segunda-feira, 4 de junho de 2012

INTERNET - INFORMÁTICA - GAMES


Internet é a mídia preferida do brasileiro, aponta pesquisa

Estudo do IAB mostra que o brasileiro prefere consumir web à televisão durante tempo livre

Estudo realizado pela ComScore, a pedido do IAB, apresenta dados que comprovam a preferência que o brasileiro tem com a internet em relação a outras mídias. De acordo com os números apresentados, 42% das pessoas passam pelo menos duas horas por dia conectadas por meio do computador ou do celular. Em relação a televisão, o percentual para a mesma quantidade de horas é de 25%. Os resultados foram apresentados no evento ProXXIma 2012, realizado em São Paulo-SP.

“O principal ponto que torna a internet mais atraente é a interatividade. O usuário pode acessar tudo aquilo que deseja, no momento em que quiser e ainda criar e compartilhar seu próprio conteúdo. Diferente da TV, onde o telespectador tem um papel passivo”, afirma Leandro Kenski, CEO da Media Factory, empresa especializada em marketing digital. Durante o mês de fevereiro, foram entrevistados mais de duas mil pessoas, que compuseram uma amostra representativa do público online brasileiro. Público também considera campanhas do ambiente digital mais criativas do que as da TV.

O estudo também propôs aos entrevistados a seguinte pergunta: “se você tivesse 15 minutos livres para usar no dia, qual seria a atividade preferida?” A atividade preferida foi a navegação na internet, escolhida por 33% dos entrevistados. Em segundo lugar ficou a utilização de redes sociais, com 13%. Assistir TV teve 11% das respostas. Ao somar as respostas relacionadas ao uso online, 62% das pessoas gostariam de dedicar esses 15 minutos livres ao consumo de meios digitais.

Outros dados apresentados pelo estudo apontam ainda que a internet é a mídia mais utilizada em todos os lugares, como escola e trabalho, e situações de um dia típico. Nas residências, esse consumo, analisado pelo período de um dia, supera o do jornal pela manhã e o da TV à noite. A pesquisa indica que, de manhã, 14% das pessoas consomem jornal. O percentual para a web, nesse momento do dia, é de 69%. À noite, 78% dos entrevistados disseram que navegam pela internet. E 46% ficam ligados na TV.
“Consumidores estão integrando cada vez mais comportamentos móveis em seu estilo de vida”, diz Leandro Kenski.

Publicidade na web
Os brasileiros são muito receptivos e consideraram a publicidade online criativa e rica em conteúdo. Na comparação com outras mídias, a internet teve melhor desempenho em todos os quesitos, exceto um: a qualidade de ser memorável. Ponto onde a TV ainda é insuperável, com 44% das respostas. A internet ficou com 36%.

"Como o tempo gasto com as mídias digitais vem aumentando rapidamente, é natural que os anunciantes migrem para onde se encontram os seus consumidores e invistam em um conteúdo de melhor qualidade", aponta o CEO da Media Factory.

Na pesquisa do IAB, os anúncios digitais foram considerados os mais criativos e inovadores (49%) do que os veiculados na TV (38%).

Nenhum comentário: