terça-feira, 5 de maio de 2009

CIÊNCIA, COMPORTAMENTO, ESOTERISMO


Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação têm novidades em sua quinta edição



§ Orientador com o maior número de projetos finalizados no Prêmio de Empreendedorismo recebe bolsa para estudar na Babson College, eleita a 10ª escola de negócios do mundo, pelo ranking do jornal Financial Times, em 2008



§ Todos os orientadores dos projetos vencedores do Prêmio de Empreendedorismo ganham um curso de espanhol, em uma universidade na cidade de Salamanca



§ Prêmio de Ciência e Inovação tem nova categoria Saúde





São Paulo, 22 de maio de 2009 — Em sua quinta edição, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação trazem novidades. Entre elas estão o reconhecimento aos orientadores dos projetos e a criação de uma categoria com foco em saúde. O portal Universia divulga todos os novos detalhes da premiação.



No Prêmio de Empreendedorismo estão previstos como benefícios aos orientadores uma bolsa na Babson College, nos Estados Unidos; um curso de espanhol, a ser realizado em uma universidade na cidade de Salamanca, além de placas de menção honrosa. Também serão aceitos projetos de empreendedorismo em pré-incubação.



Já no Prêmio de Ciência e Inovação, o diferencial é a criação da categoria Saúde. Na categoria Tecnologia da Informação e Comunicação, já existente, poderão ser inscritos projetos de Educação. Também serão aceitos pesquisas científicas em pré-incubação.



É possível conferir todas as novidades no endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17757. As inscrições seguem até o dia 23 de agosto.



Sobre os Prêmios



Prêmio Santander de Empreendedorismo

O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia.

Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.



Prêmio Santander de Ciência e Inovação

O Prêmio de Ciência e Inovação contempla pesquisadores-doutores que produzirem as melhores pesquisas científicas de caráter inovador, nas categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Saúde. O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil.

Para a definição dos projetos finalistas do Prêmio Ciência e Inovação serão considerados os objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para a sociedade brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental, e eventual parceria firmada com uma organização brasileira para a implementação do projeto.

A avaliação e o julgamento dos projetos serão realizados por uma comissão de pesquisadores vinculados a instituições científicas, sob a coordenação do professor e pesquisador Adolpho Melfi, vice-presidente regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC).



Sobre o Universia

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

Os conteúdos e os serviços atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Os serviços oferecidos são: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.





DIA DAS MÃES

O diretor do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo - IBEDEC - Dr. José Geraldo Tardin alerta sobre os cuidados que o consumidor deve tomar para economizar tempo e dinheiro e não ter dores de cabeça com seus presentes

a) evite compras na última hora. O tumulto e a pressa podem levá-lo a cometer erros;

b) não deixe de pesquisar preços, mas não se esqueça de verificar qualidade;

c) nem sempre o produto mais barato é o melhor;

d) não aceite acréscimo nas compras no cartão de crédito, em que deve ser considerado o mesmo preço as compras à vista;

e) cuidados com as compras à prazo. Muitas lojas trabalham com financeiras e encarecem muito os produtos. Fique de olho nas taxas de juros;

f) exija sempre a nota fiscal. Ela é um documento indispensável;

g) produtos importados só devem ser adquiridos se vierem acompanhados de nota fiscal e manual de instruções em português. Além disso, tenha certeza de que existem manutenção técnica e peças de reposição no mercado brasileiro;

h) testar os produtos eletroeletrônicos antes de comprar é direito seu. Não deixe de fazer o teste para verificar o perfeito funcionamento do aparelho;

i) para evitar futuros aborrecimentos, verifique os produtos detalhadamente. Esteja certo de que não estão arranhados, amassados, descascados, para não ter problemas no ano novo.

Nenhum comentário: