sábado, 7 de abril de 2012

REVISTAS

CANTO DA IRACEMA celebra 13 ANOS com FESTA

 Comemoração do aniversário da revista cultural Canto da Iracema reúne artista em evento multicultural no anfiteatro do Centro Dragão do Mar

A revista cultural Canto da Iracema completa 13 anos. Para comemorar estes anos de atuação, acontece no dia 26 de abril, a partir das 19h, no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, uma verdadeira reunião das artes cearenses. No evento multicultural, performances teatrais – Carri Costa-, intervenções de artes plásticas  - Zé Tarcisio, Audifax Rios, Ronaldo Cavalcante , Caetano Barros, Maira Ortins, Barrinha, Gerson Ypirajá.; e shows de grandes nomes da música cearense - Isaac Cândido,  Ricardo Black,  Kátia Freitas, David Duarte, Eugenio Leandro, Projeto Timbral e outros) e exposição do acervo de edições anteriores da revista.
Realizado pelo Instituto Sociocultural Canto da Iracema, o evento também objetiva a preservação e difusão cultural e homenageia o produtor cultural, jornalista e ex-secretário de Cultura de Fortaleza, Cláudio Pereira, falecido em 2010.Ação social A entrada é um 1 kg de alimento, que será doado à Associação dos Moradores do Poço da Draga – AMPODRA, o público presente receberá o CD comemorativo – CANTO DA IRACEMA 13 ANOS – contendo canções de artistas cearenses. Durante o evento será instalado um painel | tela medindo 4x1,5m em que artistas plásticos convidados desenvolverão uma arte exclusiva durante o evento, a obra será disponibilizada para ser leilão através da internet, a qual terá sua renda revertida,  – 50% para a AMPODRA e 50% para o INSTITUTO CANTO DA IRACEMA.

 A revista
 A revista cultural CANTO DA IRACEMA  teve sua primeira edição em abril de 1999. O informativo circulava na Praia de Iracema, o qual ganhou respaldo junto aos moradores, frequentadores, intelectuais, artistas e formadores de opinião. Após reformulações em 2007, com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil | BNB e Prefeitura Municipal de Fortaleza, a publicação retornou com a missão  de informar a respeito da cultura cearense, buscando contribuir para a formação da nova geração de leitores. Em formato revista, aumentou sua tiragem, que, além de permanecer entre seu fiel público, vem conquistando novos leitores dos mais variados segmentos da sociedade fortalezense, além daqueles que visitam nossa cidade.
Em 2010 o CANTO DA IRACEMA foi contemplado no prêmio Edgar de Alencar, categoria Revista, no Edital de Literatura da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). A revista figura no Anuário Literário do Ceará 2010–2011, editado pela da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Colaboradores
Audifax Rios, Oswald Barroso, Nilze Costa e Silva, Hélio Rôla, Airton Monte, Alano Freitas, José Tarcísio, Fátima Bandeira, Calé Alencar, Eugênio Leandro, Fátima Moura Fé, Mano Alencar, Joaquim Cartaxo, Professor Pinheiro, Kazane e outros iracemitas.
 
Sobre o Instituto Sociocultural Canto da Iracema 
Fundado em dezembro de 2009, o Instituto Sociocultural Canto da Iracema é uma organização não-governamental, tedo como presidente, o publicitário e produtor cultural, Zeno Falcão. Entre seus projetos desenvolvidos, estão, o Ponto de Cultura Canto do Cedro, que desenvolverá ainda no primeiro semestre deste ano, atividades de formação artística e de comunicação destinadas aos jovens filhos de  agricultores da cidade de Cedro, localizada na região Centro-Sul do Ceará e o projeto MOVA-SE, em parceria com o selo Panela Disco.
Serviço
Canto da Iracema - 13 anos
Música, teatro, artes plásticas e exposição de acervo
Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Dia 26 de abril
A partir das 19h
Entrada: 1kg de alimento
Informações: (085) 9993 7430 – 9978 9559





Contologia & Poemantologia: contagem regressiva para o lançamento da revista Arraia PajeurBR
Nova edição da revista de arte com formato inusitado criada pelo escritor cearense Carlos Emílio Corrêa Lima terá dois livros encartados
Já estão quase prontas as antologias de poemas e de contos que virão encartadas na revista Arraia PajeurBR, uma publicação com formato diferente, editada pelo poeta e escritor Carlos Emílio Correia Lima, que festeja os melhores artistas da literatura de nosso estado e, principalmente, joga luzes para os talentos da nova geração. As duas antologias seguirão o formato diferente que conagrou a revista desde que foi lançada, quando era editada pela Prefeitura de Fortaleza em anos anteriores, ainda durante a existência da Funcet (Fundação de Cultura, Esporte e Turismo, hoje SecultFor - Secretaria de Cultura de Fortaleza): serão triangulares como uma "arraia voadora". As capas já foram divulgadas pelo site de literatura Cronópios e agora estão aqui no DIVIRTA-CE para o nosso deleite. As duas revistas trazem cerca de 100 autores publicados no Cronópios a partir de 2009, sob o selo “Novíssimos autores”, e deverão ser lançadas em breve na capital cearense.
A principal virtude da Arraia PajeurBR está na diversidade de estilos dos autores selecionados - Carlos Emílio Corrêa Lima, um dos maiores escritores do Ceará e do Brasil, "garimpa" talentos desde o tempo em que criou a "Roda de Poesias" no Centro Dragão do Mar. Escritor, poeta, editor, ensaísta, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, ele também se intitula " antidesigner". Fez mestrado em literatura espanhola na Universidade de Yale e foi editor de inúmeras publicações literárias tais como a revista o Saco Cultural, Cadernos Rioarte e o jornal Letras & Artes (prêmio da APCA para melhor divulgação cultural do país em 1990). Correspondente da revista espanhola El Passeante no Rio de Janeiro, Emílio publicou os romances "A Cachoeira das Eras", "A Coluna da Clara Sarabanda", "Além Jericoacoara", "O observador do Litoral" e "Pedaços da História Mais Longe", "Maria do Monte", "O romance inédito de Jorge Amado" (com versão eletrônica no site Cronópios, em sua coluna Constelação de Saliva), os livros de contos "Ofos" e "O romance que explodiu", o livro ensaístico "Virgilio Várzea: os olhos de paisagem do cineasta do Parnaso", e ainda os inéditos "Culinária Venusiana" (poesia), "Delta do rio suspenso" (ensaios), "A outra forma da Ilha" (contos fantásticos), "Teatro submerso" ("dramaturgia para o fundo do mar", segundo carlos Emílio), "Solário" (contos infantis).
A literatura de Carlos Emílio está muito além do convencional - em todas as obras do escritor, a cada frase escrita, percebemos vários significados. O lançamento da revista Arraia PajeurBR será em Fortaleza, mas também deverão acontecer lançamentos em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades. Os livros estão sendo impressos junto com a revista Arraia PajéurBR e o Caderno de Pinturas do jovem pintor fotógrafo Juan Zapotec, peruano de Cuzco, que cedeu imagens para ilustrar as antologias.




“Entrevista” completa 20 anos lançando duas edições

Ao completar duas décadas de existência, a revista “Entrevista”, tradicional publicação do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, promove o lançamento de mais duas edições, nessa terça-feira (24), a partir das 19h, nos jardins da Reitoria da UFC. A edição nº 26 traz como entrevistados os jornalistas Nilson Lage e Lúcio Brasileiro, o ator Silvero Pereira, o deputado estadual Heitor Férrer e o artesão Espedito Seleiro.

A de nº 27 conta as histórias do coordenador técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, de Isaías Duarte, empresário do forró cearense reconhecido como “Isaías CDs”, do montanhista Rosier Alexandre, de Olga Maia, presidente da Associação Peter Pan, e do ex-governador Lúcio Alcântara.

As publicações foram produzidas, ao longo de 2011, por duas turmas de alunos da disciplina “Laboratório de Jornalismo Impresso”, ministrada pelo Prof. Ronaldo Salgado, idealizador da “Entrevista”. O princípio da entrevista como um diálogo possível e de um jornalismo humanizado norteia a execução do projeto.

Cada edição reúne cinco entrevistas. Em 20 anos, já foram publicadas mais de 100 delas. Personalidades como o cineasta Karim Aïnouz, o ex-governador Ciro Gomes, o comediante Paulo Diógenes, o cantor Ney Matogrosso e o jornalista Caco Barcellos já passaram pela publicação. Com apoio da Prefeitura de Fortaleza, cada edição tem tiragem de mil exemplares.




Ensaio sensual com o ator Henri Castelli na revista Tpm de abril
DEIXEM QUE DIGAM, QUE PENSEM, QUE FALEM
O ator Henri Castelli é galã há quase 15 anos e desde então lida com os ti-ti--tis que inventam sobre ele. Mas não está nem aí. O último? Que pode estar se separando. Enquanto falam, ele mostra que tudo continua bem – e como.
Dias antes do ensaio para a revista Tpm, e nos dias que se seguiram a ele, a imprensa especializada em celebridades insistiu em dizer que Henri estava terminando o namoro com a atriz Fernanda Vasconcellos, sua namorada há três anos e meio. Ele garante que não, e explica que durante um período recente a diferença de horários de trabalho atrapalhou os dois: “Isso fez com que nos víssemos menos e por estarmos saindo um sem o outro, disseram que estávamos nos separando, acho que é isso”.
Sobre uma das passagens da sua vida. Henri era contratado para dançar com as aniversariantes em festas de debutantes: “Uma vez a menina não me deixou descer pra festa. Fiquei no camarim até a hora da dança, dancei com ela e tchau. Ela não queria que ninguém tirasse foto comigo. É virar muito objeto, né? Não é legal”.
Henri Castelli afirma que ter mulheres bonitas ao seu lado não é sua preocupação: “É sério! Se você perguntar para esses meus amigos, eles vão dizer que se tem cinco mulheres escolho sempre a mais feia. Acho o astral mais importante”.
“Acho legal quando as medidas são proporcionais. Não gosto de mulher muito magra nem musculosa. Gosto de mulher mais natural”.
“O sexo muda, fica diferente... Mas não acho que fique ruim com o tempo. Eu diria que tem fases. Quando você ama a pessoa, na cama é sempre bom. Não precisa ganhar de dez a zero toda vez, né? Um a zero também marca três pontos. Tem épocas que você fica igual ao Barcelona, ganhando de sete a zero todo jogo. E outras em que fica igual ao São Paulo de agora, ganhando de um a zero e de vez em quando só empatando. Tem vezes em que faz um gol de cabeça aos 46 do segundo tempo, aí é bom pra caramba! É sofrido e bom. Mas se tem amor, a cama fica maravilhosa sempre”.
Importante: Essas fotos são de divulgação da revista TPM #119 e devem ser utilizadas com crédito: Daniel Aratangy - Revista TPM até dia 30 de abril de 2012, exclusivamente na coluna ou matéria para a qual este e-mail foi destinado. Não a guarde em seu arquivo para não correr o risco de utilizá-la sem autorização. Banco de Imagens Trip Editora.




Lançamento da revista BAQUE
Baque - Revista Cênica é uma publicação eletrônica e interativa que aborda o fenômeno cênico nas mais diversas manifestações humanas, com foco na realidade do Ceará que será lançada na Vila no dia 12 de abril, às 18h30. A linha editorial é composta pelos artistas Thiago Arrais, Washington Hemes, Felipe Camilo, Rodrigo Oliveira, Mario Filho e Henrique Cardoso.

Nenhum comentário: