segunda-feira, 4 de junho de 2012

PELO INTERIOR


Fendafor 2012 chega a Sobral semana que vem, de 21 a 23 de junho

Diversas atrações locais e nacionais estarão se apresentando e ministrando cursos no município cearense, durante o V Festival Nacional de Dança de Sobral


Ballet Lucymeire Aires e Cícero Gomes, primeiro bailarino do Teatro Municipa do Rio de Janeiro: atrações confirmadas em Sobral

A temporada de dança via começar em Sobral: o V Festival Nacional de Dança de Sobral acontecerá semana que vem, nos dias 21, 22 e 23 de junho. O Festival tem o patrocínio dos Correios, com o apoio da Prefeitura, Secretaria de Cultura de Sobral e ECOA e começará sua vasta programação às 17h30, com o cortejo de bailarinos, com saída na Praça da Coluna da Hora.  Às 18h15min acontecerá a primeira parada dos bailarinos, com três performances, que  serão apresentadas em frente ao Teatro São João, em seguida o cortejo sai pela contramão na Rua Av. D. Guarani até o Anfi teatro da Praça Boulevard do Arco. Às 19h30 começam as apresentações no Anfi teatro.
Dentre as atrações que estarão se apresentando, Cícero Gomes, primeiro solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Karem Mesquita (Teatro Municipal/RJ), Gilberto de Assis, do Ballet Fantoni D'Assis (MG), Giovanna Lamblogia, Mariana Rodrigues e Leonardo Prado da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa  (RJ), Wanie Rose da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN). Entre as atrações do Ceará que estarão se apresentando em Sobral, o Fendafor 2012 irá receber Douglas Motta e Isabelle Diocesano da Escola de Dança Prêmio (Fortaleza/CE), Ballet Lucymeire Aires, Grupo Trilhas, Stúdio Aisha Fahd e os bailarinos Alex Magalhães e Larah Nóbrega.
As apresentações acontecem no Teatro do Ecoa, Teatro São João, Atelier de Arte e  Cultura do Colégio Luciano Feijão, Escola Kyara Quintela, e nos espaços de Valeria Sousa, Liduina Marques e Kyara Quintela – confira  aprogramação completa do Fendafor no blog do Festival – www.fendafor.blogspot.com.
Depois da abertura, nos dias 22 e 23, das 9h às 13h30, acontecem os cursos e oficinas com grandes mestres da dança no Ceará e no Brasil
A partir das 15h acontecem os ensaios, a partir das 15h, no Teatro São João para todos os participantes. Os espetáculos começam a ser apresentados às 19h30. Toda programação é gratuita, tanto os cursos, quanto as apresentações.
O Fendafor 2012 tem apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secult – Secretaria de Cultura.












Secult-Arte debate canto lírico no Campus do Cariri


A Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult-Arte) promove sexta-feira (15) debates sobre o canto lírico


Às 9h30min, o Prof. Elvis Matos, Diretor da Secretaria, ministrará a palestra “O Canto dos Castratti do Século XVII”, no auditório do Campus da UFC no Cariri.
Na ocasião, será discutida a voz e o canto dos cantores “castrados”, primeiras grandes estrelas do canto lírico italiano no Século XVII, abordando também o caso do cantor cearense Paulo Abel do Nascimento. À noite, às 18h, será exibido, no Centro Cultural do Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte, o documentário “Paulo Abel Ombra Mai Fu”.


Paulo Abel, em razão de uma baixa produção de testosterona, manteve como “castrato natural” a tessitura da voz infantil em um corpo adulto. No Século XX, foi o único artista a cantar com voz natural (sem utilizar falsete).







                                   

Jeri Eco Cultural 2012


A 5ª edição do evento em Jericoacoara contará com shows do rapper Criolo, Nayra Costa, banda Nigroover, além de outras atrações da música local e cearense e oficinas voltadas para a sustentabilidade

Samba, reggae, rap, afrobeat, bolero e romântico são alguns dos gêneros que poderão ser conferidos durante o show do Rap Criolo no Jeri Eco Cultural 2012, que acontece nos dias 15 e 16 de junho na paradisíaca Praia de Jericoacoara - CE. A 5ª edição do evento conta ainda com apresentações de grupos musicais do cenário local e cearense, numa combinação perfeita entre bons shows e o envolvimento da comunidade local em atividades sustentáveis e ambientais.

O evento é gratuito e acontece num dos destinos turísticos mais cobiçados do país. Realizado desde 2008, o evento reúne anualmente um público médio de 12.000 pessoas em dois dias de eventos, entre turistas e moradores do município.

 “Através das apresentações musicais, do envolvimento de artesãos e músicos locais e das diversas ações ecológicas, estimulamos e conscientizamos a população e visitantes sobre a importância de preservar o meio ambiente”, explica Liége Xavier da Cruz, diretora da Free Lancer Producções.

A realização do  5ª Jeri Eco Cultural e a Coordenação de Produção são da Free Lancer Producções e 77 Eventos, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará. Apoios: Prefeitura Municipal de Jijoca , SEMACE e SEBRAE.
Realização da Associação de Cultura Avoante

PROGRAMAÇÃO 5º JERI ECO CULTURAL
Local: Praia de Jericoacoara
Datas: 15 e 16 de junho
Entrada gratuita

Dia 15/06 - Sexta:
- Oficina - Fábrica de Vassouras Ecológicas (facilitador José Cláudio Frota) - 16h
- Oficina - Forno Solar (facilitador Moacir Júnior) - 17h
- Apresentação de Capoeira com o grupo Tribo Jeri Capoeira - 20h
- Apresentação da Orquestra Sinfônica de Jijoca - 20:30h
- Banda Nigroover (Fortaleza) - 21:30h
- DJ Leo Teruz  (Fortaleza) - 23h

Dia 16/06 - Sábado:
- Oficina - Combate contra as Drogas - 16h
- Oficina - Multi utilidades do lixo (facilitadora Juliana Lacerda) - 17h
- Show com Nayra Costa (Fortaleza) - 21h
- Show com a revelação nacional: Rap Criolo e Banda (São Paulo) - 23h
- DJ Leo Teruz (Fortaleza) - 00:30h

Mais Informações: 85 3261.0665
www.jeriecocultural.com
www.facebook.com/freelancerproduccoes
www.facebook.com/jeriecocultural
www.twitter.com/freelancerprod
www.twitter.com/jeriecocultural









CINEMA CEARÁ

 
III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital divulga filmes selecionados

O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e traz ao Ceará nomes como Hermano Penna, Joel Barcelos, Sérgio Santeiro e Tuna Espinheira, além de um grande painel da nova geração dos realizadores brasileiros, na mostra competitiva de 40 curtas-metragens.

Mais uma vez, o cinema independente brasileiro e grandes nomes do audiovisual nacional vão se encontrar, em um dos mais belos cenários do litoral cearense. O III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e destacará um total de 40 filmes, de até 15 minutos de duração, produzidos com tecnologia digital e selecionados em meio a 322 obras inscritas por realizadores de 19 estados.

O resultado da seleção, realizada após inscrições abertas nos meses de fevereiro, março e abril, consolida a dimensão nacional do festival, que chega à sua terceira edição assistindo a um expressivo crescimento de aproximadamente 50% no número de inscrições. O Ceará é o estado com maior número de filmes selecionados, mas outros 13 estados contarão com representantes no festival. Foram aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação ou experimental, sempre curtas-metragens.
Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o festival tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual brasileira, de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros. “Ficamos muito satisfeitos com o aumento do número de inscrições, de 19 estados, porque o objetivo do festival é justamente mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, os novos realizadores - muitos deles jovens, outros que há pouco tempo têm contato com o fazer cinematográfico”, afirma Francis. “São esses realizadores novos, que não precisam de muitos recursos financeiros e viabilizam suas produções em cinema digital, que estão fazendo o novo cinema brasileiro acontecer, mesmo com dificuldades para angariar visibilidade para suas produções. O festival vem justamente oferecer uma oportunidade de exibição desses filmes”, acrescenta o diretor do festival.
Francis Vale ressalta que nesta terceira edição a relação do festival com a comunidade de Jijoca de Jericoacoara se intensifica ainda mais. “Para nós,o diálogo com a comunidade é tão importante, que optamos por fazer o festival na baixa estação, para levar a Jericoacoara uma maior movimentação
nesse período. E este ano o festival trabalhará com grande destaque o tema da sustentabilidade – tanto a ambiental, quanto a do novo cinema independente brasileiro”, explica, sobre os “motes” do evento para este ano: cinema, independência e sustentabilidade”
Para assegurar, na prática, a democratização da participação no evento, a produção do festival garante as despesas de transporte terrestre entre Fortaleza e Jericoacoara, alimentação e hospedagem para um representante de cada uma das 40 obras selecionadas. “A ideia é favorecer que as pessoas realmente possam conviver em Jericoacoara, participando efetivamente do festival, trocando ideias sobre cinema, se integrando aos debates e se aproximando do público”, reforça Francis Vale.

Premiação
Ao longo do festival, os 40 filmes serão apreciados por um júri composto por cinco pessoas ligadas à área do audiovisual. As premiações em dinheiro, no valor de R$ 5 mil cada, serão destinadas às obras escolhidas pelo júri como as melhores em cada categoria: ficção, documentário, animação e experimental. Também receberá prêmio de R$ 5 mil a melhor produção dos estados Ceará, Piauí e Maranhão, em homenagem à chamada “Rota das Emoções”, que se inicia em Jericoacoara-CE, passa pelo Delta do Parnaíba-PI e se estende até os Lençóis Maranhenses.
O festival também destinará troféus aos vencedores dos quesitos: melhor filme, direção, roteiro, fotografia, trilha original e direção de arte. Além dos troféus para melhor ator e melhor atriz. Edição

2012: homenagem a Joaquim Pedro de Andrade



A edição 2012 do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital demonstra
evolução em relação à estreia do evento, que atraiu repercussão nacional,
em junho de 2010, atraindo elogios de cineastas como os consagrado Silvio
Tendler e Walter Lima Jr. Reconhecimento consolidado em 2011, quando o
festival prestou homenagem a Nelson Pereira dos Santos e discutiu em
seminário o livro “Raízes do Brasil”, de Sérgio Buarque de Hollanda, e o
filme de mesmo nome, dirigido por Nelson.
Este ano o festival presta homenagem a Joaquim Pedro de Andrade, por
ocasião dos 80 anos do diretor de “Macunaíma”,”Garrincha, Alegria do Povo”
e “Os Inconfidentes”. Os três filmes serão exibidos no festival. Esses e
outros trabalhos de Joaquim Pedro de Andrade terão exibição, entre agosto e
outubro, no Cineclube Avenida, em Fortaleza.
Participarão do festival e receberão homenagens Franzé Santos, cineclubista
e produtor; Zita Carvalhosa, produtora do Festival de Brasília, e Orlando
Bonfim, ex-presidente da Associação Brasileira de Documentaristas.
Outros homenageados do festival, in memoriam, serão Darcy Costa, histórico
cineclubista cearense, e o cineasta Linduarte Noronha, diretor do clássico
documentário curta-metragem “Aruanda”, de 1960.
Lançamento do festival: 29/5
O lançamento oficial do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece
em Fortaleza, em coquetel nesta terça-feira, 29/5, às 19h, no Cineclube
Avenida (Avenida Shopping, na Av. Dom Luís, 300, 1º Subsolo). Na ocasião,
será exibido o curta “Couro de Gato”, de Joaquim Pedro de Andrade e serão
divulgados mais detalhes sobre a programação do festival.


Filmes selecionados
01. CHAPADA – Valério Fonseca – RJ – Exp – 5′
02. ASSIS QUE SE FAZ – Carlos Segundo – MG – Doc – 15′
03. BANQUETE EM TRANSE – Thalles Chaves – RN – Exp – 5′
04. ROBERTO,ROBERTA – Adriano Pequeno/Danilo Lima – SP -Fic – 6’48″
05. TEMPUS FUGIT – Lino Meirelles – DF -FIC- 9’52″
06. INACABADO – Márcio Farias – PE – Doc – 15′
07. 8 ESTAÇÕES – Célia Gurgel(coletivo) – CE – Doc. -15′
08. MARCAS D’AGUA – Thaís Oliveira – GO – Fic – 15′
09. PIQUE-SALVA – Antonio Balbino -DF – Fic – 6’40″
10. MEIO A MEIO – Danilo Amorim Rabelo – ES – Anim. – 2’40″
11. GUERRA NO BRASIL – Ionaldo Araújo – PE – Doc. – 15′
12. DOIDO PELO RIO – Márcio Câmara – RJ – Fic. – 15′
13. NICO – Felipe Matzembacher – RS – Fic. – 10′
14. HOMEM-AVE – Bernardo Canto/Rafael Saar – RJ – Exp. – 7′
15. FÁTIMA – Jéferson Tadanori/Sobral H. – CE – Anim. – 5′
16. QUANDO SAIO DE CASA – Robson Lopes – RJ – Exp. – 7′
17. IRMÃS – Gian Orsini – PB – Doc. – 14’55″
18. OS SUSTENTÁVEIS – Lisandro Santos – RS – Anim – 1′
19. HEMPOCRISY – Maria Aline – PE – Doc. – 13′
20. PINHEIRINHO – A HISTÓRIA DE NAJI NAHAS E DONA MARIA – Coletivo Luta
Popular – SP – Doc. – 13’20″
21. COMUNICANDO – Telmo Carvalho – CE – Anim.- 4’49″
22. O MAR DE LIA – Hanna Godoy – PE – Doc. – 12′
23. PARAYZOO – Amaury Tangará – MT – Fic. 15′
24. ALDEIA – Zeca Ferreira – RJ – Fic. – 15′
25. EM TERRA DE CEGO – Bruno Surian – PR – Fic.- 15′
26. RITMOS – Elisa Cabral e Laurita Caldas – PB – Exp.- 5′
27. SUCATA DE PLÁSTICO – Yargo Gurjão – CE – Doc. – 6’37″
28. DESTIMAÇÃO – Ricardo de Podestá – GO – Anim. – 13′
29. SOY LOCO POR TI – Nathália Barreto – RJ – Doc. -14′
30. O RIO MEARIM SECÔ – Rwanyto Oscar – MA – Exp – 3,29″
31. POETA URBANO – Antonio Carrilho – PE – Doc. – 15′
32. PRAINHA DO CANTO VERDE – Maria Évila – CE – Doc. – 11’08″
33. O QUADRO – Humberto Rosa/Thayron – RJ – Fic. – 15′
34. MONTE PEDRAL – Marcley de Aquino – CE – Doc. 15′
35. ERICKSON LUNA – Osman Godoy – Doc. – 13′
36. O CONTADOR DE FILMES – Elinaldo Rodrigues – PB – Doc.- 15′
37. QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA – Camilo Vidal – CE – Fic. – 15′
38. UM DIA QUE CORRE – Arthur Leite – CE – Fic – 15′
39. BRAVO – Bruno Monteiro – CE – Anim. – 2′
40. O REINO DO CHOCOLATE – Rafael Jardim – BA – Anim. – 4’36″










FESTA DO PAU DA BANDEIRA HOMENAGEIA O REI DO BAIÃO

Tradicional festejo acontece nesta terça na cidade de Barbalha, no interior cearense

Nesta terça-feira, 05, a Festa do Pau da Bandeira, na cidade de Barbalha, dedicará esse dia à cultura nordestina, marcando uma homenagem ao centenário de nascimento do famoso sanfoneiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos maiores divulgadores da festa com a música “Festa de Santo Antônio”. O sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Gonzagão, após o show que fará nesta terça-feira, a partir das 22 horas, com repertório lembrando o tio, receberá uma placa em homenagem ao Gonzagão, no Parque da Cidade. À noite promete ser bem no ritmo nordestino.

Logo depois da homenagem, por volta das 23 horas, entra no palco o pernambucano Nando Cordel que tem seu trabalho centrado na cultura musical pernambucana e nordestina, como forrós e xotes. Será um show de primeira linha e ao gosto do público. E para encerrar essa noitada cultural, sobe no mesmo palco Jorge de Altinho (foto abaixo), que “imprimiu sua marca registrada no forró nordestino, ao meter instrumentos de sopro no forró pé-de-serra, com o fole roncando por trás, cheio de magia”. Amanhã, dia 05, será mais uma grande festa para nenhum público botar defeito.

Lembrando que até o dia 13, na Igreja da Matriz, os párocos se revezam para celebração da Trezena de Santo Antônio, com horários alternativos das 06h30 e das 19h, e nas escadarias da matriz acontece à retreta com filarmônica. No local, apresentação das Filarmônicas de São José e da Batuta do Rosário e das Bandas Cabaçais dos Mestres José Barros (da Sitio Mata dos Lima); Assis Ribeiro (Sítio Macaúba); Luiz Valetim (Vila Santo Antônio); Pedro Elias (Santo André); Cícero Ribeiro (Brejim); e Vicente Ribeiro (do Sitio Santana).

A festa do Pau da Bandeira prossegue até o próximo dia 13, encerrando com uma grande procissão do santo pelas ruas da cidade, terminando no largo da matriz.

A Festa do Pau da Bandeira  é uma realização da Prefeitura Municipal de Barbalha e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Chesf, Governo do Estado do Ceará e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e Ministério da Cultura, contemplado pela Lei Rouanet. E apoio cultural da COELCE através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.


SERVIÇO: Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha – De 03 a 13 de junho na cidade de Barbalha (Região do Cariri – Ceará). Mais informações: (88) 3532 5144 / (88) 3532 1708.

Nenhum comentário: