sábado, 7 de abril de 2012

POLÍTICA CULTURAL

Conexões Ibram chega ao Ceará nos dias 23 e 24 de abril

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) assinaram acordo de cooperação técnica hoje, segunda-feira, 23, durante a abertura do projeto Conexões Ibran, às 9h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Este projeto está percorrendo os estados do país desde março, conectando os museus brasileiros às novas políticas e aos instrumentos de gestão museais.

Serão dois dias de apresentações para que representantes do setor cultural e museológico tenham a oportunidade de discutir sete temas estratégicos para os museus. São eles: Programa I-Museus – construção da rede de informações do setor museal, Estatuto de Museus, Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos, Patrimônio Cultural em Risco (gestão de riscos ao patrimônio museológico), Pontos de Memória, Estratégia de Fomento e Financiamento aos Museus.

O evento é gratuito e aberto ao público, sendo necessário apenas fazer a inscrição prévia, até 20 de abril, pelo e-mail musce@secult.ce.gov.br. Mais informações sobre as inscrições nos telefones (85) 3101-2609 e 3101-2610. Mais sobre o evento em http://conexoesibram.museus.gov.br e conexoesibram@museus.gov.br.


PROGRAMAÇÃO
Conexões Ibram-CE

1º DIA (23 de abril)
8h às 9h- Credenciamento
9h - Mesa oficial de abertura do evento e assinatura do Termo de Cooperação Técnica SECULT-IBRAM.
10h - Apresentação dos temas estruturantes para o setor museal. Tema 1: Programa Imuseus
11h30 – ALMOÇO.
13h – Tema 2: O Plano Nacional Setorial de Museus
14h30 – INTERVALO
15h – Tema 3: Estatuto de Museus

2º DIA (24 de abril)
9h – Tema 4: Pontos de Memória
10h30 - INTERVALO.
11h – Gestão de risco ao patrimônio museológico
12h30m – ALMOÇO
14h – Financiamento e fomento de museus
15h – INTERVALO
15h30 - Legado Cultural para a Copa


Imprima esta página apenas se necessário.
Ibram Sustentável – Preservando nossa memória e nosso futuro.
Esta mensagem pode conter informações confidenciais para o destinatário, tem fins específicos e é protegida por lei. Se você não é o destinatário, deve apagá-la imediatamente. A divulgação, cópia ou distribuição desta mensagem, ou qualquer ação tomada com base em tal sem autorização do Ibram, é estritamente proibida. Agradecemos a compreensão.

Saiba mais sobre os temas que serão apresentados em Fortaleza:

- Programa iMuseus: construção de rede de informações do setor museal
O Programa iMuseus consiste em disponibilizar informações sobre os museus e para os museus. A apresentação terá como enfoque a disseminação de informações de qualidade sobre as instituições museológicas brasileiras, a partir dos estudos registrados na publicação Museus em Números, visando subsidiar a reflexão de gestores, pesquisadores e demais atores do campo museal acerca do panorama apresentado e, ainda, reforçando a importância da disponibilização e troca de informações para formulação de estratégias de ação para o campo museal.
- Estatuto de Museus e novos instrumentos de gestão
Tendo em vista que a lei entrará em vigor para todos os museus em 2014, o IBRAM, em parceria com o estado, pretende auxiliar o setor no processo de adaptação, entendimento dos dispositivos legais e esclarecimentos sobre os instrumentos que propiciarão a correta aplicação do Estatuto de Museus (Lei nº 11.904/2009).
- Plano Nacional Setorial de Museus e a participação do estado
Será uma oportunidade para relembrar o percurso de elaboração do PNSM, os movimentos que contribuíram para sua criação, o caráter participativo do seu processo de construção, da estrutura do PNSM, bem como a importância do papel do estado para a sua implantação.
- Patrimônio Cultural em Risco e a integração de ações públicas
Reúne um conjunto de normas e procedimentos necessários à melhora da capacidade de gestão e de resposta dos museus brasileiros no que se refere à ocorrência de situações que ameacem a preservação e a segurança dos seus acervos. O Plano prevê, além de instruções gerais de como os museus devem se preparar para as situações de risco mais comuns, a criação de uma Força-tarefa no Ibram, que contará com a presença de especialistas do próprio Instituto e convidados, para coordenar as ações de planejamento e salvamento, de um Programa Nacional de Voluntariado, para estimular e mobilizar a sociedade no que se refere especificamente ao salvamento das coleções na ocorrência de catástrofes, e um canal direto com os museus para os momentos de emergência.
- Programa Pontos de Memória
São iniciativas desenvolvidas por diversos grupos sociais, pautadas na gestão participativa e vínculo comunitário. Por meio da articulação com o estado e municípios, pretende-se ampliar o mapeamento de experiências no país, promover a articulação em rede e a realização de oficinas de qualificação. Em 2011, o Prêmio Pontos de Memória – que consiste em reconhecer e premiar iniciativas de práticas museais dedicados à memória social –, identificou cerca de 170 iniciativas de museologia social em todo o Brasil, inclusive no exterior.
- Estratégias de Fomento e Financiamento aos Museus
Serão apresentadas as ações de fomento e financiamento desenvolvidas pelo Ibram que tem por objetivo incentivar e assegurar às instituições museais de todo o país o acesso aos recursos públicos para a promoção e a valorização do patrimônio cultural musealizado no alcance das diretrizes da Política Nacional de Museus, além de assuntos como Incentivos Fiscais no âmbito Federal – Lei Rouanet; Emendas Parlamentares e Editais Públicos de Convênios e Prêmios do Programa Ibram de Fomento aos Museus. Será apresentado também o projeto do Instituto para Criação dos Núcleos de Atendimentos que, em parceria com o estado e municípios, pretende desenvolver ações de assessoramento para a melhoria na qualidade das propostas submetidas aos editais, visando otimizar os resultados alcançados pela região.
- Legado Cultural para o setor museal – megaeventos esportivos
O projeto tem como objetivo pactuar uma agenda de investimento para o setor museal com foco na Copa do Mundo de Futebol de 2014. Trata-se de uma oportunidade de vincular a estratégia de investimento do setor museal ao esforço de investimento do país para a realização dos megaeventos esportivos, reconhecendo o papel estratégico da temática cultural e do potencial dos museus para atuar em prol da diversidade cultural. Será realizada uma oficina que visa estimular a constituição de uma carteira de projetos prioritários do setor museal, sua integração com o setor de turismo e o comprometimento das três esferas da federação na mobilização de recursos para a implantação de projetos prioritários.







Edital Ceará Junino 2012 é lançado com o desafio de preservar a caracterização dos festejos juninos

Com o Lançamento do Edital Ceará Junino 2012, a Secult inova com a abertura do edital durante uma solenidade pública em que estiveram presentes representantes de quadrilheiros, a Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará-Fequajuc e Federação dos Eventos Juninos e Culturais do Ceará-Fejuc. O evento que aconteceu na terça-feira, 27 de março, no Theatro José de Alencar, faz parte de uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará no sentido de dar maior transparência aos Editais e, ao mesmo tempo, torná-los mais próximo das demandas dos proponentes.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Francisco Pinheiro, destacou que esse ano os festejos deverão ter uma preocupação maior em valorizar as tradições juninas cearenses. Para o secretário o processo de "carnavalização" está tomando conta das quadrilhas juninas do nosso estado, provocando uma descaracterização dos festejos. "Conheço vários grupos juninos que desapareceram por não terem condição de custear essa "carnavalização". Nossa intenção será resgatar esses valores e apoiar esses grupos", destaca Pinheiro.

O Edital Ceará Junino 2012 foi lançado pelo secretário Francisco Pinheiro com uma apresentação onde os proponentes foram informados acerca das suas reivindicações, feitas durante o Seminário de Avaliação e Planejamento do Festejo Ceará Junino, - realizado em outubro de 2011, que teve a participação de organizadores de festivais e quadrilhas juninas. "Esta foi uma das formas que encontramos de discutir de forma democrática a aplicação dos recursos do Edital, ouvindo as pessoas que estão envolvidas diretamente com o processo"', justificou o secretário.

O Edital de 2012 recebeu um acrescimo de 7% no valor da premiação, que somará o valor de oito mil reais divididos em primeiro, segundo e terceiro lugar. E, entre as novidades, destaca-se a uniformidade dos festivais. "Vamos garantir uma identidade visual por meio da disponibilização da estrutura de palco, som e luz", destacou o Secretário.

O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Fabrício Vidal, acrescentou que atendendo à reivindicação formulada durante o Seminário, a partir desta edição, a Comissão Julgadora será composta por integrantes que tenham participado do curso de formação promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Nenhum comentário: