domingo, 11 de agosto de 2013

MODA

Hoje tem concurso “Ceará Moda Contemporânea 2013”

A grande final da categoria Design acontecerá durante a Maquintex, em 21 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará

Uma noite de muito glamour evidenciando os talentos do profissionais de moda. Essa é a proposta da quinta edição do Concurso CEARÁ MODA CONTEMPORÂNEA 2013, promovido pelo Sinditêxtil, Sindroupas e Sindconfecções, juntamente com Sebrae e Senai. O evento acontecerá durante a feira Maquintex, no dia 21 de agosto, a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Ceará.
O Concurso reúne estudantes, autodidatas e profissionais da moda, nas categorias Design (individual), Modelagem (individual ou dupla) e Costura (individual). Na oportunidade, os participantes são avaliados considerando quesitos como técnica e criatividade durante as etapas da competição. O objetivo é motivar os que fazem a moda no Ceará e mostrar à sociedade a sua relevância, dando-lhes espaço.
Esse ano, o desfile da categoria Design está sob o tema: “Arte, Moda e Contemporaneidade”. Ao todo, seis designers farão o espetáculo na grande final do dia 21 de agosto. São eles (ordem alfabética): Bruno Oliveira Araújo, David Lee Costa Pinto, Fernando Luis Butrago da Silva, Maciel Kelton de Sousa Gomes, Márcia Regina Ferreira da Silva, Maria Iclea dos Santos Coutinho. O primeiro colocado receberá uma viagem (com passagem e hospedagem) de capacitação no Projeto Circuito Moda Londres promovido pelo SENAI-CE, a ser realizado em setembro deste ano.
Já os finalistas das categorias Modelagem e Costura serão divulgados somente no dia do evento (21/08), já informando os ganhadores de acordo com as colocações 1º, 2º e 3º e as premiações previstas no edital.
Para o Sinditêxtil-CE, esse ano será especial tendo em vista os 130 anos da indústria têxtil cearense; a parceria com a Maquintex, feira consolidada como grande evento da indústria têxtil do Nordeste. “É uma honra poder proporcionar oportunidades para novos talentos realizando o Concurso em um evento com tamanha dimensão para a indústria têxtil, envolvendo as melhores parcerias para a consagração e destaque nacional do Ceará Moda Contemporânea”, destaca o presidente do Sinditêxtil-CE, Germano Maia.
Essa será a 5ª edição do Concurso que mobiliza cerca de 102 inscritos e 3.000 convidados para o evento final de premiação. São parceiros da ação: Sindconfecções, Sindroupas, SENAI, SEBRAE, FCEM e as instituições de ensino superior: UFC, Faculdade Católica/Marista, Fanor, Estácio/FIC, Faculdade Ateneu e Idecc Uva.
O momento contará com a participação da diretoria do Sinditêxtil-CE, empresários do trade da moda, parceiros, além de autoridades, imprensa local e nacional. Mais informações: (85) 3421 5456.


Perfis dos Finalistas Design 2013



BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO

É piauiense, porém residindo a um ano na capital fortalezense. Bruno tem 26 anos e desde criança ajudava a mãe em um ateliê em casa. Posteriormente, começou a trabalhar em uma loja de departamentos como estilista onde passou cinco anos. Depois desse período, resolveu assumir o ateliê da família com um novo conceito em vestido de festa, no qual realizou um desfile de abertura. “Mas logo senti a necessidade de aprender, pois, em minha cidade não há muitos cursos na área da moda e vim morar sozinho na segunda capital da moda do país”, explica. Hoje, ele faz design de moda na Universidade Estadual Vale do Acaraú-IDECC.
"Eu acho que o Concurso Sinditêxtil, que agora passou a se chamar CEARÁ MODA CONTEMPORÂNEA, é uma oportunidade muito valiosa na vida de cada um dos participantes e principalmente na minha; pois será a realização de um dos meus grandes sonhos, que agora se concretiza, e que assim poderei mostrar o meu dom e meu potencial. Fico muito feliz em participar deste concurso”, enfatiza.


DAVID LEE COSTA PINTO

Nascido em Fortaleza, tem 22 anos e já atua no mercado algum tempo em algumas empresas e confecções da Capital. David Lee já participou de outros concursos, inclusive do Sinditêxtil-CE, ficando em segundo lugar na categoria Design no ano de 2012.
“Acho o Concurso muito engrandecedor, organizado e uma ferramenta de projeção para área da moda. As expectativas são as melhores possíveis e espero dar uma maior visibilidade a meu trabalho”, define David Lee, como é chamado.

 

FERNANDO LUIS BUTRAGO DA SILVA

Com 25 anos e natural de Palmácia (CE), Luis é assistente de desenvolvimento e modelista do estilista André Castro (Mar Del Castro) ecursa Tecnologia em Design de Moda na Estácio FIC. Já foi estilista e modelista da marca Rosa de Lima.
Luis explica o que é participar do Concurso e suas expectativas: "É um berço de oportunidades que ao longo de suas edições tem revelado grandes talentos da moda cearense. Farei meu melhor na execução do projeto, honrando a credibilidade que a mim foi confiada com o objetivo de estar entre os três primeiros."

 

MACIEL KELTON DE SOUSA GOMES
Nascido em Pentecoste (CE), Kelton Sousa, como é chamado, tem 26 anos, e seu primeiro emprego mais próximo da moda foi na empresa Colméia como assistente de estilo. Depois foi figurinista na empresa Esplanada. Em seguida, ele começou a trabalhar como freelancer para uma empresa de moda masculina, moda praia, que ainda trabalha atualmente. Trabalhou também para a Diuncorpo Lingerie como estilista do private label, onde criava coleções para a Renner, Pernambucanas (plus size) e para a própria marca da empresa. É estudante de moda da Estácio FIC.
“Eu acredito na seriedade do Concurso e na experiência que ele concede a todos os participantes. É uma forma também de mostrar talentos do nosso Estado, um momento único para muitos que participam da etapa final; ver seu trabalho reconhecido é inexplicável...”


 

MÁRCIA REGINA FERREIRA DA SILVA

Natural do Crato (CE), Márcia tem 26 anos e é estudante de moda na Faculdade Católica do Ceará. No quesito concurso, participou do Concurso dos Novos Talentos no Dragão Fashion de 2013.
“O Concurso Sinditêxtil é sério e muito bem organizado, dá valor ao artesanato cearense que é a arte desta terra e conta a história do povo enraizada na sua arte. Tem tudo para se tornar em um dos melhores concursos e levar o meu Ceará a ser o maior destaque na moda brasileira, e quem sabe a nível mundial. O Concurso é uma grande chance para mostrar o meu potencial, adquirir experiências, ficar ainda mais perto deste mundo da moda que amo! Quero aprender ao máximo, sobretudo o que eu puder, pois a vida é um acúmulo de aprendizado infinito. Estou muito otimista e feliz, não só por participar, mas por ver que existem pessoas empenhadas no crescimento e na valorização da cultura cearense.”


MARIA ICLÉA DOS SANTOS COUTINHO


Icléa Coutinho, natural de Cedro (CE), possui formação no curso de Estilismo, Design e Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua em projetos de inclusão social que capacita artesãs em todo o Brasil.
“A iniciativa em promover o concurso Ceará Moda Contemporânea é importante por trazer na sua essência a inovação, sem perder os elementos que resgatam a cultura nordestina. Com isso, a proposta valoriza e reconhece os talentos que criam moda agregando à peça a identidade do nosso povo. Portanto, o que nos motiva a participar do evento é a perspectiva de geração de renda e oportunidade de trabalho para toda a cadeia produtiva, além de divulgar amplamente a beleza da arte local", afirma Icléa.



Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para Indústria Têxtil
Consolidada como o grande evento da indústria têxtil do Nordeste, a “Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil” terá sua edição 2013 realizada de 20 a 23 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento é organizado e promovido pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos.

Em virtude da grande procura após a segunda edição do evento, realizada em 2011, que contou com a participação de 500 marcas, 150 estandes e cerca de 20.500 visitantes de todas as regiões do Brasil e de 13 países, a “Maquintex 2013” será realizada no Expoceará. O local oferece mais espaço e infraestrutura, pois são mais de 65 mil m² de área, divididos entre área de exposição, auditórios, praça de alimentação e amplo estacionamento, entre outros componentes que farão parte do moderno complexo. Mais informações:www.maquintex.com.br







Estilista e criador mineiro Ronaldo Fraga é destaque do MaxiModa 2013

Confira a programação completa do evento

O criador mineiro Ronaldo Fraga figura como um dos palestrantes da sexta edição do MaxiModa – Seminário de Negócios de Moda do Nordeste, ciclo de quatro palestras com nomes de referência no universo da moda que será realizado na sexta-feira, dia 16 de agosto, no Shopping Iguatemi, em Fortaleza (CE). Com o tema “Moda e seus Novos Negócios”, o MaxiModa 2013 trará ainda o empresário Rui Leopoldo Hess, da marca Dudalina; a publicitária Lívia Salomoni, da agência digital Cherry Plus; e o diretor comercial do Grupo Morena Rosa, Lucas Franzato.
Os palestrantes irão compartilhar suas experiências, estratégias e ações vencedoras com o público participante do evento. Cada palestra tem duração de uma hora, com tempo adicional de 30 minutos para perguntas e respostas, com o diálogo entre convidado e público sendo conduzido de forma a enriquecer, ainda mais, a troca de percepções.

Os intervalos servem como momento de interação e networking estratégico entre os cerca de 450 participantes do evento, entre empresários e empreendedores de moda, lojistas (atacadistas e varejistas), confeccionistas, profissionais de marketing, publicitários, designers de moda, estudantes e interessados em negócios e novas formas de empreender no mercado de moda. As inscrições para o seminário continuam abertas pelo fone (85) 2181.2323. Para a publicitária Márcia Travessoni, idealizadora do MaxiModa, o evento cada vez mais se destaca por ser um espaço de referência na discussão da moda como negócio, proporcionado aos participantes o contato direto com exemplos de sucesso e o intercâmbio estratégico com profissionais do universo da moda. Em suas cinco edições, o MaxiModa já reuniu mais de 2.500 participantes e trouxe nomes como Alexandre Herchocovitch, Giovanni Bianco, Pedro Lourenço, Oskar Metsavaht, Gloria Coelho, Flávio Rocha, Alexandre Birman e Constanza Pascolato, entre outros.

SERVIÇO
MaxiModa 2013 – 6º Seminário de Negócios de Moda do Nordeste
Data: 16 de agosto (sexta-feira)
Horário: das 8 horas às 18 horas
Local: Cine UCI Ribeiro – Shopping Iguatemi Fortaleza
Inscrição: R$ 320,00 (Trezentos e vinte reais) -  (85) 2181.2323 ou www.maximoda.com.br







Palestrantes



• Rui Leopoldo Hess, diretor de varejo e exportação da Dudalina

Empresa familiar de camisaria masculina que começou pequena, sem posicionamento definido e que com o tempo se transformou e criou sua identidade, comunicando-se para o público classe A. O empresário Rui Leopoldo Hess, representante da Dudalina, irá falar sobre reposicionamento de produto e marca no mercado brasileiro. Rui é considerado um executivo de resultados que deixa claro que gestão e estratégia são termos que andam juntos no competitivo mundo da moda. Ele cursou engenharia mecânica e nada menos que três cursos de MBA. É diretor de varejo e exportação da Dudalina e sob sua responsabilidade foram implementados os projetos de expansão do varejo e franquias, bem como o de responsabilidade social da empresa. A marca Dudalina ganhou notoriedade súbita e cresceu bastante, especialmente na última década, devido a uma sólida estratégia de negócios. Que estratégia foi essa? Venha conferir esta extraordinária lição de empreendedorismo e de vida!

  
• Lívia Salomoni, Agência Cherry Plus

Agência de publicidade digital com foco em posicionamento online de empresas de moda, a Cherry Plus é um caso de sucesso de uma agência focada em comunicar posicionamento e identidade de empresas como Kate Spade, Farm, Cia Marítima, Grupo Restoque, Constanza Pascolato, entre outras. Lívia Salomoni, em nome da agência Cherry Plus, irá apresentar cases de sucesso e falar sobre comunicação e posicionamento digital para o mercado de moda. Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Lívia cursa o último semestre da pós-graduação em “Ciências do Consumo Aplicadas” na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Reside em São Paulo, onde trabalha há dois anos na Cherry Plus, onde passou pelas áreas de Conteúdo, Planejamento de Comunicação Digital e atualmente exerce a função de Planejamento de Comunicação.



• Ronaldo Fraga


Estilista/designer mineiro que leva consigo e comunica como poucos uma identidade regional e a cultura brasileira. Atualmente é referência em moda “Made in Brazil”. Irá falar sobre comunicação e imagem de moda brasileira. As roupas de Ronaldo Fraga são vendidas em duas lojas próprias, uma em Belo Horizonte e outra em São Paulo, e em 30 multimarcas espalhadas pelo Brasil. Ronaldo se destaca entre os estilistas brasileiros por criar uma moda e desfiles que valorizam a capacidade crítica e a cultura brasileira. O poeta Carlos Drummond de Andrande, a infância e a chegada da maturidade (e a despreocupação da sociedade para com crianças e idosos), a cultura agreste brasileira, a globalização e a cultura latinoamericana já foram temas de desfiles e coleções com sua assinatura.

  
• Lucas Franzato, diretor comercial do Grupo Morena Rosa
Grupo formado pelas marcas Morena Rosa, Maria Valentina, Zinco e Joy, tem produtos colocados em cerca de 90 mil lojas no Brasil e exporta para 12 países, entre os quais estão Alemanha, China, Estados Unidos e o Japão. Lucas falará sobre as estratégias distribuição no mercado nacional e internacional; a manutenção da comunicação e identidade em lojas próprias, franqueados e multimarcas; e a administração de várias marcas sob o guarda-chuva de um grupo.





Programação GERAL - MaxiModa 2013


08h00 Credenciamento
08h40 Márcia Travessoni dá as boas-vindas
08h50 Rui Souza - Dudalina
09h50 Perguntas da platéia
10h10 Coffee break 1
10h30 Fim Coffee break – Acomodação do Público
10h40 Apresentação Márcia Travessoni
10h50 Ronaldo Fraga
11h50 Perguntas da platéia
12h10 Almoço
13h55 Apresentação Márcia Travessoni
14h05 Lívia Salomoni – Cherry Plus
15h05 Perguntas da platéia
15h25 Coffee break 2
16h00 Apresentação Márcia Travessoni
16h10 Lucas Franzato – Grupo Morena Rosa
17h10 Perguntas da platéia
17h35 Encerramento

Nenhum comentário: