segunda-feira, 4 de junho de 2012

DANÇA


 
FENDAFOR 2012
A edição 2012 do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará terá duas novas cidades no roteiro 

 
Mais de 70 atrações, grandes nomes da dança mundial, estarão se apresentando em Fortaleza, Sobral, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Guaramiranga, Quixadá e Viçosa

Balé clássico, dança contemporânea, tango, break, hip hop, dança do ventre, diversas apresentações nos mais variados estilos para você viver momentos inesquecíveis

A temporada de dança já vai começar: o maior evento do gênero no Ceará, que circula por diversas cidades do interior, começa sua edição 2012 no próximo dia 21 de junho. E duas novas cidades entraram no roteiro do Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará: Viçosa, na Serra da Ibiapaba e Quixadá.
Apresentando números de balé clássico, dança contemporânea, tango, break, hip hop, dança do ventre, e muitos outros estilos em várias noites de apresentação, o Fendafor é responsável por agregar artistas locais, nacionais e internacionais, que mostram seu talento para os espectadores e oferecem um grande intercâmbio de aprendizagem e oportunidades. Em todas as cidades que o evento passa, são oferecidos cursos e competições entre bailarinos que disputam vagas em grandes academias e companhias de dança. Elas ofertam bolsas de estudo em diversos estados do Brasil em grandes estabelecimentos de ensino e com os mais renomados diretores e coreógrafos.
O roteiro 2012 do Fendafor, festival apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura, começa no dia 21 de junho, na quinta edição do Festival Nacional de Dança de Sobral, que terá Cícero Gomes, primeiro solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, como uma das atrações na abertura. Até o dia 23 poderão ser vistos em Sobral grandes nomes da dança como Gilberto de Assis, do Ballet Fantoni D'Assis (Belo Horizonte), Stúdio Aisha Fahd (Fortaleza), Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal), Ballet Lucymeire Aires (Fortaleza), entre outros. As apresentações acontecem em diversos locais de Sobral .
O 12º Festival Internacional de Dança de Fortaleza vem logo em seguida, de 26 de junho a 1º de julho, no Teatro José de Alencar e Centro Dragão do Mar, com as principais bailarinos e companhias do Fendafor 2012: Javier Torres (primeiro bailarino do Northern Ballet (Inglaterra) e Ballet Nacional de Cuba),  Abdul Latif do Alvin Ailey American Dance (EUA), Laura Valentin e Jose Rodríguez (primeiros bailarinos do Ballet Teatro Nacional de Porto Rico),  Paula Alves da Cia. Brasileira de Danças Clássicas (São Paulo), Companhia de Dança Janne Ruth (Fortaleza),  Bruna Oliveira Lopes da Comissão de Frente da Escola Unidos da Tijuca (Rio de Janeiro),  Luiza Boaventura que é Primeira bailarina do Dance Alive National Ballet (EUA), Grupo Vórtice (Minas Gerais), bailarina Isabela Maylart do John Cranko School (Alemanha), Cia Pavilhão D (São Paulo), dentre muitos outros – serão mais de 70 atrações numa verdadeira maratona da dança!

A programação 2012 prossegue com o 2º Festival Nacional e Internacional de Dança do Cariri, passando pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Iguatu, de 3 a 6 de julho. Logo após, acontecem o 6º Festival Nacional de Dança de Guaramiranga (de 19 a 21 de julho), e a estreia de duas novas cidades no roteiro do Fendafor: o I Festival Nacional de Dança de Quixadá (em outubro) e o I Festival Nacional de Dança da Ibiapaba, em Viçosa do Ceará (novembro).

SERVIÇO
FENDAFOR 2012
12º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE FORTALEZA E ITINERANTE DO CEARÁ
Vejam as cidades que estarão recebendo o maior evento de dança da Terra do Sol
- V Festival Nacional de Dança de SOBRAL- dias 21, 22 e 23/06
- XII Festival Internacional de Dança de FORTALEZA- de 26/06 a 01/07
- II Festival Nacional e Internacional de Dança do CARIRI (CRATO, JUAZEIRO, BARBALHA, IGUATU)- de 03 a 06/07
- VI Festival Nacional de Dança de GUARAMIRANGA- dias 19, 20 e 21/07
- I Festival Nacional de Dança de QUIXADÁ- Outubro de 2012
- I Festival Nacional de Dança da IBIAPABA em VIÇOSA DO CEARÁ- Novembro/2012

Maiores informações: 3482-0510 - BCAD - Bailarinos de Cristo Amor e Doações.








6ª EDIÇÃO DO PASSO DE ARTE COMEÇA QUARTA

Edição Norte/Nordeste indica solistas e conjuntos para o Youth America Grand Prix Brasil, que escolherá os representantes para evento de Nova Iorque

Pelo sexto ano seguido Fortaleza recebe cerca de 1500 bailarinos para a edição regional de uma das mais tradicionais e conceituadas competições de dança do país. É o Passo de Arte Norte e Nordeste, que acontece de 13 a 17 de junho (quarta a domingo) no Centro de Convenções do Ceará. Os concorrentes de nove estados disputam prêmios em dinheiro, troféus, vagas para a 20ª competição internacional Passo de Arte, que acontecerá em julho na cidade de Indaiatuba/SP, e indicações de solistas e conjuntos para o Youth America Grand Prix Brasil 2012 (YAGP Brasil), que acontecerá em setembro na cidade de Santos/SP. Deste, sairão os representantes brasileiros para o YAGP de Nova Iorque, que em 2013 reunirá bailarinos de vários países.

Com criteriosa premiação e seleção para competições internacionais, o Passo de Arte é uma referência de qualidade da dança desenvolvida no país. Realizado pelo Instituto Passo de Arte, de São Paulo, revela talentos de diversas regiões do país e alcança também Paraguai e Uruguai. É um organismo vivo, uma rede de competições e eventos credenciados que atuam ao longo do ano, conectando bailarinos, estudantes, profissionais e escolas de dança.

Além da etapa nacional, o Passo de Arte realiza etapas regionais no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e a etapa Norte e Nordeste, que acontece anualmente em Fortaleza. As regionais classificam os participantes por categorias específicas, onde os trabalhos são agrupados por modalidades e avaliados por uma comissão julgadora qualificada.
Num país com dimensões continentais como o Brasil, as etapas regionais descentralizam, aproximam e intensificam o sotaque da dança desenvolvida em diferentes regiões. Torna-se um ponto de encontro para estudantes e professores, onde podem trocar ideias, compartilhar dúvidas, experiências e receber as mais atualizadas informações em uma variedade de questões sobre a dança.

A participação no projeto, além de uma experiência de vida, é uma chance que o bailarino tem de ver o trabalho de outros bailarinos de outros estados e ser visto por alguns dos profissionais mais conceituados do país. Isto não só proporciona maior preparo a professores e bailarinos, como acrescenta autodisciplina e instala um senso de propósito, uma visão de que é possível um futuro na dança.

SERVIÇO
VI PASSO DE ARTE NORTE E NORDESTE – De 13 a 17 de junho de 2012, a partir de 17h no Centro de Convenções do Ceará – Auditório Principal (Av. Washington Soares, 1141, Edson Queiroz. Entrada pela Lateral na Rua Des. Manuel Andrade – Bloco D). Os Ingressos estarão a venda na bilheteria do Auditório a partir das 13h do dia 13 de junho. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Informações: (11)4979.5709 e www.passodearte.com.br.










Cia de Dança Janne Ruth chega a Goiás para apresentar "Califon"


Turnê nacional de "Universo Feminino" apresenta na mesma turnê o espetáculo "As Muitas Candelárias do Brasil", com o Grupo BCAD

Bailarinos do Ceará se apresentaram nesta quarta em Goiás. A cidade de Cachoeira Dourada receberá o grupo cearense BCAD (Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações) em uma turnê apoiada pelo grupo Endesa Brasil. O espetáculo marca os 17 anos da companhia, que atende a crianças e jovens de diversas comunidades de Fortaleza com aulas de dança e escolinhas de esportes. A apresentação será no Ginásio de Esportes Luiz Inácio Paes Leme, às 20h, e a entrada é gratuita. O grupo Endesa Brasil apoia o BCAD desde 2009, por meio da Endesa Fortaleza, termelétrica localizada no Ceará.

A turnê mista da companhia, com os espetáculos ‘Califon, Universo Feminino’ e ‘As Muitas Candelárias do Brasil’, já passou por Fortaleza (Ceará) e Niterói (Rio de Janeiro). O espetáculo ‘Califon’ abrange a sensibilidade feminina e as características próprias da mulher, independente da sua função ou posição na sociedade. Em ‘Às Muitas Candelárias do Brasil’, a história real da chacina da Candelária que marcou o país em 1993 é retratada de forma poética, mostrando a arte como forma de conscientização e transformação.

A Endesa Brasil tem como um dos pilares de sua atuação o desenvolvimento econômico e social da região onde estão localizadas suas empresas. Para melhorar a qualidade de vida das comunidades de áreas próximas às usinas e das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia, a empresa desenvolve projetos que priorizam educação, cultura e lazer.







Dança Clássica com bailarino cubano

A Vila das Artes  está com inscrições abertas para o  curso de Dança Clássica até o dia 12 de junho

O curso faz parte do Programa Aulas Abertas da Escola Pública de Dança da Vila das Artes e será realizado de 18 a 22 de junho de 2012, de segunda a sexta, das 11h45 às 13h30, com o bailarino Roger Amalguer. O curso é gratuito e voltado para bailarinos de nível intermediário e avançado e vai abordar fundamentos e exercícios da dança clássica com ênfase na musicalidade, nos giros, saltos e no trabalho direcionado às baterias. Interessados devem preencher uma ficha de inscrição online aqui e apresentar os documentos solicitados em edital, dentro do prazo de inscrição, na secretaria da Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) das 8h às 12h e das 13h às 19h. Mais informações pelo (85) 3105-1402.

Sobre Roger Amalguer
É bailarino, professor pela Escola Nacional de Balé de Cuba. Como bailarino solista participou de diversas montagens em vários países, dançando desde o repertório clássico até obras de Maurice Béjart, Antonio Gades e Fernando Alonso, entre outros. Além da atuação como intérprete, Almaguer  atua, desde 1992, como professor, coreógrafo e remontador em diversas companhias, escolas e centros de dança do Brasil e exterior. Juntamente com outros professores cubanos, integrou o Cuballet  de 2006 a 2009.

Nenhum comentário: