domingo, 11 de agosto de 2013

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

“Filosofia Ao Gosto Popular” é tema de reflexão

Durante o mês de agosto, o Sesc realiza mais uma edição do projeto Café e Filosofia”, com debates que possuem como tema “Filosofia Ao Gosto Popular”. Os encontros acontecem às quintas-feiras, sempre das 18h às 21h, na Unidade Centro do Sesc. A entrada é gratuita.
A programação é encerrada, no dia 29/8, com o debate “Literatura de Cordel”, com a mediação do cordelista e escritor Rouxinol do Rinaré. A atividade irá apresentar as características e filosofias dos folhetos de cordel.

PROGRAMAÇÃO

Dia 29/8
Literatura em Cordel
Palestrante: Prof. Rouxinol do Rinaré (Cordelista, escritor e estudioso da cultura popular”
Local: Sala Cine Vídeo – Unidade Centro do Sesc (R. 24 de Maio, 692 – Centro)
Horário: 18h às 21h                
Informações: (85) 3455.2118
:::Gratuito:::



 


 




Terceira edição do Encontro Sesc Povos do Mar acontece esta semana

Em sua 3ª edição, o projeto conta com a participação de 20 municípios cearenses


De 19 a 23 de agosto, o Sesc Ceará realiza a 3ª edição do Encontro Sesc Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas. A programação, realizada na Colônia Ecológica Sesc Iparana, acontece com a participação de 20 municípios cearenses representados por 105 comunidades que compõem os 573 km do litoral cearense. Com o objetivo de promover a visibilidade e a valorização das comunidades tradicionais, este ano, o Encontro aborda a cultura da renda de bilros através do tema: Tecer. A edição reúne rendeiras da região do Trairi – Timbaúba, Canaã e Mundaú, além de pescadores, artesãos, comunidades extrativistas, grupos quilombolas e etnias indígenas.
Durante a programação, são realizadas ações nos três eixos complementares: Sabores, Saberes e Saúde; Feito a Mão; Meio Ambiente e Sustentabilidade. No espaço, acontecem ações voltadas às práticas alimentares e de saúde popular, à socialização das técnicas de artesanato, cantos, danças e brincadeiras, além da discussão sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, através de oficinas, vivências, rodas de conversa e círculos de cultura.
O Encontro é aberto à sociedade em geral para a visitação dos espaços e das tendas temáticas, onde acontecem apresentações, exposições e vendas de artesanatos e comidas regionais.









CHEGA O MOMENTO DE COMPARTILHAR IDEIAS E ATITUDES NO TEDxFortaleza 2013


Acreditando que boas ideias e atitudes merecem ser disseminadas, o TEDxFortaleza convida 12 palestrantes a compartilharem suas vidas e trabalhos com 200 convidados. O evento, que acontece neste domingo, 18 de agosto, das 9h às 17h, no teatro Celina Queiroz, traz assuntos atuais sobre tecnologia, ciência, design e cultura.
Para a segunda edição do TEDxFortaleza foram escolhidos 12 personalidades em destaque nos últimos anos por ideias e atitudes que merecem ser disseminadas. São eles: o fotógrafo Zé Albano, o músico Artur Menezes, o pesquisador Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), a psicóloga Ana Parreira, o humorista Murilo Gun, o empresário Thiago Feijão, o professor pesquisador Cláudio Lenz, o maestro e pedagogo Arley França, o administrador e montanhista Rosier Alexandre, o publicitário Flávio Arruda, o técnico de basquete Alberto Bial e o cineasta Halder Gomes. Suas experiências de vida e conquistas profissionais e sociais serão compartilhadas neste domingo (18/08), com 200 pessoas. São quatro blocos de três palestras, tendo cada palestra de 6 a 18 minutos de duração, apresentadas de forma descontraída, aproximando palestrantes e plateia.
Os 200 convidados são formadores de opinião selecionados anteriormente, via online, para participar do TEDxFortaleza 2013. De todas as faixas de idade e com diferentes perfis de trabalho, eles têm o papel de propor boas ideias e disseminar as informações que serão apresentadas no local. Uma equipe de 20 voluntários prepara este encontro, que não tem fins lucrativos.

O Evento quer proporcionar um dia interessante a todos os presentes, assistindo as palestras, vendo vídeos de TEDTalks e tendo a chance de conversarem e trocarem entre si experiências, inclusive, durante os coffebreaks, que acontecem às 10h30 e às 15h30, além do almoço, de 12h30 às 14h. Segundo o organizador do evento, João Victor Paiva, estes intervalos ajudam participantes e palestrantes a se conhecerem e compartilharem mais informalmente ideias que formem ou fortaleçam relacionamentos pessoais, profissionais e sociais, acendendo discussões e conexões.
O TEDx surgiu a partir do TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), conferência anual que nasceu em 1984 na Califórnia (EUA) e tem como motivação compartilhar ideias que contribuam de alguma forma para um mundo melhor, inspirando as pessoas. Já palestraram no TED nomes como Michelle Obama, Bono Vox, Bill Gates, Bill Clinton, Al Gore, entre outros. A ideia de compartilhar informações se alastrou pelo mundo e o TED resolveu criar o programa TEDx, que segue seu estilo e realiza eventos locais, organizados de forma independente e voluntária, reunindo pessoas para dividir experiências.
Durante o evento deste ano, serão dispostos quiosques para que as pessoas tirem fotos e postem instantaneamente na internet. Quem não fizer parte pessoalmente do TEDxFortaleza 2013 também pode acompanhar sua transmissão em tempo real através do site do evento. http://tedxfortaleza.com.br/
Perfil do organizador do Evento: João Victor Paiva - É Host do TEDxFortaleza e membro da comunidade TED Internacional. Administrador com MBA em Marketing e Sócio-Diretor da HIP - Apresentações de Alto Impacto.
Perfil do porta-voz do Evento: Lucas Távora - Formado em Engenharia de Teleinformática pela UFC e com pós-graduação em Gestão Empresarial na FGV. Membro da organização do TEDxFortaleza.
Links com mais informações dos palestrantes: http://tedxfortaleza.com.br/index.php/palestrantes

Serviço:
Local: Teatro Celina Queiroz
Data: 18/08 (domingo)
Horário: das 9h às 17h

Nenhum comentário: