segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TELEVISÃO

Justiça de SP autoriza humorista Ceará a imitar Silvio Santos

"Pânico" tenta invadir "A Fazenda" e revela que marido de Scheila a traiu, Record pode processar humorístico

O programa "Pânico na Band" tentou invadir a sede de "A Fazenda 6" (Record) na manhã deste domingo. Usando um helicóptero de brinquedo, controlado a distância, com um autofalante, o humorístico da Band informou os confinados de que Toni Salles, marido de Scheila Carvalho a traiu. A engenhoca também anunciou que Anderson Silva perdeu uma luta e que a seleção brasileira foi a vencedora da Copa das Confederações.
No momento em que percebeu a artimanha, a direção do reality ordenou que os participantes entrassem na sede da fazenda. Os animais se assustaram com o barulho. Pelo menos três participantes ouviram as notícias: Beto Malfacini, Andressa Urach e Yani Filé. "Acho que é mentira, que o Brasil não ganhou a Copa das Confederações, acho que é mentira o negócio do Anderson Silva.. Ele não perdeu. e que o Tony Salles não falou...", disse Andressa a Yani.
A Record afirma que o "Pânico" não conseguiu invadir o programa e que os peões não ouviram as mensagens. A emissora afirma ainda que poderá tomar medidas legais, caso o "Pânico" exiba as imagens feitas em "A Fazenda 6", alegando violação de direitos autorais. Em 2009, o humorístico, que ainda era exibido pela RedeTV!, também tentou entrar no reality show rural da Record. Na ocasião, o comediante Daniel Zukerman foi descoberto pela produção da "Fazenda 2".
Imitação de Sílvio Santos - A Justiça paulista decidiu que o programa "Pânico", da Band, pode imitar o apresentador Silvio Santos. A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) entendeu que impedir a imitação viola a liberdade de expressão e de paródia. O tribunal, no entanto, manteve a condenação da emissora em indenizar o apresentador por danos morais no valor de R$ 200 mil, devido a inclusão de um palavrão numa dublagem durante a fala de Silvio.
O episódio ocorreu em junho de 2012, motivando, assim, o pedido do dono do SBT em vetar que Wellington Muniz, o Ceará, o imitasse no humorístico. Desde então, "Pânico" e SBT travam batalha judicial em torno do episódio. O "Pânico" chegou, inclusive, a exibir um enterro simbólico do personagem de Ceará.
Segundo Carlos Miguel Aidar e Daniel Penteado de Castro, do Aidar SBZ Advogados e responsáveis pela defesa da emissora, os desembargadores afastaram os pedidos de tutela inibitória feitos pelo apresentador, dentre elas a de não veiculação de imagem de Silvio Santos sem sua autorização e impedimento da paródia. "O Tribunal de Justiça reconheceu a proteção à liberdade de expressão e trabalho artístico garantidos pela Constituição Federal, em especial o exercício do direito à paródia, trata-se de importante precedente", afirmam os advogados.
Procurado, o SBT informa que não vai se manifestar até a publicação oficial do conteúdo da decisão, porque, segundo a assessoria da emissora, as opiniões dos desembargadores foram divergentes. Ainda cabe recurso.





Nenhum comentário: