segunda-feira, 4 de maio de 2009

SHOWS


Choro em Concerto resgata história do Choro

Resultado do grande movimento da música instrumental iniciado com o festival Mel, Chorinho & Cachaça, o Choro ganha mais um espaço para divulgação na cidade de Fortaleza, agora com o projeto Choro em Concerto.

O projeto tem como princípio a valorização da história do Choro e a celebração dos 140 anos de existência do gênero no Brasil, a primeira música urbana do País. Para começar as comemorações que culminam em julho de 2010, o grupo 4 x 8 se apresenta no Restaurante Docentes & Decentes, próximo dia 23, a partir das 14h30min.

Apesar de ser uma formação recente, o grupo 4 x 8 é uma experiência musical já maturada a partir do jovem sexteto Murmurando, que fez sua primeira aparição no festival de Viçosa em 2007. A base é constituída pelos instrumentistas do sexteto Igor Ribeiro (pandeiro), Samuel Rocha (violão 7 cordas), Lauro Viana (cavaquinho) e a nova aquisição Rafael Vieira (bandolim).

De acordo com Samuel Rocha, após diversas rodas de choro em comum, o grupo surgiu com a idéia de apenas de reunir um grupo de amigos e fazer valer a tradicional roda de choro, “sem compromisso e apenas para nos divertirmos”, salientou Samuel.

No repertório, dos clássicos aos contemporâneos, estão influências de chorões como Tarcísio Sardinha, Jacob do Bandolim, Pixinguinha e Hamilton de Holanda. Mesmo com uma formação reduzida, o quarteto explora mais o som de cada instrumento e o talento de cada músico, garantindo uma boa pitada de improvisão e técnica. Essa é a primeira chamada para os 140 anos do Choro.

SERVIÇO:

Choro em Concerto

Todo Sábado, a partir das 14h30min com feijoada.





SHOW DE APARECIDA SILVINO:

CANTANDO PARA OS ENAMORADOS

No dia consagrado aos namorados, 12 de junho, Fortaleza terá inúmeras opções para aqueles que querem celebrar este momento à dois. E uma das alternativas, é conferir o show Cantando para os Enamorados, da cantora, compositora, regente e instrumentista cearense Aparecida Silvino, no próximo dia 12 de junho, a partir das 22 horas, no bar Mistura Cenários.

No repertório, o tom é de romantismo com músicas de autoria de Aparecida Silvino e o compositores consagrados da MBP.

O show produzido pela cantora Fhátima Santos, terá como palco o Mistura Cenários, uma casa que chegou derrubando clichês com relação a espaços em que se divertir é bem mais simples, além de incentivar a arte cearense, também é marcada pelo bom gosto do ambiente que nos faz sentir o prazer de estar em casa e peculiarmente podermos comprar todo e qualquer objeto que encontrarmos por lá.




SERVIÇO:

SHOW DE APARECIDA SILVINO: CANTANDO PARA OS ENAMORADOS

Local: Mistura Cenários.

Endereço: Rua Barão de Aracati, 1240 – Aldeota (Ao lado da SJ).

Horário: 22 horas.

Preço: R$ 10,00 por pessoa.

Informações: 085 – 3254 2520 / 8869 8225




Lachrimae homenageia Villa-Lobos

Duo é formado pelo violonista pernambucano Jorge Santos e pela soprano carioca Gisele Diniz

O Duo Lachrimae, formado pelo violonista pernambucano Jorge Santos e pela soprano carioca Gisele Diniz, traz ao público de Fortaleza um espetáculo em homenagem ao cinquentenário de morte de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), ao 70º aniversário do compositor pernambucano Marlos Nobre (1939-), além de três dos maiores autores da música erudita inglesa, que juntos compõem a linha mestra da música de concerto da “ilha”: John Dowland (1563-1626), Henry Purcell (1659-1695) e Benjamin Britten (1913-1976). Intitulado “Homenagens”, o concerto acontecerá no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), na próxima quarta-feira, 27, às 12h e às 18h30, dentro do programa Palco Instrumental. O espetáculo pretende abordar um programa de concerto para uma das formações mais tradicionais da história da música ocidental: violão e voz. “Embora esta formação seja bastante comum atualmente na música popular, em especial a brasileira, trazemos ao público cearense uma outra forma de pensar este formato de duo, que remonta a uma tradição de mais de cinco séculos, passando por diversos períodos da música erudita e popular: do Renascimento ao século XX, com ênfase especial para a música brasileira”, enfatiza o violonista Jorge Santos. Ele e a soprano Gisele Diniz estão concluindo os seus respectivos bacharelados em Música, com o interesse de explorar um repertório de diversos estilos e períodos oriundos das mais diversas tradições da música de concerto – seja em obras escritas originalmente para esta formação, seja em transcrições e arranjos de obras consagradas, além de encomendas de novas obras a jovens compositores brasileiros. Surgido em 2007 na UNIRIO, o Duo Lachrimae obteve recentemente o 1º lugar no XXVII Concurso Latino-Americano Rosa Mística – Duo de Câmara, em Curitiba, e foi premiado no V Concurso Museu Villa-Lobos de Jovens Instrumentistas, no Rio de Janeiro, tendo sido selecionado para participar do projeto “Concertos Didáticos”, organizado por essa instituição.

Nenhum comentário: