domingo, 11 de agosto de 2013

CINEMA

Irreverência e elenco de estrelas fazem valer a pena assistir 'Red 2'
 

Atores se divertem na sequência de 'Red – Aposentados e Perigosos”, em cartaz nos cinemas de Fortaleza
 

Catherine Zeta-Jones, Mary-Louise Parker e Bruce Willis em 'Red 2' – Filme ainda conta com John Malkovich, Anthony Hopkins e Helen Mirren 
"Red 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos" é um veículo na medida para Bruce Willis. Escrito por Jon e Erich Hoeber com base nos personagens criados por Warren Ellis e Cully Hamner para a graphic novel "Red", este segundo longa com o herói dificilmente vai desagradar quem gostou do primeiro --e ainda aponta para mais uma continuação (já anunciada). Desde o policial nova-iorquino John McClane, de "Duro de Matar", franquia inaugurada em 1988, Willis não encontrava um protagonista à altura de seu carisma.
No papel de Frank Moses, agente aposentado do serviço secreto americano, pode brilhar novamente com sua agradável canastrice. "Red 2" segue a toada habitual das sequências dos filmes de ação: mais explosiva, violenta, engraçada e ágil. O que resulta quase sempre em filmes que ultrapassam ou se aproximam do limite que separa a irreverência do ridículo.
Se esta segunda aventura não chega a ultrapassar tal limite, um pouco por causa da direção de Dean Parisot (ao mesmo tempo mais pobre e menos afetada que a de Robert Schwentke, do primeiro filme), há uma série de exageros que retomam o espírito anteriormente perseguido.




 

Mary-Louise Parker continua com uma personagem à beira da estupidez, mas dá conta do perigo mais uma vez. Helen Mirren está novamente soberba como o contraponto à personagem de Parker: uma mulher forte e demolidora, verdadeiro perigo para os inimigos. John Malkovich está menos louco e mais efetivo nas cenas de ação, e o bonachão Brian Cox arrasa como o conquistador russo Ivan.
As novidades desta continuação são Catherine Zeta-Jones, como a bela "kriptonita" do herói; Anthony Hopkins, como o cientista louco; e o ator coreano Byung-hun Lee, como o temido assassino profissional Han Cho Bai.
Com tantos bons atores se divertindo em cena, fica difícil reclamar. Mas, se "Red 2" está bem acima do quinto episódio de "Duro de Matar" (que estreou no início do ano), e de uma maneira geral aponta para uma salutar irreverência dentro do cinema de ação, perde alguns pontos quando comparado ao primeiro longa.  ***









"Wolverine: Imortal" é aperitivo antes de novo filme dos X-Men

Quase 40 anos após sua estreia nos quadrinhos da Marvel e após várias adaptações estéticas radicais para preparar seu salto à tela grande, Logan, o mais carismático dos X-Men, volta ao cinema com suas garras de adamantium. No Japão e em pleno luto pela morte de Jean Grey. Assim aparece Logan, interpretado pela sexta vez por Hugh Jackman, em "Wolverine: Imortal", que está em cartaz nos cinemas, antes da reunião de todos os X-Men em "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido", que estreia em maio de 2014.

No filme, Logan se afasta das brigas com os inimigos tradicionais dos X-Men para ir ao Japão, onde enfrenta uma nova aventura que vai mostrar seu lado mais afetivo. Dirigida por James Mangold, o novo longa de Wolverine faz uma ponte entre a saga anterior, protagonizada por Patrick Stewart e Ian McKellen e a versão jovem, "X-Men: Primeira Classe" (2011), com James McAvoy e Michael Fassbender como protagonistas.
A primeira saga começou em 2000 com "X-Men", dirigida por Bryan Singer, e três anos mais tarde com "X-Men 2" (2003). E Bret Tatner encerrou a trilogia com "X-Men: O Confronto Final" (2006). A morte dos principais inimigos dos X-Men nos filmes anteriores impediu a continuação da história, mas os produtores decidiram se atirar nos prólogos, tão em moda no cinema, para continuar explorando as sagas que fazem grande sucesso de bilheteria.




"X-Men Origens: Wolverine" foi o primeiro desses prólogos e, nesse caso, se centrou na complexa personalidade de um personagem pouco aprofundado na primeira trilogia. A seguinte foi a renovação da saga, em 2011: "X-Men: Primeira Classe" dirigida por Matthew Vaughn narra a descoberta de seus poderes por jovens como Charles Xavier (Professor X) e Erik Lehnsherr (Magneto), antes de se tornarem inimigos.
O elenco contava com Jennifer Lawrence e Nicholas Hoult, o que deu novo vigor à saga, e ainda teve uma pequena aparição de Jackman para facilitar a transição. "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido" conta com a participação de alguns atores dos filmes anteriores. Ian MacKellen e Patrick Stewart, que revezarão seus personagens Magneto e Professor Xavier com suas versões jovens, Fassbender e McAvoy.
Singer volta a dirigir um filme dos X-Men depois de "trair" seus super heróis ao se negar a comandar o último filme da trilogia para fazer uma versão do Superman. Para 2016 está prevista a estreia de "Deadpool", baseado em um dos personagem mais populares da história em quadrinhos da Marvel e que sempre foi secundário nos X-Men, que será interpretado pelo ator Ryan Reynolds. Já que para ver o novo filme dos X-Men vai ser preciso esperar o próximo verão americano, "Wolverine - Imortal" traz como aperitivo, uma cena que antecipa a próxima saga. Um mimo para os admiradores que vão abrindo o apetite para, o que parece, uma era imortal dos X-Men. *** (BOM)

Nenhum comentário: