sábado, 7 de abril de 2012

PELO INTERIOR

“Área Q” terá exibições gratuitas, ao ar livre, em Quixadá, Senador Pompeu e Quixeramobim

Depois do sucesso da estreia nas salas de cinema de 14 capitais brasileiras, o longa-metragem ÁREA Q - uma coprodução Estados Unidos/Brasil que foi 90% filmado no sertão cearense - será exibido em praça pública em três municípios do interior do estado. É uma forma de mostrar à população o resultado alcançado depois de mais de dois anos do fim das gravações na região. As exibições acontecem na sexta-feira, às 19 horas, em Quixadá; no sábado, às 20 horas, em Quixeramobim; e no domingo, às 19 horas, em Senador Pompeu. No ano de 2009, os dois primeiros abrigaram as locações do longa, que teve como base inspiradora os relatos de avistamentos de Objetos Voadores Não-Identificados (OVNIs), contatos imediatos e abduções na região.

ÁREA Q traz paisagens belas e únicas do sertão cearense, tendo envolvido cerca de 300 pessoas durante sua produção e pós produção, entre atores e equipes técnicas e de apoio, em um intercâmbio que envolveu profissionais brasileiros e norte-americanos. O envolvimento da população local, entusiasmada com a possibilidade de ver nas telas do Brasil inteiro imagens de suas cidades, foi fundamental para o sucesso do filme, que entrou em circuito comercial no dia 13 de abril. Por se tratarem de municípios que ainda não têm cinema, a solução encontrada pela equipe de produção foi montar uma estrutura na praça principal de cada cidade e, assim, possibilitar o acesso gratuito à obra.

O filme traz elementos de ficção-cientifica e espiritualismo para contar a história de Thomas Mathews (interpretado pelo ator norte-americano Isaiah Washington, do seriado Grey's Anatomy e dos filmes Romeu Tem que Morrer e Navio Fantasma), um conceituado repórter cuja carreira entra em declínio depois do desaparecimento de seu filho. Seu chefe e amigo, Dylan, a fim de ajudar, oferece a ele um projeto especial para o qual Thomas terá de viajar para o Brasil a fim de investigar casos de avistamentos de OVNIs e abduções. No local, o jornalista irá encontrar figuras com histórias impressionantes, como João Batista (o ator Murilo Rosa), um sertanejo local que tem muitas explicações sobre o que tem ocorrido naquela região e acima de tudo sobre o seu filho. Inicialmente, Thomas resiste em acreditar no que tem testemunhado. Mas, aos poucos, vai perdendo o ceticismo diante dos eventos inexplicáveis que irá presenciar. O elenco conta com os atores globais Murilo Rosa e Thania Khalil, Ricardo Conti no papel de "Eliosvaldo" e com os atores cearenses Karla Karenina, Haroldo e Hiramisa Serra e Rodger Rogério, entre outros.

ÁREA Q é um conto cativante da redenção de um homem, de crescimento e mudança profunda de suas crenças e leva o público a pensar sobre a humanidade e as escolhas que temos diante de nós como um povo.

Produzido por Reef Pictures e Sophia Filmes, sob a co-produção das empresas Estação Luz Filmes, ATC Entretenimentos e Boa Vontade Filmes, ÁREA Q foi idealizado, dirigido e produzido por Gerson Sanginitto (“Cadáveres 2”, “Beyond the Ring”). Entre seus outros realizadores estão Carina Sanginitto, Isaiah Washington e Ric Halpern, com produção executiva de Halder Gomes, Luis Eduardo Girão, Luciano Duarte, Sidney Girão, Leonardo Mello e Glauber Filho. Os efeitos visuais ficaram a cargo do cineasta e produtor cearense Marcio Ramos.


Serviço:

- Quixadá:
Data: 20 de abril (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Praça da Cultura - Quixadá

- Quixeramobim:
Data: 21 de abril (sábado)
Horário: 20h
Local: Praça da Igreja Matriz – Quixeramobim

- Senador Pompeu:
Data: 22 de abril (sábado)
Horário: a definir
Local: a definir







12 de abril: data do aniversário de Chico Anysio, Dia do Humorista...

...cinzas de Chico chegam a Maranguape e será lançado o IV Festival Nacional de Humor

Pela manhã, chega a Maranguape parte das cinzas do humorista, falecido no dia 23 de março deste ano. À noite, acontece o lançamento do festival, com shows de André Lucas e do cearense Quarteto em Rir, vencedor do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão.

O dia 12 de abril de 2012 vai marcar a história do humor no país, em especial, do Ceará. No primeiro aniversário de nascimento de Chico Anysio após seu falecimento, em 23 de março, parte de suas cinzas chegam a Maranguape, sua cidade natal, conforme desejo do próprio humorista. Por ser a data de nascimento do “Amado Mestre” do humor nacional o dia 12 de abril é o Dia do Humorista no Estado do Ceará (Lei No 13.317 de 02/07/2003) e no Município de Maranguape (Lei No 2.178 de 14/05/2009). A data não poderia ser mais propícia para marcar também o lançamento da quarta edição do Festival Nacional de Humor, que acontecerá de 30 de maio a 02 de junho em Maranguape. Anualmente o Festival concede o troféu Chico Anysio aos vencedores.


Cinzas de Chico Anysio

Pela manhã, às 8h30, um cortejo sai do Teatro Chico Anysio, em Fortaleza, (Av. da Universidade, 2175, Benfica) com destino a Maranguape, cidade natal de Chico Anysio. Um carro do Corpo de Bombeiros transportará as cinzas do humorista, acompanhado pela viúva Malga Di Paula e André Lucas, filho de Chico. Um ônibus com humoristas cearenses acompanhará o cortejo. Em Maranguape, o cortejo dará uma volta pela cidade, especialmente pelo Centro, e seguirá para o Estádio Moraisão (CE-065). De um helicóptero, as cinzas serão jogadas na serra de Maranguape.


Shows de André Lucas e Quarteto em Rir

Humor e riso caminham juntos. Nada mais justo que homenagear Chico Anysio nesta data com uma festa do riso. Às 20h, no Teatro Municipal Dr. Pedro Gomes de Matos, será lançado o IV Festival Nacional de Humor de Maranguape, com shows do humorista André Lucas e do grupo cearense Quarteto em Rir, vencedor da última edição do quadro Quem Chega Lá, do programa Domingão do Faustão.

André Lucas apresenta o espetáculo “A Mesma Coisa Diferente”, dirigido por Chico Anysio e participação em áudio de um time de peso: Antonio Fagundes, Marília Pêra, Flávia Alessandra, Carlos Alberto de Nóbrega e do próprio Chico Anysio. O Quarteto em Rir leva ao palco o espetáculo “BAR ZIL, a comédia”, com Mixirico, Oscabrito, Ruanito e Papudim. É considerado o espetáculo mais elogiado nos últimos 20 anos no Ceará.

O Teatro Municipal Pedro Gomes de Matos localiza-se à Rua Major Agostinho, s/n, em frente à Praça Capistrano de Abreu. Ingresso: 2Kg de alimentos não perecíveis, que deverão ser trocados nos dias 11 e 12, das 8:00h às 14:00h, pela credencial na sede da FITEC (Casa da Cultura Capistrano de Abreu - Rua Major Agostinho, 290, Centro – Maranguape). Capacidade do teatro: 450 lugares.

À tarde, a partir das 14h, haverá uma Sessão do Riso no Teatro da Sociedade Artística Maranguapense (Rua Major Agostinho esquina com Rua Cel. Afro Campos). A entrada é gratuita.

O Festival Nacional de Humor de Maranguape foi criado em 2009 como uma homenagem a Chico Anysio. É ele quem dá nome e forma ao troféu concedido aos vencedores. A realização é da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC e da Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA.

Nenhum comentário: