segunda-feira, 4 de junho de 2012

CURSOS, SEMINÁRIOS, OFICINAS, DEBATES

Seminário Cidades e Festivais de Artes partilha experiências de produção artística e produção de público
O Seminário “Cidades e Festivais de Artes: caminhos possíveis da criação à difusão artística” traz relatos de experiência de produção artística e produção de público entre 18 a 21 de junho de 2012, no Salão Nobre do TJA.

O Zona de Transição  - I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará e Conexões Latinas – Mostra LatinoAmericana de Artes realizam conjuntamente o seminário “Cidades e Festivais de Artes” no Theatro José de Alencar – TJA, em Fortaleza, de 18 a 21 de junho de 2012. Com o intuito de abraçar múltiplas experiências de produção artística e produção de público, o seminário é uma troca de saberes entre diretores, programadores e promotores de mais de 15 ações e festivais públicos e privados de artes cênicas, artes visuais, audiovisual e música da Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Cuba, Panamá e Uruguai. Acontece no salão nobre do  TJA, em Fortaleza, das 14h às 17h, e tem acesso gratuito (120 lugares).

Nos quatro dias de compartilhamento de práticas e um diálogo aberto entre instituições realizadoras e profissionais envolvidos na organização de festivais artísticos, serão apresentados festivais de larga trajetória. O foco na produção artística e produção de público é um mote para se refletir sobre os festivais em interlocução com as cidades. Diretores, programadores e produtores de festivais artísticos expõem  durante 30 minutos, cada um, sobre os festivais que realizam. As apresentações serão mediados pelo prof. Dr. Hector Briones, da Universidade Federal do Ceará. Chileno vivendo no Brasil, o prof. Hector Briones é um pesquisador de teatro na América Latina.

Em exposição para estimular o debate sobre o papel dos festivais artísticos, festivais de larga trajetória, como é o caso do Porto Alegre em Cena, a ser apresentado pelo coordenador geral do evento, Luciano Alabarse, e do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, apresentado por Vanildo Franco, ambos realizados em setembro e completando 19 edições em 2012. A interlocução dos festivais artísticos com as cidades onde se realizam será pautada por experiências como a do Festival Internacional de Teatro de Havana, Cuba, trazida por Julio César Ramirez, da Red de Promotores Culturais de Latinoamérica e Caribe, ao lado de cases como o do Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, festival no interior do Ceará que impulsiona a pequena cidade de Arneiroz e será apresentado pelo ator e diretor Robson Cavalcante. Fontes de financiamento, relações com públicos, formação artística, formação do espectador, uso e ocupação das cidades são temas que permeiam transversalmente as conversas abertas ao  público.

No primeiro dia (segunda-feira, 18) serão compartilhadas as práticas dos festivais   Ibero Americano de Teatro de Bogotá e de Teatro de Manizales, experiências da Colômbia trazidas por Octavio Arbelaez, que apresentará também a Paltaforma CirculArt, o Festival de Teatro de Fortaleza e o Porto Alegre Em Cena. Na abertura dos trabalhos, breve exposição sobre os realizadores do seminário, o festival Zona de Transição e mostra Conexões Latinas.

Na terça, dia 19, o veterano Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga ao lado das experiências da Costa Rica, que faz um festival das artes; da Bahia, o Festival Internacional de Artes Cênicas sediado em Salvador; e o Festival Internacional de Teatro de Havana, Cuba.

Na quarta-feira, dia 20, o criador do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília, Guilherme Reis, ao lado de Roberto Enrique King apresentando o  Festival Internacional de Artes Cênicas do Panamá, Ivan Solarich, mostrando o Festival de Artes Cênicas do Uruguai, o Fidae (Uruguai), e Festival dos Inhamuns.

A produção de videodança entra em pauta com Silvina Sperling, da mostra argentina VideoDanzaBa na quinta, dia 21, quando Marcelo Allasino apresenta o Festival de Teatro de Rafaela, cidade argentina, e Davi Linhares mostra as duas experiências do Ceará no incentivo à produção artística e produção de público para a dança, a Bienal Internacional de Dança do Ceará e a Bienal de Par em Par. Na mesma tarde, Celso Curi apresenta os festivais de Curitiba, de larga tradição, e o recém-criado Cena Brasil Internacional, cuja primeira edição acontece agora em junho no Rio de Janeiro, São Paulo e Lorena.

Além da possibilidade de debate, o seminário se coloca como um espaço aberto ao diálogo com artistas e demais profissionais de todas as linguagens artísticas, que podem levar seus portfólios em formato digital e disponibilizá-los para pessoas que programam mais de 15 festivas no Brasil e mais seis países da América Latina. E reforça o caráter de escola do Zona de Transição, que está em sua primeira edição de festival e terceira de encontro internacional de artes cênicas do TJA.

O seminário “Cidades e Festivais de Artes” se coloca como um campo fértil para acolher e lançar perguntas  sobre nossas práticas artísticas e, desde sua concepção e realização como ação conjunta do Zona de Transição e Conexões Latina, aponta para uma ação em rede, colaborativa, com intercâmbio intensivo e continuado para a produção artística e produção de público.

Serviço:
SEMINÁRIO Cidades e festivais de artes: caminhos possíveis da criação à difusão
Relatos de experiências de produção artística e produção de público
Theatro José de Alencar – TJA: salão nobre (altos do foyer)
Segunda a quinta, 18 a 21 de junho de 2012, 14 às 17h
Acesso gratuito - por ordem de chegada - 120 lugares
Não é necessário fazer inscrição

Segunda-feira, dia 18
Abertura: Izabel Gurgel (Zona de Transição – TJA) e Paulo Paulo Victor Gomes Feitosa (Conexões Latinas - Quitanda das Artes)
Porto Alegre em Cena, Brasil: Luciano Alabarse
Ventana Internacional de Las Artes/Festival Ibero Americano de Teatro de Bogotá, Red CirculArt, Festival Internacional de Teatro de Manizalles, Colômbia: Octavio Arbelaez
Festival de Teatro de Fortaleza: Natasha Faria

Terça-feira, dia 19
Festival Internacional de Teatro de La Habana, Cuba: Julio César Ramirez
Festival Internacional das Artes, Costa Rica: Anselmo Navarro
Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Ceará, Brasil: Vanildo Franco
Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia - Fiac, Brasil: Ricardo Libório

Quarta-feira, dia 20
Cena Contemporânea –Festival Internacional de Brasília, Brasil: Guilherme Reis
Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua, Ceará, Brasil: Robson Cavalcante
Festival Internacional de Artes Cênicas do Panamá: Roberto Enrique King
Festival Internacional de Artes Cênicas – Fidae, Uruguai: Ivan Solarich


Quinta-feira, dia 21
Festival VideoDanzaBa, Argentina: Silvina Sperling
Festival de Teatro de Rafaela, Argentina: Marcelo Allasuni
Bienal Internacional da Dança do Ceará e Bienal de Par em Par, Ceará, Brasil: David Linhares
Festival de Teatro de Curitiba e Cena Brasil Internacional, Brasil: Celso Curi






Em debate, a Copa e as violações aos Direitos Humanos 

Em comemoração aos 20 anos de sua fundação, o Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária da Universidade Federal do Ceará realiza sexta-feira (15)

Às 19h, o debate “A Copa que ninguém vê: os megaeventos e as violações de Direitos Humanos”. Será no auditório da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n - Centro).

O evento terá a participação da urbanista e professora da Universidade de São Paulo Raquel Rolnik, também relatora especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos de direito a moradia. Também integram a mesa do debate Cassia Laurindo, do Laboratório de Estudos Políticas Públicas da UFC; Marília Passos, advogada do Escritório de Assessoria Jurídica Popular Frei Tito; e Thiago Roniere, membro da Associação dos Geógrafos Brasileiros. A entrada é gratuita.







Prefeitura de Fortaleza oferece capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho    

Os cursos terão duração de seis meses, com turmas diurnas e noturnas, distribuídas em todas as Regionais, de acordo com a demanda  

Jovens de 18 a 29 anos do ensino fundamental ou médio, em situação de desemprego, com renda familiar de até um salário mínimo,  terão oportunidade de se capacitar para o mercado do trabalho, por meio do programa PROJOVEM TRABALHADOR.  As inscrições acontecerão entre os dias 04 e 15 de junho, nos núcleos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, localizados nas Secretarias Executivas Regionais – SER´s.

O PROJOVEM TRABALHADOR é um programa do governo federal, executado pelos governos estaduais e municipais, com o objetivo de preparar o jovem numa área profissionalizante e incentivar a sua entrada no mercado de trabalho. Em Fortaleza, a meta da Prefeitura Municipal é atender 2.500 jovens.  Os cursos profissionalizantes têm carga horária de 350h/a, sendo 100h/a de noções básicas gerais sobre o mundo do trabalho e 250h/a para a qualificação profissional específica, no qual o jovem, em Fortaleza, pode escolher entre as seguintes áreas: Alimentação, Telemática, Turismo e Hospitalidade, Beleza e Estética, Arte e Cultura, Administração, Vestuário e Comunicação e Marketing Social.

Cada jovem receberá uma bolsa mensal de R$ 100,00, caso tenha 75% de frequência no curso, além de material didático, lanche, transporte (caso necessário), seguro de vida, farda e kit estudantil (caderno, lápis, borracha, mochila, estojo e caneta). Ao final, o Programa garante inserção de, no mínimo, 30% dos participantes no mercado de trabalho. Para outras informações,  a SDE disponibiliza o telefone 0800 275 1441.

::Serviço
Inscrições para o  PROJOVEM TRABALHADOR
Local: Núcleo da SDE nas seis Secretarias Executivas Regionais
Horário: 8h30 às 17h
Informações:
Regional I – Rua Jerônimo, 20, Otávio Bonfim – Tel.: 3433.6851;
Regional II – Rua Prof. Juraci de Oliveira, 01, Edson Queiroz – Tel.: 3241.4770;
Regional III – Av. Jovita Feitosa, 1264, Parquelândia – Tel.: 3223.4700;
Regional IV – Av. Dedé Brasil, 3770, Serrinha – Tel.: 3433.2884;
Regional V – Rua Augusto dos Anjos, 2466, Siqueira – Tel.: 3433.2846;
Regional VI – Rua PE. Pedro de Alencar, 1385, Messejana – Tel.: 3488.3171.











Programa Residência Agrária debate Educação do Campo 

Participarão da mesa de debate a Profª Eliane Dayse Pontes Furtado, da Faculdade de Educação da UFC

O terceiro encontro do II Ciclo de Debates do Programa Residência Agrária da Universidade Federal do Ceará será realizado quarta-feira (6), das 14h às 16h, no auditório do Curso de Zootecnia (Bloco 850, Campus do Pici). "Educação do Campo e os Paradigmas do Desenvolvimento" é o tema do encontro.

Com a secretária da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará, Cícera Vieira da Costa, e a educadora Maria Aurigele Alves, do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural.

Já o quarto e último encontro, agendado para o dia 4 de julho, terá como tema “Políticas Públicas e Educação do Campo: explorando novas abordagens no mundo rural”. Nos dois primeiros encontros, realizados nos dias 18 de abril e 9 de maio, foram abordados os marcos históricos e os desafio da educação do campo.

Os participantes que obtiverem 75% de frequência nos eventos receberão certificado ao término do ciclo. Não é necessário fazer inscrição. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail residencia.agraria@ufc.br ou ainda na sede do programa, no bloco 850, no Campus do Pici.









Cursos gratuitos para pessoas com deficiência visual

Com 20 horas/aula, entre 18 de junho e 19 de julho deste ano, oferecendo ao total 40 vagas

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, da Universidade Federal do Ceará, está com inscrições abertas, até 14 de junho, para dois novos cursos gratuitos destinados a pessoas com deficiência visual: “Acesso a redes sociais por pessoas com deficiência visual” e “Nova ortografia da língua portuguesa”, cada  um com 20 vagas.

“Acesso a redes sociais por pessoas com deficiência visual” abordará o domínio de técnicas referentes ao uso de ferramentas como o Messenger e o Facebook. O curso é realizado com sistema operacional Windows e busca estimular a inclusão digital das pessoas com deficiência visual residentes em Fortaleza, provenientes do meio acadêmico ou não. Os alunos poderão utilizar os computadores do Laboratório de Informática Educativa do Projeto Acessibilidade (Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui) mesmo em horários extra-classe. Já o curso “Nova ortografia da língua portuguesa” envolve conhecimentos sobre o Acordo Ortográfico, em vigência na Comunidade de Países de Língua Portuguesa desde 2009.

As inscrições são feitas de 8h às 12h e de 14h as 18 h, na sede do Projeto Acessibilidade e Inclusão, na Secretaria de Acessibilidade da UFC (Área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica, ao lado da Biblioteca do Centro de Humanidades). Os interessados devem preencher ficha de inscrição e apresentar cópia do documento de identidade com foto, comprovante de residência e declaração/atestado médico comprovando condições visuais (cegueira ou baixa visão). Outras informações podem ser obtidas através do telefone (85) 33667660.

Nenhum comentário: