domingo, 11 de agosto de 2013

LITERATURA

Feira do Livro Infantil 2013 na Praça do Ferreira

Evento chega à quarta edição recebendo a escritora consagrada Marina Colasanti, música da dupla Kleiton & Kledir, além de Fulô da Aurora e escritores cearenses
 
Contação de história, música, lançamento de livros e atrações nacionais e locais temperam a IV Feira do Livro Infantil de Fortaleza, nos dias 28, 29, 30 e 31 de agosto de 2013, na Praça do Ferreira. É a oportunidade do ano para crianças, jovens e adultos degustarem o maior evento de literatura infantil a céu aberto do Norte e Nordeste. Toda a programação, que vai das 8h30min às 18h, é gratuita.
O show de abertura é com o som regional da banda cearense Fulô da Aurora, hoje, às 18h, na Praça do Ferreira, após o dia inteiro de recitais, oficinas, rodas de leitura e livros com preços promocionais. O encerramento é com a consagrada dupla Kleiton & Kledir (31/8, às 18h, na Praça do Ferreira), com o CD Par ou Ímpar, que ganhou recentemente o título de melhor álbum infantil. Apresentam-se ainda o Balé Elos da Vida e o compositor Eugenio Leandro.
A programação literária traz a carioca Marina Colasanti, a catarinense Marta Martins e a goiana Izaura Franco. Os cearenses Paiva Neves e Fabiana Guimarães, além de Newton Murce (GO), dão o molho na IV Feira do Livro Infantil de Fortaleza. Serão 15 lançamentos de livros, com a presença dos autores.
Para o coordenador geral da Feira, o escritor Almir Mota, o grande desafio do evento é manter uma programação diversificada e sempre rica, com atrações locais, nacionais, escritores reconhecidos e novos autores. “Dedicamos muito tempo para escolher com carinho quem vai servir ao público com novidades, diversão, conhecimento e cultura de qualidade”, ressalta Almir.
A Feira está repaginada, com estandes modernos, novos e fiéis editoras participantes. “O evento continua com a proposta de democratizar a leitura e ser marca na inclusão social, o que ocorre desde a primeira edição”, ressalta Almir Mota. Crianças de escolas públicas serão recebidas nos espaços Endesa Fortaleza Criança e no Espaço Baú de Leitura, que terão contação de histórias de hora em hora. As escolas particulares também irão participar, algumas com apresentações artísticas dos contos da autora Marina Colasanti.

Serviço:
IV Feira do Livro Infantil de Fortaleza
Data: 28, 29, 30 e 31 de agosto de 2013
Local: Praça do Ferreira, com programação também em outros espaços
Tel. (85) 3252.3343 / 8730.4696 (Júlia Barros e Brenda Louise)
Site: www.flivrofortaleza.com












Ícone do romance popular americano, escritor Elmore Leonard morre aos 87 nos EUA
O escritor e roteirista americano Elmore Leonard, autor de mais 45 livros, vários best-sellers, muitos deles transformados em filmes por Hollywood, morreu nesta terça-feira (20) aos 87 anos, anunciou o site do próprio autor. Leonard, que sofreu um acidente vascular cerebral no mês passado, morreu às 7h15 (10h15 de Brasília) em sua residência de Detroit, ao lado da família, de acordo com o site."Elmore morreu esta manhã, às 7h15 em casa, cercado por sua amada família", diz o comunicado no site.
Nascido em 11 de outubro de 1925 em Nova Orleans (Louisiana), filho de um funcionário da General Motors, Leonard viveu com a família no sul do país, antes de se mudar para Detroit em 1934. A cidade foi cenário de vários de seus livros. Leonard, que era considerado pelo "New York Times" o "maior escritor de policiais vivo", serviu na Marinha de Guerra antes de se formar em inglês e filosofia. Casou-se em 1949 e teve cinco filhos. O americano começou a carreira como publicitário. Passou a escrever livros de western e mais tarde se especializaria em thrillers e romances policiais.
Entre suas obras mais famosas estão "Ponche de Rum" (adaptado para o cinema por Quentin Tarantino como "Jackie Brown"), "Bandidos" e "Os Comparsas"-- transformado em filme por Steven Soderbergh ("Irresistível Paixão", de 1998, com George Cloney).
Os quase 50 livros e contos do escritor inspiraram mais de 20 filmes, além da série de TV "Justified".
Produções baseadas na obra de Elmore Leonard
 O último livro de Leonard, "Raylan", lançado em 2012, tem como protagonista o policial da série de TV "Justified", produção baseada em três contos do escritor --o principal deles, "Fire In the Hole", é a trama da primeira temporada. Leonard, que havia declarado que iria se aposentar, mudou de ideia após receber um prêmio da fundação literária nacional dos EUA pela contribuição com as letras americanas, em novembro do ano passado, e trabalhava em sua 46ª obra. "Por meio século, Elmore Leonard produziu um trabalho literário vibrante, com um estilo de escrita inimitável", afirmou na ocasião o diretor executivo da fundação, Harold Augenbraum. Na entrega do prêmio, o escritor britânico Martin Amis descreveu Leonard como "um gênio literário que escreve thrillers para reler".
As obras mais famosas de Leonard estão ambientadas no submundo de cidades como Detroit e Miami, protagonizadas por policiais, criminosos e assassinos. Leonard admitiu uma que vez seus livros "não são exatamente cinematográficos". "Têm a ver com pessoas com armas de fogo em situações extremas", disse. Em sua literatura, Leonard privilegiava o diálogo e evitava os parágrafos longos, com descrições extensas de paisagens ou monólogos.
Ao jornal "The New York Times", Leonard sintetizou suas "10 regras para escrever uma ficção" :

"1. Nunca abra um livro com o clima
2. Evite prólogos
3. Nunca use um verbo além de "disse" para um diálogo
4. Nunca use um advérbio para modificar o verbo 'disse'
5. Mantenha seus pontos de exclamação sob controle
6. Nunca use as palavras 'de repente' e 'o mundo desabou' [no original, 'all hell broke loose']
7. use dialetos e gírias regionais com parcimônia
8. Evite descrições detalhadas de personagens
9. Não use muitos detalhes para descrever lugares e coisas
10. Tente deixar de fora as partes que o leitor costuma pular".

De acordo com o jornal, elas "capturavam a essência de seu próprio estilo econômico".

Pelo menos três editoras publicaram ou vão publicar livros de Elmore Leonard no Brasil. A que concentra a obra do escritor no país é a Rocco, que já lançou 16 obras dele: "Nada a Perder", "Os Órfãos de Ruanda", "Na Mira da Arma", "Quarenta Chibatadas Menos Uma", "Os Caçadores de Recompensas", "Valdez Vem Aí", "Hombre", "A Lei em Randado", "O Último Posto no rio Sabre", "Fuga de Cinco Sombras", "Quando as Mulheres Saem para Dançar", "Hot Kid", "Cassino Blues", "Kill Shot", "Os Amores de Honey" e "Os Comparsas".

Segundo a Rocco, todos os títulos estão em catálogo --disponíveis ao público. A editora Record editou no país "Bandidos" e "Joe La Brava", mas este último está fora de catálogo. A Companhia das Letras vai publicar em outubro próximo "Raylan" e tem programado para 2014 "Djibouti".

Nenhum comentário: