domingo, 11 de agosto de 2013

EDUCAÇÃO

Fortaleza recebe o Curso de Economia Aplicada para Profissionais de Comunicação 

Promovidas pelo Ipea em parceria com o Sebrae-CE, as aulas gratuitas abordarão temas econômicos e sociais durante quatro dias

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Sebrae-CE, realizará na capital cearense o Curso de Economia Aplicada para Profissionais de Comunicação. As aulas são gratuitas e serão realizadas de 26 a 29 de agosto, no auditório do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Térreo), das 18h30 às 22h.
O curso foi criado em 2009, e a edição de Fortaleza será a primeira do ciclo de comemorações pelos 50 anos do Ipea, a serem celebrados em 2014. O objetivo é aprofundar e atualizar o conhecimento dos profissionais da comunicação sobre temas econômico-sociais e suas análises e pesquisas nas diversas áreas: urbana e regional, social, macroeconômica, internacional e setorial. Além disso, os participantes poderão conhecer e tirar dúvidas sobre o processo de desenvolvimento e indicadores econômicos do estado.

Esta será a décima segunda edição do curso, que já foi ministrado para cerca de 1.750 participantes em 11 capitais: Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, São Luís, Belém, Manaus, João Pessoa, Vitória e Salvador.

Inscrições
O curso é destinado a qualquer profissional da Comunicação. As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas até o dia 22 de agosto, quinta-feira, ou até o preenchimento das vagas disponíveis, por meio da ficha de inscrição. Para mais informações, acesse o portal www.ipea.gov.br. Haverá certificado para os participantes.

Ipea
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma instituição privada sem fins lucrativos e de utilidade pública. O Sebrae-CE tem o objetivo de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das microempresas e empresas de pequeno porte.











Curso de Magistério Indígena se prepara para reconhecimento do MEC


A Coordenação do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) da UFC realiza, nos próximos dias 29 e 30, encontro para debater a reformulação do projeto político-pedagógico do Curso. Nas reuniões, serão discutidos o reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) e a criação do mestrado. O evento será realizado na comunidade do Mangue Alto, no município de Almofala (CE), e conta com a participação dos professores tremembés formados na primeira turma e os professores candidatos à segunda.
Na manhã do dia 29, haverá uma reunião com a equipe da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em preparação para receber a comissão do MEC responsável pelo processo de avaliação e reconhecimento do Curso, previsto para acontecer em setembro deste ano. Esta será a primeira avaliação pelo MEC e ocorre após a conclusão da primeira turma de 36 índios da etnia tremembé, em março deste ano.
A proposta de criação de um mestrado vinculado ao Curso será discutida na reunião, na tarde do dia 29, com coordenadores e docentes dos programas de pós-graduação em Educação da UFC e UECE. De acordo com o coordenador do MITS, Prof. José Mendes Fonteles Filho (Babi), a ideia é criar um mestrado interinstitucional em educação escolar indígena e aberto para todas as etnias do País.
Em todas essas reuniões, haverá a participação dos alunos formados na primeira turma, além de professores colaboradores, lideranças da comunidade e a coordenação do Curso. Os alunos que devem entrar na segunda turma também participarão durante todo o dia 30. A previsão é que a próxima turma tenha início no segundo semestre de 2014 e seja formada por cerca de 50 professores escolhidos pela própria comunidade e que já atuam nas escolas indígenas.
Magistério Indígena Tremembé – Criado em 2006 pelo povo tremembé, em parceria com a UFC, o Curso foi aprovado pelo MEC em 2008. É o primeiro de licenciatura intercultural criado no Nordeste que possibilita a formação em nível superior de uma turma de indígenas em uma universidade pública. Os graduados ficam, assim, aptos para o exercício do magistério nas escolas diferenciadas de sua etnia. 

Nenhum comentário: