segunda-feira, 4 de junho de 2012

LITERATURA

SESC realiza apresentações culturais no Mercado Central de Fortaleza

Primeira apresentação será com o poeta Jota Batista


Com o objetivo de estar mais perto dos comerciários, o SESC firmou uma parceria com o Mercado Central de Fortaleza, e a partir de julho realiza apresentações culturais dentro do Mercado. A primeira realização dessa união acontece neste sábado (7), às 11 horas, com apresentação do poeta, cantador e cordelista Jota Batista, através do projeto SESC Cordel.

Ressaltando causos e peripécias típicas do Ceará, Jota Batista mostra também, em sua apresentação, espontaneidade e o gaiato modo cearense de se expressar. O cordelista recitará rimas e cordéis com destaque para a região do Canindé, influenciada pela devoção franciscana do poeta, como: “São Frantônio, o Santo do ano 2001”, ou em “A Viagem de São Francisco...”.

Sobre o SESC Cordel
O SESC Cordel tem como objetivo contribuir para a criação, desenvolvimento e revigoramento da literatura de cordel no Ceará. O projeto proporciona o lançamento de novos poetas e inúmeros folhetos inéditos, além de encontros regulares de cordelistas e o fomento de grupos de estudo, pesquisa e produção em literatura de cordel.

SERVIÇO

SESC Cordel no Mercado Central - Cordelista Jota Batista
Local: Mercado Central (Av. Alberto Nepomuceno, 199 - Centro)
Data: 7/7
Horário: 11h
:::Gratuito:::






 

Editora Unesp lança 28 novos e.books gratuitos
 

São obras assinadas por docentes e pós-graduados da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e selecionadas pelo Conselho Editorial Acadêmico da Fundação Editora da Unesp

A Editora Unesp está lançando esta semana 28 novos livros digitais, de 51 que deve publicar até o fim do ano para download gratuito, dentro do Projeto Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp. Criado em 1993, esse projeto já selecionou e editou mais de 300 obras de acadêmicos da universidade. Até o ano passado os livros eram publicados apenas em versão impressa e comercializados em livrarias. Já a partir deste ano ficarão disponíveis em formato digital gratuitamente e para impressão sob demanda. Nesse caso, a partir de julho e com preços que variam entre R$ 16 e R$ 30.

Concebido para dar visibilidade aos trabalhos produzidos na universidade nas três grandes áreas do conhecimento – humanas, biológicas e exatas – o projeto ganha agora ainda mais alcance, uma vez que a difusão amplia-se de modo incalculável quando feita por meio eletrônico.

O Projeto Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp assemelha-se à Coleção Propg/FEU Digital, que no começo de maio lançou 44 e.books e já tem um acervo de 138. Esta, porém, já nasceu, em 2010, para publicar exclusivamente nesse formato. Os títulos dessa coleção, além disso, abordam apenas a área de humanas e são selecionados pelos programas de pós-graduação dos vários campi da Unesp – e não pelo Conselho Editorial Acadêmico da Fundação Editora da Unesp. Por isso, também levam um selo diferenciado, o Cultura Acadêmica. Para acessar os novos e.books, clique aqui.


Inscrições abertas

As inscrições para a próxima edição do Programa Edição de Textos de Docentes e Pós-graduados da Unesp já estão abertas e se estendem até 15 de agosto. Os trabalhos inscritos este ano serão selecionados em 2013 com base nos critérios do Conselho Editorial Acadêmico (CEAc) da Fundação Editora da  Unesp e publicados em 2014. 






Morre aos 91 anos o escritor americano Ray Bradbury

É com grande pesar que a Editora LeYa recebe a notícia do falecimento do escritor americano Ray Bradbury, uma lenda da ficção científica. O escritor vendeu mais de 8 milhões de livros, que foram traduzidos em 36 línguas. Pela editora LeYa, lançou no final de 2011 o livro “Zen e a arte da escrita” um presente aos leitores com ensaios, reflexões, experiências de vida e alguns poemas que mostram o que poderíamos ser se nos deixássemos levar apenas por nossas vontades, uma homenagem ao ato de escrever.

Encontre um personagem, como você, que vai querer ou não algo com todo o coração. Mande-o correr. Atire-o para fora. Depois o siga o mais rápido que puder. O personagem, em seu grande amor ou ódio, vai empurrá-lo até o final da história. Ray Bradbury – trecho extraído da obra “Zen e a arte da escrita”

Nenhum comentário: