domingo, 8 de abril de 2012

CINEMA CEARÁ

Cineclube exibe documentário de Silvio Tendler
“Encontro com Milton Santos” será exibido hoje no cinema do Shopping Avenida
 O documentário do cineasta carioca sobre um dos mais renomados intelectuais brasileiros será exibido esta terça-feira 24/4, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme, que traz a última entrevista com Milton Santos registrada em vídeo, será seguida de debate
Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que dá sequência a suas atividades nesta terça-feira, com a exibição do documentário "Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global visto do lado de cá", de Silvio Tendler. Como é característica do Cineclube Avenida, a exibição será seguida de debate, desta vez sobre a trajetória do geógrafo que se tornou um dos intelectuais brasileiros mais reconhecidos e atuantes.
O diretor Silvio Tendler conheceu o geógrafo Milton Santos em 1995, enquanto dirigia o filme “Josué de Castro - Cidadão do Mundo”. Anos mais tarde, em 4 de janeiro de 2001, realizou uma longa entrevista com o intelectual, tendo como principal tema a então recorrente discussão sobre “globalização” e seus efeitos sobre os países, cidades e cidadãos. 
A entrevista acabaria sendo a última registrada em vídeo com Milton Santos. Em junho do mesmo ano, o professor, nascido em 1926, faleceu, vítima de câncer. O filme, lançado em 2006, seria muito bem recebido pela crítica, conquistando também o prêmio de melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Brasília.
“O filme é mais uma obra de Silvio Tendler exibida no Cineclube Avenida. É muito interessante repensar, mais de 10 anos depois da entrevista, o contexto daquela época, analisado pelo Milton Santos no filme”, comenta o cineasta cearense Francis Vale, coordenador do Cineclube Avenida.
 “O Brasil vinha na reta final do governo Fernando Henrique e viria a passar por uma mudança de rumos, com o governo Lula. Naquele momento, o discurso da globalização e do neoliberalismo era bastante forte em todo o planeta, muitas vezes sendo utilizado para justificar decisões políticas e econômicas das mais polêmicas”, acrescenta Francis. “Além de trazer essas reflexões, o filme é também oportunidade de saber mais sobre a trajetória de Milton Santos, intelectual que faz muita falta aos debates sobre o desenvolvimento e a justiça social, no Brasil e no mundo”, complementa Francis Vale..


Cine Ceará recebe inscrições de 105 longas, sendo 16 da Argentina
ENTRE OS CURTAS-METRAGENS, FORAM 331 INSCRITOS. OS TÍTULOS SELECIONADOS SERÃO DIVULGADOS EM MAIO. A 22ª EDIÇÃO DO FESTIVAL ACONTECE  ENTRE 1 E 8 DE JUNHO
Cento e cinco longas-metragens foram inscritos no Cine Ceará esse ano segundo a Associação Cultural Cine Ceará, que organiza o festival. O destaque ficou por conta do número de filmes brasileiros, que teve uma alta de cerca de 6% em relação ao ano de 2011, reforçando o bom momento da produção audiovisual nacional. O festival, que é ibero-americano – ou seja, contempla países da América Latina e o Caribe, Portugal e Espanha – recebeu inscrições de 15 países. Os estrangeiros representam aproximadamente 37% dos inscritos (39 longas).
“Em termos absolutos, o total de longas inscritos é praticamente o mesmo do ano passado, mas, como tivemos uma semana a menos no prazo para inscrição esse ano, podemos considerar que houve um acréscimo, em termos proporcionais”, comenta o diretor executivo do festival, Wolney Oliveira. Para ele: “a surpresa foi o crescimento de títulos argentinos, país que tem se destacado recentemente no cenário mundial, com obras de grande qualidade. Foram 16 inscritos.”
Entre os curtas-metragens, a competição é nacional. Nesse formato, o Cine Ceará recebeu 331 pedidos de inscrição, cerca de 7% a mais do que os 309 de 2011. Ao todo, serão selecionados oito longas e 12 curtas para a disputa do troféu Mucuripe. Em maio serão divulgados os títulos escolhidos. O Cine Ceará 2012 acontece entre 1 e 8 de junho em Fortaleza. As inscrições se encerraram no último sábado, 31/3.O Cine Ceará.O 22° Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).





Cineclube Avenida exibe documentário sobre o religioso que desafiou a ditadura

"Dom Fragoso", documentário do cineasta cearense Francis Vale sobre um dos mais emblemáticos personagens do período da ditadura militar no Brasil será exibido esta terça-feira 10/4, às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate

Um espaço a mais para o audiovisual cearense, com a proposta de exibição de filmes diferenciados, seguidos de debates. Assim é o Cineclube Avenida, que dá sequência a suas atividades nesta terça-feira, com a exibição do documentário “Dom Fragoso”, do cineasta cearense Francis Vale. Como é característica do Cineclube, a exibição será seguida de debate, desta vez contando com a presença de pessoas que conviveram com o famoso religioso cearense, um dos líderes da resistência à ditadura militar no Ceará.

“O filme, que está sendo promovido no circuito exibidor digital, em outros estados, contando com o apoio do cineasta Silvio Tendler, ganha nova exibição no Cineclube Avenida, chamando atenção para esse novo espaço destinado a acolher quem procura por cinema de qualidade”, afirma Francis Vale, citando que a programação do espaço dá ênfase a produções cearenses e nacionais que se destaquem pela qualidade, pelo caráter autoral e pela representatividade no contexto do cinema independente do grande circuito exibidor comercial.

O documentário sobre Dom Fragoso aborda a história do religioso Antônio Batista de Fragoso, que foi bispo da Diocese de Crateús entre 1964 e 1998 e faleceu em agosto de 2006, aos 85 anos, após uma longa trajetória de dedicação aos mais necessitados, que lhe renderia epítetos como o de “profeta dos pobres”. Reflexo de seu trabalho calcado na Teologia da Libertação, na defesa dos pobres e dos trabalhadores rurais e na resistência à ditadura militar.

O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense.







Aniversário de Fortaleza

O projeto audiovisual da Vila das Artes é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completa no dia 13 de abril 286 anos.

Fortaleza em Sol Maior é vídeo coletivo que canta histórias inspiradas em obras de compositores cearenses. O projeto audiovisual da Vila das Artes é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completa no dia 13 de abril 286 anos. Lançado anualmente desde 2008, os vídeos já apresentaram histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações. Este ano o lançamento está marcado para o dia 30 de abril, às 19h, na Vila das Artes. As históriasforam selecionadas por uma comissão formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot. São sete obras, de 1 a 5 minutos, que apresentam a cidade através das canções dos compositores cearenses: Lauro Maia (por Célia Chaves Gurgel do Amaral) Belchior (por Thiago Pedro), Uirá dos Reis (por Leonardo Mouramateus), Luiz Sérgio (por Marina Marques Morais), Chico Alencar/Rômulo Fabrício/Reginaldo da Rocha - Banda Breculê (por Francisco Ribeiro) Wagner José Silva de Castro (por Antônio Tavares de Sousa Neto) e Leonardo Adriano Freire Júnior (por Gustavo de Paula Mineiro).

Nenhum comentário: