quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

LITERATURA

Dupla de Titanic em clássico da literatura americana

Kate Winslet e Leonardo DiCaprio em “Foi apenas um sonho”. No cinema e na capa da reedição do livro

Eleito pela revista um dos cem maiores romances de todos os tempos, “Foi apenas um sonho” traz um retrato penetrante da vida nos subúrbios americanos que, segundo Richard Yates, tornou-se, nos anos 50, algo muito parecido com uma rua sem saída. "O livro foi amplamente lido como um romance contra o subúrbio, e isso me desapontou... Acho que queria que ele fosse mais uma acusação à busca sôfrega pelo conformismo prevalente nesse país, de nenhuma maneira apenas nos subúrbios – um tipo de apego cego e desesperado à proteção e à segurança a qualquer preço”, afirmou o autor.

O casal de protagonistas, Frank e April Wheeler, sempre viram a si mesmos como especiais, diferentes, dispostos a viver suas vidas baseados em ideais superiores. Ao se mudarem para uma casa confortável nos arredores de Nova York, declaram sua independência da inércia suburbana que os cerca. Apesar de terem de conviver com vizinhos mesquinhos e desinteressantes, consideram-se acima de tudo isso – acreditam que nunca cairão na armadilha da vida social do subúrbio.

Lançado em 1961 com o título original Revolutionary Road, o livro de Richard Yates ganhou reedição brasileira pela editora Objetiva, devido a adaptação para o cinema. O filme “Foi apenas um sonho”, que estreia hoje no Multiplex UCI Ribeiro Iguatemi, é apontado como forte concorrente ao Oscar 2009. Com direção de Sam Mendes, ganhador do Oscar em 2000 por “Beleza Americana”, o filme é protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que estrelam novamente uma produção 10 anos após o estrondoso sucesso de “Titanic”, a maior bilheteria de todos os tempos no cinema. Wislet ganhou o Globo de Ouro pela sua atuação.





Morre nos EUA o escritor John Updike, 76

O escritor norte-americano John Updike morreu ontem, aos 76 anos, de câncer de pulmão, em Massachusetts, nos EUA. Um dos principais autores de língua inglesa, Updike ficou célebre pela série de livros "Coelho" e pelo romance "As Bruxas de Eastwick", levado ao cinema em 1987, com Jack Nicholson como protagonista. Vencedor de dois prêmios Pulitzer e de dois National Book Awards -os principais dos EUA-, também era recorrente candidato ao Nobel. No ano passado, foi convidado para participar da Festa Literária Internacional de Paraty, mas não respondeu à proposta. A notícia da morte foi dada por Nicholas Latimer, seu editor na Alfred A. Knopf: "Ele era um de nossos grandes escritores e fará muita falta".


Clique abaixo e confira a lista de livros mais vendidos do Brasil



Ceará tem 43 novos Pontos de Leitura

O Ceará foi o estado do Nordeste com o maior número de contemplados no Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC). Foram 43 iniciativas da sociedade civil que, estimuladas pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), obtiveram a premiação de um acervo bibliográfico de 500 livros, um computador e mobiliário básico (premiação que soma R$ 20 mil) para equipar novos pontos de leitura pelo Estado. Dentre os 516 contemplados de todo o Brasil, São Paulo obteve o maior número de premiados, 84, Minas Gerais com 59 premiados , Rio de Janeiro, 47, e, em quarto lugar, o Ceará, com 43 projetos contemplados pelo edital do Ministério da Cultura.

Este resultado só foi possível graças a parceria entre o MinC e a Secult, estabelecida pelo Programa Mais Cultura, onde foi criado dentro do Programa Por Um Pacto Social Pelo Livro um birô de informações e estímulo a este concurso público. Dentre os contemplados estão iniciativas de municípios como Reriutaba, Caririaçu, Tururu, Sobral, Tamboril, Santa Quitéria, Saboeiro, Independência, Russas, Fortaleza, entre outros. Estes novos pontos devem fortalecer, estimular e fomentar a leitura em diversos locais do Ceará, como, por exemplo, bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias e outros.

Premiação - Confira os contemplados no site do Ministério da Cultura:

www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/12/resultado-de-pontos-de-leitura-2.pdf



Biblioteca Pública abre programação de férias com atividades para todas as idades

A programação de férias da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel (BPGMP) traz contação de histórias, leituras, oficinas, exibição de filmes e animes, jogos de tabuleiros, visitas guiadas e palestras, em uma programação direcionada a todas as idades, de acordo com o dia da semana. Uma palestra dá início às comemorações do centenário do poeta Patativa do Assaré, a ser completado no dia 05 de março de 2009. As atividades acontecem de terça(27), a sexta-feira (30) de janeiro, das 14h às 17h. No dia 30, a programação tem início às 9h da manhã.
Equipamento cultural ligado à Secretaria da Cultura do Ceará, a Biblioteca Pública oferece programação, geralmente, na última semana de cada mês, como parte do projeto "Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!". A programação é uma realização do Programa "Por um Pacto Social pelo Livro", da Secult, e promoção da Associação de Bibliotecários do Ceará (ABC).
No primeiro dia de programação (terça-feira, 27), a programação BibliotecANIMADA traz atividades dedicadas às crianças, com contação de histórias e oficina criativa do papel, de 14h às 17h. A oficina conta a origem do papel, a importância de sua utilização correta, a confecção de papel machê e a criação de objetos a partir dele, com participação da equipe do Laboratório de Conservação e Restauração da BPGMP.
A quarta-feira, dia 28, será dedicada aos pais, como parte do projeto "A Biblioteca e as Famílias Leitoras", realizando a mesa redonda, aberta ao público interessado, "Como adquirir o hábito de leitura na família", mediada por Karine David, coordenadora do programa "Por um Pacto Social pelo Livro", e Raymundo Netto, escritor e assessor de projetos do programa. Às 16h será realizada uma visita guiada apresentando os vários setores da Biblioteca.
A "Biblioteca e a Melhor Idade" é a programação dedicada aos idosos, na quinta-feira, 29, com uma visita guiada acompanhada de música e poesia, às 14h. Em seguida, às 15h30, o professor Tadeu Feitosa ministra a palestra "Centenário de Patativa do Assaré". Às 16h30 será servido um típico café de tarde para os convidados. Simultaneamente serão sorteados livro e DVDs.
Para encerrar a programação, na sexta-feira (30), mais uma programação "BibliotecAnimada", desta vez organizada em parceria com o grupo MaCOD. A partir das 9h da manhã, o grupo coordenará jogos de RPG. Também serão exibidos filmes e animes feitos a partir de adaptações de textos que inspiraram cenários para os jogos.
Uma área de games será montada com videogames de última geração e jogos que estimulem a interação dos participantes, além de jogos de tabuleiro. Por fim, será realizada uma oficina de "PaperCraft", ensinando a fabricação de cenários e miniaturas com recortes e cola.
Biblioteca Cidadã – O projeto desenvolve atividades que promovem o livro, a literatura, a leitura e a biblioteca e fortalecem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Com 141 anos de existência, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel é um dos equipamentos culturais mais antigos do Estado. Possui atualmente um acervo composto por mais de 100.000 livros e cerca de 300 títulos de periódicos. Com a programação cultural "Biblioteca Cidadã – de livros aberto para você!", a BPGMP se firma como centro irradiador de cultura, educação, informação e lazer, propiciando aos usuários acesso a uma programação com oficinas, cursos, apresentações artísticas, exposições, contação de histórias, encontro com autores, lançamentos e outros, além da divulgação e qualificação dos serviços ofertados pela biblioteca.
Serviço:"Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você!"
Data: 27 a 30 de janeiro de 2009
Horário: a partir das 14hLocal: Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

Programação - "Biblioteca Cidadã – de livros abertos para você

27.01 (Terça-feira) – BibliotecANIMADA
14h às 17h - Contação de Histórias
14h às 17h - Oficina Criativa do Papel (origem do papel, importância de sua utilização correta, confecção de papel machê e a criação de objetos a partir dele) com a equipe do Laboratório de Conservação e Restauração da BPGMP

28.01 (Quarta-feira) - A Biblioteca e as Famílias Leitoras
14h às 15h30m – Mesa redonda: Como adquirir o hábito de leitura na família (Karine David , Coordenadora do Programa Por um Pacto Social pelo Livro, e Raymundo Netto, assessor de projetos)
16h às 16h30m- Visitação guiada à BPGMP

29.01(Quinta-feira) - A Biblioteca e a Melhor Idade
14h às 15h15min- Visitação de Poesias à BPGMP (os visitantes farão uma visita às dependências da BPGMP guiados por um música e poemas)
15h30m às 16h30m – Palestra: Centenário de Patativa do Assaré com o Prof. Tadeu Feitosa
16h30m - "Hora da Merenda" e Sorteio de Livros e DVD s.
30.1 (Sexta-Feira) – BibliotecANIMADA
09 às 17h - Jogos de RPG e atividades sob a coordenação do Grupo MaCOD
Exibição de Filmes e Animes: adaptações de textos que serviram de inspiração para cenários de RPG.
Jogos de Tabuleiros
Leitura de Textos
Mesas de RPG: o RPG como ferramenta cultural
Área de Games: uso de videogames de última geração na promoção da interação, competitividade e coordenação motora de maneira lúdica e saudável
PaperCraft: Oficina de fabricação de cenários e miniaturas com recortes e cola.





2009 será instituído "Ano Nacional Euclides da Cunha"

Deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Leitura, apresenta projeto para marcar centenário de morte do escritor carioca

Depois de Machado de Assis, 2009 será o ano para o Brasil lembrar os 100 anos da morte de Euclides da Cunha. O deputado federal Marcelo Almeida (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar Mista da Leitura, apresentou projeto de lei instituindo o ano de 2009 como "Ano Nacional Euclides da Cunha", em celebração ao centenário de morte. O projeto determina que a coordenação das atividades relacionadas às comemorações ficará a cargo do Ministério da Cultura e autoriza à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a emitir selo comemorativo em homenagem à data.

Listado entre os mais importantes escritores da literatura brasileira, Euclides da Cunha morreu em 15 de agosto de 1909, aos 43 anos de idade, assassinado pelo militar Dilermando de Assis, amante de sua mulher Ana. Nascido em 1866, na então província do Rio de Janeiro, cursou a Escola Politécnica e tornou-se engenheiro militar. Mas sua vocação sempre foi a escrita. Em 1897, viajou para Canudos, no sertão da Bahia, como correspondente do jornal "O Estado de S. Paulo". Foi designado como correspondente do jornal para cobrir a Guerra de Canudos, quando o Exército Brasileiro enfrentou e derrotou a resistência popular liderada por Antônio Conselheiro. As reportagens que escreveu para o jornal paulista transformaram-se no livro "Os Sertões", ícone da literatura brasileira.

Engenheiro, jornalista, escritor e professor, Euclides da Cunha pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico e à Academia Brasileira de Letras, para a qual foi eleito em 1903. Além do clássico "Os Sertões", publicou também "Contrastes e Confrontos", "Peru versus Bolívia" e "À Margem da História", editado após sua morte. Oito anos após matar Euclides, Dilermando de Assis também assassinou o jovem Quidinho - Euclides da Cunha Filho -, que tentava vingar a morte do pai.

"Cem anos depois do seu trágico desaparecimento, Euclides da Cunha continua vivo na admiração e no respeito dos seus milhões de leitores, pela admirável obra que o faz digno do nosso reconhecimento e da nossa homenagem", destacou o deputado Marcelo Almeida ao justificar a apresentação do projeto de lei que institui o "Ano Nacional Euclides da Cunha".





FLIP CONFIRMA DATA PARA 2009


O poeta Manuel Bandeira será o homenageado do ano


A VII edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty já tem data para acontecer. A Festa começa no dia 1º de julho, quarta-feira, e vai até domingo, 5 de julho.

A sétima FLIP homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira (1886-1968). A obra poética de Bandeira ocupa lugar indiscutível na tradição literária brasileira. Livros como A cinza das horas (1917), Carnaval (1919) e Libertinagem (1930) tornaram-se marcos da poesia brasileira – mas há tempos não são objeto de atenção do meio editorial.

Manuel Bandeira teve papel igualmente central em diversos âmbitos da cultura: foi crítico literário e de artes plásticas, professor, cronista, compositor, autor de obras infantis e tradutor de clássicos da literatura, como Shakespeare, Schiller e Proust. Ainda que tenha sido objeto de lançamentos recentes importantes, boa parte dessa produção em prosa permanece à sombra.

O tributo oferecido pela Flip tem como objetivo alterar esse cenário. “A homenagem da Flip pretende contribuir para a revalorização da obra poética e para tornar mais conhecidas as diversas faces de Manuel Bandeira”, afirma Flávio Moura, Diretor de Programação da FLIP.

Manuel de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife, no dia 19 de abril de 1886. Publicou seu primeiro livro em 1917, A Cinza das Horas, e com Libertinagem (1930), passou a ser considerado um dos autores mais importantes do modernismo brasileiro. Já estabelecido como poeta, contribuiu para a imprensa, grande e especializada, escrevendo sobre literatura, artes plásticas e música. Publicou ainda uma autobiografia literária, Itinerário de Pasárgada (1954), escreveu importantes estudos literários, preparou edições de obras de poetas e organizou antologias. O autor morreu em 1968, no Rio de Janeiro, onde viveu quase toda a vida.

Nenhum comentário: