quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

LIVROS - FICÇÃO

Divirta-CE recomenda

Último romance de Fiódor Dostoiévski (1821-1881), Os irmãos Karamázov representa uma síntese de toda sua produção e é tido por muitos como sua obra-prima. Um dos grandes feitos literários de todos os tempos, influenciou pensadores como Nietzsche e Freud – que o considerava "o maior romance já escrito" – e sucessivas gerações de escritores em todo o mundo.

Romance ao mesmo tempo filosófico e policial, o livro trata da conturbada relação entre o devasso Fiódor Karamázov e seus três filhos: Aliócha, "puro" e místico; Ivan, intelectual e atormentado; e Dmitri, orgulhoso e apaixonado. Com mão de mestre, Dostoiévski conduz o leitor em uma viagem única pelos recantos mais sombrios e luminosos da alma humana, e, com uma trama hipnotizante, consegue prender nossa atenção ao longo das centenas de páginas do volume – agora traduzido diretamente do russo por Paulo Bezerra. **** 4 ESTRELAS / Ótimo


Três Machados falados

Obras de Machado de Assis ganham versão em áudiolivro

>>> Rafael Cortez. Narrador de O Alienista, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro

Considerado por muitos como o maior escritor brasileiro de todos os tempos, Machado de Assis sempre ganha novas edições impressas e versões para os mais diferentes meios de expressão artística. Faltava apenas um Machado em áudio, em MP3, lido por um ator jovem e talentoso. Ator, violonista clássico e jornalista, Rafael Cortez atuou em peças infantis e adultas. Na televisão, iniciou sua carreira fazendo sucesso no programa CQC, da TV Bandeirantes.

No audiolivro O Alienista, a leitura de Rafael Cortez, que se diz "louco por Machado", é fluida, Cortez encontra o melhor timbre e a entonação perfeita para deixar tudo bem claro para o ouvinte. Em O Alienista, Machado de Assis ironiza o conceito de loucura e o poder do conhecimento científico. No romance Memórias Póstumas de Brás Cubas o defunto Brás Cubas conta a história da sua vida a partir do túmulo. A obra no formato de audiolivro propõe-se a respeitar e a reproduzir as "travessuras" da obra escrita. Para isso, Rafael Cortez, além das ferramentas de ator, empunhou seu violão e resolveu com música e com ritmo todas as inovações formais propostas pelo mestre da literatura. Rafael já está em estúdio gravando o próximo Machado, que será lançado em breve pela Livro Falante: Quincas Borba. *** 3 ESTRELAS / Bom



Premiado roteirista estréia na literatura

>>> Primeiro livro do dramaturgo Francisco Azevedo é um romance sobre a imigração portuguesa

Estréia na literatura do roteirista e dramaturgo Francisco Azevedo - autor das peças Unha e carne e A casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica -, “O Arroz de Palma” começa com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso.

No casamento dos pais, em Viana do Castelo, norte de Portugal, seguindo a tradição, o casal saiu da igreja sob uma chuva de arroz. Recolhido por Palma, esses 12 quilos de arroz foram acompanhando a família, sendo fundamentais em vários momentos. Como quando, para tratar da infertilidade da cunhada e do irmão, Palma dá a ele um laxante e depois prepara uma canja com esse arroz. O mesmo que ela presenteia ao sobrinho Antônio no dia de seu casamento. Uma união selada num almoço em que a família serviu esse arroz com bacalhau.

“O Arroz de Palma” é um romance delicado, que emociona e comove. Com um certo ar de Isabel Allende, a trama tem um forte componente sentimental. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. *** 3 ESTRELAS / Bom


Ame o que é seu

Em lançamento da Novo Conceito, romance narra as armadilhas preparadas pelo amor

Em muitos momentos da nossa vida precisamos decidir por qual caminho seguir e, por vezes, nos perguntamos: como seria a minha vida se eu tivesse feito outras escolhas? Por mais 20 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, o romance Ame o que é seu, que chega ao Brasil pela editora Novo Conceito, narra essa difícil opção, vivida pela personagem principal que se encontra dividida entre o amor que sente pelo seu marido e as lembranças de um antigo namorado.O romance escrito por Emily Giffin conta a história de Ellen, uma mulher na faixa dos 30 anos, que vive um casamento perfeito com Andy. Ambos possuem a qualidade de despertar o que há de melhor no outro e é inegável a profundidade de devoção mútua.Após oito anos, em uma tarde programada pelo destino, Ellen avista Leo, seu amor não correspondido e nunca esquecido. Imediatamente, uma explosão de sentimentos, dúvidas e questionamentos tomam conta de seus pensamentos, e ela se pergunta se é realmente feliz ou se sua vida poderia estar melhor com o outro que ela nunca esqueceu.


Ellen, que vive em um mundo perfeito, encontra-se numa situação difícil diante do seu casamento feliz e fiel. Acostumada a contar detalhes de tudo o que se passa em sua vida para outras pessoas, sente dificuldade em guardar esse segredo. O desenrolar dessa história é mágico, apresentando novas cenas e surpresas a cada página.


Ame o que é seu é um romance para quem um dia já se perguntou: “Como amar de verdade a pessoa que está comigo se não consigo esquecer alguém que ficou no passado?”.
Sobre a autora
Emily Giffin é reconhecida internacionalmente por seus romances cativantes e sensíveis. É formada pela Wake Forest University e pela Faculdade de Direito da Universidade da Virgínia. Advogou durante vários anos em Nova York e depois mudou-se para Londres, a fim de se dedicar exclusivamente à literatura. Atualmente, mora na cidade de Atlanta com o marido e os três filhos. É autora dos livros O Noivo da Minha Melhor Amiga, Something Blue e Baby Proof. *** 3 ESTRELAS / Bom

Ficha Técnica
Livro: Ame o que é seu
Autor: Emily Giffin
Tradução: Elenice Araújo
Nº de páginas: 320
Preço: R$ 44,90



John Le Carré e a hipocrisia ocidental

Autor de “O Jardineiro Fiel” tem livro relançado pela Record


A Editora Record está relançando O Canto da Missão, vigésimo livro de John Le Carré, autor de “O Jardineiro Fiel” e “Alfaiate do Panamá”. A obra, de 2006, é um thriller, uma história de amor e uma alegoria cómica dos nossos tempos. É uma viagem pelo coração das trevas da hipocrisia ocidental – até à luz.
Bruno Salvador, a quem chamam Salvo, é o filho acidental de um missionário católico irlandês e de uma congolesa. Educado na Escola da Missão em Kivu, uma província do Congo, vive em Londres e é tradutor e intérprete profissional de uma quantidade imensa de línguas africanas minoritárias e não minoritárias.
Dotado de inabalável candura e notória competência profissional, Salvo é recrutado para intérprete de uma misteriosa conferência entre grande empresários ocidentais e senhores da guerra. Aquilo que traduz é tão inesperado como chocante e desperta nele a consciência africana adormecida. **** 4 ESTRELAS / Ótimo

Nenhum comentário: