso estado".

FENACAM

A 12ª FENACAM acontece de 16 a 19 de novembro, numa realização da Associação Brasileira de Criadores de Camarão - ABCC. Este é o mais importante acontecimento técnico empresarial da Aquicultura Brasileira, sendo realizado em parceria com o Capítulo Latino Americano e do Caribe da Sociedade Mundial de Aquicultura (LACC/WAS) e com a PEIXE-BR. 

SERVIÇO

TROFÉU ESTRELA DO MAR 2015 - Dia 17 de novembro, às 19 horas, no Centro de Eventos do Ceará, durante a 12ª FENACAM - Feira Nacional do Camarão. A entrega será no Estande da ACCC.

Nenhum comentário: