Pré-Carnaval
Muita folia pelas ruas de Fortaleza
Divirta-CE publica a lista de blocos que animarão a cidade nesse fim de semana
Impossível ficar parado. Mesmo quem titubeou em comparecer à festa nos primeiros finais de semana do Pré-carnaval de Rua de Fortaleza, festa popular apoiada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), não consegue mais resistir aos apelos da brincadeira. São tantos blocos provocando tanta animação, que a única alternativa do fortalezense é cair na folia com muito samba e frevo no pé.
E neste final de semana que se aproxima não será diferente: mais de 60 blocos cordões e cortejos garantem a folia em vários pontos da cidade. No dia 30, por exemplo, a festa se veste de tradição com o bloco Periquito da Madame. O embrião do bloco surgiu no ano de 1982, com a "Banda do Periquito da Madame", uma brincadeira entre amigos. Eles se encontravam para combinar onde iriam passar o carnaval e, a cada novo encontro, a festa era garantida. A reunião de foliões foi atraindo cada vez mais pessoas para a Praia de Iracema, te que a banda virou bloco e tornou-se um dos mais tradicionais da cidade.
Já no dia 31, o bloco Bate Palmas pede licença para saudar a folia no Conjunto Palmeiras marcando o ijexá nos tambores. Formado por adolescentes e jovens do Conjunto Palmeiras, o Bate Palmas existe há três anos e agrega cerca de 250 pessoas, entre os batuqueiros, dançarinos e atores de teatro e circo do bairro, todos articulados pelo bloco.
Outro diferencial dos brincantes é que a gestão do bloco é feita de maneira colegiada, através do Fórum de Cultura do Conjunto Palmeiras. É de lá que saem as decisões de para onde o bloco vai levar a sua graça. E neste Pré-carnaval, além das saídas próprias, o Bate Palmas também está animando a folia dos baixinhos no Bloco Baixaria – Os baixinhos do Mincharia.
No dia 1º quem toma conta da festa no Jardim das Oliveiras é o Bloco dos bodes. O bloco é uma homenagem ao Bode Ioiô, animal que diariamente passava pela Praça do Ferreira e se tornou popularíssimo por volta de 1920, chegando a participar de atos políticos em coretos, praças e saraus literários; além de comer a fita inaugural do Cine Moderno e assistir peças no Theatro José de Alencar.
Inicialmente, o grupo se organizou no bairro Jardim das Oliveiras como equipe de futebol, fundada em 1975. Em 1995 passou a ser associação cultural até que, em 2004, a associação batizou o Bode Ioiô como mascote. Foi quando finalmente decidiu assumir sua vertente brincante e se tornou Bloco dos Bodes.
Mas a folia garante muito mais: são mais de 60 blocos a espalhar alegria e brincadeira pelas ruas da cidade (ver programação completa abaixo)! Tem o Cabra Ensopada no Rodolfo Teófilo; A Turma do Mamão no Jacarecanga; o Concentra mas não sai na Praça do Ferreira e muitos outros.
O Pré-carnaval de Fortaleza é a festa da alegria, da espontaneidade e da irreverência. É uma festa que começa logo após o Réveillon Popular, preparando o terreno para o Carnaval e visando a reqüalificação e a reapropriação dos espaços públicos, bem como a resignificação da cidade enquanto lugar de convivência, trocas e cidadania.
Ano a ano, o Pré-carnaval de Rua de Fortaleza vem crescendo. Em 2007, 40 blocos foram às ruas apoiados pela Prefeitura com R$ 200 mil. Em 2008, o investimento foi de R$ 247,5 mil, divididos para 45 blocos. Cada um recebeu R$ 5,5 mil.
Este ano, o investimento total nos blocos de rua selecionados através do Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009 é de R$ 300 mil, distribuídos entre 50 blocos. Cada um está recebendo o valor de R$ 6 mil. Como sempre acontece, os blocos não contemplados pelo Edital também recebem apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 80 blocos são apoiados de maneira direta e indireta para garantir a diversão de todos e para todos e fortalecer a festa popular mais democrática e descentralizada da Cidade.
Serviço
Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009
Dias 30 e 31/01 e 1º/02
Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade
Hora: diversos horários
Término: dia 14 de fevereiro de 2009, às 22h, na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos, com show de Lenine.
>>> Confira a programação no final desta página do Divirta-CE
Novidade no carnaval
A prefeitura deverá anunciar para a imprensa em breve que não será apenas Lenine que fará show no Carnaval de Fortaleza – Jair Rodrigues, Beth Carvalho, Elza Soares e Dominguinhos também estão fechando datas para a folia alencarina.
Madonna retoma turnê
Madonna voltará a viajar com a turnê "Sticky & Sweet", segundo informações do site oficial da cantora. Segundo o site, Madonna, 50, vai se apresentar no meio do ano nas cidades europeias que não estavam na agenda da cantora em 2008. O jornal francês "Le Provence" havia divulgado que a popstar faria um show em julho na cidade de Marselha, sul da França.
Frustração com Alanis
O Siará Hall não chegou a ficar lotado no sábado passado, dia de chuva, com show de Alanis Morissette em Fortaleza. Quem esperava um show pirotécnico no estilo dos grandes astros internacionais, ficou frustrado. Alanis subiu ao palco por volta de 00h (o show estava marcado para às 21h30, mas as portas só abriram às 22h). Ela canta melhor que Madonna, mas a pobreza de sua apresentação estava registrada até na falta de um telão para as pessoas que assistiam na pista conseguissem visualizar melhor seu espetáculo, já que, a “área vip” ocupava quase a metade do local. Poucas pessoas cantavam as músicas de Alanis: as novas ninguém conhecia, e as canções que fizeram sucesso, do disco “Jagged Little Pill”, de 1995, ninguém se lembrava (os novos arranjos também não facilitavam). Com quase 50% de casais, o público começou a sair do local da apresentação e ficar na parte externa do Siará Hall a partir da metade do show.
Agenda DIVIRTA-CE
28/01 Niver D&A - Forró Sexy - Curral do Boi
29/01 Monobloco e Orishas - Mucuripe
30/01 Exaltasamba, Inimigos da HP - Arena
30/01 Disco Time - Santorini
30/01 Marulho Summer Beach - Barraca Marulho
31/01 Natiruts - Biruta
31/01 Paralamas do Sucesso - Parque do Cocó
31/01 Heineken Sunset - Noz Club
31/01 Muído Folia - Forró no Sítio
06/02 Nx Zero - Ar Livre
06/02 Jeito Moleque - CrocoBeach
07/02 Alika - Biruta
07/02 Marcelo D2, Groovytown - Dragão do Mar
07/02 Feijoada Siriguela com Serjão Loroza - Marina Park
14/02 John Lawton - Hey Ho
14/02 Lenine - Aterro
14/03 Zonavibe
21/03 Groundation - Master Beach
09/05 Dezarie - Master Beach
16/05 The Sound
Festas agitam o blog Divirta-CE
2 anos e 200 mil acessos. Saiba como ganhar ingressos de diversos eventos nesta sexta
O blog Divirta-CE, organizado pelo editor de Variedades do Jornal O ESTADO, Felipe Muniz Palhano, está completando dois anos com quase duzentos mil acessos. Enfocando notícias de cinema, teatro, shows, exposições, literatura, saúde, beleza, comportamento e muito mais, o blog da arte, cultura e diversão do Ceará está começando seu período de promoções em 2009, sorteando 5 pares de ingressos para três festas que acontecerão nessa sexta feira.
A Farra no Cabaré Alheio, com produção de Galba e do escritor Ricardo Kelmer acontece amanhão no Buoni Amici´s (Centro Dragão do Mar), a partir das 22h, com DJs Marquinhos e RKBaré. A festa contará com o Concurso “Mata Eu” (Capriche no modelito sensual e ganhe cortesias e R$ 50 em consumo), a “Hora do Apagão” (De repente as luzes se apagem... e tudo pode acontecer) e um telão com o melhor da sensualidade no cinema. Ingressos na hora custarão R$ 12. Informações: 3219.5454
Os amantes dos hits que marcaram as décadas de 70 e 80 vão estar presentes mais uma vez, na boate Santorini, um das mais belas casas noturnas do Ceará. Amanhã, a partir das 22h30, na Santorini, no Porto das Dunas, haverá a festa Disco Time, outro evento que o Divirta-CE está sorteando ingressos. A festa terá como atrações, os VJ´S Sílvio de Paula e Tony Rangel mostrando o melhor da Disco Music. Ingressos: R$ 20 (antecipado) R$ 25 (na hora) Informações: 3261.2061
A Marulho Summer Beach acontecerá na barraca Marulho (Av. Zezé Diogo 3007), na Praia do Futuro, também na sexta-feira. A festa conta com cinco ambientes, nos quais estarão distribuídos tochas, sinucas, telão e muita gente bonita. O som ficará sob o comando da banda Thiago Mancha e a Massa Sonora e o Dj Nayre. Ingressos: à venda no local, R$ 20 (sendo R$ 10 de consumação). Mais informações: 8787.8141.
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O Teatro José de Alencar celebra centenario do início de sua construção, e começa 2009 com programação de produções cearenses com preços populares
Em 2009, o Teatro José de Alencar comemora 100 anos do início de sua construção. Comemorar é reunir as pessoas para marcar festivamente algo comum às suas memórias. Com o nome do famoso romancista cearense, o “teatro da belle époque” é um dos mais bonitos do Brasil. Com estrutura metálica importada da Escócia, e afrescos belíssimos no teto, o prédio é uma verdadeira obra de arte. Possui ainda, biblioteca e galeria de arte. Os jardins laterais foram projetados pelo paisagista Burle Marx. A ultima reforma, conseguiu, com a utilização de vidraças, implantar um sistema de ar condicionado sem tirar a originalidade da obra.
Até o final de janeiro, o Teatro José de Alencar vai estar mergulhado no trabalho de grupos cearenses. Ao todo, a casa recebe cinco espetáculos com produção local que podem ser conferidos em dias e espaços cênicos diferentes.
“Dias de setembro” (foto acima), no Foyer, de quarta a sábado, às 20h, é uma realização do grupo Cabauêba de Teatro e conta com direção de Lucas Sancho, produção de Lucas sancho e Andréa Piol. A peça retrata como é amar nos dias de hoje.
“Em Passant”(ao lado) mostra um homem e uma mulher que se conhecem em um balanço de praça, na madrugada. Com Milena Pitombeira e Jadeilson Feitosa no elenco, o espetáculo tem texto de Rafael Martins e é apresentada às 19 horas, no Porão do Teatro.
Livremente inspirado na obra de Caio Fernando Abreu, "Da Paixão Sobre Borboletas - Uma História Desconstruída" mostra a história de dois jovens amantes separados pelo preconceito e a intolerância. Uma realização e produção da Mirabolante Dupla, com solo de Murillo Ramos e assistência de direção de Gyl Giffony. Às sextas de janeiro, às 20h, na Sala Nadir Papi Sabóia.
"Uma flor de Dama", solo do ator e diretor Silvero Pereira, volta ao palco do TJA nos dias 9, 16 e 30 de janeiro, dentro da Série Fora de Hora. A sessão tem início depois de finalizadas as atividades no palco principal, sendo o horário previsto para 22h30. A partir do texto "Dama da Noite", de Caio Fernando Abreu, amor, vida e morte são representados na peça por um travesti em uma noite de uma cidade qualquer.
"Fragmentos do Corpo" (sexta-feira, dia 23, às 22h30), com direção e roteiro de Karlo Kardoso, da Pã – Companhia de Teatro, é inspirado na obra do sociólogo francês Michel Maffesoli, uma reflexão sobre as paixões humanas.
Inspirado em Guimarães Rosa, “Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão” é o novo espetáculo do Grupo Expressões Humanas, em parceria com o Grupo Teatro Vitrine e com direção de Herê Aquino. Em cena, ação e fantasia, resgatando os rituais humanos. Às terças-feiras de janeiro (dias 13, 20 e 27), às 19 horas, no palco principal.
Aos sábados e domingos, também no palco principal, o público pode conferir o trabalho da Cia. de Pés Grandes, com o espetáculo de sapateado "Disritmia", sempre às 20h. Os ingressos para todas as peças custam R$ 10 (meia R$ 5), exceto o de sapateado (R$ 6 e 3). Mais informações sobre a programação na bilheteria do Teatro: 3101.2583
Em 2009, o Teatro José de Alencar comemora 100 anos do início de sua construção. Comemorar é reunir as pessoas para marcar festivamente algo comum às suas memórias. Com o nome do famoso romancista cearense, o “teatro da belle époque” é um dos mais bonitos do Brasil. Com estrutura metálica importada da Escócia, e afrescos belíssimos no teto, o prédio é uma verdadeira obra de arte. Possui ainda, biblioteca e galeria de arte. Os jardins laterais foram projetados pelo paisagista Burle Marx. A ultima reforma, conseguiu, com a utilização de vidraças, implantar um sistema de ar condicionado sem tirar a originalidade da obra.
Até o final de janeiro, o Teatro José de Alencar vai estar mergulhado no trabalho de grupos cearenses. Ao todo, a casa recebe cinco espetáculos com produção local que podem ser conferidos em dias e espaços cênicos diferentes.
“Dias de setembro” (foto acima), no Foyer, de quarta a sábado, às 20h, é uma realização do grupo Cabauêba de Teatro e conta com direção de Lucas Sancho, produção de Lucas sancho e Andréa Piol. A peça retrata como é amar nos dias de hoje.
“Em Passant”(ao lado) mostra um homem e uma mulher que se conhecem em um balanço de praça, na madrugada. Com Milena Pitombeira e Jadeilson Feitosa no elenco, o espetáculo tem texto de Rafael Martins e é apresentada às 19 horas, no Porão do Teatro.
Livremente inspirado na obra de Caio Fernando Abreu, "Da Paixão Sobre Borboletas - Uma História Desconstruída" mostra a história de dois jovens amantes separados pelo preconceito e a intolerância. Uma realização e produção da Mirabolante Dupla, com solo de Murillo Ramos e assistência de direção de Gyl Giffony. Às sextas de janeiro, às 20h, na Sala Nadir Papi Sabóia.
"Uma flor de Dama", solo do ator e diretor Silvero Pereira, volta ao palco do TJA nos dias 9, 16 e 30 de janeiro, dentro da Série Fora de Hora. A sessão tem início depois de finalizadas as atividades no palco principal, sendo o horário previsto para 22h30. A partir do texto "Dama da Noite", de Caio Fernando Abreu, amor, vida e morte são representados na peça por um travesti em uma noite de uma cidade qualquer.
"Fragmentos do Corpo" (sexta-feira, dia 23, às 22h30), com direção e roteiro de Karlo Kardoso, da Pã – Companhia de Teatro, é inspirado na obra do sociólogo francês Michel Maffesoli, uma reflexão sobre as paixões humanas.
Inspirado em Guimarães Rosa, “Encantrago – Ver de Rosa um Ser Tão” é o novo espetáculo do Grupo Expressões Humanas, em parceria com o Grupo Teatro Vitrine e com direção de Herê Aquino. Em cena, ação e fantasia, resgatando os rituais humanos. Às terças-feiras de janeiro (dias 13, 20 e 27), às 19 horas, no palco principal.
Aos sábados e domingos, também no palco principal, o público pode conferir o trabalho da Cia. de Pés Grandes, com o espetáculo de sapateado "Disritmia", sempre às 20h. Os ingressos para todas as peças custam R$ 10 (meia R$ 5), exceto o de sapateado (R$ 6 e 3). Mais informações sobre a programação na bilheteria do Teatro: 3101.2583
Quinze blocos estão animando vários pontos da cidade
>Cantor Lenine será a grande atração do Carnaval de Fortaleza em 2009
>Cantor Lenine será a grande atração do Carnaval de Fortaleza em 2009
A cidade já está em clima de folia. Em vários bairros da cidade já é possível ouvir as bandas e charangas de sopros, metais e percussão tocando frevos, marchinhas, sambas e ijexás. É o Pré-carnaval de Rua 2009, evento realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), colocando a cidade pra "frever" com os blocos aprovados pelo Edital de Fomento ao Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009.
A festa começou oficialmente no sábado, dia 10, com vários blocos que animam diversos pontos da Cidade. Um deles é a bateria da Escola de Samba Unidos da Cachorra, que este ano completa dez anos de existência levando as tradições carnavalescas para um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza, o Benfica.
Outro a esquentar os tamborins neste fim de semana é o tradicional Bloco o heiro, que foi fundado na Praia de Iracema há 16 anos, mas que somente no passado fez mais três mil foliões acompanharem a agremiação ao som de marchas, frevos de bloco, frevos-canção e sambas.
Ano a ano, o Pré-carnaval de Rua de Fortaleza vem crescendo. Em 2007, 40 blocos foram às ruas apoiados pela Prefeitura com R$ 200 mil. Em 2008, o investimento foi de R$ 247,5 mil, divididos para 45 blocos. Cada um recebeu R$ 5,5 mil. Para 2009, o investimento total nos blocos de rua selecionados através do Edital de Pré-carnaval é de R$ 300 mil, distribuídos entre 50 blocos aprovados. Cada um está recebendo o valor de R$ 6 mil, através de concurso público, para garantir a diversão de todos e para todos.
Como acontece todos os anos, os blocos não contemplados pelo Edital também receberão apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 75 blocos são apoiados de maneira direta e indireta.
Mas a alegria não tem hora para terminar. O fim do Pré-carnaval será marcado por um grande show do pernambucano Lenine no dia 14 de fevereiro, que chega à cidade com gosto de gás para avisar que fim de Pré-carnaval é só o começo da folia momina.
O evento vai acontecer a partir das 22h na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos. Para Fortaleza, Lenine traz o vigoroso show "Labiata" (homônimo ao mais recente CD), onde apresenta canções mais autorais, resultados de parcerias antigas, como com o cearense Pantico Rocha, Lula Queiroga, Arnaldo Antunes, Paulo César Pinheiro e Pedro Luís e a Parede. O show/CD é todo marcado pela reverência aos ritmos tradicionais pernambucanos, mas tudo com os acentos pop-roqueiros que são a marca do artista
O repertório também faz um passeio pela carreira de Lenine, resgatando canções como "Acredite ou não", "O dia em que faremos contato", "Lá e Lô", "Lavadeira do rio", além de sucessos mais recentes como "Do it" e "Todas elas juntas num só ser".
Serviço
Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009
Início: 10 de janeiro de 2009 (conferir programação parcial abaixo)
Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade
Hora: diversos horários
Término: dia 14 de fevereiro de 2009, às 22h, na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos, com show de Lenine.
Bastidores
TV DIVIRTA-CE
Barraco no show da humorista Cláudia Rodrigues nos EUA
Ex-"Diarista" contava uma piada de americanos, numa platéia recheada de brasileiros, quando uma americana se sentiu ofendida e começou a reclamar. Depois de vários gritos da americana sem senso de humor, Cláudia Rodrigues parou o show e começou a questiona-la. Clique e veja!
Amy Winehouse briga e joga água em turista
A festa começou oficialmente no sábado, dia 10, com vários blocos que animam diversos pontos da Cidade. Um deles é a bateria da Escola de Samba Unidos da Cachorra, que este ano completa dez anos de existência levando as tradições carnavalescas para um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza, o Benfica.
Outro a esquentar os tamborins neste fim de semana é o tradicional Bloco o heiro, que foi fundado na Praia de Iracema há 16 anos, mas que somente no passado fez mais três mil foliões acompanharem a agremiação ao som de marchas, frevos de bloco, frevos-canção e sambas.
Ano a ano, o Pré-carnaval de Rua de Fortaleza vem crescendo. Em 2007, 40 blocos foram às ruas apoiados pela Prefeitura com R$ 200 mil. Em 2008, o investimento foi de R$ 247,5 mil, divididos para 45 blocos. Cada um recebeu R$ 5,5 mil. Para 2009, o investimento total nos blocos de rua selecionados através do Edital de Pré-carnaval é de R$ 300 mil, distribuídos entre 50 blocos aprovados. Cada um está recebendo o valor de R$ 6 mil, através de concurso público, para garantir a diversão de todos e para todos.
Como acontece todos os anos, os blocos não contemplados pelo Edital também receberão apoio logístico da Prefeitura, como segurança e iluminação. Ao todo, 75 blocos são apoiados de maneira direta e indireta.
Mas a alegria não tem hora para terminar. O fim do Pré-carnaval será marcado por um grande show do pernambucano Lenine no dia 14 de fevereiro, que chega à cidade com gosto de gás para avisar que fim de Pré-carnaval é só o começo da folia momina.
O evento vai acontecer a partir das 22h na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos. Para Fortaleza, Lenine traz o vigoroso show "Labiata" (homônimo ao mais recente CD), onde apresenta canções mais autorais, resultados de parcerias antigas, como com o cearense Pantico Rocha, Lula Queiroga, Arnaldo Antunes, Paulo César Pinheiro e Pedro Luís e a Parede. O show/CD é todo marcado pela reverência aos ritmos tradicionais pernambucanos, mas tudo com os acentos pop-roqueiros que são a marca do artista
O repertório também faz um passeio pela carreira de Lenine, resgatando canções como "Acredite ou não", "O dia em que faremos contato", "Lá e Lô", "Lavadeira do rio", além de sucessos mais recentes como "Do it" e "Todas elas juntas num só ser".
Serviço
Pré-carnaval de Rua de Fortaleza 2009
Início: 10 de janeiro de 2009 (conferir programação parcial abaixo)
Locais: em vários bairros espalhados pelas seis regionais da Cidade
Hora: diversos horários
Término: dia 14 de fevereiro de 2009, às 22h, na Praia de Iracema, próximo à Caixa D´água dos Peixinhos, com show de Lenine.
Bastidores
TV DIVIRTA-CE
Barraco no show da humorista Cláudia Rodrigues nos EUA
Ex-"Diarista" contava uma piada de americanos, numa platéia recheada de brasileiros, quando uma americana se sentiu ofendida e começou a reclamar. Depois de vários gritos da americana sem senso de humor, Cláudia Rodrigues parou o show e começou a questiona-la. Clique e veja!
Amy Winehouse briga e joga água em turista
Confira fotos do novo namorado da cantora
A cantora Amy Winehouse escapou de uma queixa por agressão depois de ter jogado um copo d'água em uma hóspede no resort onde passa férias no Caribe.
Conforme noticiou o tabloide britânico "The Sun", a cantora ainda se recusou a pedir desculpas para a turista de 27 anos, após uma discussão durante o jantar.
O jornal diz que, só depois que os gerentes do resort foram ao local para apartar a briga, ela resolveu pedir desculpas e evitar que a hóspede chamasse a polícia.
Conforme noticiou o tabloide britânico "The Sun", a cantora ainda se recusou a pedir desculpas para a turista de 27 anos, após uma discussão durante o jantar.
O jornal diz que, só depois que os gerentes do resort foram ao local para apartar a briga, ela resolveu pedir desculpas e evitar que a hóspede chamasse a polícia.
Funcionários dizem que ela já provocou outros turistas durante as férias de duas semanas. Uma fonte anônima disse ao "Sun" que "todo mundo quer que Amy desapareça". "O ataque à hóspede foi a gota d'água."
"Ela anda por aí com o mesmos biquínis sujos todo dia e com os peitos à mostra, fica bêbada, mexe com os garçons e é grossa com os funcionários homens", disse ainda a fonte. Nesta quinta-feira (8), o porta-voz da cantora negou boatos de que ela tenha ficado doente após uma noitada.
Outra pessoa ouvida pelo jornal, mas que não quis se identificar, disse que, quando a cantora está perto, muitos funcionários cantam sussurrando uma paródia da música "Rehab". No refrão, em vez de cantarem "I said no, no, no" cantam "Just go, go, go", querendo que ela vá logo embora.
O tabloide disse, no entanto, que Amy planeja ficar mais uma semana no resort. Sobre a briga no restaurante, o porta-voz da cantora disse que houve um mal-entendido durante a conversa e Amy pensou erroneamente que a turista a tinha insultado. "O assunto foi resolvido", disse.
'Estou apaixonada e não preciso das drogas', diz Winehouse
Amy Winehouse, 25 anos, contou em entrevista exclusiva ao The Sun que suas férias no Caribe a mudaram completamente. "Eu amo isso aqui e nunca fui tão feliz", disse ela.
A cantora conheceu um rapaz no resort em que está hospedada desde o Ano-Novo, o jogador de rugby Josh Bowman. "Estou apaixonada de novo e não preciso das drogas", afirmou.
Amy explicou que não sente a mínima vontade de voltar para sua residência em Londres. "Minha casa é um inferno para mim. E eu escapei disso. Lá há drogas em todo o canto. Eu acho que nunca mais volto. Era para eu ir semana passada, mas pensei que se dane, vou ficar."
Amy disse ainda que pela primeira vez pode dizer que definitivamente parou com as drogas. "Não toquei em nada desde que cheguei aqui e me senti a melhor em anos".
A cantora é casada com o músico Blake Fielder-Civil, que no fim do ano passado deixou a prisão. Segundo ela, ele era o motivo de sua vida ser um caos. "Blake era um lixo na cama. Toda vez que eu dormia com ele parecia que eu estava morta. Estou feliz aqui e tendo um ótimo momento com Josh. Vou ligar para Blake quando voltar. Mas nosso casamento era baseado em usar drogas. Então estar com alguém como Josh é muito melhor para mim".
Na entrevista ao jornal, Amy Winehouse falou ainda sobre a mudança no visual. Ela engordou e ficou com uma aparência mais saudável. "Antes de chegar aqui eu parecia um zumbi todos os dias", disse.
Segundo Amy, no resort ela tem tido tempo para ler livros e se bronzear. A cantora ainda voltou a compor durante as férias. "Isso aqui me fez querer voltar a ter minha carreira novamente. Toda noite eu tenho feito algumas músicas no piano e comecei a pensar em gravar um novo disco."
A cantora conheceu um rapaz no resort em que está hospedada desde o Ano-Novo, o jogador de rugby Josh Bowman. "Estou apaixonada de novo e não preciso das drogas", afirmou.
Amy explicou que não sente a mínima vontade de voltar para sua residência em Londres. "Minha casa é um inferno para mim. E eu escapei disso. Lá há drogas em todo o canto. Eu acho que nunca mais volto. Era para eu ir semana passada, mas pensei que se dane, vou ficar."
Amy disse ainda que pela primeira vez pode dizer que definitivamente parou com as drogas. "Não toquei em nada desde que cheguei aqui e me senti a melhor em anos".
A cantora é casada com o músico Blake Fielder-Civil, que no fim do ano passado deixou a prisão. Segundo ela, ele era o motivo de sua vida ser um caos. "Blake era um lixo na cama. Toda vez que eu dormia com ele parecia que eu estava morta. Estou feliz aqui e tendo um ótimo momento com Josh. Vou ligar para Blake quando voltar. Mas nosso casamento era baseado em usar drogas. Então estar com alguém como Josh é muito melhor para mim".
Na entrevista ao jornal, Amy Winehouse falou ainda sobre a mudança no visual. Ela engordou e ficou com uma aparência mais saudável. "Antes de chegar aqui eu parecia um zumbi todos os dias", disse.
Segundo Amy, no resort ela tem tido tempo para ler livros e se bronzear. A cantora ainda voltou a compor durante as férias. "Isso aqui me fez querer voltar a ter minha carreira novamente. Toda noite eu tenho feito algumas músicas no piano e comecei a pensar em gravar um novo disco."
Pedro Neschling sofre acidente de triciclo
Ator revela que se separou da cantora Luiza Possi
Pedro Neschling (foto), filho de Lucélia Santos, sofreu um acidente há três semanas, quando andava de triciclo numa praia de Fleixeiras, em Trairi (CE), onde passou o fim de ano.
O ator caiu do veículo e foi atendido no hospital municipal. Ele teria sofrido um pequeno tombo, mas passa bem e apresenta apenas escoriações no corpo.
De férias no Ceará, Pedro Neschling fala pela primeira vez sobre o fim do seu casamento com a cantora Luiza Possi. O ator, que sofreu um acidente grave de quadriciclo no Ano Novo, conta que a separação foi amigável. Ele se diz tranquilo.
- É verdade, nos separamos. Mas foi tudo numa boa. Nos damos muito bem. O casamento acabou, mas está tudo em paz - afirma Pedro.
O ator só reclama do fato de estar com a mão esquerda engessada por causa do tombo que levou na Praia de Flecheiras.
- Estava andando de quadriciclo na praia quando caí. Fraturei um dedo e estou cheio de arranhões pelo corpo.
O ator esteve em Fortaleza para fazer exames.
- Disseram que eu tive uma concussão cerebral. Meu pai (o maestro John Neschling) estava em Varsóvia e me ligou muito preocupado. Fiquei meio tonto na hora do tombo, mas não foi nada grave. Os exames foram OK. - conta ele, que não sabe quando volta ao Rio. - Estou na vontade de Deus - brinca.
Pirata às sextas
Pirata Bar, tradicional casa de shows das segundas de Fortaleza, que esteve no ano passado sob ameaça de ser despejada pela prefeita Luzianne Lins, realiza a Sexta Sem Juízo, para dançar coladinho um xote “arretado” de bom com show das bandas Piratas do Forró e Xiado do Xinelo, tocando o melhor do forró pé-de-serra. Ingresso: R$ 20. Informações: 4011 6161.
2009 mais saudável
A linha Bioslim da Herbarium está lançando novas barras de cereais, de 70 calorias: chá verde com limão e maça com banana, as duas com chocolate meio amargo. Boa opção para quem quer começar o ano mais magro é comprar uma caixa com 24 unidades das barrinhas e segurar a boca.
Diversificando
A cearense Lílian Ramos, que ficou conhecida quando era modelo, ao ser flagrada por fotógrafos sem calcinha durante o carnaval ao lado do presidente da época, Itamar Franco, estará diversificando a carreira. Ao invés de só dar close nas festas, Lílian lançará um disco e também irá participar como atriz de uma peça, tudo em Roma, onde ela reside.
Correspondente do sertão do Ceará é ameaçado de morte por denúncia
Alex Pimentel, correspondente do Diário do Nordeste no sertão do Ceará, foi ameaçado de morte na quarta (14/01), devido a uma reportagem de denúncia.
Pimentel retrata que carros-pipas da região de Cruzeta, “interior do interior do Ceará”, pegavam água imprópria para o consumo para abastecer as cisternas da população, desde dezembro passado. Ao procurar a pessoa responsável, que poderia dar um parecer sobre a irregularidade, além de não encontrá-la, o repórter passou a receber ligações anônimas. “Se você voltar lá, pode ter o mesmo destino de Tim Lopes (jornalista da TV Globo morto em 2002 por traficantes no Rio de Janeiro)”, diziam as ligações.
O correspondente do Diário fez boletim de ocorrência. Pimentel não se abala. “Eu já estou acostumado. Há quatro anos sou correspondente no sertão”, disse. O repórter faz um alerta: “Há coisas absurdas acontecendo no interior. Mas as pessoas são obrigadas a omitir o que está acontecendo”. Alex Pimentel comenta a polaridade da mídia no Nordeste. “O problema de quem vive no interior são os políticos. Alguns veículos vão a favor de um político; outros, de outro. É uma briga por aqui”, afirmou.
Para o correspondente, seu trabalho tem maior resguardo porque é policial civil - e também atua na profissão. Fez também faculdade de Ciências (Química e Biologia), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão do Ceará (FECLESC). Não é formado em jornalismo. “No interior, não tem jornalismo. A carência é grande e a pressão (as ameaças) é maior ainda”, disse.
Grupos de Fiéis da Renascer tentam impedir cobertura com agressão
Maria Manso, da Rede Globo; Heloísa Gomide, da Globonews; Sílvia Damasceno, da Record; Daniel Lian e Francisco Palitos, da Jovem Pan. Estes foram alguns dos profissionais agredidos por grupo de fiéis da Igreja Renascer em Cristo que, descontrolados pelo desabamento da sua sede mundial, na Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, tentavam impedir a cobertura da mídia.
“Fomos um dos primeiros a chegar (equipe da Rede Globo). Maria (Manso) estava relatando o incidente quando nós (repórter César Menezes e equipe) estávamos buscando uma casa para narrar, de cima, o desabamento. Fiquei sabendo que estavam batendo, dando soco na Maria e vim correndo. Quatro homens fizeram uma roda e deram socos nela. Gritavam que não queriam a mídia lá”, relata o jornalista da TV Globo.
Maria Manso ficou “chocada”, conta César Menezes. A equipe da Globo ficou tão receosa que começou a fazer as entradas, para o Fantástico, a quatro quarteirões do incidente. Heloísa e Sílvia contam que também foram empurradas.
A população se estendia a sete quarteirões ao redor da Igreja Renascer por volta das 19h, quando a equipe de resgate tentava realizar seu trabalho. Havia muitos populares; os quarteirões estavam lotados; as lojas fechadas. Fiéis da Igreja se dividiam em modos de ação. Alguns clamavam a Jesus para que os "maus-elementos", que não estavam lá na hora do resgate de boa-fé, fossem embora e deixassem a equipe dos Bombeiros e enfermeiros trabalharem. Muitos foram convocados para ajudar, levando água para quem estava trabalhando e consolando fiéis que tinham vítimas no local. Outros, com medo de que a imprensa fizesse um trabalho "contra" a Igreja Renascer, agrediram os jornalistas como método de prevenção. Vira-e-mexe, um grupo de cerca de dez pessoas ultrapassava o cordão de isolamento da Polícia Militar e tentava fazer um cordão humano na frente da igreja como forma de manifestação da fé e, também, numa clara oposição aos jornalistas.
Marcelo Moreira, da TV Bandeirantes, apesar de não ser agredido, bateu boca com os fiéis, buscando defender o seu trabalho. Pedia, insistentemente, para que a polícia retirasse aqueles fiéis e era prontamente atendido. Conta à reportagem que o jornalista free-lancer Paulo Teixeira também foi agredido e teve sua câmera roubada.
Daniel Lian, repórter da Jovem Pan, passou o pão que o diabo amassou. Foi um dos primeiros do veículo rádio a chegar. “Eu tomei tapa. Um fiel desligou meu telefone”, conta Lian. O técnico de áudio e externas Francisco Palitos, ao tentar ultrapassar o cordão de isolamento com os equipamentos de áudio, também levou. “Levei soco, cotovelada, empurrão”.
O que pensa a população sobre a mídia?
O fato é que, no meio de tanta gente, para um seleto grupo de fiéis da Igreja Renascer a imprensa não era bem-vista, era odiada. A repórter do Comunique-se tenta falar com um grupo de fiéis. Uma delas atende prontamente. Um casal, contudo, responde agressivamente. “Por favor, nos deixe em paz”. Ao fundo, ouve-se uma voz: “A mídia só noticia; não ajuda nada”. Os fiéis estavam perplexos com o que aconteceu e não sabiam como agir. Muitos lamentavam, outros oravam, outros agrediam.
Desabamento deixa dez mortos
O desabamento do teto da sede mundial da Igreja Renascer deixou dez mortos e 93 feridos. Na hora do incidente, às 18h50, cerca de 400 fiéis estavam na Renascer. Era intervalo de culto. Em 99, segundo o Estadão, o Contru, órgão que regula o uso de imóveis em São Paulo, havia lacrado a sede da Igreja Renascer por problema no teto, que estava corrompido por cupim. Na época, o fundador da Igreja, Estevam Hernandes, disse que o problema havia sido resolvido. Hernandes está nos Estados Unidos, onde cumpre pena por entrar irregularmente US$ 56 mil naquele país.
No McDonald's, o lanche mais feliz é o lucro alto
Chris Ward, 23, não ia muito ao McDonald's porque não estava aberto até mais tarde para o lanche da madrugada.
Casey Fillian, 32, e sua amiga Carol Milano, 33, deixaram para trás seu costume da adolescência de ir ao McDonald's quando se tornaram adultas mais conscientes de sua saúde.
E Russ Green, 47, não iria ao McDonald's porque, entre outras coisas, ele acha que a comida não é saudável.
Ainda assim, aqui estão os quatro, na fila do McDonald's numa manhã recente, seduzidos por novos itens no menu, casas abertas por mais tempo e um novo prédio que inclui televisões de tela plana e vídeo-games para crianças.
Ward diz que voltou a ser um cliente regular porque seu McDonald's fica aberto até a uma da manhã. Fillian e Milano, que agora já têm filhos, dizem que levam as crianças com frequência para brincar lá e não se sentem culpadas de dar a eles fatias de maça e carne branca dos Chicken McNuggets. Green voltou a frequentar - relutantemente - porque o café com leite do McDonald's são mais baratos e mais convenientes do que os do Starbucks.
Não faz muito tempo que o McDonald's, vilanizado por deixar as pessoas gordas, era considerado irrelevante. Agora, seis anos depois de um retomada conseguida com comida mais atrativa e uma expansão menos agressiva, o McDonald's parece ter conquistado a opinião até dos mais céticos.
A rede conseguiu sustentar seu momentum mesmo quando a economia e a indústria de restaurantes como um todo estavam com dificuldades. Mês após mês, o McDonald's surpreendeu os analistas ao divulgar vendas maiores do que o esperado nos Estados Unidos e fora.
Em novembro, último dado disponível, a companhia havia tido 55 meses consecutivos de aumento nas vendas globais de suas lojas. Durante um ano em que o mercado de ações perdeu um terço de seu valor - seu pior desempenho desde a Grande Depressão - as ações do McDonald's tiveram um aumento de quase 6%, tornando a companhia uma das duas únicas do índice Dow Jones cujo preço das ações cresceu em 2008. (A outra foi o
WalMart.)
David Kolpak, um analista do Victory Capital Management em Cleveland, diz que vem recomendando o McDonald's para os investidores do mercado de ações desde 2002, quando o presidente executivo, Jack M. Greenberg, renunciou depois de um período de gestão tumultuado.
"Venho fazendo isso há 18 anos, e nunca recomendei uma ação por tanto tempo na minha vida", disse Kolpak. "Tem sido uma jornada surpreendente".
O McDonald's não silenciou as críticas nutricionais; algumas de suas saladas vêm decoradas com frango frito. A economia também entrou numa crise tão brutal que o ano que vem deverá ser difícil até mesmo para as companhias mais fortes e ágeis.
"Perguntaram-me se nós éramos à prova de recessão. Eu disse: 'Não, nós somos resistentes à recessão. Eu não sei se somos resistentes à depressão'", diz Jim Skinner, o atual diretor-executivo da companhia.
Ainda assim, aqui em Tinton Falls, o humor é volátil. O dono dessa franquia, Ken Hullings, diz que o McDonald's carecia de direcionamento quando comprou a loja em 1998, tanto que sua mulher perguntou:
"Estamos encrencados?"
Mas ele disse que nos anos recentes uma atenção incansável para melhorar as operações das lojas e medir os progressos ajudaram as quatro lojas do McDonald's que ele tem a prosperarem.
"Parecia que, mês sim, mês não, eu colocava ou tirava alguma coisa do menu", diz ele. "Estávamos procurando a bala mágica, a pílula mágica.
E eu acho que o que percebemos foi que não se trata de apenas uma coisa".
Desde quando Ray Kroc decidiu fazer do McDonald's de seus irmãos uma franquia de fast-food em 1955 e transformou a forma que os americanos comiam, ele pregou o lema da qualidade, serviço, limpeza e valor. O McDonald's incorporou esses objetivos à sua missão à medida que se tornou um fornecedor onipresente de hambúrgueres e milkshakes.
Em meados dos anos 90, entretanto, o McDonald's estava tendo problemas para encontrar sua identidade em meio a uma onda de novos concorrentes e mudança dos gostos dos consumidores. A companhia passou de uma idéia fracassada para outra.
Tentou manter o passo oferecendo pizza, sanduíches tostados e o Arch Deluxe, um novo hambúrguer muito divulgado que foi um fracasso. Comprou franquias como Chipotle e Boston Market, que não trabalhavam com hambúrgueres.
Ele também reformulou seu menu, deixando de tostar o pão, trocando o pickles e mudando o molho especial dos Big Macs.
Nada disso funcionou.
"Houve 14 mudanças naquele molho ao longo dos anos, todas relativamente pequenas", mas cumulativamente isso teve um efeito ruim, diz Fred L. Turner, um dos primeiros empregados da companhia, que se tornou o segundo diretor-executivo da rede, depois de Kroc, em 1974, e manteve o cargo até 1987. "A comida saiu dos trilhos".
Enquanto isso, o McDonald's continuou abrindo novos restaurantes num ritmo feroz, cerca de 2 mil por ano. As novas lojas ajudaram as vendas, mas o atendimento ao consumidor e a limpeza caíram porque a companhia não podia contratar e treinar bons trabalhadores com a rapidez necessária.
As vendas nas lojas já existentes, enquanto isso, estavam lentas e começaram a cair.
"Nos distraímos da coisa mais importante: comida quente, de alta qualidade, a um bom preço com a velocidade e a conveniência do McDonald's", disse Skinner, o diretor-executivo.
John Glass, um analista do Morgan Stanley, foi categórico. "Eles estavam apenas afastando as pessoas que queriam ir lá, dissuadindo-as ativamente", disse ele, notando as mudanças no menu e o fato de que o McDonald's parou classificar seus restaurantes quanto ao serviço e a limpeza.
Ao mesmo tempo, o McDonald's se tornava cada vez mais um alvo para os defensores dos direitos dos animais, ambientalistas e nutricionistas, que acusavam a rede de restaurantes de contribuir com a epidemia de obesidade da nação com suas batatas-fritas e refrigerantes "tamanho gigante", assim como o Mac Lanche Feliz que oferecia brinquedos gratuitos de brinde.
A imagem já danificada sofreu ainda mais golpes com o livro best-seller "Fast Food Nation" de 2001. No começo de 2003, o McDonald's sofreu seu primeiro prejuízo trimestral da história, e suas ações despencaram. Apesar disso, na época em que o popular documentário crítico "Super Size Me" foi lançado em 2004, a retomada da companhia já estava acontecendo.
James R. Cantalupo, um veterano do McDonald's que liderou a expansão internacional da companhia, foi convocado de sua aposentadoria durante os dias sombrios da companhia. Ele pressionou o McDonald's a atraiar mais clientes para os restaurantes já existentes em vez de tentar capturá-los com novas lojas.
Ele também ajudou a escrever um livro-brincadeira interno, que o McDonald's hoje chama de "Plano para Vencer", que mal cabe numa única folha de papel - um texto que é tratado como sagrado dentro da companhia. Ele deixa claro o que o McDonald's quer ser e como planeja chegar lá, tudo isso girando em torno de "cinco P's": pessoas, produtos, praças [lugares], preços e promoção.
Apesar de os cinco P's beirarem o clichê do discurso corporativo, funcionários da companhia sustentam que eles mudaram profundamente a direção do McDonald's e deram aos empregados - desde o diretor-executivo ao gerente de loja - uma estrutura para priorizar suas ações.
Por exemplo, a missão da companhia mudou de "ser o melhor restaurante de serviço rápido do mundo" para ser "o jeito de comer e o lugar favoritos de nossos clientes", disse Larry Light, que era o responsável pelo marketing global da companhia na época.
Essa mudança de ênfase forçou os empregados do McDonald's a concentrarem-se na qualidade, serviço e na experiência do restaurante em vez de simplesmente oferecer a opção mais barata e mais conveniente para os seus clientes.
A mudança também reconhecia que os padrões dos consumidores haviam mudando - mais comida pequena, mais drive-through - e o McDonald's precisava se adaptar.
"A frequencia é importante, mas queríamos que as pessoas nos frequentassem porque nos preferiam", diz Light, que concordou em trabalhar no McDonald's por três anos antes de voltar para seu negócio de consultoria em 2006. Nos meses e anos depois que o Plano para Vencer foi introduzido, os restaurantes foram redecorados e em alguns casos reconstruídos. O drive-through, que responde por 60% das vendas da rede nos Estados Unidos, foi reconfigurado para se tornar mais eficiente.
As lojas passaram a abrir mais cedo para estender as horas de café da manhã e continuaram abertas por mais horas para capturar os que jantavam tarde; 34% dos restaurantes do McDonald's nos Estados Unidos ficam abertos 24 horas por dia.
O treinamento de empregados melhorou, assim como a propaganda, que se centrou no sucesso da campanha "I'm Loving It" ("Amo Muito Tudo Isso"). Turner foi reconvocado de sua aposentadoria para restaurar a qualidade do menu principal.
O McDonald's descartou seu menu tamanho gigante e acrescentou opções mais saudáveis como saladas e fatias de maçã, que atraíram as mães e retiraram os críticos de suas costas. Os McNuggets mudaram para incluir carne branca, terminando com as piadas sobre a carne misteriosa, e o leite passou a ser oferecido em pequenas garrafas em vez de em copos de papel.
Os executivos debruçaram-se sobre os dados para descobrir o que os consumidores estavam comendo e bebendo e onde o McDonald's poderia expandir-se para capitalizar uma mudança de tendência. O consumo de carne vermelha estava baixo, mas as pessoas estavam comendo mais frango, então o McDonald's "investiu pesado em frango", diz Ralph Alvarez, presidente da companhia e diretor de operações.
Nos últimos anos, a rede acrescentou um sanduíche de frango grelhado, wraps de frango, um sanduíche de frango estilo sulista e, mais recentemente, frango no café da manhã. As vendas de frango no McDonald's dobraram desde 2002, e agora a rede compra mais frango do que carne vermelha em todo o mundo, diz Alvarez.
O McDonald's também está se tornando um dos lugares favoritos para bebidas. Durante décadas, a rede oferecia uma variedade limitada de bebidas, e os clientes normalmente compravam como uma consequência do sanduíche.
"Sentamos com a seguinte ideia: 'Existem todas essas lojas de conveniência e cafeterias que se sustentam com bebidas. Nós estamos deixando isso passar'", disse Alvarez.
O McDonald's melhorou seu café comprando grãos de melhor qualidade, usando equipamento melhor e filtrando sua água. A companhia até melhorou o creme, que 60% dos consumidores usam.
Nos dois anos desde que o McDonald's lançou seu café premium, as vendas do café cresceram 70%, diz Alvarez.
O Plano para Vencer não ficou confinado aos Estados Unidos. Nos mercados estrangeiros, o McDonald's cedeu seu gerenciamento para funcionários nativos que tinham uma intuição melhor sobre os nuances locais. A Europa agora contribui com 38% do lucro da companhia.
Bob Goldin, vice-presidente-executivo da Technomic, uma firma de consultoria para a indústria alimentícia, disse que a retomada do McDonald's é singular por causa de sua simplicidade: "executar o básico, sem falhas".
Ele descreveu a estratégia do McDonald's como "três jardas e uma nuvem de poeira", acrescentando que "não é nada revolucionário".
Algumas pessoas argumentam que um pouco mais de revolução no menu do McDonald's seria bem-vindo.
Kelly D. Brownell, diretor do Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade na Universidade de Yale, diz que o menu do McDonald's encoraja as pessoas a comer alimentos pouco saudáveis porque opções como cheeseburguers são muito mais baratas do que as saladas, por exemplo.
Apesar disso, ele admite que a rede tem sido mais responsável do que alguns de seus concorrentes que vendem mega hambúrgueres.
"Comparando a outros restaurantes de fast-food, o McDonald's tem sido bastante progressista", diz ele. "Se você olhar para os últimos cinco anos, o McDonald's introduziu alguns alimentos melhores e resistiu à tendência de oferecer hambúrgueres maiores".
Mas Brownell ainda não se considera um adepto do McDonald's. Ele sustenta que os americanos estariam melhor sem a rede.
Skinner, que é responsável pelo McDonald's desde novembro de 2004, não é o típico titã corporativo, e isso pode explicar porque seu nome não está na pequena lista doas diretores-executivos célebres que aparecem com frequencia nas capas das revistas sobre negócios (e agora estão penando para não afundarem).
Ele é filho de um pedreiro de Iowa e nunca se formou na faculdade.
Começou sua carreira no McDonald's como chapeiro, e ele continua comendo lá todos os dias, preferindo um quarteirão sem queijo ou condimentos. Ele foi nomeado diretor executivo depois que um chefe morreu e o sucessor ficou doente. (Cantalupo morreu de ataque cardíaco em 2004; Charlie Bell de câncer de cólon, no ínicio de 2005).
Além disso, Skinner, 64, é rápido em creditar o Plano para Vencer e seus colegas pelo sucesso de sua companhia, pelo menos até certo ponto. Ele também diz que o "alinhamento da organização" tem sido um fator primordial do sucesso.
"As pessoas certas nos lugares certos, e um plano seqüencial", diz ele. "É o melhor de todos".
Não há dúvidas de que durante a gestão de Skinners, o McDonald's teve os melhores resultados financeiros da história. O preço das ações cresceu bastante nos últimos anos; chegou ao seu recorde em agosto:
US$ 67 por ação. Fechou na sexta-feira a US$ 60,07.
Aparentemente Skinner gosta de estar entre seus colegas de trabalho, seja nos corredores da sede parecida com um campus, no subúrbio de Chicago, ou atrás do caixa de um dos restaurantes.
"Estou no caminho?" pergunta a um funcionário, atrás do caixa de uma loja do McDonald's para uma sessão de fotos. "Eu não toco na caixa registradora. Não sei nada sobre ela".
Depois de posicionar-se, ele grita: "Como estou, gente?"
Dados os últimos resultados do McDonald's, a resposta é imensamente positiva. Skinner é um líder certeiro e sem estrelismo que resistiu à tentação de fazer mudanças na companhia para simplesmente deixar sua própria marca no cargo, dizem os admiradores.
"Não consigo pensar em ninguém no mercado que teve esse tipo de gestão", diz Goldin da Technomic. "Ele é um cara comum que subiu na hierarquia e entende o que movimenta o negócio".
John W. Rogers Jr., um membro da diretoria do McDonald's desde 2003, compara Skinner a Red Holzman, o técnico do New York Knicks que ganhou dois campeonatos com uma coleção de superastros.
"Para conseguir segurar esses talentos e fazer com que eles trabalhem juntos numa equipe é necessário uma habilidade de liderança especial", diz Rogers. "Ele criou um ambiente que permitiu a todos esses caras brilharem".
Skinner, que trabalhou brevemente no McDonald's durante o colégio antes de entrar para a Marinha, decidiu entrar permanentemente na companhia depois que um companheiro marinheiro lhe deu a ideia. Depois de ser dispensado da Marinha, Skinner achou um emprego em 1971 num trainee para gerência de uma loja do McDonald's.
Ele subiu lentamente pela hierarquia, finalmente supervisionando as operações na Europa e Ásia, Oriente Médio e África. Ele foi o vice-presidente da companhia - na época, uma das três principais posições executivas - antes de ser nomeado diretor-executivo.
Ele diz que a experiência do restaurante é inestimável para os executivos do McDonald's porque eles aprendem o "medo de falhar".
"Eles sabem que tem de mostrar resultado", diz ele. "Você não é mandado embora porque veio das ruas e foi para Harvard".
Skinner acredita fortemente no Plano para Vencer. Os resultados daquela iniciativa são evidentes em Tinton Falls, onde Hullings, o dono da loja franqueada, reabriu e reconstruiu o restaurante em setembro.
Ela substituiu um restaurante de 36 anos de idade - oprimido por uma decoração estéril, estilo cafeteria - por uma nova construção elegante que oferece duas linhas de drive-through, mobília e luzes modernos, televisões de tela plana e conexões Wi-Fi.
Uma nova área de brincar no restaurante têm vídeo games e bicicletas ergométricas com telas de vídeo.
"Os clientes adoram", diz Hullings. As vendas aumentaram 20%, diz ele, desde a reinauguração. "Os clientes vêm e ficam de queixo caído, dizendo 'Uau!'".
O novo restaurante de Hullings também inclui uma máquina que faz café com leite e capuccino em 45 segundos ao aperto de alguns botões - uma iniciativa chamada McCafe.
Ao final, o McDonald's espera acrescentar equipamento para fazer smoothies e coolers que oferecem bebidas engarrafadas como sports e bebidas energéticas.
Enquanto muitas das inovações recentes da rede foram calorosamente recebidas pelos investidores e donos de franquias, o plano do McCafe encontrou alguma resistência. Alguns se perguntam se o esforço não será uma distração cara, talvez o Arch Deluxe dessa década.
Outros dizem que não esperam que seja um grande sucesso, nem um fracasso total. "Não acho que seja o momento econômico perfeito para café especial", diz Glass, o analista.
Executivos do McDonald's dizem que continuam confiantes no plano do McCafe, assim como Hullings. Até agora, o McCafe foi instalado em 6.500 das mais de 14 mil lojas do McDonald's no mundo inteiro. "Ele irá bem", disse Hullings. "As pessoas continuarão a se dar pequenos luxos ocasionalmente".
Ele e seus chefes também estão otimistas em relação às perspectivas para 2009, mesmo quando a indústria de restaurantes se contrai entre fechamentos e falências. Na quinta-feira, num sinal ruim dos problemas econômicos do país, o WalMart - o McDonald's das lojas de departamento - divulgou vendas mais baixas do que o esperado em dezembro.
O que quer que aconteça nos Estados Unidos, o McDonald's acredita que tem oportunidades enormes para se expandir fora, em lugares como a Europa Oriental e Central. Alvarez, presidente da companhia, diz que nos Estados Unidos, o McDonald's ainda é capaz de ganhar o coração de clientes como Green, o relutante comprador de café-com-leite.
Alvarez notou que algumas das primeiras mudanças do Plano para Vencer - saladas com melhor aparência, McNuggets de carne branca, leite em garrafa - tinham a intenção de mudar a percepção das pessoas quanto ao McDonald's e atraí-las de volta para a as lojas, mesmo que continuassem a desrespeitar a rede.
Ao final, a companhia ganhou clientes de volta.
Será que os cafés com leite farão o mesmo? Com certeza, diz Alvarez. "A lição é: seja paciente".
Correspondente do sertão do Ceará é ameaçado de morte por denúncia
Alex Pimentel, correspondente do Diário do Nordeste no sertão do Ceará, foi ameaçado de morte na quarta (14/01), devido a uma reportagem de denúncia.
Pimentel retrata que carros-pipas da região de Cruzeta, “interior do interior do Ceará”, pegavam água imprópria para o consumo para abastecer as cisternas da população, desde dezembro passado. Ao procurar a pessoa responsável, que poderia dar um parecer sobre a irregularidade, além de não encontrá-la, o repórter passou a receber ligações anônimas. “Se você voltar lá, pode ter o mesmo destino de Tim Lopes (jornalista da TV Globo morto em 2002 por traficantes no Rio de Janeiro)”, diziam as ligações.
O correspondente do Diário fez boletim de ocorrência. Pimentel não se abala. “Eu já estou acostumado. Há quatro anos sou correspondente no sertão”, disse. O repórter faz um alerta: “Há coisas absurdas acontecendo no interior. Mas as pessoas são obrigadas a omitir o que está acontecendo”. Alex Pimentel comenta a polaridade da mídia no Nordeste. “O problema de quem vive no interior são os políticos. Alguns veículos vão a favor de um político; outros, de outro. É uma briga por aqui”, afirmou.
Para o correspondente, seu trabalho tem maior resguardo porque é policial civil - e também atua na profissão. Fez também faculdade de Ciências (Química e Biologia), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão do Ceará (FECLESC). Não é formado em jornalismo. “No interior, não tem jornalismo. A carência é grande e a pressão (as ameaças) é maior ainda”, disse.
Grupos de Fiéis da Renascer tentam impedir cobertura com agressão
Maria Manso, da Rede Globo; Heloísa Gomide, da Globonews; Sílvia Damasceno, da Record; Daniel Lian e Francisco Palitos, da Jovem Pan. Estes foram alguns dos profissionais agredidos por grupo de fiéis da Igreja Renascer em Cristo que, descontrolados pelo desabamento da sua sede mundial, na Avenida Lins de Vasconcelos, no Cambuci, tentavam impedir a cobertura da mídia.
“Fomos um dos primeiros a chegar (equipe da Rede Globo). Maria (Manso) estava relatando o incidente quando nós (repórter César Menezes e equipe) estávamos buscando uma casa para narrar, de cima, o desabamento. Fiquei sabendo que estavam batendo, dando soco na Maria e vim correndo. Quatro homens fizeram uma roda e deram socos nela. Gritavam que não queriam a mídia lá”, relata o jornalista da TV Globo.
Maria Manso ficou “chocada”, conta César Menezes. A equipe da Globo ficou tão receosa que começou a fazer as entradas, para o Fantástico, a quatro quarteirões do incidente. Heloísa e Sílvia contam que também foram empurradas.
A população se estendia a sete quarteirões ao redor da Igreja Renascer por volta das 19h, quando a equipe de resgate tentava realizar seu trabalho. Havia muitos populares; os quarteirões estavam lotados; as lojas fechadas. Fiéis da Igreja se dividiam em modos de ação. Alguns clamavam a Jesus para que os "maus-elementos", que não estavam lá na hora do resgate de boa-fé, fossem embora e deixassem a equipe dos Bombeiros e enfermeiros trabalharem. Muitos foram convocados para ajudar, levando água para quem estava trabalhando e consolando fiéis que tinham vítimas no local. Outros, com medo de que a imprensa fizesse um trabalho "contra" a Igreja Renascer, agrediram os jornalistas como método de prevenção. Vira-e-mexe, um grupo de cerca de dez pessoas ultrapassava o cordão de isolamento da Polícia Militar e tentava fazer um cordão humano na frente da igreja como forma de manifestação da fé e, também, numa clara oposição aos jornalistas.
Marcelo Moreira, da TV Bandeirantes, apesar de não ser agredido, bateu boca com os fiéis, buscando defender o seu trabalho. Pedia, insistentemente, para que a polícia retirasse aqueles fiéis e era prontamente atendido. Conta à reportagem que o jornalista free-lancer Paulo Teixeira também foi agredido e teve sua câmera roubada.
Daniel Lian, repórter da Jovem Pan, passou o pão que o diabo amassou. Foi um dos primeiros do veículo rádio a chegar. “Eu tomei tapa. Um fiel desligou meu telefone”, conta Lian. O técnico de áudio e externas Francisco Palitos, ao tentar ultrapassar o cordão de isolamento com os equipamentos de áudio, também levou. “Levei soco, cotovelada, empurrão”.
O que pensa a população sobre a mídia?
O fato é que, no meio de tanta gente, para um seleto grupo de fiéis da Igreja Renascer a imprensa não era bem-vista, era odiada. A repórter do Comunique-se tenta falar com um grupo de fiéis. Uma delas atende prontamente. Um casal, contudo, responde agressivamente. “Por favor, nos deixe em paz”. Ao fundo, ouve-se uma voz: “A mídia só noticia; não ajuda nada”. Os fiéis estavam perplexos com o que aconteceu e não sabiam como agir. Muitos lamentavam, outros oravam, outros agrediam.
Desabamento deixa dez mortos
O desabamento do teto da sede mundial da Igreja Renascer deixou dez mortos e 93 feridos. Na hora do incidente, às 18h50, cerca de 400 fiéis estavam na Renascer. Era intervalo de culto. Em 99, segundo o Estadão, o Contru, órgão que regula o uso de imóveis em São Paulo, havia lacrado a sede da Igreja Renascer por problema no teto, que estava corrompido por cupim. Na época, o fundador da Igreja, Estevam Hernandes, disse que o problema havia sido resolvido. Hernandes está nos Estados Unidos, onde cumpre pena por entrar irregularmente US$ 56 mil naquele país.
No McDonald's, o lanche mais feliz é o lucro alto
Chris Ward, 23, não ia muito ao McDonald's porque não estava aberto até mais tarde para o lanche da madrugada.
Casey Fillian, 32, e sua amiga Carol Milano, 33, deixaram para trás seu costume da adolescência de ir ao McDonald's quando se tornaram adultas mais conscientes de sua saúde.
E Russ Green, 47, não iria ao McDonald's porque, entre outras coisas, ele acha que a comida não é saudável.
Ainda assim, aqui estão os quatro, na fila do McDonald's numa manhã recente, seduzidos por novos itens no menu, casas abertas por mais tempo e um novo prédio que inclui televisões de tela plana e vídeo-games para crianças.
Ward diz que voltou a ser um cliente regular porque seu McDonald's fica aberto até a uma da manhã. Fillian e Milano, que agora já têm filhos, dizem que levam as crianças com frequência para brincar lá e não se sentem culpadas de dar a eles fatias de maça e carne branca dos Chicken McNuggets. Green voltou a frequentar - relutantemente - porque o café com leite do McDonald's são mais baratos e mais convenientes do que os do Starbucks.
Não faz muito tempo que o McDonald's, vilanizado por deixar as pessoas gordas, era considerado irrelevante. Agora, seis anos depois de um retomada conseguida com comida mais atrativa e uma expansão menos agressiva, o McDonald's parece ter conquistado a opinião até dos mais céticos.
A rede conseguiu sustentar seu momentum mesmo quando a economia e a indústria de restaurantes como um todo estavam com dificuldades. Mês após mês, o McDonald's surpreendeu os analistas ao divulgar vendas maiores do que o esperado nos Estados Unidos e fora.
Em novembro, último dado disponível, a companhia havia tido 55 meses consecutivos de aumento nas vendas globais de suas lojas. Durante um ano em que o mercado de ações perdeu um terço de seu valor - seu pior desempenho desde a Grande Depressão - as ações do McDonald's tiveram um aumento de quase 6%, tornando a companhia uma das duas únicas do índice Dow Jones cujo preço das ações cresceu em 2008. (A outra foi o
WalMart.)
David Kolpak, um analista do Victory Capital Management em Cleveland, diz que vem recomendando o McDonald's para os investidores do mercado de ações desde 2002, quando o presidente executivo, Jack M. Greenberg, renunciou depois de um período de gestão tumultuado.
"Venho fazendo isso há 18 anos, e nunca recomendei uma ação por tanto tempo na minha vida", disse Kolpak. "Tem sido uma jornada surpreendente".
O McDonald's não silenciou as críticas nutricionais; algumas de suas saladas vêm decoradas com frango frito. A economia também entrou numa crise tão brutal que o ano que vem deverá ser difícil até mesmo para as companhias mais fortes e ágeis.
"Perguntaram-me se nós éramos à prova de recessão. Eu disse: 'Não, nós somos resistentes à recessão. Eu não sei se somos resistentes à depressão'", diz Jim Skinner, o atual diretor-executivo da companhia.
Ainda assim, aqui em Tinton Falls, o humor é volátil. O dono dessa franquia, Ken Hullings, diz que o McDonald's carecia de direcionamento quando comprou a loja em 1998, tanto que sua mulher perguntou:
"Estamos encrencados?"
Mas ele disse que nos anos recentes uma atenção incansável para melhorar as operações das lojas e medir os progressos ajudaram as quatro lojas do McDonald's que ele tem a prosperarem.
"Parecia que, mês sim, mês não, eu colocava ou tirava alguma coisa do menu", diz ele. "Estávamos procurando a bala mágica, a pílula mágica.
E eu acho que o que percebemos foi que não se trata de apenas uma coisa".
Desde quando Ray Kroc decidiu fazer do McDonald's de seus irmãos uma franquia de fast-food em 1955 e transformou a forma que os americanos comiam, ele pregou o lema da qualidade, serviço, limpeza e valor. O McDonald's incorporou esses objetivos à sua missão à medida que se tornou um fornecedor onipresente de hambúrgueres e milkshakes.
Em meados dos anos 90, entretanto, o McDonald's estava tendo problemas para encontrar sua identidade em meio a uma onda de novos concorrentes e mudança dos gostos dos consumidores. A companhia passou de uma idéia fracassada para outra.
Tentou manter o passo oferecendo pizza, sanduíches tostados e o Arch Deluxe, um novo hambúrguer muito divulgado que foi um fracasso. Comprou franquias como Chipotle e Boston Market, que não trabalhavam com hambúrgueres.
Ele também reformulou seu menu, deixando de tostar o pão, trocando o pickles e mudando o molho especial dos Big Macs.
Nada disso funcionou.
"Houve 14 mudanças naquele molho ao longo dos anos, todas relativamente pequenas", mas cumulativamente isso teve um efeito ruim, diz Fred L. Turner, um dos primeiros empregados da companhia, que se tornou o segundo diretor-executivo da rede, depois de Kroc, em 1974, e manteve o cargo até 1987. "A comida saiu dos trilhos".
Enquanto isso, o McDonald's continuou abrindo novos restaurantes num ritmo feroz, cerca de 2 mil por ano. As novas lojas ajudaram as vendas, mas o atendimento ao consumidor e a limpeza caíram porque a companhia não podia contratar e treinar bons trabalhadores com a rapidez necessária.
As vendas nas lojas já existentes, enquanto isso, estavam lentas e começaram a cair.
"Nos distraímos da coisa mais importante: comida quente, de alta qualidade, a um bom preço com a velocidade e a conveniência do McDonald's", disse Skinner, o diretor-executivo.
John Glass, um analista do Morgan Stanley, foi categórico. "Eles estavam apenas afastando as pessoas que queriam ir lá, dissuadindo-as ativamente", disse ele, notando as mudanças no menu e o fato de que o McDonald's parou classificar seus restaurantes quanto ao serviço e a limpeza.
Ao mesmo tempo, o McDonald's se tornava cada vez mais um alvo para os defensores dos direitos dos animais, ambientalistas e nutricionistas, que acusavam a rede de restaurantes de contribuir com a epidemia de obesidade da nação com suas batatas-fritas e refrigerantes "tamanho gigante", assim como o Mac Lanche Feliz que oferecia brinquedos gratuitos de brinde.
A imagem já danificada sofreu ainda mais golpes com o livro best-seller "Fast Food Nation" de 2001. No começo de 2003, o McDonald's sofreu seu primeiro prejuízo trimestral da história, e suas ações despencaram. Apesar disso, na época em que o popular documentário crítico "Super Size Me" foi lançado em 2004, a retomada da companhia já estava acontecendo.
James R. Cantalupo, um veterano do McDonald's que liderou a expansão internacional da companhia, foi convocado de sua aposentadoria durante os dias sombrios da companhia. Ele pressionou o McDonald's a atraiar mais clientes para os restaurantes já existentes em vez de tentar capturá-los com novas lojas.
Ele também ajudou a escrever um livro-brincadeira interno, que o McDonald's hoje chama de "Plano para Vencer", que mal cabe numa única folha de papel - um texto que é tratado como sagrado dentro da companhia. Ele deixa claro o que o McDonald's quer ser e como planeja chegar lá, tudo isso girando em torno de "cinco P's": pessoas, produtos, praças [lugares], preços e promoção.
Apesar de os cinco P's beirarem o clichê do discurso corporativo, funcionários da companhia sustentam que eles mudaram profundamente a direção do McDonald's e deram aos empregados - desde o diretor-executivo ao gerente de loja - uma estrutura para priorizar suas ações.
Por exemplo, a missão da companhia mudou de "ser o melhor restaurante de serviço rápido do mundo" para ser "o jeito de comer e o lugar favoritos de nossos clientes", disse Larry Light, que era o responsável pelo marketing global da companhia na época.
Essa mudança de ênfase forçou os empregados do McDonald's a concentrarem-se na qualidade, serviço e na experiência do restaurante em vez de simplesmente oferecer a opção mais barata e mais conveniente para os seus clientes.
A mudança também reconhecia que os padrões dos consumidores haviam mudando - mais comida pequena, mais drive-through - e o McDonald's precisava se adaptar.
"A frequencia é importante, mas queríamos que as pessoas nos frequentassem porque nos preferiam", diz Light, que concordou em trabalhar no McDonald's por três anos antes de voltar para seu negócio de consultoria em 2006. Nos meses e anos depois que o Plano para Vencer foi introduzido, os restaurantes foram redecorados e em alguns casos reconstruídos. O drive-through, que responde por 60% das vendas da rede nos Estados Unidos, foi reconfigurado para se tornar mais eficiente.
As lojas passaram a abrir mais cedo para estender as horas de café da manhã e continuaram abertas por mais horas para capturar os que jantavam tarde; 34% dos restaurantes do McDonald's nos Estados Unidos ficam abertos 24 horas por dia.
O treinamento de empregados melhorou, assim como a propaganda, que se centrou no sucesso da campanha "I'm Loving It" ("Amo Muito Tudo Isso"). Turner foi reconvocado de sua aposentadoria para restaurar a qualidade do menu principal.
O McDonald's descartou seu menu tamanho gigante e acrescentou opções mais saudáveis como saladas e fatias de maçã, que atraíram as mães e retiraram os críticos de suas costas. Os McNuggets mudaram para incluir carne branca, terminando com as piadas sobre a carne misteriosa, e o leite passou a ser oferecido em pequenas garrafas em vez de em copos de papel.
Os executivos debruçaram-se sobre os dados para descobrir o que os consumidores estavam comendo e bebendo e onde o McDonald's poderia expandir-se para capitalizar uma mudança de tendência. O consumo de carne vermelha estava baixo, mas as pessoas estavam comendo mais frango, então o McDonald's "investiu pesado em frango", diz Ralph Alvarez, presidente da companhia e diretor de operações.
Nos últimos anos, a rede acrescentou um sanduíche de frango grelhado, wraps de frango, um sanduíche de frango estilo sulista e, mais recentemente, frango no café da manhã. As vendas de frango no McDonald's dobraram desde 2002, e agora a rede compra mais frango do que carne vermelha em todo o mundo, diz Alvarez.
O McDonald's também está se tornando um dos lugares favoritos para bebidas. Durante décadas, a rede oferecia uma variedade limitada de bebidas, e os clientes normalmente compravam como uma consequência do sanduíche.
"Sentamos com a seguinte ideia: 'Existem todas essas lojas de conveniência e cafeterias que se sustentam com bebidas. Nós estamos deixando isso passar'", disse Alvarez.
O McDonald's melhorou seu café comprando grãos de melhor qualidade, usando equipamento melhor e filtrando sua água. A companhia até melhorou o creme, que 60% dos consumidores usam.
Nos dois anos desde que o McDonald's lançou seu café premium, as vendas do café cresceram 70%, diz Alvarez.
O Plano para Vencer não ficou confinado aos Estados Unidos. Nos mercados estrangeiros, o McDonald's cedeu seu gerenciamento para funcionários nativos que tinham uma intuição melhor sobre os nuances locais. A Europa agora contribui com 38% do lucro da companhia.
Bob Goldin, vice-presidente-executivo da Technomic, uma firma de consultoria para a indústria alimentícia, disse que a retomada do McDonald's é singular por causa de sua simplicidade: "executar o básico, sem falhas".
Ele descreveu a estratégia do McDonald's como "três jardas e uma nuvem de poeira", acrescentando que "não é nada revolucionário".
Algumas pessoas argumentam que um pouco mais de revolução no menu do McDonald's seria bem-vindo.
Kelly D. Brownell, diretor do Rudd Center para Política Alimentar e Obesidade na Universidade de Yale, diz que o menu do McDonald's encoraja as pessoas a comer alimentos pouco saudáveis porque opções como cheeseburguers são muito mais baratas do que as saladas, por exemplo.
Apesar disso, ele admite que a rede tem sido mais responsável do que alguns de seus concorrentes que vendem mega hambúrgueres.
"Comparando a outros restaurantes de fast-food, o McDonald's tem sido bastante progressista", diz ele. "Se você olhar para os últimos cinco anos, o McDonald's introduziu alguns alimentos melhores e resistiu à tendência de oferecer hambúrgueres maiores".
Mas Brownell ainda não se considera um adepto do McDonald's. Ele sustenta que os americanos estariam melhor sem a rede.
Skinner, que é responsável pelo McDonald's desde novembro de 2004, não é o típico titã corporativo, e isso pode explicar porque seu nome não está na pequena lista doas diretores-executivos célebres que aparecem com frequencia nas capas das revistas sobre negócios (e agora estão penando para não afundarem).
Ele é filho de um pedreiro de Iowa e nunca se formou na faculdade.
Começou sua carreira no McDonald's como chapeiro, e ele continua comendo lá todos os dias, preferindo um quarteirão sem queijo ou condimentos. Ele foi nomeado diretor executivo depois que um chefe morreu e o sucessor ficou doente. (Cantalupo morreu de ataque cardíaco em 2004; Charlie Bell de câncer de cólon, no ínicio de 2005).
Além disso, Skinner, 64, é rápido em creditar o Plano para Vencer e seus colegas pelo sucesso de sua companhia, pelo menos até certo ponto. Ele também diz que o "alinhamento da organização" tem sido um fator primordial do sucesso.
"As pessoas certas nos lugares certos, e um plano seqüencial", diz ele. "É o melhor de todos".
Não há dúvidas de que durante a gestão de Skinners, o McDonald's teve os melhores resultados financeiros da história. O preço das ações cresceu bastante nos últimos anos; chegou ao seu recorde em agosto:
US$ 67 por ação. Fechou na sexta-feira a US$ 60,07.
Aparentemente Skinner gosta de estar entre seus colegas de trabalho, seja nos corredores da sede parecida com um campus, no subúrbio de Chicago, ou atrás do caixa de um dos restaurantes.
"Estou no caminho?" pergunta a um funcionário, atrás do caixa de uma loja do McDonald's para uma sessão de fotos. "Eu não toco na caixa registradora. Não sei nada sobre ela".
Depois de posicionar-se, ele grita: "Como estou, gente?"
Dados os últimos resultados do McDonald's, a resposta é imensamente positiva. Skinner é um líder certeiro e sem estrelismo que resistiu à tentação de fazer mudanças na companhia para simplesmente deixar sua própria marca no cargo, dizem os admiradores.
"Não consigo pensar em ninguém no mercado que teve esse tipo de gestão", diz Goldin da Technomic. "Ele é um cara comum que subiu na hierarquia e entende o que movimenta o negócio".
John W. Rogers Jr., um membro da diretoria do McDonald's desde 2003, compara Skinner a Red Holzman, o técnico do New York Knicks que ganhou dois campeonatos com uma coleção de superastros.
"Para conseguir segurar esses talentos e fazer com que eles trabalhem juntos numa equipe é necessário uma habilidade de liderança especial", diz Rogers. "Ele criou um ambiente que permitiu a todos esses caras brilharem".
Skinner, que trabalhou brevemente no McDonald's durante o colégio antes de entrar para a Marinha, decidiu entrar permanentemente na companhia depois que um companheiro marinheiro lhe deu a ideia. Depois de ser dispensado da Marinha, Skinner achou um emprego em 1971 num trainee para gerência de uma loja do McDonald's.
Ele subiu lentamente pela hierarquia, finalmente supervisionando as operações na Europa e Ásia, Oriente Médio e África. Ele foi o vice-presidente da companhia - na época, uma das três principais posições executivas - antes de ser nomeado diretor-executivo.
Ele diz que a experiência do restaurante é inestimável para os executivos do McDonald's porque eles aprendem o "medo de falhar".
"Eles sabem que tem de mostrar resultado", diz ele. "Você não é mandado embora porque veio das ruas e foi para Harvard".
Skinner acredita fortemente no Plano para Vencer. Os resultados daquela iniciativa são evidentes em Tinton Falls, onde Hullings, o dono da loja franqueada, reabriu e reconstruiu o restaurante em setembro.
Ela substituiu um restaurante de 36 anos de idade - oprimido por uma decoração estéril, estilo cafeteria - por uma nova construção elegante que oferece duas linhas de drive-through, mobília e luzes modernos, televisões de tela plana e conexões Wi-Fi.
Uma nova área de brincar no restaurante têm vídeo games e bicicletas ergométricas com telas de vídeo.
"Os clientes adoram", diz Hullings. As vendas aumentaram 20%, diz ele, desde a reinauguração. "Os clientes vêm e ficam de queixo caído, dizendo 'Uau!'".
O novo restaurante de Hullings também inclui uma máquina que faz café com leite e capuccino em 45 segundos ao aperto de alguns botões - uma iniciativa chamada McCafe.
Ao final, o McDonald's espera acrescentar equipamento para fazer smoothies e coolers que oferecem bebidas engarrafadas como sports e bebidas energéticas.
Enquanto muitas das inovações recentes da rede foram calorosamente recebidas pelos investidores e donos de franquias, o plano do McCafe encontrou alguma resistência. Alguns se perguntam se o esforço não será uma distração cara, talvez o Arch Deluxe dessa década.
Outros dizem que não esperam que seja um grande sucesso, nem um fracasso total. "Não acho que seja o momento econômico perfeito para café especial", diz Glass, o analista.
Executivos do McDonald's dizem que continuam confiantes no plano do McCafe, assim como Hullings. Até agora, o McCafe foi instalado em 6.500 das mais de 14 mil lojas do McDonald's no mundo inteiro. "Ele irá bem", disse Hullings. "As pessoas continuarão a se dar pequenos luxos ocasionalmente".
Ele e seus chefes também estão otimistas em relação às perspectivas para 2009, mesmo quando a indústria de restaurantes se contrai entre fechamentos e falências. Na quinta-feira, num sinal ruim dos problemas econômicos do país, o WalMart - o McDonald's das lojas de departamento - divulgou vendas mais baixas do que o esperado em dezembro.
O que quer que aconteça nos Estados Unidos, o McDonald's acredita que tem oportunidades enormes para se expandir fora, em lugares como a Europa Oriental e Central. Alvarez, presidente da companhia, diz que nos Estados Unidos, o McDonald's ainda é capaz de ganhar o coração de clientes como Green, o relutante comprador de café-com-leite.
Alvarez notou que algumas das primeiras mudanças do Plano para Vencer - saladas com melhor aparência, McNuggets de carne branca, leite em garrafa - tinham a intenção de mudar a percepção das pessoas quanto ao McDonald's e atraí-las de volta para a as lojas, mesmo que continuassem a desrespeitar a rede.
Ao final, a companhia ganhou clientes de volta.
Será que os cafés com leite farão o mesmo? Com certeza, diz Alvarez. "A lição é: seja paciente".
Programação dos blocos de Pré-Carnaval de Fortaleza
DIA 30
Tambores da Barra\\
Concentração: Rua Senador Robert Kennedy, 561 – Barra do Ceará, às 18h
Informações: 9933-1051
Ecofolia\\
Concentração: Parque das Crianças (Centro), às 16h
Informações: 3282-1252
Periquito da Madame\\
Concentração: Largo do Mincharia – Praia de Iracema, às 20h
Informações: 3267-1422
Rugido do Leão\\
Concentração: Rua Cel. Alves Teixeira, entre as ruas Idelfonso Albano e Antonio Augusto, na Praça do Chafariz – Joaquim Távora, às 19h
Informações: 3239-3853
Batuques da Periferia\\
Concentração: Rua Alto das Pedrinhas, 297 – Genibaú (próximo à Estação Ferroviária do São Miguel), às 17h
Informações: 3467-4955
Cabra Ensopada\\
Concentração: rua Barão de Vasconcelos n.º 510 entre a rua Ana Nery e João Sorongo - Rodolfo Teófilo, às 18h30
Informações: 3224-2192
Kuekão de Kouro\\
Concentração: Rua Gonçala Alves Rodrigues, 400 – Parque Universitário, às 18h às 21h
Informações: 3283-5375
Tambores da Terra\\
Concentração: Travessa Lineu Machado, 350 – João XXIII, às 18h
Informações: 3496-1683
Luxo da Aldeia\\
Concentração: Rua Padre Francisco Pinto, 144 – Benfica (em frente ao Bar do Chaguinha), às 18h30
Informações: 3261-6980
As Virgens\\
Concentração: Rua Major Facundo, 1744 – José Bonifácio, às 18h
Informações: 3066-7000
Os Vassouras do Babau\\
Concentração: Rua Antonio Pompeu, s/n (Praça do 5º Batalhão da Policia Militar) – José Bonifácio, às 18h
Informações: 3265-3147
Xuxu Folia\\
Concentração: Rua José Bonfim Junior, 953 – Curió (por trás da Naturágua), às 17h30
Informações: 3223-1686
A Turma do Mamão\\
Concentração: Praça dos Navegantes – Jacarecanga, às 19h
Informações: 3238-0636
Agüente se Puder\\
Concentração: Praça João Pontes - Monte Castelo, às 16h.
Balaku Baku Folia\\
Concentração: Rua Rubia Sampaio, 1464 – Farias Brito, às 19h
Informações: 3081-8577
Império da Vila\\
Concentração: Praça Valentim Monteiro, entre Ruas Gomes Passos e Vicente Sampaio – Carlito Pamplona, às 17h
Informações: 8875-0530
Folia no Jardim\\
Concentração: Rua São Bernado, 1063 – Jardim Iracema, às 18h
Informações: 3232-6067
Jardim Guanabara Folia\\
Concentração: Rua Idelbrando de Melo com Carlos Gondim – Jardim Guanabara, às 17h às 22h
Informações: 8821-4816
Tambores da Abogum\\
Concentração: Rua Rio Solimões, 605 – Jardim Iracema, às 19h
Informação: 3282-1140
Uma Barra de Alegria\\
Concentração: Rua Quatro, 90, no Conjunto Hermes Pereira – Barra do Ceará (próximo ao Campo do Ferroviário), às 18h30
Informações: 3485-2691
Unidos do Morro\\
Concentração: Travessa da Saudade, s/n (esquina com Rua do Trilho) – Moura Brasil, às 17h
Informações: 9183-1916
Vá Tomar no Carlito\\
Concentração: Rua Teodoro Cabral, 600 (esquina com Av. Francisco Sá) – Carlito Pamplona, às 18h
Informações: 3284-1718
Vai Tomar na Tyroleste\\
Concentração: Rua Santa Rosa, 551 – Tyrol (próximo à Av. Francisco Sá), às 17h
Informações: 3281-9979
Zé Limeira\\
Concentração: Praça da Enseada, na Rua Dona Filó, s/n (em frente à Vila Olímpica Elzir Cabral) – Barra do Ceará, às 16h
Informações: 3257-6843
Dia 31
Amantes de Iracema\\
Concentração: Rua Antonio Augusto, 437 (Meireles), às 18h.
Informações: 3219-2647
Bloco o Cheiro\\
Concentração: Rua Padre Justino, 168 (esquina com João Cordeiro) – Praia de Iracema, às 19h30
Informações: 3219-1738
Buoni Amici's\\
Concentração: Rua Dragão do Mar – Praia de Iracema (ao lado da Capitania dos Portos), às 15h30 às 18h
Informações: 3255-6110
Com Jeito Vai\\
Concentração: Praça Martins Dourado, na Rua Almeida Prado, 1.013 – Cocó (próximo à Cidade 2000), às 17h
Informações: 3081-5831
Concentra Mas Não Sai\\
Concentração: Praça do Ferreira (Centro), às 18h
Informações: 3262-7096
Ké Vim Venha\\
Concentração: Rua Dona Leopoldina, 36 (entre as ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo) – Centro, às 19h
Informações: 3231-2303
Machovéi\\
Concentração: Rua Paulo Firmeza, 793, Bloco B (entre as ruas Cap. Gustavo e Fiscal Vieira) – Tauape, às 18h
Informações: 3227-9384
Matou a Pau...ta\\
Concentração: Rua Floriano Peixoto (em frente ao centro Cultural Banco do Nordeste) – Centro, às 16h
Informações: 3272-2966
Matracas de Iracema\\
Concentração: Rua Gonçalves Ledo (esquina com Tenente Benévolo) – Praia de Iracema, às 18h
Informações: 3226-3226
Nós Sai ás 3 -Esse Bloco é da Hora!\\
Concentração: Rua Nogueira Acioly, 100- Praia de Iracema, às 17h.
Mió K.I\\
Concentração: Rua Rodrigues Junior, 103 (entre Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras), às 19h
Informações: 3226-2825
Num Ispaia Sinão Ienche\\
Concentração: Rua Padre Climério, esquina com rua Padre Pita, próximo à Deputado Moreira da Rocha (por trás do Hotel Praia Centro), às 17h
Informações: 3226-3804
Paparico de Iracema\\
Concentração: Rua Nogueira Acioli, esquina com Avenida Monsenhor Tabosa, às 18h
Informações: 8886-6665
Que Merda é Essa\\
Concentração: Bar da Tia Mocinha, na Rua João Cordeiro, 556 (esquina com Rua Padre Climério) – Praia de Iracema, às 17h
Informações: 3252-8433
Sou Brega + Quem Não É?\\
Concentração: Rua Dom Joaquim, 68 (em frente ao Florida Bar) – Praia de Iracema, às 17h
Informações: 8891-0528
Vai J\\
Concentração: Av. dos Jangadeiros, s/n – Mucuripe (em frente ao mercadinho O Jóia), às 16h
Informações: 9628-6887
Lá Vem Zuada!\\
Concentração: Rua Aracaju, 382 – Henrique Jorge, às 17h
Informações: 8839-2724
Me Ache Folia\\
Concentração: Praça Joaquim Nogueira (entre as ruas Padre Perdigão Sampaio e Thomaz Rodrigues ) – Antonio Bezerra, às 18h
Informações: 3235-2127
Cachorra Magra\\
Concentração: Rua Marechal Deodoro, 216 (esquina com Joaquim Magalhães) – Benfica, às 18h
Informações: 3485-2032
Gagau com Chumbinho\\
Concentração: Rua Adolfo Herbster com ruas João Gentil e Waldery Uchoa – Benfica, às 16h
Informações: 9906-8832
Adeus Amélia\\
Concentração: Praça da Gentilândia – Benfica
Pery Boneco\\
Concentração: Avenida Dom Henrique, 305 – Vila Pery, às 18h
Informações: 3484-4880
Unidos da Cachorra\\
Concentração: Rua Marechal Deodoro, 374 (entre 13 de Maio e Domingos Olímpio) – Benfica, às 19h
Informações: 3231-7283
Zueira\\
Concentração: Rua Mato Grosso, 387 – Pan-Americano, às 17h
Informações: 8870.1376
A Trupe\\
Concentração: Av. "F", 1ª Etapa - Conjunto Ceará, às 17h
Informações: 3294-2859
Ideal\\
Concentração: Rua Coronel Fabriciano, 2069 – Granja Portugal, às 18h
Informações: 8844-4042
Miokalá\\
Concentração: Praça da Cultura U.V.II - 2ª Etapa Conjunto Ceará, às 18h
Informações: 3259-5532
Parangolé\\
Concentração: Av. " F "1ª Etapa - Conjunto Ceará, às 19h
Informações: 3252-2831
Bate Palmas\\
Concentração: Praça do Conjunto Palmeiras, na Av. Val Paraíso, 698 – Conjunto Palmeiras, às 16h.
Informações: 3250-8279
Bloco de Lata Infantil Natureza do Sertão\\
Concentração: Rua Doutora Mires de Marinho Bouty, 1028 – Passaré, às 16h30
Informações: 3101-2163
Bloco do Avesso e Natureza do Sertão\\
Concentração: Rua Doutora Mires de Marinho Bouty, 1028 – Passaré, às 16h30
Informações: 3101-2163
Me Levantei\\
Concentração: Praça Nossa Senhora da Aparecida, na rua Senador Carlos Jereissati – Jardim das Oliveiras, às 18h
Informações: 3279-5544
Simpatia\\
Concentração: Avenida Pedro Dantas s/n – Dias Macedo, às 17h
Informações: 3275-6103
DIA 1
Zé Limeira\\
Concentração: Praça da Enseada,rua Dona Filó, s/n (em frente Vila Olímpica Elzir Cabral) – Barra do Ceará, às 16h
Informações: 3257-6843
Bloco do Promotor de Vendas\\
Concentração: rua Ararius esquina com rua Pacajus, às 13h.
Baixaria – Baixinhos do Mincharia\\
Concentração: Largo do Mincharia – Praia de Iracema, às 16h30
Informações: 3263-8280
Araxá Folia\\
Concentração: Rua Frei Marcelino, nº 324 (esquina com Padre Cícero) – Parque Araxá, às 17h
Informações: 3281-3017
Sanatório Geral\\
Concentração: Praça da Gentilândia – Benfica, às 16h
Informações: 3223-1217
Trem da Folia\\
Concentração: Rua Gandola, 67 – Couto Fernandes, às 17h30
Informações: 3292-8468
Tá Dentro Deixa\\
Concentração: Avenida Central, 1282 – Conjunto Ceará, às 17h
Informações: 8846-5269
Bloco dos Bodes\\
Concentração: Av. Senador Carlos Jereissati, 670 – Jardim das Oliveiras, às 17h
Informações: 3239-4378
Cordões do Ancuri\\
Concentração: Praça do Parque Santa Maria, na Rua Maria Quintino, 650 (esquina rua Coronel José de Moura) – Ancuri, às 18h
Informações: 3274-5059
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