segunda-feira, 4 de junho de 2012

OUT CE


Mostra SESC Luso-Brasileira promove intercâmbio cultural em Portugal

De 15 a 17 de junho, a cidade de Coimbra, em Portugal, recebe a II Mostra SESC Luso-Brasileira de Culturas

O objetivo é promover o intercâmbio, o desenvolvimento e a cooperação cultural entre artistas do Brasil e de Portugal, além de ampliar as ações da Mostra SESC Cariri de Culturas, promovida pelo Serviço Social do Comércio.
A Mostra Luso-Brasileira marca o êxito do convênio entre o SESC e a Universidade de Coimbra que, desde que foi firmado, visa promover o intercâmbio cultural entre os artistas dos dois países.

O presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt estará presente na abertura do evento e fala sobre a importância do intercâmbio cultural. “Certamente, essa parceria é riquíssima, trazendo crescimento e aprendizado para todos os participantes. Ao longo desses três dias de evento, a expectativa é que haja uma grande troca de conhecimento artístico, técnico e científico, ampliando a compreensão da produção nas modalidades de cinema, música, literatura, artes cênicas e artes visuais”, analisa.

Nesta edição, representam o Brasil a banda cearense Dona Zefinha; o escritor Giovani de Oliveira, que lança seu livro “Giovani de Oliveira em Cordel” e a exposição SESC Cordel, do xilogravurista João Pedro. A Mostra é coordenada pelo SESC-CE, em parceria do Departamento Nacional do SESC, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Associação Acadêmica de Coimbra, Teatro Acadêmico Gil Vicente, Galerias Locais, Casa do Brasil e Casa da Escrita.

Programação
Dia 15/6
16h – Recepção Artística com Associação 10pt – Criação Lusófona
Local: Pátio da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC)
16h30 – Abertura solene com a presença de autoridades
              Performance de abertura Grupo Dona Zefinha
Local: Teatro Paulo Quintela – FLUC
18h – Abertura da Exposição SESC Cordel – Acervo SESC e João Pedro
Local: Casa da Escrita– FLUC
18h30 – Lançamento do Livro “Giovani de Oliveira em cordel” do escritor cearense Giovani de Oliveira
Local: Casa da Escrita– FLUC
19h – Beberete
Local: Casa da Escrita– FLUC

Dia 15/6
16h – Workshop “Intercâmbio Brasil/ Portugal – Navegar é Preciso Viver não é Preciso”
Local: Casa das Caldeiras– FLUC
18h – Imagem em Movimento – Diálogo em audiovisual
Local: Casa das Caldeiras– FLUC
21h30 – Espetáculo adulto “A Descoberta das Américas” Leões de Circo
Local: TAGV - FLUC

Dia 17/6
18h – Imagem em Movimentos – Diálogo em audiovisual
Local: Casa das Caldeiras– FLUC
21h30 – Show musical “Diabo a Sete” (Portugal)
Local: TAGV - FLUC
22h30 – Show musical “Zefinha vão à feira” (Brasil)
Local: TAGV – FLUC
SERVIÇO
II Mostra SESC Luso-Brasileira
Local: Universidade de Coimbra - Portugal
Período: de 15 a 17 de junho








Telas brasileiras em Portugal

O pintor paulista Rafael Murió participará como convidado especial “Hors Concours” na mostra internacional “O Brasil em Portugal”

A partir do próximo dia 15, na Galeria Geraldes da Silva, em Porto. Essa exposição tem a curadoria de Geni Settanni, da Waylight Eventos Culturais, e é resultado do Salão Internacional de Artes Plásticas em Portugal, na qual Murió foi premiado.

Com 49 anos de carreira, o artista vem se destacando por ser um dos pintores com maior presença em eventos internacionais. Em maio, suas telas estiveram presentes na “Art Meeting in Barcelona”, na Espanha, e no ano passado, participou de importantes mostras, como a “Artexpo New York”, nos Estados Unidos; a “Unidos na Arte”, em Portugal, a “Uniti Nell´Arte”, na Itália, e a “SOFA Chicago”, nos Estados Unidos.

Suas obras estão presentes em acervos de grandes colecionadores, principalmente europeus, americanos e australianos. No País, podem ser encontrados nos principais leilões do mercado de arte, além de galerias e museus. Detém inúmeros certificados, prêmios e menções honrosas, além de registros em diversos guias de arte. É filiado à Associação Internacional de Artes Plásticas (AIAP UNESCO), à Associação Internacional de Arte (IAA UNESCO), à Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Academia Brasileira de Arte Cultura e História (ABACH), à Associação Paulista de Belas Artes (APBA) e ao Sindicato dos Artistas Plásticos no Estado de São Paulo (SINAPESP).

Serviço
“O Brasil em Portugal”
Vernissage: 15 de junho, às 18 horas
Exposição: de 15 a 28 de junho de 2012
Local: Galeria Geraldes da Silva
            Rua Santo Ildefonso, 225/229
Porto / Portugal













Associação mundial de governos locais realiza pela primeira vez seu Congresso Mundial na América Latina

Prefeitos, vereadores e representantes de diversos órgãos públicos de todo o mundo estarão reunidos no Congresso do ICLEI, em Belo Horizonte, que concluirá documento para a Rio+20

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, receberá, entre os dias 14 e 17 de junho, mais de 1 mil pessoas, entre prefeitos, vereadores e representantes de poderes públicos locais vindos do mundo inteiro para o Congresso Mundial ICLEI 2012, promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, associação global de governos locais comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Com o encontro, a organização pretende esquentar as discussões sobre meio-ambiente e sustentabilidade, adiantando os debates da Rio+20, como instância preparatória dos governos locais para a Conferência da ONU. Com o objetivo de fazer a cidade mineira “abraçar” literalmente o Congresso, serão cinco os espaços que receberão a programação do evento, que conta com palestras, apresentação de casos reais, além da troca de experiências entre os participantes. Mais informações sobre o evento em www.iclei.org/worldcongress2012.

Congresso Mundial ICLEI 2012

Quando: de 14 a 17 de junho.
Onde: Sesc Palladium – Avenida Augusto de Lima, 420 - Centro

Abertura do Congresso na noite do dia 14 de Junho
 

Hotel Othon Palace – Avenida Afonso Pena, 1050 – Centro
O hotel será utilizado para reuniões e oficinas

Prefeitura de Belo Horizonte – Avenida Afonso Pena, 1212 – Centro
Reunirá reuniões e oficinas, como o Simpósio Internacional de Pesquisadores em Questões Urbanas.
 

Automóvel Clube – Espaço Gourmet – Avenida Afonso Pena, 1394 - Centro
Será o local onde a maioria das refeições será servida.

Parque Municipal Américo Renné Gianetti - Cultura e Lazer – Avenida Afonso Pena - Centro
O parque estará disponível como espaço para os participantes interagirem, relaxarem e terem um pouco de ar fresco.

Sobre o ICLEI

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade foi fundado em 1990 como ICLEI - Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) - desenvolve e gerencia diversas campanhas e programas que abordam questões de sustentabilidade e protegem bens comuns globais (como a qualidade do ar, clima e água), fazendo a ligação entre a ação local e as metas e objetivos de acordos internacionais. No papel de agência ambiental e de desenvolvimento sustentável internacional para governos locais, o ICLEI oferece informações e treinamento, organiza conferências com o objetivo de promover o intercâmbio entre cidades e constituir redes, executa pesquisas e projetos-piloto, além de prestar serviços técnicos e consultoria. Entre outras duas frentes de atuação, o ICLEI representa oficialmente governos locais perante as Nações Unidas nas negociações internacionais sobre sustentabilidade. Mais informações em www.iclei.org.br.






Luz na Amazônia será tema de palestra do Fórum de Ciências Bíblicas

Promovido pela SBB, evento acontece nos dias 21 e 22 de junho. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sbb.org.br/forum.


A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realizará, nos dias 21 e 22 de junho, o VIII Fórum de Ciências Bíblicas, cujo tema, nesta edição, é Bíblia e Missões. Contando com oito painéis, o encontro acontecerá no Centro de Eventos de Barueri (SP), onde está localizado o Museu da Bíblia (MuBi).

No primeiro dia do evento, às 16h30, acontece a palestra “Luz na Amazônia: um projeto de missão holística”. Neste painel, será apresentado como é desenvolvido o programa Luz na Amazônia em comunidades ribeirinhas da Amazônia brasileira, caracterizadas por seu isolamento dos grandes centros urbanos e pelo grande contraste social. Com 50 anos de atividades, o programa é realizado a partir de uma perspectiva da missão integral, preocupando-se com o bem-estar físico, social, material, cultural e espiritual do ser humano, desenvolvendo, para isso, programas adequados ao contexto em que vive o ribeirinho.

A apresentação do tema estará a cargo de:

Acyr de Gerone Junior: Secretário regional da SBB em Belém, tem bacharelado em Teologia, MBA em Gestão Empresarial, especialização em Projetos Sociais no Terceiro Setor e mestrado em Educação.

Marizete Lopes Andrade: Coordenadora regional de Ação Social da SBB, é terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Pública e Auditoria em Saúde, mestre em Ciências da Educação e doutoranda em Gestão Social, além de professora assistente do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Pará.

VIII Fórum de Ciências Bíblicas
Tema:            Bíblia e Missões
Data:              21 e 22 de junho de 2012
Horário:         das 14h30 às 21h30
Local:             Centro de Eventos de Barueri / Museu da Bíblia
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672, Vila Porto - Barueri - SP
Inscrição:       R$ 30,00 (grupos com mais de dez pessoas têm 50% de desconto)
Informações: (11) 3474-5827 ou pelo site www.sbb.org.br/forum







CONCURSO PORTUGAL WINE EXPERT COMEÇA DIA 11 DE JUNHO

 A 5ª edição do concurso abrirá a semana de eventos que promoverá a enogastronomia de Portugal com cursos, workshops, palestras e harmonizações

O Portugal Wine Expert, concurso que coloca candidatos sob testes, avaliando os conhecimentos acerca da vitivinicultura lusitana, começa na próxima segunda-feira. O evento reunirá em São Paulo os principais profissionais e especialistas em enogastronomia portuguesa.
O concurso é o primeiro de uma série de eventos organizados pela Wine Academy, com patrocínio da Vinícola Aveleda. Em sua 5ª edição, o concurso irá premiar o vencedor com uma viagem para conhecer as principais regiões produtoras de Portugal.
Responsável pelo evento e diretor da Wine Academy, o sommelier José Carlos Santanita reuniu importantes nomes da enogastronomia portuguesa e outros especialistas da área de vinhos para serem jurados do concurso.
Para o evento já estão confirmadas as presenças do chef Luis Mourão e do sommelier Manuel Moreira, tanto como jurados como palestrantes nos eventos paralelos, além do médico Márcio Bontempo, que também fará o lançamento do livro “A saúde da Água para o Vinho” no dia 26, no Consulado Geral de Portugal.

Confira abaixo a agenda completa:
Abertura do Portugal Wine Expert
Data: 11 de junho de 2012
Hora: 14h30
Local: Consulado Geral de Portugal

Jantar Harmonizado
Jantar focando a gastronomia portuguesa de Norte a Sul com o chef Luis Mourão e sommelier Manuel Moreira
Data: 25 de junho
Hora: 20h
Local: Restaurante Espírito Santo
Inscrições

Workshop de Gastronomia Portuguesa.
Com Luis Mourão
Data: 26 de junho
Hora: 10h
Local: Consulado Geral de Portugal
Inscrições

Palestra “Vinho e Saúde” e Degustação de vinhos Grand Follies da Aveleda e Aguardente Adega Velha
Com Dr. Márcio Bontempo e José Carlos Santanita
Data: 26 de junho
Hora: 14h30
Local: Consulado Geral de Portugal
Inscrições

Degustação de Vinho do Porto
Com José Carlos Santanita
Data: 26 de junho
Hora: 21h
Local: Tasca da Esquina
Inscrições

Final do Portugal Wine Expert

Data: 27 de junho
Hora:  17h
Local: Hotel Unique em São Paulo

Workshop Bacalhau
Com o chef Luis Mourão
Data: 28 de junho
Hora: 10h
Local: Consulado Geral de Portugal
Inscrições

Degustação de vinhos da casta Touriga
Data: 28 de junho
Hora: 14h30
Local: Consulado Geral de Portugal
Inscrições

Prova vertical realizada pela Herdade dos Coelheiros no Brasil
Inclusão dos místicos Chardonnay e Garrafeiras
Data: 29 de junho
Hora: 14h30
Local: Consulado Geral de Portugal
Inscrições

Jantar Harmonizado
Com Manuel Moreira, José Santanita e Luis Mourão
Data: 29 de junho
Hora: 20h
Local: Restaurante Bacalhoeiro
Inscrições

Workshop de Docaria Conventual Portuguesa.
Data: 30 de junho
Hora: 10h
Local: Restaurante Bacalhoeiro
Inscrições

Apoiadores


Há mais de 50 anos no Brasil, a Vinícola Aveleda é uma das principais produtoras de vinhos portuguesas. A empresa apoia o concurso Portugal Wine Expert desde o início, mostrando a sua preocupação com a educação vínica.

Entre os expositores, estão Quinta do Crasto, Tapada dos Coelheiros, Herdade da Comporta Scancio e Valle de Pradinhos, mostrando que a educação na área é o melhor caminho para o crescimento do consumo de vinhos. A Exponor, organizadora da Expovinis - maior feira de vinhos da América Latina - apoia o evento na edição de 2012, assim como a Vini Portugal, Associação interprofissional para a promoção dos vinhos portugueses.

Nenhum comentário: