segunda-feira, 4 de junho de 2012

ECOLOGIA



Festival internacional de cinema ambiental não se realizará mais em Inhotim por questões éticas

“Não serviremos ao marketing ambiental de ninguém”, diz diretor do EcoVision, festival que traria ao Brasil cerca de 100 filmes e 50 diretores, entre os mais de mil inscritos de 80 países do mundo

        Programado entre os dias 6 a 11 de junho, o EcoVision Festival não ocorrerá mais durante a Semana do Meio Ambiente do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG).

            O festival internacional de cinema de temática socioambiental, que deveria acontecer nas dependências do instituto de arte contemporânea e jardim botânico que fica a 60 km de Belo Horizonte, foi abortado pelos seus organizadores por incompatibilidade ética com o parceiro brasileiro. “Infelizmente, tivemos que cancelar o EcoVision por não aceitar condições impostas por Inhotim que não eram compatíveis eticamente com um evento que representa milhares de diretores engajados com a causa ambiental”, diz Daniele Ottobre, diretor-artístico do festival.

            O EcoVision Festival traria ao Brasil cerca de 100 filmes e 50 diretores entre os mais de mil inscritos representando cerca de 80 países do mundo. “Não serviremos ao marketing ambiental de ninguém”, afirma Ottobre.

            Na condição de presidente da Associação EcoVision, que organiza o festival, Ottobre é o signatário do Protocolo de Intenções firmado em outubro de 2011, ainda vigente e que foi descumprido. Pelo protocolo, o Inhotim se compromete a ser a sede do evento e também de trabalhar em conjunto para montar um pool de patrocinadores que tornaria viável a primeira edição brasileira do festival que nasceu na Itália em 2005. “Estamos avaliando junto aos nossos parceiros europeus todas as consequências do cancelamento depois meses e meses de intenso trabalho e decidindo quais medidas tomar”, explica o diretor do festival.

            Previsto para acontecer às vésperas da conferência Rio + 20, como mais um fórum para o debate em torno da sustentabilidade, o EcoVision foi incluído na programação oficial do Momento Itália-Brasil. As divergências entre o EcoVision e o Inhotim levaram ainda à saída do festival do calendário oficial de eventos culturais previstos para acontecer entre outubro de 2011 e junho de 2012 na perspectiva de aproximação entre os dois países amigos.

Mais informações:
info@ecovisionfestival.com / ecovisionfestival@gmail.com




Fundação Amazonas Sustentável (FAS) apresenta sua programação na Rio+20


Fundação apresentará estudos de caso, além de organizar e participar de diversos eventos paralelos sobre temas nos quais é referência, como REDD e PSA

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS), instituição sem fins lucrativos, não-governamental e sem vínculos político-partidários levará para Rio+20 exemplos práticos de sucesso de iniciativas de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) e Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) que implementa nas Unidades de Conservação (UCs) estaduais do Amazonas. A ONG promove o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades residentes em 15 UCs por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais.

Entre os cases que serão apresentados, no dia 17 às 14h durante o Fórum de Sustentabilidade Empresarial, inovações para se trabalhar com a base da pirâmide, que irá mostrar através da parceria com o Banco Bradesco, como os serviços bancários podem contribuir para melhorar a vida das populações ribeirinhas no Amazonas. Também durante o mesmo evento, no dia 18 de junho, às 9h, a FAS irá apresentar o case sobre eficiência energética e acesso a energia para populações ribeirinhas. Trata-se da parceria com a empresa Schneider Electric para formar eletricistas dentro de comunidades onde atua e proporcionar energia alternativa para as comunidades ribeirinhas. O evento acontecerá no Hotel Windsor Guanabara, na Avenida Presidente Vargas, 392, Centro, Rio de Janeiro.

Também no dia 18, porém à noite, das 19h às 20h30, a FAS apresentará um estudo de caso realizado pelo professor Simon Zadek, conselheiro do Fórum Econômico Mundial, sobre o projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação + Manejo e Conservação Florestal (REDD+) na reserva do Juma. O evento acontecerá no hotel Marriott Copacapana, rede de hotéis parceira da FAS na implementação do projeto.

Além disso, a Fundação Amazonas Sustentável participará e organizará diversas palestras e mesas redondas. Entre elas, a palestra sobre Economia Verde e os Países em Desenvolvimento, no dia 16 de junho, das 14h às 15h30, durante o evento “Fair Ideas”, organizado pelo IIED (Instituto Internacional para o Meio ambiente e Desenvolvimento) na PUC-RJ. Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, participará de duas mesas redondas sobre REDD no Brasil e PSA.

No dia 17, das 14h às 16h e das 17h30 às 19h, respectivamente, a FAS participará de dois eventos paralelos. No primeiro, organizará uma palestra em parceria com o Google no evento de aprendizagem, que também conta com a participação do Imazon, para falar sobre as ferramentas de mapeamento do Google. No segundo, em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), o tema será a Cooperação Sul-Sul, iniciativa que a FAS tem realizado com países, como Moçambique, que visa a troca de experiências e técnicas sobre PSA e REDD. Nesse evento, serão apresentadas as lições aprendidas e iniciativas inovadoras já realizadas. Ambos eventos acontecerão no Riocentro, o evento de aprendizagem “SD Learning” acontecerá na sala T-7, e o evento sobre Cooperação Sul-Sul na sala P3A. Outras palestras sobre Código Florestal, os avanços do programa Bolsa Floresta e as ações da FAS com crianças e jovens também fazem parte da programação.

Sobre a Fundação Amazonas Sustentável (FAS)


A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não- governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook  e Twitter. 

Nenhum comentário: